Sistemático: Edição 1479 – 29/07/2010


Notícias



ENCERRADO PROCESSO DE MATRÍCULA ONLINE DA PÓS-GRADUAÇÃO

O período de matrícula online da Pós-graduação foi encerrado na segunda-feira, dia 26 de julho. A utilização do sistema online alcançou um número expressivo de alunos: 5.741 alunos, que correspondem a 88,84% do total (6.462 alunos). Esta foi a segunda utilização do sistema por todos os cursos após o piloto realizado no segundo semestre de 2009 que contou com a participação de 2 programas de Pós-graduação.

Além da possibilidade de solicitar a matrícula em disciplinas eletivas, o sistema de matrícula vem sendo aperfeiçoado a cada semestre. Foram incluídos mais relatórios administrativos que exibem as turmas formadas antes da efetivação, matrículas efetivadas, entre outros. A versão do sistema para a matrícula do segundo semestre de 2010 contou ainda com bloqueio automático baseado no calendário geral de matrícula. O período determinado para matrícula da Pós-graduação foi de 30 de junho a 26 de julho. Dentro desse período os programas de Pós-graduação configuraram suas datas livremente. O bloqueio desse período foi feito automaticamente e, mesmo havendo a possibilidade de extensão do prazo, neste semestre não foi necessário.

Outra novidade foi o bloqueio do lançamento de matrícula diretamente no Sistema Acadêmico pelas Secretarias, o que obrigou as unidades, alunos e orientadores a utilizarem o sistema online. Após o término da utilização do sistema de matrícula, o sistema Acadêmico foi desbloqueado no dia 27 de julho para acertos. A grande alteração no processo aconteceu na oferta de turmas. Os programas, ao lançarem a oferta de turmas, poderiam distribuir vagas para outros cursos (desde que a atividade fizesse parte do curso selecionado) e, dessa maneira, a turma ficava disponível para os alunos do curso selecionado para que os mesmos pudessem solicitar matrícula na turma. Os cursos tiveram a liberdade para efetivar as matrículas dos alunos nessas turmas (mesmo não sendo o ofertante), respeitando o limite de vagas disponibilizado pelo programa ofertante.

Os números finais deste ano foram bem satisfatórios. O quadro abaixo ilustra o resultado final do processo de matrícula online da Pós:

 
2010/2
SITUAÇÃO DAS PROPOSTAS QUANTIDADE PERCENTUAL RELATIVO(%) PERCENTUAL TOTAL(%)
Salva
17
0,3
0,26
Aguardando 1ª análise do Orientador
413
7,19
6,39

Aguardando correções do Aluno (sem sugestões)

27
0,47

0,47

Aguardando correções do Aluno (com sugestões)
14
0,24
0,22
Aguardando 2ª análise do Orientador
29
0,51
0,45
Aprovada pelo Orientador com eletivas pendentes
127
2,21
1,97
Aprovada
5.114
89,08
79,14
TOTAL DA PROPOSTAS
5.741
100
88,84
PROPOSTAS NÃO ENVIADAS
721
11,16
TOTAL DE ALUNOS
6.462
 

Entre as 721 propostas não enviadas, deve-se considerar que alguns alunos que ainda estão com situação normal no sistema são concluintes e realmente não necessitariam efetuar proposta de matrícula. Além desses, há ainda os alunos ingressantes. Muitos foram incluídos no sistema após o período de matrícula determinado pelo seu curso, portanto, as suas matrículas serão efetivadas diretamente no sistema Acadêmico. Feitas essas considerações, em estimativa feita pela equipe da PRPG, o percentual de propostas não enviadas cairia de 11,16% para cerca de 3%, o que configura aproximadamente 97% de propostas enviadas pelo sistema de Matrícula Online.

Para esta versão do sistema, foi montada uma comissão formada por membros da PRPG (Zélia Pires da Silveira e Maria Dolores Diniz), DRCA (Ana Lúcia Ribeiro Diniz, Leusléia Ferreira Dias e Bruno Cola Greggio), Help-desk (Zélia Maria Oliveira Falcão de Almeida e Andréa Nunes Gaspar) e CECOM (Diogo Magalhaes e Pedro Begalli). A equipe de desenvolvimento do CECOM foi formada por Diogo Freitas Duarte Magalhães, Pedro Henrique Begalli Resende, Leandro Damasceno Pio e Euler Xavier de Oliveira.

