Sistemático: Edição 1475 – 01/07/2010


Notícias



CECOM ATIVA CIRCUITO DA RNP ENTRE ICA-MONTES CLAROS E CAMPUS PAMPULHA

No início do mês de maio, o Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, em Montes Claros, recebeu um roteador da marca Juniper para uso na conexão entre o ICA e o Campus Pampulha. O equipamento e a nova conexão, de 2 Mbps, fazem parte da infraestrutura da RNP – Rede Nacional de Pesquisa e Extensão, e devem melhorar a conexão daquele instituto à internet, atualmente efetuada por meio de outro circuito de 2 Mbps da Embratel totalmente custeado pela UFMG e que continuará ativo.

A instalação do roteador, equipamento que serve como um guia para as mensagens que circulam na rede, redirecionando-as segundo o seu destino e que, no caso, também permite a interligação entre a tecnologia utilizada no circuito entre Montes Claros-Belo Horizonte e a rede interna, foi realizada por Eugênio Monteiro da Silva Junior, analista de Tecnologia da Informação do ICA, após configuração inicial realizada pela RNP.

Após testes da conexão e aprendizado na configuração do equipamento, o tráfego entre o ICA e o Campus Pampulha foi transferido no dia 26 de junho, sexta-feira, do circuito da Embratel para o circuito da RNP.

Durante o final de semana foram efetuados ajustes na configuração e feita a programação para geração da estatística de uso das conexões. No momento, ainda estão sendo feitas pequenas modificações na rede interna do ICA, visando a diminuição das restrições de velocidade de acesso à internet que afetam os computadores da escola, ainda necessárias para evitar que, mesmo com a ampliação, ocorram gargalos que prejudiquem a execução das atividades institucionais.

A programação final dos equipamentos foi realizada por Fernando Frota Machado de Morais, da Divisão de Redes de Comunicação – DRC.


www.fcgt.com.br

PROCURADORIA FEDERAL/UFMG NÃO TERÁ FUNCIONAMENTO EXTERNO EM JULHO

A Procuradoria Federal junto à UFMG vai interromper o atendimento externo no período de 01 a 30 de julho/2010. A medida se deve ao fato do grande número de processos que se encontram sob análise e revisão e ao quadro reduzido de pessoal. No período em que a Procuradoria estiver funcionando somente internamente, será realizada a conclusão das análises pendentes.
A medida não se aplica aos processos de licitações e contratos da área do Campuas Saúde.

PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA DO VESTIBULAR UFMG 2011 PODEM SER FEITOS ATÉ 9 DE JULHO

A UFMG recebe inscrições ao programa de isenção da taxa de inscrição ao Vestibular 2011 até o dia 9 de julho. O objetivo da isenção da taxa de inscrição é possibilitar a participação no concurso de candidatos que, em razão de sua condição socioeconômica, não podem arcar com o pagamento da taxa de inscrição. Os candidatos concorrem a isenção integral ou parcial – de 50% do valor da taxa.
Podem requerer o benefício candidatos que tenham concluído o ensino médio ou estejam cursando a última série desse nível; que estejam inscritos no ensino médio por exame supletivo e possam comprovar aprovação em, no mínimo, quatro matérias desse curso; ou que estejam cursando o ensino médio por curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e possam comprovar a conclusão do primeiro ano desse curso.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.ufmg. br/copeve e responder a todas as questões do formulário socioeconômico; imprimir a folha do endereço do destinatário e do endereço do remetente e, depois de preencher os dados do remetente, colá-los, respectivamente, na frente e no verso de um envelope tamanho ofício; imprimir o comprovante de inscrição e guardá-lo, tendo em vista que os dados nele contidos deverão ser utilizados, posteriormente, para permitir o acesso, também pela internet, ao resultado final do programa de isenção; providenciar cópias de toda a documentação comprobatória, de acordo com a situação econômica do seu grupo familiar, e colocá-las no envelope; postar o envelope em qualquer agência dos Correios no máximo até o dia 12 de julho; guardar o comprovante de postagem que lhe será entregue nos Correios, pois somente esse documento poderá servir para, se necessário, comprovar o correto encaminhamento da documentação comprobatória, sem a qual nenhuma inscrição solicitada será efetivada.

Para o candidato que não dispuser de computador e/ou acesso à internet, serão disponibilizados postos de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30, no Centro Cultural da UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro de Belo Horizonte) e na sede da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), no campus Pampulha (avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, Unidade Administrativa III, 2º andar).

Todos os requerimentos de isenção devidamente preenchidos, documentados e encaminhados à UFMG no prazo determinado serão rigorosamente analisados por um grupo de trabalho. Ao final do processo, serão selecionados os candidatos aptos a receber o benefício da isenção integral ou da isenção parcial.

