Sistemático: Edição 1468 – 13/05/2010


Notícias



CECOM SE AJUSTA À ADESÃO AO ENEM

O Conselho Acadêmico da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG, em reunião no dia 6 de maio, aprovou o uso integral da nota do Enem em substituição à primeira etapa do Vestibular UFMG 2011.

As provas específicas da segunda etapa do Vestibular UFMG estão mantidas, exceto a redação, que será substituída pela do Enem.

A seleção dos candidatos que irão para a segunda etapa será feita por meio do cruzamento da lista do resultado do Enem com a lista de inscritos na UFMG, que manterá a classificação de três candidatos por vaga.

Os bônus de 10% para estudantes de escolas públicas (15% para aqueles que se autodeclaram negros), aplicados sobre a nota obtida no Enem, estão mantidos. A prova do Enem foi marcada pelo MEC para os dias 6 e 7 de novembro de 2010.

Como já acontecia na segunda etapa dos vestibulares anteriores, somente os candidatos aos cursos de Comunicação, Letras, Dança e Teatro, que têm provas específicas de Língua Portuguesa e Literatura na segunda etapa, responderão questões sobre os livros indicados pela UFMG.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG http://www.ufmg.br/online/arquivos/015384.shtml)

Para viabilizar as questões operacionais necessárias para viabilizar o concurso Vestibular 2011, em seu novo formato, o CECOM está colaborando diretamente com a Prograd e a Copeve na montagem do cronograma de atividades para os meses de janeiro e fevereiro de 2011. A previsão do MEC é de que as notas do Enem sejam divulgadas até 7 de janeiro. Até lá, o CECOM revisará todas as etapas de processamento do concurso e se preparará simulando o recebimento das informações.

Para evitar impactos ao início do Calendário Acadêmico, as atividades foram revistas e introduzidas algumas mudanças em procedimentos até então utilizados. Essa primeira experiência tem prazos muito justos, mas a expectativa é que no ano seguinte, em 2012, seja possível contar com prazos mais adequados e, inclusive, que permitam mais liberdade de planejamento com relação à distribuição das atividades realizadas por CECOM, Copeve e DRCA antes do início do semestre letivo.

ANTENA DA RÁDIO UFMG COM SERVIÇO DE INTERNET

A antena de transmissão da Rádio UFMG, localizada em Contagem, está interligada ao Campus Pampulha por meio de um link de comunicação de dados. Entretanto, por este link é transmitido, exclusivamente, o sinal de áudio entre o estúdio localizado no prédio da BU e a antena. Isso foi possível a partir de parceria do Cedecom com a Escola de Engenharia, com o apoio de contratação do serviço de link pelo CECOM.

Agora, para permitir que houvesse uso de serviços de Internet no espaço físico da antena, foi contratado e instalado serviço específico para este fim. A ativação do link aconteceu no início desse mês.

CECOM MUDA CRITÉRIOS DE FILTRAGEM DE SPAMS

A Divisão de Redes de Comunicação, responsável pela gerência do serviço antivirus/antispam da UFMG, está efetuando mudanças no serviço que envolvem três linhas de ação: a primeira delas visa tornar mais rápida a análise das mensagens e consiste na remoção de filtros que hoje se mostram desnecessários, devido às mudanças na forma com que as mensagens de SPAM são escritas. A segunda linha envolve uma maior rigidez na verificação da autenticidade do remetente, mesmo para aqueles domínios que não publicam a lista de servidores de e-mail oficial de suas empresas ou instituições. Encaixam-se nesta linha, principalmente, a verificação de autenticidade de mensagens enviadas por instituições financeiras. Por último, mas com o maior impacto sobre a velocidade do sistema, estão sendo bloqueados os servidores de e-mail e domínios que, sistematicamente, enviam mensagens para contas institucionais que nunca deveriam receber corrrespondência externa.

CECOM RECEBE EQUIPAMENTO PARA CONEXÃO À REDE DE TELEFONIA MÓVEL

O CECOM recebeu, na última semana, equipamentos que serão utilizados para conexão do sistema de telefonia da UFMG à rede de telefonia móvel.

Os equipamentos, da empresa Zênite, da Paraíba, foram adquiridos por meio de pregão eletrônico e com o objetivo de manter o custo das ligações para telefones celulares em valor próximo ao que a UFMG dispendia dentro do seu contrato vencido com a Telemig Celular, adquirida pela Vivo.

Os equipamentos estão sendo analisados, testados e configurados na DRC pelo analista David Eustáquio da Silva.

