Sistemático: Edição 1469 – 20/05/2010


Notícias



CECOM APOIA O ENCONTRO NACIONAL DE DIRIGENTES DE PESSOAL E DE RECURSOS HUMANOS DAS IFES

Será realizado, no período de 24 a 28 de maio, o XXX Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e de Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino. O evento, organizado pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP), em parceria com UFMG e CEFET-MG, será realizado no auditório da Faculdade de Direito da UFMG.

Segundo os organizadores, o objetivo é discutir grandes temas relacionados à expansão do conhecimento no campo do desenvolvimento e da gestão de pessoas, além de promover o intercâmbio de conhecimento e experiências entre as diversas instituições.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/015519.shtml)

A Divisão de Redes de Comunicação e a Divisão de Atendimento e Consultoria estão apoiando o evento na montagem da infraestrutura de rede de dados e de voz. Durante o evento, os participantes poderão utilizar rede Wireless, que estará disponível.
A abertura do evento será às 18h do dia 24 e na programação da semana serão realizadas as palestras:

Dia 25/05:
– Envelhecimento da População e seus impactos, Prof. José Alberto Magno de Carvalho (Diretor da FACE/UFMG)
– Análise Histórica da Gestão de Pessoas nas Instituições Federais de Ensino, Dulce Maria Tristão (UFMS)
– Avaliação dos Impactos da Implantação do PCCTAE, Maria do Socorro Mendes Gomes (Secretária Adjunta de Recursos Humanos – SARH)
– Gestão por Competências, Prof. Marco Aurélio Rodrigues (FACE/UFMG); Gestão do Conhecimento nas IFES, Prof. Irineu Manoel de Souza (UFSC) e Maria Beatriz Araújo Brito Galarraga (MPOG)
– Avaliação de Desempenho: Experiência da UFJF, Léa Maria Chiche Araújo Salomão e Simone Maria Vieira de Velasco (debatedor) (MPOG)
– Avaliação de Desempenho: Experiência da UFTPT, Adelaide Strapasson (Diretora de Gestão de Pessoas) e Simone Maria Vieira de Velasco (debatedor) (MPOG).

Dia 26/05:
– RCI – Rede de Capacitação das IFES, Joselita Nunes Macedo
– Políticas do MEC para a Gestão de Pessoas, Marcos Aurélio Souza Brito (SESU-MEC), SETEC, CGGP
– Alcance das Responsabilidades Administrativas nos atos de gestão dos Dirigentes de Pessoal e de Recursos Humanos, Waldir João F. da Silva Júnior (Corregedor-Geral Adjunto da Área Social-CGU)
– Assédio Moral, Sílvia Maria de Paula Alves Rodrigues e Alberto Felippi Barbosa (debatedor)
– Programa de Preparação para aposentadoria: Experiência UFBa, Edmildes Carmo dos Santos (Assistente Social)

Dia 27/05:
– Recuperação de Créditos: Experiência UFMG, Simone Baccarini Nogueira (Procuradora Geral UFMG)
– SIAPE e projetos de modernização do sistema, Nelson Luiz Oliveira de Freitas (SRH-MPOG) e Mitiê Kamada (SRH-MPOG)
– Dúvidas de Legislação, Valéria Porto (SRH-MPOG) e Geraldo Antônio Nicoli (SRH-MPOG).

Dia 28/05:
– Implantação do SIASS – Relatos de experiências UFPE, Lenita Almeida Amaral; Relatos de experiênciass UFCG, José Marcos Gonçalves Viana
– Seguridade Social e Benefícios – Saúde do Servidor, Sérgio Antônio Martins Carneiro (MPOG)
– Apresentação do Programa de Saúde (SIASS), Sérgio Antônio Martins Carneiro (MPOG).
O evento será encerrado às 12h30 do dia 28.
Estarão presentes, representando o CECOM, Márcia Regina Lemos, Vice-diretora, e Nélia Neiva Zille, Diretora da Divisão de Apoio Administrativo.

