Sistemático: Edição 1476 – 08/07/2010


Notícias



PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ESTÁ EM ANDAMENTO

Conforme definido pela ProRH está em andamento o processo anual de Avaliação de Desempenho dos servidores Técnicos e Administrativos em Educação (TAE). Este processo é referente ao ano de 2009. No CECOM, o cronograma definido pela Comissão Interna continua sendo seguido. Em 30 de junho foi encerrada a fase de autoavaliação do servidor. Amanhã, dia 09, será encerrada a avaliação do servidor pela chefia. Na próxima semana, serão realizadas as avaliações das equipes de trabalho.

Até o dia 27 de junho serão colhidas as assinaturas dos servidores, como também serão entregues todos os formulários de avaliação, com cópia, na Divisão de Apoio Administrativo do CECOM. Seguindo o cronograma, o período de 28 de julho a 10 de agosto está reservado para a possível entrada de recursos que, se ocorrerem, terão a análise feita pela Comissão Interna no período de 11 a 12 de agosto. O encaminhamento de todas as avaliações ao DRH está marcado para o dia 13 de agosto.

A Comissão Interna, que reúne os processos de Avaliação da ATI, do CECOM e do LCC é presidida pela Diretora da Divisão de Apoio Administrativo (DAA), Nélia Neiva Zille.

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 30 de junho/2010, foram registrados 10.974 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em http://www.cecom. ufmg.br, ou diretamente no endereço https://www.ufmg.br/dti/cecom/proxy_ http.shtml.

RESSARCIMENTO DE PLANO DE SAÚDE NÃO TERÁ PAGAMENTO RETROATIVO

Conforme comunicado da ProRH, a partir do mês de Julho/2010, o Sistema Pessaude não permitirá o lançamento de ressarcimento para os meses anteriores, permitindo somente a comprovação de pagamento para o mês vigente.
Essa medida se deve ao fato de que o direito ao ressarcimento é devido somente a partir da data do requerimento do servidor, não sendo permitido o pagamento retroativo ao pedido.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JUNHO/ 2010

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/se_ redes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de junho/2009, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.433.093
622
400.346
1.834.061
16.119.278
17.953.339

 

As médias diárias durante o mês de junho foram as seguintes:

 

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
47.770
21
13.345
61.135
537.309
598.445

 

 

 

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Ridley Scott fará um documentário com vídeos do Youtube.com institulado A Vida em Um Dia. É um longa-metragem do mundo gerado por usuários do youtube.com. Link aqui.

– O vídeo do endereço http://miguelguarrior.wordpress.com/2010/06/28/just-a-video-about-an-at-at%E2%80% 99s-afternoon-adventures-httpwww-crunchgear-com/ é muito intessante. Um cachorro robô que faz xixi!

– Dica do David, da DRC: VírusTotal é um serviço que analisa arquivos suspeitos e proporciona uma rápida detecção de vírus, worms, cavalos de tróia, e todos os tipos de arquivos maliciosos detectados por vários mecanismos de antivírus: serviço independente e gratuito, uso de múltiplos mecanismos de antivírus, atualizações de assinaturas de antivírus em tempo real, resultados detalhados de cada mecanismo e estatísticas globais em tempo real. VírusTotal não substitui qualquer antivírus instalado em seu computador, já que apenas arquivos submetidos são analisados. Também não oferece proteção permanente ao usuário. Veja aqui.

– Fique na moda e saiba de tudo que rola no mundo fashion no site FFW, em http://ffw.com.br/.

– Dica enviada pelo Gustavo, da DRC: Analisador de imagem de nível de erro. Erro de análise mostra os diferentes níveis de erro em toda a imagem, sugerindo alguma forma de manipulação digital. Áreas de nota são os lábios e a camisa , assim como os olhos. Todos estão em níveis significativamente de erros diferentes do que os seus arredores. Presumivelmente, as cores foram alteradas nas áreas. Para quem trabalha com qualidade de imagem é interessante. Acesse aqui.

