Sistemático: Edição 1474 – 24/06/2010


Notícias



ENCERRADA A SEGUNDA FASE DO REGISTRO ACADÊMICO

Terminou na última segunda-feira, 21 de junho, o registro acadêmico dos 2.749 candidatos aprovados para segunda entrada nos cursos oferecidos pela UFMG no vestibular de 2010.
O próximo passo será a divulgação da chamada de excedentes para preenchimento de vagas de 2ª entrada, nos cursos de 2 (duas) entradas e de entrada única no 2º semestre letivo. Esta etapa está com início previsto para 30 de junho.

A partir de 26 de junho, estará aberto o período para reformulação de matrícula pelos calouros de 2ª entrada que obtiveram a dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos.

O início da Recepção dos Calouros de 2ª entrada ocorrerá em 02 de agosto, data de início do 2º período letivo de 2010.

CECOM TERMINA INSTALAÇÃO DE NOVA SOLUÇÃO DE DISCAGEM PARA TELEFONES MÓVEIS

Conforme anunciado na edição de 10/06/2010, o CECOM recebeu equipamentos destinados à conexão do sistema de telefonia fixa da UFMG à rede de telefonia móvel. Os equipamentos, da empresa Zênite, da Paraíba, foram adquiridos através de pregão eletrônico com o objetivo de manter o custo das ligações para telefones celulares em valor próximo ao que a UFMG dispendia dentro do seu contrato antigo com a Vivo.

A nova solução estava sendo utilizada apenas pelas unidades do centro.
Nesta semana, David Eustáquio da Silva e Edgard Eustáquio de Morais, da DRC, completaram a instalação do segundo equipamento, que passa a atender o Campus Pampulha nas ligações para telefones móveis da Oi, Claro e Tim. Com a nova solução, as ligações são efetuadas por meio de 32 números diferentes de telefones móveis, o que torna praticamente impossível identificá-las como oriundas da UFMG. As ligações para telefones Vivo não sofreram alteração e continuam sendo identificadas pelo número 9984.5810.

COMEÇA PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SERVIDORES

Está aberto o processo anual de avaliação de desempenho para servidores técnicos e administrativos em Educação (TAE) da UFMG.

A partir do acesso ao portal minhaUFMG, todos os servidores devem realizar o preenchimento online do formulário de autoavaliação. Também devem ser preenchidos os formulários de avaliação do servidor pela chefia e de avaliação da equipe de trabalho.

“É imprescindível que a autoavaliação seja preenchida antes da avaliação da chefia, pois o processo só será concluído se feito nessa ordem”, explica Filipe Menezes, administrador da Coordenadoria de Concurso e Admissão do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH/ProRH). O formulário deve ser impresso e assinado pelo servidor e pela chefia, que pode ser técnico ou docente, desde que integre quadro da UFMG.

Segundo Filipe Menezes, para os técnicos e administrativos em Educação as avaliações anuais de desempenho acontecem para concessão das progressões por tempo de serviço, no caso, progressão por mérito, concedidas a cada 18 meses de efetivo exercício, diferentemente de outras carreiras do serviço público federal, que são avaliados para o recebimento de gratificação de desempenho onde também é ponderada a “avaliação institucional”.

Para ser aprovado e obter a progressão, o servidor precisa alcançar no mínimo 70 pontos, obtidos a partir da soma da autoavaliação com a avaliação da chefia.

O acesso aos formulários deve ser feito por meio do portal eletrônico minhaUFMG, com a utilização dos respectivos logins. Os servidores que não tiverem acesso ao minhaUFMG nem ao documento que contém os números de identificação pessoal (nips) devem procurar o Laboratório de Computação Científica do ICEx, para restaurar o acesso. O prazo para preenchimento dos formulários termina em 13 de agosto.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/015825.shtml – 17/06/2010
)

Em todos os órgãos/unidades da UFMG foram nomeadas comissões do Processo de Avaliação de Desempenho e, na ATI/CECOM/LCC, essa comissão é presidida pela Diretora da Divisão de Apoio Administrativo (DAA), Nélia Neiva Zille, que divulgou o seguinte cronograma interno.

Após realizada a autoavaliação do servidor e avaliação do servidor pela chefia, o chefe deverá concluir a avaliação imprimindo o Gabarito da Avaliação, que deverá ser assinada pelo servidor e chefia.

