Sistemático: Edição 1466 – 29/04/2010


Notícias



ATI TEM NOVO DIRETOR

Foi publicada no Diário Oficial da União, de 28/04/2010, a Portaria no 2228, de designação do Professor Luciano de Errico como Diretor de Tecnologia da Informação (DTI), a partir de 26/04/2010.

O prof. Luciano de Errico entrou para a UFMG em fevereiro de 1984, como Analista de Sistemas, lotado no Centro de Computação. Permaneceu no CECOM durante seis anos, onde foi responsável pela direção da Divisão de Teleprocessamento.

Em abril de 1990, ele pediu remoção para a Escola de Engenharia, lotado no Depto. de Engenharia Eletrônica.

O prof. Luciano possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFMG (1983), Mestrado em Ciência da Computação pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG (1991) e Doutorado em Electronic and Electrical Engineering pela University of Surrey – UK (1996). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG, onde leciona disciplinas de Redes de Comunicação e Redes TCP/IP para a graduação e a pós-graduação. Tem experiência na área de Engenharia de Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, atuando principalmente com: Engenharia de Tráfego em Redes IP, Redes Auto-Gerenciá-veis (Autonômicas), Comunicação Multimí-dia sobre IP (VoIP, IPTV) e Processamento Distribuído.

Ele ocupou cargos como: Chefe do Departamento de Engenharia Eletrônica de 17/05/08 a 22/04/10; Subchefe do Departamento de Engenharia Eletrônica de 17/05/06 a 16/05/08; Sub-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica de 02/01/2004 a 01/01/2006; Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Telecomunicações de 16/07/1999 a 06/01/2002; Sub-Coordenador do Colegiado de Graduação do Curso de Engenharia Elétrica de 26/11/1997 a 24/02/1999.
Precisamente, 20 anos depois de ter saído do CECOM, o prof. Luciano de Errico retorna ao 8º andar do prédio da Reitoria como o novo Diretor de Tecnologia da Informação.


Prof. Luciano de Errico


Prof. Paulo Seixas, diretor da DTI 2006-2010 e o novo diretor Prof. Luciano de Errico

 

FUNCIONÁRIO DO CECOM PARTICIPA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNB

O funcionário Emerson Henrique Kfuri Pereira, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), foi selecionado para participar do Curso de Especialização em Gestão de Segurança da Informação e Comunicações (CEGSIC), modalidade semipresencial, que será realizado pela Universidade de Brasília (UnB), no período de 5 de maio de 2010 a 6 de setembro de 2011. Emerson foi o primeiro colocado no processo de seleção, dentre as instituições ligadas ao MEC, obtendo pontuação 100.

Na próxima semana, nos dias 5 e 6 de maio, Emerson estará em Brasília, participando de todas as atividades do 1o Encontro Presencial do CEGSIC. Na programação consta a apresentação do Banco do Brasil, com a ex-ceconiana Francimara Viotti, Gerente Executiva da Diretoria de Gestão de Segurança do Banco do Brasil.


Emerson Kfuri

DRC RECEBE NOVO ANALISTA DE TI

O CECOM está contando, desde o dia 22 de abril, com mais um funcionário em seu quadro. É David Eustáquio da Silva, Analista de Tecnologia da Informação, lotado na Divisão de Redes de Comunicação.

David estudou no Coltec, onde se formou como Técnico em Eletrônica; fez o curso superior de Processamento de Dados na FABRAI; e é Especialista em Redes e Telecomunicações pelo DCC/UFMG. David trabalhou na Embratel como consultor para vendas e coordenador de implantação de redes, de 2004 a 2008; e ainda dá aulas de Cabeamento Estruturado para o curso de Redes de Computadores do Sistema Pitágoras. Ele passou no Concurso Público da UFMG em 2009 e foi chamado agora para assumir o cargo de Analista de Tecnologia da Informação. Na DRC, sua atuação deverá se voltar mais para as atividades que envolvam comunicação por voz, como a telefonia convencional e sistemas VoIP.


David Eustáquio da Silva


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Como cinza do vulcão da Islândia Eyjafjallajökull continuou a manter o espaço aéreo europeu fechado no fim de semana, afetando milhões de viajantes de todo o mundo, vários vôos foram cancelados. O mais difícil é pronunciar o nome do vulcão. Veja que fotos maravilhosas clicando aqui.

– Uma comemoração muita estranha e criativa no futebol dinamarquês. Já tem pouca violência no futebol, não é? Clique aqui.

– O Eleitor 2010 é um projeto de rede social e crowdsourcing para as eleições de 2010 no Brasil. Trata do uso de redes sociais e software livre para agregar, organizar, analisar e criar conteúdo sobre as campanhas eleitorais nacional e regionais do Brasil de maneira participativa. O projeto disponibiliza uma plataforma para documentar conteúdo gerado pelo cidadão como: fotos, vídeos, depoimentos, notícias, denúncias. Veja acessando o link aqui.

– Muito criativo o desenho de personalidades feitos com fita cassete. Não deixe de visitar o endereço neste link.