UFMG PREPARA RECEPÇÃO DE CALOUROS

A Semana de Recepção de Calouros do segundo semestre está agendada para o período de 2 a 4 de agosto. Os novos estudantes serão recebidos na UFMG e participarão de atividades que têm como objetivo apresentar a instituição e prepará-los para o início da vida universitária.

A programação dos dias 2 e 3 de agosto, comum a todos os cursos, acontecerá nos auditórios da Faculdade de Ciências Econômicas, do Instituto de Ciências Biológicas e da Reitoria. No dia 4 de agosto, os calouros serão recepcionados por seus próprios departamentos.

A abertura da recepção aos calouros, no dia 2 de agosto, contará com a presença do reitor, prof. Clélio Campolina, e da vice-reitora, profa. Rocksane de Carvalho Norton. Em seguida, a profa. Antônia Vitória Soares Aranha, pró-reitora de Graduação, fará a saudação aos estudantes. Nesse dia, os alunos poderão conhecer mais sobre as atividades da Diretoria para Assuntos Estudantis e as Políticas Institucionais de Apoio ao Estudante e acompanhar palestras proferidas pelos professores João Gabriel Marques Fonseca, médico, músico e doutor em Medicina pela UFMG, que falará, na parte da manhã, sobre o tema Cuidar-se para produzir e Juarez Tarcísio Dayrell, sociólogo e doutor em Educação pela USP, que falará, na parte da noite, sobre o tema Universidade e juventude.

No segundo dia, 3 de agosto, os alunos terão a apresentação do painel Vida acadêmica na graduação: conexões entre ensino, pesquisa e extensão, com a participação dos pró-reitores de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão. Também serão apresentados os programas de mobilidade estudantil e intercâmbio internacional, além de informações sobre está-gios e bolsas da Graduação. Completando a programação do dia serão apresentadas aos calouros as atividades desenvolvidas pela Ouvidoria da Universidade e pelo Diretório Central dos Estudantes. No final, haverá apresentação artística de dança indiana.

No terceiro dia, 4 de agosto, os alunos terão programação específica por curso, em horários definidos na programação deste dia. (Com Assessoria da Prograd)

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 26/07/2010)


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O que a BP Oil poderia comprar com o que gastou com o vazamento no Golfo do México? Saiba clicando aqui.

– Músicos da Broadway criticam substituição de instrumentos por máquinas. Veja aqui.

– Visitas Virtuais Tridimensionais ao Vaticano:
http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html
http://www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/vr_tour/index-en.html
http://www.vatican.va/various/basiliche/san_paolo/vr_tour/index-it.html
http://www.vatican.va/various/basiliche/san_giovanni/vr_tour/Media/VR/Lateran_Nave1/index.html

– GVT e CDI lançam terceira edição do Guia para o Uso Responsável da Internet. O endereço é http://www.internetresponsavel. com.br/criancas.

– Se vai viajar para Portugal ou mora lá, não perca o Festival Praia de Mira no mês de Agosto. Veja as datas e quem estará por lá em http://www.festivalpraiademira.com.

– WikiLeaks liberou hoje mais de 75.000 relatórios secretos militares E.U.A. que cobriam a guerra no Afeganistão. É um compêndio extraordinário secreto de mais de 91 mil relatórios que cobrem a guerra no Afeganistão 2004-2010. Os relatórios descrevem a maioria das mortais ações militares envolvendo os militares dos Estados Unidos. Elas incluem o número de pessoas indicadas para serem mortas, feridas ou detidas durante cada ação, em conjunto com a localização geográfica exata de cada evento, as unidades militares envolvidas e grandes sistemas de armas usadas. Veja.

– No blog do Edu tem lógica, matemática, física e conhecimento sem mistério. O endereço é http://eduviana1.blogspot.com/.


