Sistemático: Edição 1477 – 15/07/2010


Notícias



CRESCE O NÚMERO DE SERVIDORES GERENCIADOS PELO CECOM

Na década de 90, o ambiente computacional gerenciado pelo CECOM, e colocado à disposição para acesso de seus usuários, era composto unicamente por um computador de grande porte (mainframe) Unisys, com seus periféricos (unidades de fita magnética, impressoras etc.).

Com o surgimento de novas plataformas, como o ambiente cliente/ servidor, as redes locais e a Web, houve a possibilidade de se utilizar equipamentos específicos para hospedar de forma descentralizada esses serviços. Anualmente, desde 1996, o CECOM divulga o número de servidores sob sua responsabilidade. Se naquela época eram apenas 13 equipamentos, hoje já são 105 máquinas instaladas no sub-solo da Reitoria, na área da Divisão de Controle do Processamento (DCP), divisão responsável por mantê-los operacionais e disponíveis e pela execução de procedimentos de backup e segurança dos dados ali armazenados.

O gráfico aqui apresentado mostra a evolução do número de servidores administrados pelo CECOM.

Desde o grande crescimento verificado em 2006, quando foram acolhidos equipamentos de projetos do Departamento de Ciência da Computação e ampliada a redundância dos principais serviços do LCC, o número de servidores vem sempre crescendo, porém em escala bem mais reduzida, principalmente, em virtude das novas tecnologias que melhoram o processamento e a performance dos hardwares, permitindo o oferecimento de muito mais serviços sem, necessariamente, exigir um aumento do parque computacional.

DAP DIVULGA NOVOS PROCEDIMENTOS PARA LICENÇA MÉDICA

O Depto. de Administração de Pessoal da UFMG divulgou, esta semana, os novos procedimentos a serem adotados para a concessão da licença para tratamento de saúde dos servidores ocupantes dos cargos efetivos, vinculados ao Regime Jurídico Único – RJU.
A Licença para tratamento de saúde do servidor foi regulamentada por meio do Decreto nº 7.003, de 09/11/09, publicado no DOU de 10/11/09.

No CECOM, os servidores que fizerem uso da licença médica, deverão entregar ao seu Diretor o respectivo atestado para que o mesmo possa autorizá-lo no Sistema de Frequência. Cada Diretor deverá imprimir a relação de abonos, anexar os atestados e enviá-los para a DAA, para controle, registro e arquivamento.

PUBLICADA A APOSENTADORIA DE PAULO INÁCIO

Foi publicada no Diário Oficial da União, em 09/07/2010, a aposentadoria do funcionário Paulo Inácio Sobrinho, Técnico de Tecnologia da Informação da Divisão de Controle do Processamento do CECOM.

Paulo Inácio entrou para o CECOM em março de 1977 como Operador de Computador, no antigo Setor de Sistemas da Divisão de Operação. Sempre atuou neste setor, como Operador, participando dos trabalhos da divisão que, por várias vezes teve seu nome alterado, até chegar à Divisão de Controle de Processamento (DCP).

Trabalhando como Operador de Computador, Paulo Inácio passou pelas vá-rias mudanças do equipamento central da UFMG, desde o IBM-360/40, Burroughs 6700, A-10, LX e Libra.
No início da carreira no CECOM, Paulo Inácio trabalhou com uma grande equipe de operadores, que tinha plantão 24 horas por dia, divididos em turnos. Atualmente, com o computador Libra, ele e Nilson José Marinho Vale compunham a equipe da Operação.

Antes de sua aposentadoria, Paulo se encontrou com alguns colegas do CECOM e contou que aguardava ansioso a publicação no Diário Oficial da União, já tendo traçado planos para essa nova etapa.


Paulo Inácio

NOVA ESTAGIÁRIA NO CECOM

O CECOM está contando com mais uma estagiária em seu quadro. Trata-se de Solange Teixeira de Oliveira, do curso de Sistemas de Informação.

Solange Teixeira iniciou o estágio no dia 12/07/2010, lotada na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde já está participando das atividades de atendimento aos usuários administrativos.


Solange Teixeira


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– “Se você está construindo seu primeiro site, você veio ao lugar certo. Comece navegando por tutoriais populares na lista abaixo. Procurando por algo específico? Pesquise usando a caixa de pesquisa acima no site. Se você quer apenas fazer um passeio através da nossa biblioteca, você poderá ver uma longa lista de todos os nossos cursos, juntamente com resumos de cada lição.” Então, vá até este link.

– A página http://www.google.com/appsstatus#hl=pt_BR fornece informações de desempenho dos serviços do Google Apps. A menos que o contrário seja indicado, estas informações de status se aplicam aos serviços para clientes e aos serviços para organizações que utilizam o Google Apps.

– Eles tem o Polvo Paul lá e a Internet tem o site PergunteaoPolvo para todos. Vá la! Pergunte ao polvo aqui.

– O Portal das Vídeo Aulas tem material para você aprender de tudo ou quase tudo. Acesse o portal e veja a quantidade de cursos no endereço http://www.portaldas videoaulas.com.br/.
– Delete seus arquivos para sempre com programa “Hard Drive Eraser”. Lembrando que é de inteira responsabilidade de quem usar o programa. O autor deste programa não se responsabiliza, direta ou indiretamente, por quaisquer perdas ou danos causados pelo uso deste programa. Link aqui.