O resultado do programa de isenção da taxa de inscrição ao Vestibular UFMG 2011 será divulgado, a partir do dia 13 de agosto, no endereço eletrônico www.ufmg.br/copeve ou pelos telefones (31) 3409-6700 e 3409-4408, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O edital com todas as informações está disponível no site www.ufmg.br/copeve

Enem – Também no dia 9 de julho encerram-se as inscrições ao Enem, cujas provas devem ser feitas por todos os interessados em fazer o Vestibular da UFMG. A universidade adotou os exames do Enem como primeira etapa, marcada pelo MEC para os dias 6 e 7 de novembro. A segunda etapa do vesrtibular será realizada de 23 a 29 de janeiro de 2011 e as inscrições estarão abertas entre os dias 16 de agosto e 10 de setembro.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 30/06/2010)


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Uma idéia muito bacana e ótima para fazer umas brincadeiras é o videoclip interativo com Zezé de Camargo e Luciano. Carregue uma foto e após assistir envie para um amigo ou amiga. A dica é do Guilherme, da DRC. Acesse aqui.

– Descobrimos que determinados termos de pesquisa servem como bons indicadores da atividade da gripe. O Google Tendências da Gripe usa dados agregados da pesquisa do Google para estimar a atividade da gripe. Veja aqui.

– Kickstarter é uma plataforma que financia projetos criativos. É uma ótima maneira para os artistas, cineastas, músicos, designers, escritores, ilustradores, exploradores, curadores, promotores, artistas e outros para levar os seus projetos e ambições para a vida. Para saber mais essa abordagem, confira os projetos aqui.

– Para dar um foco mais específico à conservação na gestão ambiental federal, foi criado o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o mais novo órgão ambiental do governo brasileiro. Com a atribuição de realizar a gestão de 304 Unidades de Conservação, propor a criação de novas áreas protegidas e apoiar aproximadamente 500 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), a instituição ainda é responsável por definir e aplicar estratégias para recuperar o estado de conservação das espécies ameaçadas por meio dos Centros Especializados de Pesquisa e Conservação. Acesse aqui.

– Para quem quer conhecer a evolução do Macintosh, assista ao vídeo Trinta anos de Apple em dois minutos em http://www.tuaw.com/2010/06/28/thirty-years-of-mac-in-two-minutes.

– VotenaWeb é um site para você se aproximar das decisões do Congresso Nacional que afetam diretamente a sua vida. Fique ligado! Vote e seja ouvido. Vá até o endereço.

– A história é escrita todos os dias e agora o canal History.com lhe oferece a oportunidade de poder contar a sua através de Minha História. Um espaço único e exclusivo onde você poderá partilhar suas mais emocionantes e comoventes histórias. Você só precisa de uma câmera de vídeo, uma história para contar e o desejo de demonstrar suas habilidades como produtor de documentários. É muito simples. Crie seu vídeo de 3 ou 4 minutos, narrado na primeira pessoa, utilize os elementos gráficos para conferir-lhe estilo e assegure-se de que as histórias que você contar sejam pessoais e comoventes. Uma vez finalizado, você só tem que fazer o upload do vídeo, e milhares de pessoas poderão apreciar a sua história. Veja aqui.

Dica do Eustáquio, da DAC:
– Estou enviando para vocês, um Link de acesso à todas as revistas Veja, editadas pela Abril nesses últimos 40 anos. Da capa à contra-capa, incluindo todas as páginas. É um trabalho impressionante e creio que servirá como fonte de consulta e garimpagem de dados para efetivação de eventuais trabalhos de pesquisa.
Todas as edições poderão ser consultadas na íntegra em formato digital no endereço: http://veja.abril. com.br/acervodigital/.

A revista liberou o acervo em comemoração ao seu aniversário de 40 anos. A primeira edição de VEJA foi publicada em 11 de setembro de 1968

O sistema de navegação é similar ao da revista em papel: o usuário vai folheando as páginas digitais com os cliques do mouse.

O acervo apresenta as edições em ordem cronológica, além de contar com um sistema de buscas, que permite cruzar informações e realizar filtros por período e editorias. Também é possível acessar um conjunto de pesquisas previamente elaborado pela redação do site da revista, com temas da atualidade e fatos históricos.

Com investimento de R$ 3 milhões, o projeto é resultado de uma parceria entre a Editora Abril e a Digital Pages e levou 12 meses para ficar pronto. Mais de 2 mil edições impressas foram digitalizadas por uma equipe de 30 pessoas. O banco Bradesco patrocinou a iniciativa. Recomendem e repassem (se for o caso) aos seus filhos, familiares e amigos.


ADMINISTRAÇÃO CENTRAL ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO NO CAMPUS PAMPULHA

Racionalizar o trânsito e o uso das vagas de estacionamento no campus Pampulha e melhorar o acesso ao próprio campus. Estes são os objetivos principais do documento “Diretrizes para as questões de trânsito, transporte e estacionamento no campus Pampulha”, que estará em consulta pública até o final de julho no site da UFMG e vai servir de base para que a Administração Central defina normas para otimizar o uso das vagas, coibindo abusos, e, ao mesmo tempo, incentivando o uso do transporte coletivo nos deslocamentos para o campus.