– Format Factory é um conversor de mídia multifuncional.
Tudo para MP4/3GP/MPG/AVI/WMV/FLV/SWF.
Tudo para MP3/WMA/AMR/OGG/AAC/WAV.
Tudo para JPG / BMP / PNG / TIF / ICO / GIF / TGA.
Rip DVD para vídeo, Rip Music CD de áudio.
Suporte MP4 iPod / iPhone / PSP / BlackBerry formato.
Suporta RMVB, Watermark, AV Mux.
E é free download.
Baixe aqui

– O CD e DVD mantêm seus dados apenas por um tempo limitado, normalmente por alguns anos. Após esse tempo, a perda de dados se desenvolve lentamente, com erros de leitura da mídia exterior para o interior. A perda de dados são evitadas pelo uso de códigos de correção de erro, dados de correção de erro ou é adicionado ao meio ou mantidos em arquivos de correção de erro em separado. Dvdisaster trabalha ao nível da imagem de modo que a recuperação não depende do sistema de arquivos da mídia. A capacidade de correção de erro máxima é selecionável pelo usuário. Visite aqui.


ABERTO PRAZO PARA MATRÍCULA EM CURSOS DE EXTENSÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

O Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras (Fale) recebe até 6 de agosto, matrículas para cursos de línguas estrangeiras que exigem pré-requisito. Já para os cursos que não exigem pré-requisito, o período vai de 21 de julho a 6 de agosto. Os cursos se destinam ao público em geral.

Os testes de nivelamento serão realizados nos dias 10 e 24 de julho, às 14h. O período de inscrição para esses exames vai até o dia 21 do mesmo mês.

De acordo com calendário divulgado pela Fale, as aulas do segundo semestre serão realizadas de 7 de agosto a 11 de dezembro, para as turmas de sábado; de 9 de agosto a 13 de dezembro, para as turmas que têm aulas às segundas e quartas-feiras; e de 10 de agosto a 7 de dezembro para as turmas de terça e quinta-feira.

O prazo para requerimento de bolsas é de 7 a 21 de julho. O formulário está disponível na página do Cenex, em www.letras.ufmg.br/cenex.

Mais informações pelo telefone (31) 3409-6002 ou pelo endereço cenex@letras.ufmg.br.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/015837. shtml – 07/07/2010)


PODA DE ÁRVORES NO CAMPUS PAMPULHA


PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA DO VESTIBULAR UFMG 2011 E INSCRIÇÃO PARA O ENEM TERMINAM DIA 9 DE JULHO

A UFMG recebe inscrições ao programa de isenção da taxa de inscrição ao Vestibular 2011 até sexta-feira, dia 9 de julho. Também nesta data encerram-se as inscrições para o Enem, cujas provas devem ser feitas pelos interessados em ingressar na UFMG. A universidade adotou os exames do Enem como primeira etapa e, de acordo com o MEC, as provas acontecerão nos dias 6 e 7 de novembro. A segunda etapa do vestibular da UFMG será realizada de 23 a 29 de janeiro de 2011 e as inscrições estarão abertas entre os dias 16 de agosto e 10 de setembro. Somente aqueles que tiverem o número de inscrição no Enem poderão se inscrever no Vestibular UFMG 2011.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 06/07/2010)


RESTAURANTES DA PRAÇA DE SERVIÇOS FECHAM NAS FÉRIAS DE JULHO

Os restaurantes e a cantina que funcionam na Praça de Serviços ficarão fechados de 10 a 25 de julho, período em que serão realizadas obras de manutenção no local.

“O funcionamento será interrompido depois do último dia letivo do semestre e só retornará no dia 26, quando terá início contrato com a nova empresa permissionária”, explica a diretora de serviços comunitários do Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais (DLO), Silmara Alves Oliveira.

Ela informa que, com o fim do contrato de cinco anos da antiga permissionária, a empresa Cook Empreendimentos em Alimentação Coletiva Ltda. venceu a licitação. “O contrato é de um ano, renovável por até cinco anos”, completa Silmara Oliveira.