– A AMANDA – Associação Mundo Animado das Artes, em parceria com o Ministério da Cultura (MINC), através do Programa Cultura Viva/Ponto de Cultura, promovem conjuntamente o Curso Profissionalizante de Pintura, Desenho e Animação na perspectiva de desenvolver a promissora atividade das Artes Visuais. Visite aqui.

– Brinque com as fotos tiradas de sua webcam e faça fotos hilárias e personalizadas. Envie cartões eletrônicos com as fotos. Tem que ter webcam conectada ao computador. O endereço é http://www. cameroid.com/.

– Às vezes pode demorar mais do que alguns movimentos do punho para assistir a um vídeo. Mas felizmente o YouTube/Leanback quer conservar a sua energia para você assistir mais vídeos. Assim, ele faz tudo para você sentar, relaxar e ser entretido. Os vídeos são adaptados aos seus interesses. Relax, vai se torna tão fácil quanto assistir TV. Vá até este link.

– Dica da Dôra (DAA): Acesse o Dicionário do Regime Jurídico Único, de Bráulio M. Guerra, em http://www.ufmg.br/prorh.


OFICINAS DO 42º FESTIVAL DE INVERNO DA UFMG EM DIAMANTINA RECEBEM INSCRIÇÕES ATÉ DIA 19

Termina na próxima segunda-feira, 19 de julho, o prazo de matrículas para as oficinas sem seleção do 42º Festival de Inverno da UFMG, que acontece de 20 a 29 de julho em Diamantina. Ainda há vagas nas áreas de Artes Audiovisuais, Cênicas, Literárias, Musicais, Plásticas e de Projetos Especiais. Os interessados devem fazer a matrícula pelo site www.fundep.ufmg.br ou procurar os postos de atendimento da Fundep no campus Pampulha e na Casa da Glória, em Diamantina. O valor da matrícula é de R$ 40,00, sendo que crianças pagam R$ 20,00.

Ainda existem vagas, por exemplo, na oficina “Roteiro para curta-metragem”, com o poeta e ensaísta Paulo de Andrade (UFU), da área de Literárias, para quem quer aliar literatura ao cinema. Na área musical, o violinista, cantor, compositor e professor Gilvan de Oliveira, que já se apresentou em vários países do mundo e fez parcerias com grandes nomes da MPB, como Milton Nascimento e Fernando Brant, ministra a oficina “Performance, música ao vivo para uma cena projetada” destinada a músicos que tenham conhecimentos básicos de harmonia.

Outras oficinas que ainda têm vagas são as da área de Projetos Especiais. O seresteiro belorizontino Waldir Silva, que já tocou ao lado de grandes artistas da música e que tem uma carreira coroada de sucessos, ministra a oficina “Seresta”, cujo público-alvo são os seresteiros. Outra opção é a oficina “Orquestra”, com o coordenador da Orquestra Sinfônica da UFMG e maestro titular do Coral Lírico de Minas Gerais, Lincoln Andrade, que vai desenvolver a prática instrumental na formação de uma orquestra clássica com cordas, madeiras, metais e percussão.

Informações sobre matrículas nas oficinas do 42º Festival de Inverno da UFMG podem ser obtidas pelo site www.fundep.ufmg.br, pelo e-mail callcenter@fundep.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4220.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 14/07/2010)


QUARTA CRESCENTE



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, nº 26, de 12/07/1990, publicou notícias sobre resoluções da Comissão de Administração de Dados, Linha dedicada fora do Campus, palestras às sextas, concursos do IEDRHU, recordes da rede, entre outras. A notícia que se destacou foi:

LINHA DEDICADA EM TODO O CAMPUS
O CECOM já solicitou ao Depto. de Manutenção que providencie a instalação de linhas telefônicas interligando os seguintes órgãos/unidades ao A10: DM, DMP, DSG, FaE, Fale, Biblioteconomia, Centro Pedagógico, Imprensa, DPFO, Fundep, CAV, BC, Coltec, LCC, Assufemg, Editora e CEU.
Com essas ligações, estas unidades deixarão de comunicar-se via linha discada (utilizando rede pública de telefonia a 1200 bps), passando a contar com comunicação direta, privativa a 9600 bps. Estas novas linhas permitirão a instalação de, até, 9 terminais em cada local.
Já estão conectadas nesta modalidae as seguintes unidades: Belas Artes, Fafich, IGC, ICEx, ICB, Veterinária, Educação Física e DP.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: "O Sistemático” envia os parabéns para Edgard Eustáquio de Morais, no dia 18. Os parabéns para os ex-ceconianos: Alberto Moreira dos Santos, no dia 16; Ivan Pereira Prado e Kátia Lisboa Macedo, no dia 18; Simone Lopes de Moura e Adelaide Maria Coelho Baeta, no dia 19; Márcio Benedito Baptista, no dia 20; Fátima Daniel de Sales, Roberto Gadelha Pinheiro, Juliana Cássia de Lima e Luís Fernando Costa, no dia 21; e Marcus Vinicius Duarte Teixeira, no dia 22.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos do encerramento do módulo de Língua Portuguesa do Curso Instrumental de Línguas, organizado pelo CECOM, com apoio da ProRH e professores da Fale, no dia 17 de junho. As fotos são de autoria de Vicentina Queiroz.


Jefferson e Tereza Cristina


Gustavo, David e profa. Andréa


Jane, Eliane e Rute


Porque a Cecília se escondeu?


Eliane, Ana Motta, Rute, Takeda, Carlos Alfeu e Jane