Tais medidas são importantes tendo em vista o forte aumento da demanda por vagas previsto para ocorrer até 2014, quando o número de usuários deverá passar, dos atuais cerca de 23 mil, para 32 mil. O documento foi elaborado pela Pró-Reitoria de Administração e Pró-Reitoria de Planejamento, com base em estudos feitos pelo Departamento de Planejamento Físico e Projetos (DFFP) e pelo Departamento de Transportes e Geotecnia da Escola de Engenharia.

Os três estudos consideram que há uma escassez de vagas de estacionamento, tanto as controladas quanto as não-controladas, e abusos no uso, como estacionamento, de áreas não previstas para tal finalidade. O mesmo estudo aponta a existência de deficiências no sistema de transporte coletivo, tanto internamente, no campus, quanto nas linhas que fazem sua ligação com os bairros da capital.

Para corrigir os problemas apontados, a Administração Central aguarda pelas sugestões da comunidade acadêmica. As sugestões deverão ser enviadas para o e-mail info@proplan.ufmg.br. O prazo vai até 31 de julho.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/015920.shtml – 24/06/2010)


PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA A COLÔNIA DE FÉRIAS

Foram prorrogadas até 09 de julho, sexta-feira, as inscrições para a 3º edição da Colônia de férias da UFMG. O evento, gratuito, é voltado para crianças de 6 a 12 anos, filhas de servidores (técnico-administrativo, professores e terceirizados) ou de alunos da UFMG. As inscrições podem ser feitas no Cenex da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Educacional (EEFFTO), de 9h às 12h e de 13h30 às 16h30.

No ato da inscrição, o responsável deve levar a ficha preenchida e a seguinte documentação, com original e cópia:

– certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança;

– carteira de identidade e comprovante de vínculo com a UFMG do responsável (contra-cheque, contrato ou comprovante de matrícula).

A Colônia de Férias é uma iniciativa do grupo PET Educação Física e Lazer com promoção da Pró-Reitoria de Extensão.

Veja a Ficha de Inscrição, também disponível no blog do Pet (http://petlazer.wordpress.com/)
(Fonte: Assessoria de Comunicação – Pró-Reitoria de Extensão)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV nº 24, de 28/06/1990, publicou notícias sobre palestra na Magnesita, visita ao Núcleo de Computação do Hospital das Clínicas, atividades da Divisão de Centros de Informação na Escola de Educação Física, paradas do Sistema A10, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

MATRÍCULA ONLINE
O Depto. de Manutenção já preparou a infraestrutura de telefonia necessária à matrícula online. Para as unidades do campus, está sendo utilizada a rede privativa da UFMG e para a Escola de Música, localizada no centro da cidade, linha alugada da Telemig.
O material para a infraestrutura elétrica foi adquirido pelo DMP esta semana, devendo os trabalhos estarem concluídos até meados da semana que vem.
Os testes finais de infraestrutura e sistemas além de treinamento de usuários estão previstos para os dias 12 e 13 de julho.

DISTRIBUIÇÃO DO SISTEMÁTICO
“O Sistemático” está ampliando a sua distribuição, não se restringindo somente ao CECOM (8o andar e subsolo) e à Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Central.
Desde o no 22, de 13/06/1990, edição comemorativa do seu 13o aniversário, O Sistemático passou a ser entregue também no Gabinete do Reitor, Pró-Reitorias de Administração, de Pesquisa, de Pós-Graduação, de Graduação, de Extensão e de Planejamento, Depto. de Contabilidade e Finanças, Depto. de Pessoal, Assessoria de Racionalização, Biblioteca Central, Depto. de Material e Patrimônio, Depto. de Manutenção, Depto. de Planejamento Físico e Obras e Depto. de Serviços Gerais.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Geraldo dos Reis, no dia 06; Euler Xavier de Oliveira, no dia 07; e Diego Brandão Santos, no dia 08. Os parabéns para os ex-ceconianos: Regina Helena Moura Brandi e Jader de Freitas Batista, no dia 01 de julhio; Norberto de Souza Lage, no dia 02; Luiz Carlos Campos, Diarley Rone Silva e Joaquim Coelho da Fonseca Neto, no dia 03; Vânia Maria de Menezes, no dia 05; Ana Lúcia Ribeiro Diniz (DRCA) e Carlos Gonçalves da Cruz (Coró), no dia 07; e Dante Grapiúna de Almeida, no dia 08.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais algumas fotos do encerramento do módulo de Língua Portuguesa do Curso Instrumental de Línguas, organizado pelo CECOM, com apoio da ProRH e professores da Fale, no dia 17 de junho. As fotos são de autoria de Rodrigo Torres.


Márcia Lemos, Carlos Alfeu, Jane Laiz, Regina Rezende e Eliane Ferreira


A aniversariante do dia 17, Helena Castro. Ao fundo, Beth Bastos.


Os participantes do curso com o Prof.Lorenzo Vitral