A empresa praticará o preço de R$ 18,90 por quilo no restaurante da Praça (térreo) e de R$ 25,90 no restaurante do mezanino.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/016013.shtml – 07/07/2010)


RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS TÊM HORÁRIOS ALTERADOS DURANTE AS FÉRIAS

Os restaurantes universitários (RUs), administrados pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), terão seu funcionamento alterado a partir do próximo dia 10, devido ao período de férias na UFMG.

Em Belo Horizonte, os RUs Setorial II (campus Pampulha) e campus Saúde servirão apenas almoço, das 11 às 14h, de segunda a sexta-feira. Já o restaurante da Faculdade de Direito ficará fechado.

Em Montes Claros, o RU do Instituto de Ciências Agrárias também servirá apenas almoço, das 11h15 às 13h, durante todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos.

O funcionamento volta ao normal no dia 2 de agosto.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/016028.shtml – 06/07/2010)


PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS RECEBE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE BOLSA DE ENSINO SUPERIOR


O Programa de Bolsa Ensino Superior, vinculado ao Programa de Formação Integrada e Qualidade de Vida na Gestão de Pessoas (Profiq), abre inscrições para servidores efetivos da UFMG interessados em ajuda financeira para concluir o ensino superior.

As inscrições podem ser feitas na página da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (www.ufmg.br/prorh) até as 16h do dia 6 de agosto. Para concorrer, os interessados devem estar devidamente matriculados em alguma instituição privada de ensino superior.

Para o segundo semestre de 2010, serão sorteados 50 servidores para ocuparem as vagas remanescentes das edições anteriores do programa. O sorteio de seleção acontece no dia 13 de agosto, na sala 102 do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Unidade Administrativa III). Os servidores serão chamados respeitando-se a ordem desse sorteio, de acordo com o surgimento de vagas.

Os selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$120,00. Para ler o edital do Programa de Bolsa Ensino Superior vá até http://www.ufmg.br/prorh/EditalSup2010-2sem.pdf.

Mais informações na assessoria técnica da ProRH, pelo telefone (31) 3409-4527. (Com Pró-Reitoria de Recursos Humanos)

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/016036.shtml – 08/07/2010)


PROGRAMA PRÉ-VESTIBULAR 2010


CLASSIFICADOS

Vende-se Fiat Idea ELX 1.4 Flex completo, ano 2006, R$30 mil, único dono e mesmo proprietário que vendeu o Siena para o Leão. Contato com Carlos Alfeu.


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, n° 25, de 05/07/1990, publicou notícias sobre a participação do vice-diretor Carlos Alfeu Furtado da Fonseca no XXXIV ENANUNI, seminário sobre o Sistema Acadêmico, Paradas do Sistema A10, saída do técnico Alexandre Castor, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

VIAGEM
Eduardo Henrique Lima, Diretor do CECOM, esteve em Brasília no último dia 26, participando da Comissão de Elaboração de um sistema único de apropriação de custos para as Universidades Federais. Participaram também representantes das Universidades Federais de Goiás, Pernambuco, Brasília, Rio Grande do Sul e um representante do MEC..

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Eduardo Henrique Lima, Diretor do CECOM, fez hoje uma apresentação ao Pró-Reitor Adjunto, assesssores e funcionários da Pró-Reitoria de Planejamento, sobre o estágio atual dos sistemas de informação desenvolvidos pelo CECOM.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Diego Brandão Santos, hoje, dia 08; Elza Maria Guedes Rozinholi, no dia 10; e Paulo Couto Lessa, no dia 12. Os parabéns para os ex-ceconianos: Dante Grapiúna de Almeida, no dia 08; Bernadete Marques Gontijo Oliveira e Maria Manuela Martins Tavares Reyes, no dia 09; Carlos Alberto Ribeiro Silva, no dia 13; e Alfredo Ventura dos Anjos, no dia 14.