CECOM PARTICIPA DE EVENTO DE LANÇAMENTO

Antônio Carlos Soares, Edgard Eustáquio de Morais e Fernando Frota Machado de Morais, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC), estarão nesta tarde, no evento “Technology RoadSHow 2010”, promovido pelas empresas Damovo e Aastra Telecom (ex-Ericsson), no Hotel Mercure, em Belo Horizonte.

O evento serve como lançamento da versão 4.0 do MX-ONE, plataforma de comunicações empresariais, que pode chegar até 500 mil usuários, além de contar com sistemas de integração para prover mobilidade e comunicação unificada. Conjuntamente com seu lançamento, a Aastra, de capital canadense, estará lançando uma campanha de migração das plataformas anteriores, inclusive a MD110, para o novo MX-ONE 4.0, uma central telefônica que alia a telefonia convencional à telefonia sobre IP (VOIP), inclusive permitindo o uso de video-conferência e integração com o Lotus Sametime e outras ferramentas similares existentes no mercado.

A UFMG é usuária das plataformas BP250, MD-110 e MX-One da Aastra. O sistema MX-One da UFMG está instalado no Campus Saúde, onde anteriormente era um MD-110. Na migração de plataforma (MD-110 para MX-One) são substituídas as placas funcionais da central telefônica, principalmente a placa de processamento, que deixa de ter processador Motorola e sistema operacional próprio e passa a ter processador Intel com sistema operacional Linux.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você é criativo, participe do Design Battle do Portal. Cada candidato cria uma imagem JPG ou PNG com a melhor qualidade possível e com 600×450 pixeis (largura x altura) para encaixar na perfeição com a imagem anterior ou a seguinte. Não existe um tema específico, mas a imagem deverá obedecer a uma história com sequência lógica, que poderá ser dada através de um texto ou mensagem incluída na imagem. Veja no endereço aqui.

– Está no ar o Bolão da Copa do Mundo! Para participar é simples: basta acessar a página Bolão Copa 2010 e preencher o seu cadastro com e-mail. Você receberá um e-mail de confirmação e, após preencher um formulário com seu Nome, Sobrenome, Data de nascimento e e-mail, você já estará cadastrado. Vá até http://www.copana africa2010.com/.
– No site Cliquealimentos você pode doar alimentos ao Banco de Alimentos, sem gastar nada. O Banco distribui alimentos a instituições beneficentes previamente cadastradas, beneficiando milhares de pessoas carentes. Acesse aqui.

– Projeto Humanizar. Qual o Objetivo do Projeto Humanizar? Apresentar iniciativas para construção de metodologias e ferramentas que colaborem na formação de novas posturas, formas de ensino espírita e também de relações mais fraternas na comunidade espírita. Clique aqui.

– O site Shazam teve de 50 a 75 milhões de visitas nos últimos seis meses. Caso você não esteja familiarizado com Shazam, a empresa com sede em Londres, foi fundada em 2002 e permite aos consumidores experimentar e compartilhar músicas com dispositivos móveis e Internet. Clique aqui.

– Ensino da letra cursiva para crianças em alfabetização divide a opinião de educadores. A culpa será da tecnologia? Saiba mais no link.

– No endereço http://www.gizmodo.com.br/conteudo/como-fazer-coco-no-espaco-o-filme, tem um vídeo exclusivo da NASA, revelando o mais obscuro segredo do programa espacial: como fazer cocô no espaço? É fascinante, mas alguns dos comentários feitos no vídeo fazem meu cóccix tremer de medo.


UFMG LANÇA EM TIRADENTES PROJETO DE EDUCAÇÃO DIGITAL

Nesta quinta-feira, 20, a UFMG lança na cidade de Tiradentes o projeto de educação digital Cultura, História e Biodiversidade da Serra de São José, que envolve a criação de conteúdos e programas sobre a Serra de São José, por alunos da rede pública do município.

O lançamento acontece às 9h30, no Centro Cultural Yves Alves, no centro histórico de Tiradentes. Segundo Luiz Antônio Cruz, professor da rede pública e coordenador local do projeto, por meio de computadores portáteis, os alunos “poderão criar conteúdos cujas abordagens perpassam os vários aspectos da Serra de São José, espaço onde eles vivem e conhecem bem”.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, em parceria com a prefeitura de Tiradentes, o Centro Cultural Yves Alves, o Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes (IHGT), a Escola Estadual Basílio da Gama e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tiradentes.

