Sistemático: Edição 1467 – 06/05/2010


Notícias



UFMG ADOTARÁ ENEM EM SUBSTITUIÇÃO À PRIMEIRA ETAPA DO VESTIBULAR

O Conselho Universitário decidiu, na quarta-feira, dia 5, por 32 votos a 18, que a UFMG utilizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à primeira etapa do Vestibular, para ingresso em 2011.

Eventuais mudanças na segunda etapa do concurso serão avaliadas e divulgadas pela Universidade dentro de 30 a 40 dias.

“Todos reconhecemos que o Enem é um avanço em relação ao sistema convencional, por ser um exame nacional, de boa qualidade, progressista, que dá oportunidade a todos os estudantes secundaristas do Brasil”, disse o reitor Clélio Campolina ao final da reunião.

“Esperamos que essa seja uma etapa para que se elimine, em algum momento, o Vestibular”, completou. Segundo Campolina, a decisão é válida para todo o sistema de ingresso na UFMG, incluindo cursos presenciais e na modalidade a distância.

O calendário das provas do Vestibular UFMG 2011 já estava definido, com realização da primeira etapa no dia 28 de novembro de 2010 e a segunda de 3 a 7 de janeiro de 2011. Com a decisão, os candidatos a vagas na UFMG deverão se submeter ao Enem, que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro.

“Teremos que aguardar o resultado do Exame Nacional, previsto para 6 de janeiro, e imediatamente fazer apenas um cruzamento de dados e programarmos a segunda etapa”, explica o reitor.

Campolina lembrou que todos os países desenvolvidos adotam um sistema nacional de avaliação e que algumas das principais universidades brasileiras usam o Enem como mecanismo de ingresso. “Acredito que essa medida terá importante efeito de pressão para a melhoria do ensino público nos níveis fundamental e médio”, avalia.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/015361.shtml – 5/05/2010)

FUNCIONÁRIO DO CECOM ESTÁ EM BRASÍLIA PARTICIPANDO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

O funcionário Emerson Henrique Kfuri Pereira, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), selecionado para participar do Curso de Especialização em Gestão de Segurança da Informação e Comunicações (CEGSIC), modalidade semipresencial, está participando nos dias 5 e 6 de maio, em Brasília, das atividades do 1º Encontro Presencial do CEGSIC.
O CEGSIC, em sua 3ª edição, de 2009 a 2011, é oferecido pela Universidade de Brasília e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República destinando-se a complementar a formação de servidores públicos federais executivos, civis ou militares, de nível superior, no tema Gestão de segurança da informação, visando o aperfeiçoamento de competências para desenvolver metodologias de Gestão de segurança da informação e comunicações, aplicáveis a organizações públicas.

Com a participação de Emerson Henrique neste curso de especialização, o CECOM pretende dar mais um passo para ampliar suas competências e conhecimentos na área de segurança da informação. Além disso, o fato da grande complexidade do ambiente do CECOM, torna raro se encontrar um treinamento que abranja tão bem essas carências, principalmente, voltado à realidade dos órgãos públicos.

Com isto, podem-se tomar medidas que tornem os ambientes, sistemas e processos mais seguros, auxiliando a UFMG a se adequar às normas governamentais de Segurança da Informação que regulamentam ações a serem tomadas pelas Instituições Públicas para a Gestão da Segurança da Informação.

A programação do 1o Encontro Presencial do CEGSIC 2009-2011 tem as seguintes atividades:

4ª feira, 5 de maio de 2010, Translado do Palácio do Planalto para o CET/UnB
– Atividades de integração das turmas e organização do CEGSIC
– Apresentação sobre Sistemas de Missão Crítica – Equipe CEGSIC

5ª feira, 06 de maio de 2010 –
– Apresentação do Ministério da Defesa – General de Exército José Elito Carvalho Siqueira – Chefe do Estado Maior de Defesa
– Apresentação da SLTI do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sr. Rogério Santana, Secretário de Logística e Tecnologia da Informação.
– Apresentação sobre Metodologia de Pesquisa de Estudo de Caso no CEGSIC 2009-2011 (parte I)
– Apresentação do SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados – Sra. Maisa Pieroni, Diretora da Universidade Corporativa do SERPRO
– Apresentação do Banco do Brasil – Sra. Francimara Viotti, Gerente Executiva da Diretoria de Gestão de Segurança do Banco do Brasil
– Apresentação sobre Metodologia de Pesquisa de Estudo de Caso no CEGSIC 2009-2011 (parte II)


Emerson Kfuri

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 30 de abril/2010, foram registrados 10.434 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/, ou diretamente no endereço https://www.ufmg.br/dti/cecom/proxy_ http.shtml.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Ricardo Mascarenhas Paixão Filho, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC), saiu do CECOM no dia 23 de abril/2010.
Ricardo Mascarenhas entrou para o CECOM em setembro de 2009, lotado na DRC, onde permaneceu até a sua saída.