Evento
Período
Responsável
1. Autoavaliação do servidor
Até 30/06/2010
Servidor
2. Avaliação do servidor pela chefia
Até 09/07/2010
Chefia
3. Avaliação da equipe de trabalho
Até 27/07/2010
Servidores e suas Chefias
4. Coleta de assinatura
Até 27/07/2010
Servidores e suas Chefias
5. Entraga dos Formulários de Avaliação na DAA, com cópia
Até 27/07/2010
Chefia imediata
6. Aguardar recurso
28/07 a 10/08/2010
Comissão
7. Análise dos recursos
11/08 a 12/08/2010
Comissão
8. Encaminhar todas as Avaliações ao DRH
13/08/2010
DAA

 



UFMG PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PREGOEIROS

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, oferece, nos dias 24 e 25, o curso Capacitação de Pregoeiros com simulações de pregão eletrônico.

De acordo com os organizadores, a atividade é voltada a profissionais envolvidos nos processos de compras e licitações que utilizem a modalidade pregão, tais como: comissões de licitação, pregoeiros, equipes de apoio, gestores e servidores da administração pública da União, dos estados, municípios, fundações e outras entidades.

Durante as aulas, serão explicitados conceitos básicos, objetivos e a eficácia do sistema de pregão eletrônico como ferramenta para agilizar e aprimorar os processos de compras. O curso também tem como objetivo promover reciclagem, treinamento e capacitação dos profissionais envolvidos na modalidade. … (Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 11/06/2010)

Entre os participantes do curso, está presente a funcionária Elizeba Henrique Januário, da Divisão de Apoio Administrativo (DAA) do CECOM.


Elizeba Januário


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O mecanismo de pesquisa da Microsoft Bing tem uma página de entretenimento neste link.

– Carne Legal: Todos os frigoríficos que assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta assumiram o compromisso de só comprar bois das fazendas que, dentro do prazo previsto, atenderem às exigências das leis. No momento, a principal forma de o consumidor saber a origem da carne, além de perguntar no próprio ponto de venda, é saber se o frigorífico ou empresa que comercializa carne assinou o Termo de Ajuste de Conduta e se o ponto de venda atendeu à recomendação do Ministério Público Federal. Veja aqui.

– Em abril, o Google convidou jovens artistas de Austrália, Alemanha, Gana, Coreia do Sul, Nova Zelândia, África do Sul, Reino Unido, Holanda, Espanha, Itália, Hong Kong, Taiwan, República Tcheca, Quênia e Emirados Árabes para criar doodles. Doodles são conhecidas como as mudanças decorativas que são feitas para o logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários e as vidas de famosos artistas e cientistas. O tema foi “I love football” (“Eu amo futebol”). São 17 desenhos feitos por crianças de 17 países, escolhidos por votação. Veja aqui.

– No Jornal Correioweb achei uma dica sobre o funcionamento das artérias e as consequências de uma alimentação ruim. Vale a pena conferir! Video em HD. Vá neste link.

– A Dra. Ana Cristina Aguiar, do Depto. de Nutrição da SBD, enviou novas receitas de bolos saborosos, que dão um toque especial à mesa nas festas juninas. Ela ensina também como preparar quentão sem álcool. Confira as maravilhosas receitas de bolo de milho verde, maria mole, bolo de amendoim, bolo de Fubá, doce de batata doce, quentão sem álcool, curau, canjica, manjar de coco, pamonha, queijadão, quindão fácil neste endereço aqui.

– Catálogo de vídeos em alta resolução: Este catálogo reúne 170 produções originais da TV Câmara. São documentários, séries de reportagens, interprogramas informativos e matérias jornalísticas que podem ser usados como material audiovisual de apoio na sala de aula e em reuniões temáticas. Os vídeos podem ser copiados e armazenados em qualquer computador ou pen-drive. Estão codificados em um formato que permite a reprodução em qualquer programa de execução de mídia como VLC, QuickTime Player, Windows Media Player, Media Player Classic, Real Video etc. Neste link.

– O SEBRAE, atualmente, oferece gratuitamente nove cursos pela internet: Aprender a Empreender, Análise e Planejamento Financeiro, Como Vender Mais e Melhor, D-Olho na Qualidade, Gestão de Cooperativas de Crédito, Atendimento ao Cliente, Boas práticas nos serviços de alimentação: gestão da segurança, Empreendedor Individual e Iniciando um Pequeno e Grande Negócio. Se você ainda não fez nenhum deles, é aconselhável que faça primeiro o curso Apreender a Empreender. Ao final do estudo, estará à disposição dos concluintes o certificado de participação, que o aluno poderá imprimir. Veja aqui.


APROVADO EDITAL DO VESTIBULAR UFMG 2011

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou, na terça-feira, dia 22, o edital que define as características do Vestibular UFMG 2011, que ofertará 6.610 vagas em 75 cursos. As inscrições devem ser feitas de 16 de agosto a 10 de setembro de 2010, exclusivamente pela Internet, e a taxa será de R$ 90.