O projeto, que também conta com participação da Escola de Belas Artes da UFMG, vai abranger cerca de 1.500 alunos. “Tiradentes é pioneira do projeto Cidades Digitais, que permite acesso à internet banda larga sem fio a cidades históricas. Ampliando a iniciativa, o conteúdo produzido pelos alunos no projeto Cultura, História e Biodiversidade poderá ser levado para todo o país”, comemora Luiz Cruz.

Para João Antônio de Paula, Pró-Reitor de Extensão da UFMG, o projeto ajuda a materializar a aproximação cada vez maior da instituição com a comunidade local. “É mais uma ação para fortalecer as relações estabelecidas entre a cidade e a Universidade, destacando sempre a participação da comunidade”, ressalta.

Representando a UFMG, participam da solenidade o pró-reitor de extensão, João Antônio de Paula, a superintendente cultural e o secretário executivo da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, Ivana Parrela e André D’Angelo, além do prefeito Nilzio Barbosa, a secretária de educação, Magda Amália Morestegan, e o presidente do IHGT, Carlos Caprioglio.

Serra de São José – Além de Tiradentes, a Serra de São José alcança os municípios de São João del-Rei, Prados, Coronel Xavier Chaves e Santa Cruz de Minas. Está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) São José, criada em 1990 e possui 5 mil hectares. Compreende cerca de 41% da superfície da APA, com 12 km de extensão e em média 1,2 km de largura, com predomínio de campos rupestres.

A degradação provocada pelas queimadas e pelo lixo é uma das principais preocupações de ambientalistas, pesquisadores, estudantes e população em geral.

UFMG em Tiradentes – Desde 1996, a Universidade administra a Fundação Rodrigo de Mello Franco de Andrade, instituição criada no início da década de 1960 por Maria do Carmo Nabuco, irmã de Franco. A partir de 2008, a UFMG assumiu inteiramente a gestão da Fundação e várias iniciativas têm sido desenvolvidas, como a inauguração, em março, do campus avançado de cultura da UFMG.

Integram o campus avançado o Centro de Pesquisa e Experimentação em Sistemas Multimodais e o Museu de Santanas, que será construído no edifício da antiga cadeia pública, em parceria com o Instituto Cultural Flávio Gutierrez.

(Assessoria de Comunicação da pró-reitoria de Extensão)
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/015506.shtml – 20/05/2010)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 18, de 17/05/1990, publicou notícias sobre Janela CECOM, terminal pata a Prograd, concurso do IEDRHU, impressora para o DP, entre outras. A notícia que se destacou foi:

MATRÍCULA ONLINE
A DST, com o apoio do DM (Depto. de Manutenção), está preparando a infraestrutura necessária para execução da matrícula on-line da UFMG, no 2o semestre.
Serão realizadas matrículas de calouros e veteranos em 5 unidades que já participaram da matrícula do 1o semestre. São elas: Belas Artes, ICB, Fafich, Educação Física e Música. As demais unidades farão, ainda neste semestre, uso das fichas de matrícula para leitura na OMR.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para David Eustáquio da Silva, aniversariante do dia 17. Os parabéns em dia para os ex-ceconianos: Wang Kui Ying, no dia 22; Jonas Fernandes Campos, no dia 23; Oswaldo Sérgio Farhat de Carvalho e Luís Fernando Terenzi, no dia 25; e Adeise Lucas Pereira, no dia 26.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No período de 8 a 12 de fevereiro, o DRCA recepcionou no galpão situado ao lado da Unidade Administrativa III, os candidatos aprovados no Vestibular 2010, que estavam fazendo seu registro acadêmico na universidade. No Registro Acadêmico, o DRCA contou com a colaboração do CECOM, Copeve, Fump, LCC e DCE. As fotos são de autoria de Rodrigo Torres.