Ricardo Mascarenhos


Informativo



ESTATÍSTICAS DO SISTEMA ANTI-SPAM DE ABRIL/2010

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/se_redes. shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de abril/2010, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.237.806
289
639.312
1.877.407
8.671.089
10.548.496

As médias diárias durante o mês de abril foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
41.260
10
21.310
62.580
289.036
351.617

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Como pronunciar o nome do vulcão Eyjafjallajökull, localizado na Irlanda? Então aprenda aqui.

– O Peixe Urbano consegue os descontos: você convida os seus amigos para aproveitarem também, e juntos exploram o que tem de melhor na sua cidade! É a força da compra coletiva! Veja aqui.

– No Zoofs, você vê os vídeos mais tuitados no youtube.com. Confira!

– Com mais de 4.130 candidatas inscritas, a 1ª Edição do Concurso Gatas do Twitter chega ao fim com números expressivos. Acesse por aqui.

– Se você gosta do jogo Guitar Hero ou Rock Band, não precisa ficar por conta do video game. No site Jamlegend você joga pelo navegador e o melhor é que não instala nada no seu computador. Bom, não é! Confira!

– Já sei, você quer jogar outros jogos, não é? Se é isso, então acesse o site Kongregate e jogue uma infinidade de jogos pelo navegador. Você pode se registrar ou não. Clique aqui

– Um fluxo constante de visitantes se juntou, com um calor sufocante, no Xangai World Expo 2010, no domingo, um dia depois de os organizadores disseram que o número de visitantes foi pouco mais de metade do que era esperado. Os organizadores disseram que não sabem as estimativas sobre quantas pessoas irão participar do evento. As primeiras estimativas colocam o número de visitantes, durante os seis meses de execução do World Expo, em 70 milhões, a grande maioria dos quais se espera vir da China. Altas temperaturas e pontos de estrangulamento, os controles de segurança e longas filas de espera para entrar nos pavilhões são um desafio para os organizadores. Acesse aqui



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, nº 16, de 03/05/1990, publicou notícias sobre Seminário de Diretores da PRA, equipamento HP 3000, da Escola de Educação Física, a entrada do estagiário Izaías Marques de Oliveira, paradas do Sistema A10, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SAÍDA DO CECOM
O analista Luciano de Errico foi relotado no Depto. de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia desde o dia 27 de abril.Luciano esteve no CECOM para se despedir e deixou um abraço para todos.

NOVO FUNCIONÁRIO
O CECOM tem mais um analista em seu quadro de funcionários desde ontem. Trata-se de Ronaldo Araújo Costa, do Depto. de Pessoal. Durante o mês de maio, Ronaldo continuará prestando serviços ao DP no período da manhã, trabalhando, na parte da tarde, na Divisão de Sistemas Funcionais do CECOM. …



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: O Sistemático” envia os parabéns para João Carlos Lages, no dia 08. Os parabéns para os ex-ceconianos: Eduardo Miguel Raposo, no dia 08; Antônia Dalva Cunha, no dia 10; Maria das Graças Santa Bárbara e Carolina Lauriano da Silva, no dia 11; e Maria de Fátima Vaz de Oliveira, no dia 13.

 

DIA DAS MÃES

O Sistemático deseja um Feliz Dia das Mães para essas mulheres ceconianas maravilhosas, radiantes, criativas, graciosas, sensíveis, mães na melhor maneira de ser. Um grande abraço para todas e um abraço também para os Pães do CECOM, que são pai e mãe ao mesmo tempo. (Fotos de Rodrigo Torres e Lelé)

Bárbara,Márcia Lemos, Selma, Beth, Cristina, Elza, Beatriz e Denise


Edir


M árcia França