Como definido pelo Conselho Universitário em maio, a UFMG utilizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à primeira etapa do Vestibular. As provas da segunda etapa serão realizadas em Belo Horizonte e em Montes Claros, de 23 a 25 de janeiro de 2011. Os candidatos cujos cursos cursos exigem exames de habilidade farão provas de 23 a 29 de janeiro.

O edital está publicado na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). “Os candidatos devem se inscrever também no Enem”, informou a pró-reitora de Graduação, professora Antônia Vitória Aranha, ao destacar que a Universidade reabriu, até 9 de julho, o período de pedido de isenção da taxa do Vestibular UFMG.

Antônia Vitória relembrou que, como já havia sido divulgado, não haverá redação exclusiva do Vestibular UFMG, mas será utilizada a redação do Enem. A lista de livros divulgada anteriormente pela Universidade será cobrada na segunda etapa apenas para candidatos de quatro cursos: Letras, Comunicação Social, Teatro e Dança. …

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/015886.shtml – 22/06/2010)


ABASTECIMENTO DE ÁGUA SERÁ INTERROMPIDO NO CAMPUS PAMPULHA DURANTE O SÁBADO

O fornecimento de água para o campus Pampulha sofrerá interrupção durante o final de semana. A partir de 3h da madrugada deste sábado, 26 de junho, o abastecimento será interrompido, voltando ao normal, de forma gradativa, no decorrer da noite de sábado e da madrugada de domingo.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/015894.shtml – 23/06/2010)


ÔNIBUS INTERNOS DO CAMPUS PAMPULHA CIRCULAM EM HORÁRIOS ESPECIAIS NESTA SEXTA-FEIRA

Em função do jogo da seleção brasileira contra a de Portugal, amanhã (sexta, 25), os ônibus de transporte interno no campus Pampulha vão circular em horários especiais, segundo informação da Divisão de Transportes do Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais da UFMG (DLO).

A Linha A não vai circular entre 12h e 12h40. A Linha B para entre 12h40 e 12h20. E a Linha B1 Setorial deixará de funcionar nesse dia.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/015901.shtml – 24/06/2010)


3ª COLÔNIA DE FÉRIAS NO CAMPUS DA UFMG



 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, n° 23, de 21/06/1990, publicou notícias sobre resultados da reunião especial da Comissão de Administração de Dados, participação do Vice-Diretor Carlos Alfeu Furtado da Fonseca no XXXIV ENANUNI em Canela/RS, palestra na Magnesita, mudanças no CECOM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

REUNIÃO NA SENESU-MEC
O Diretor Geral do CECOM, Eduardo Henrique Lima, vai participar de uma reunião em Brasília nos dias 26, 27 e 28, com o objetivo de serem avaliados, pelos dirigentes da SENESU – Secretaria Nacional de Ensino Superior/MEC, os trabalhos realizados sobre sistemas de apropriação de custo em implantação nas instituições de ensino superior.

APRESENTAÇÃO DO ACADÊMICO ONLINE
A Pró-Reitoria de Graduação, o DRCA e o CECOM estão realizando esta semana uma apresentação do atual Sistema Acadêmico, da implementação das novas normas acadêmicas e sua utilização por meio do novo sistema para os Coordenadores de Colegiados de Cursos e funcionários de Seções de Ensino da UFMG. O público assistente foi dividido em três grupos: pessoal da área de Ciências Biológicas, além da Escola de Música e Belas Artes; da área de Ciências Exatas e da área de Ciências Humanas. Essa apresentação visa informar os grupos e prepará-los para a próxima matrícula, que será feita segundo as novas normas acadêmicas. Está sendo utilizado o DataShow do CECOM, que permite que os participantes da palestra tenham contato direto com o sistema.
Antes dessas apresentações, foi feita uma inicial, na segunda-feira, para a Câmara de Graduação da UFMG.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: "O Sistemático” envia os parabéns para Carlos Roberto Alves Rodrigues, no dia 28; e Pedro Henrique Begalli Rezende, no dia 29. Os parabéns para os ex-ceconianos: José João Teixeira, no dia 24; Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, no dia 25; José Eduardo Valle Santos, Angela Lage Ribeiro e Ambrósio Alves Moreira Filho, no dia 26; Juliano Dantas Santos e Bruno Vieira dos Santos, no dia 27; Vicente Tadeu Lopes Buono, no dia 28; e Rafael Viegas de Carvalho, no dia 30; Regina Helena Moura Brandi e Jader de Freitas Batista, no dia 1° de julho.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Foi encerrado, no dia 17 de junho, o módulo de Língua Portuguesa do Curso Instrumental de Línguas, organizado pelo CECOM, com apoio da ProRH e professores da Fale. Para encerrar, nada melhor do que marcar o momento com a foto oficial dos participantes do curso. As fotos são de autoria de Rodrigo Torres.


O término das aulas


Os participantes do curso