– O site IFIXIT é onde você consegue alguns manuais para fazer reparos. É só pesquisar e o resultado aparece automaticamente. Acesse aqui.

– Uma rede social para roteiristas. É isto mesmo, o Circalit é para qualquer nível de experiência onde você envia seu roteiro e mostra seu trabalho aos produtores, agentes e diretores. Através Circalit, os usuários recebem feedback para colaborar com outros escritores, compartilhar dicas e tornar-se parte de uma rede crescente de profissionais da indústria. Veja aqui.


MOSTRA DAS PROFISSÕES ESPERA RECEBER MAIS DE 70 MIL ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Organizada desde 2004, a Mostra das Profissões da UFMG deverá receber na edição aberta no dia 28 de abril, cerca de 70 mil estudantes de Minas Gerais e até de outros estados. Oriundos de cerca de 500 instituições de 140 municípios mineiros e uma do Rio de Janeiro, alunos poderão esclarecer suas dúvidas sobre os cursos que pretendem se candidatar no vestibular da UFMG, por meio de palestras sobre o que existe na Universidade, sobre o mercado de trabalho, além de salas interativas, onde professores e alunos de graduação conversam com os visitantes. Promovida pela Pró-reitoria de Graduação, a Mostra é realizada anualmente pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) antes da divulgação do edital do concurso. Este ano ela se estende até o dia 30, em Belo Horizonte. No campus da UFMG em Montes Claros, as atividades contecem em 6 de maio. …

Montes Claros – A Mostra das Profissões 2010 acontece também no campus regional da UFMG em Montes Claros, no dia 6 de maio, das 8h às 21h30. Os cursos de Administração, Agronomia, Ciência de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia terão salas interativas e minipalestras. Os cursos sediados em Belo Horizonte serão apresentados na Mostra de Montes Claros em uma sala única.

Aproximadamente duas mil pessoas, entre professores, alunos e funcionários, são mobilizadas para o trabalho na Mostra das Profissões, que vai ocupar espaços na nova estrutura da Escola de Engenharia, na Faculdade de Ciências Econômicas (Face) e na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/015277.shtml – 28/04/2010)


RESTAURANTES E BIBLIOTECAS DO CAMPUS FUNCIONAM NORMALMENTE DURANTE A MOSTRA DAS PROFISSÕES

A Mostra das Profissões da UFMG, que começou ontem, dia 28, e vai até sexta, dia 30, não altera o funcionamento dos restaurantes e bibliotecas da Universidade. O Depto. de Logística de Suprimentos e Serviços Operacionais informou que os todos os restaurantes do campus Pampulha funcionam no mesmo horário e estão preparados para receber um número maior de visitantes.

Além disso, 14 barraquinhas de lanche foram montadas no estacionamento entre a Praça de Serviços e o ICEx. Estão sendo vendidos salgados, sanduíches, cachorros-quente, espetinhos e outros alimentos, além de água, suco e refrigerante. As barraquinhas funcionam das 8h às 22h no primeiro dia, das 7h às 22h no segundo e das 7h às 20h no terceiro.

O funcionamento das bibliotecas universitárias também não sofre alterações, com exceção da biblioteca da Escola de Engenharia, que fechará mais cedo durante os três dias de evento, às 20h. Empréstimos e devoluções poderão ser realizados normalmente.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/015274.shtml – 28/04/2010)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, nº 15, de 26/04/1990, publicou notícias sobre reunião da Comissão de Administração de Dados, implantação da primeira versão do gerador de módulo Batch, coordenação de serviços externos, treinamento interno, a saída da estagiária Fátima Daniel de Sales e a entrada de Sueli de Jesus Ferreira, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SEMINÁRIO DE DIRETORES DA PRA
Dentro da programação do 1o Seminário de diretores da Pró-Reitoria de Administração, o CECOM fará uma apresentação do seu funcionamento amanhã, dia 27, às 14h, na Sala de Aulas, no subsolo. Esta apresentação estará a cargo do diretor do CECOM, Eduardo Henrique Lima.
Além dos diretores dos departamentos vinculados à PRA, estarão presentes a Reitora e o Pró-Reitor de Administração.
O seminário terá continuidade no período de 04 a 08 de maio, na Sala de Aulas do CECOM, com a apresentação dos demais departamentos.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: José Tuédes de Resende, no dia 29; Paulo Eduardo Rocha Brant, no dia 1o de maio; Sérgio Maurício de Oliveira (LCC) e Paulo Sérgio Moura Brandi, no dia 04; Iremar Nunes de Lima, Reuber Luiz Neves Koury e Cristina Campos Brasil da Fonseca, no dia 05.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No último dia 19, o CECOM deu início ao seu Programa de Capacitação 2010, com o apoio da ProRH e professores da Faculdade de Letras. A aula inaugural do módulo de Língua Portuguesa contou com a presença de funcionários do CECOM, do LCC e de órgãos da Administração Central.

As fotos são de autoria de Rodrigo Wenceslau.


A aula inaugural do módulo de Língua Portuguesa


Os participantes do Programa de Capacitação


O prof.Lorenzo Vitral