PARTICIPAÇÃO DE FUNCIONÁRIO DO CECOM EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DA UNB

Emerson Henrique Kfuri Pereira, da Divisão de Atendimento e Consultoria, esteve em Brasília/DF, nos dias 5 e 6 de maio, participando do 1o Encontro Presencial do Curso de Especialização em Gestão de Segurança da Informação e Comunicações da UnB. Na foto, Emerson é o primeiro, à esquerda, na segunda fila.

ESTAGIÁRIO DA DAC É REMANEJADO PARA A DAS

Desde o último dia 08, o aluno do curso de Ciência da Computação, Mateus Andrade Rezende, que já era estagiário do CECOM na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, exercendo atividades de suporte e manutenção, passou a compor a equipe de estagiários da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, junto a área de desenvolvimento Cliente/Servidor.
Inicialmente, Mateus Andrade passará por um treinamento para exercer atividades de desenvolvimento.


Matues Andrade


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as segintes dicas:

– Meu blog, http://adyrus-cacadordesites.blogspot.com, até esta data teve 2.455 visitas. Com um novo visual, o blog está concorrendo à eleição do TopBlog entre milhões de blogs. Acesse o meu blog, clique no selo TopBlog, depois clique no ícone “Votar”, preencha os campos com “Nome” e “Email” e clique em votar novamente. Pronto, seu voto foi computado. Ajude este blogueiro manter a atualização diária. Obrigado!

– Exercer pressão sobre os políticos para acabar com a fome. “Assine a nossa petição. Preencha com email, nome, cidade e país e “send” para enviar. Isto depende de você. Veja neste link.

– 10 peixes mais diabólicos na Terra. Por um lado, os peixes são animais inofensivos, a maioria não nos preocupa. No entanto, existem algumas espécies que são mais repugnantes. Veja neste endereço.

– Conheça a Serra do Cipó, em Minas Gerais. A Serra do Cipó é atualmente uma das principais províncias turísticas do estado. Alimentação, paisagens e cachoeiras que você nunca viu. Vale a pena visitar e saber mais.

– Se você é usuário do sistema operacional Ubuntu ou quer conhecer, no blog http://www.ubuntudicas.com.br/blog/ tem várias dicas. Leia o passo-a-passo: “Como resolver seus problemas no Ubuntu?”.

– As gerações que cresceram nos anos 60 e 70 têm em sua memória afetiva os sons dos Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, além de diversos outros intérpretes e bandas que fizeram a maior das revoluções culturais e artísticas do século XX. Por ser referência a todos, os demais movimentos sociais e artísticos contemporâneos, esse período também é de muito interesse entre os mais jovens, curiosos sobre as influências que recebem até hoje de Woodstock, Monterrey Pop, e tantos outros eventos e nomes marcantes dessa época. Visite aqui.

– Para quem gosta de boa música, o cantor e compositor Ninho Mathias, vem com um jeitinho todo mineiro de ser, procurando o seu espaço no cenário musical, mostrando o seu talento nas noites de BH. Clique em discografia e ouça ou baixe as músicas. O cara é bom mesmo. Veja aqui.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 17, de 10/05/1990, publicou notícias sobre Histórico via SADS, Sistema EDA-Ensino/Diplomas/Apoio, gerência do Hermes, gerador Batch, Seminário de Diretores da PRA, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CHEGADA DOS NSP2000
No dia 07, chegaram ao CECOM os dois NSP2000 contratados pela UFMG. São processadores de comunicação que irão ampliar a capacidade da rede, viabilizando diversos projetos, entre eles, o da Matrícula On-line em toda a Universidade.
Inicialmente, espera-se para a próxima semana a implantação da infraestrutura elétrica que será realizada pelo Depto. de Manutenção da UFMG, seguindo-se à instalação física e lógica desse equipamento pela Unisys.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Maria de Fátima Vaz de Oliveira, no dia 13; Rafael Henrique Soares Oliveira, no dia 15; Paulo Nélio Lage Malvar, no dia 16; Prof. Roberto da Silva Bigonha (DCC) e Eduardo Costa e Silva, no dia 19.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da aula inaugural do módulo de Língua Portuguesa do Programa de Capacitação 2010 do CECOM, realizada no dia 19 de abril. O programa conta com o apoio da ProRH e professores da Faculdade de Letras. Estão participando do programa funcionários do CECOM, LCC e órgãos da Administração Central. As fotos são de autoria de Rodrigo Torres.


Os participantes do curso


Mais uma visão do auditório da Copeve, na UA III, com os particapntes do Programa de Capacitação do CECOM