RESTAURANTES DA PRAÇA DE SERVIÇOS REABREM DIA 2 DE AGOSTO


Os restaurantes e a cantina da Praça de Serviços voltam a funcionar na próxima segunda-feira, 2 de agosto. Os estabelecimentos foram fechados no período de julho para realização de obra de manutenção, mas a conclusão não ocorreu no prazo previsto, devido ao estado físico das instalações.

A empresa Cook Empreendimentos em Alimentação Coletiva Ltda. assume o espaço, após vencer a última licitação. O contrato é de um ano, com possibilidade de renovação por outros quatro.

A empresa praticará o preço de R$ 18,90 por quilo no restaurante da Praça (térreo) e de R$ 25,90 no restaurante do mezanino.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/016219.shtml – 29/07/2010)


MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL OFERECE PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS


Até 8 de agosto, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG realiza uma série de atividades especiais. A programação de férias, aberta de terça-feira a sexta-feira e nos finais de semana, inclui caminhada monitorada nas trilhas, exposições permanentes e oficinas.

Os visitantes podem participar de caminhada monitorada nas trilhas dos 600 mil metros quadrados de área verde do Museu ou de um Enduro a pé, espécie de gincana na qual os participantes procuram por pistas informativas sobre a fauna e flora da nossa mata.

Além disso, duas oficinas estarão à disposição do público: a de pigmentos e a de escavação arqueológica. Na primeira, frutas, folhas e terra serão materiais usados para produzir tintas naturais, enquanto na oficina de escavação será simulado o trabalho de campo da arqueologia em uma réplica de sítio, com todas as etapas de busca e retirada de vestígios de tempos passados.

Durante a semana, as exposições permanentes estarão abertas das 9h às 17h, entretando não haverá apresentação cênica do Presépio do Pipiripau.

Já nos fins de semana, o Museu conta com visitas monitoradas às exposições, caminhada pela mata, visita ao Centro de Referência Cartográfica (acervo de documentos cartográficos e outras iconografias sobre o território de Minas Gerais e do Brasil) e apresentações do Presépio do Pipiripau. A programação para os sábados e domingos também prevê oficinas de Pigmentos e Papel Reciclado, que ocorrem em dois horários.

A programação completa com os horá-rios é a seguinte:

Terças-feiras:
10h – Caminhada monitorada na mata
10h30 – Oficina de Pigmentos
14h30 – Caminhada monitorada na mata
15h – Oficina de Pigmentos
Quartas-feiras:
10h – Enduro
10h30 – Oficina de Pigmentos
14h30 – Caminhada monitorada na mata
15h – Oficina de Escavação Arqueológica
Quintas-feiras:
10h – Enduro
10h30 – Oficina de Pigmentos
14h30 – Caminhada monitorada na mata
15h00 – Oficina de Pigmentos
16h – Oficina de Escavação Arqueológica
Sextas-feiras:
10h – Enduro
10h30 – Oficina de Pigmentos
14h30 – Caminhada monitorada na mata
15h – Oficina de Pigmentos
16h – Oficina de Escavação Arqueológica
Sábados e domingos:
10h às 17h – Visita às exposições da mineralogia, arqueologia, paleontologia, física divertida e espaço de plantas medicinais
10h às 12h e 14h às 16h – Oficinas de pigmentos, de papel reciclado e jogo da memória do Museu
10h30 e 14h30 – Caminhada pela mata. Inscrições na varanda do Presépio. Duração média da caminhada: uma hora
10h30 – 12h30 – 15h30 – 16h30 – Exposição Morcegos: verdades e mitos
11h às 13h e 14h às 16h – Visita ao Centro de referência em cartografia histórica (Palacinho)
11h e 15h – Sessões extras: 12h e 17h – Apresentação do presépio do Pipiripau
11h30 – 13h – 14h30 – 16h – Experiências no Espaço Química na Cabeça
12h e 14h – Visitas temáticas: fauna e flora do Museu (Local: Exposição dos Morcegos)

A entrada custa R$ 4,00 (menores de cinco anos e maiores de 60 anos não pagam)
O Museu de História Natural e Jardim Botânico fica à Rua Gustavo da Silveira, 1.035, Santa Inês, próximo à estação Santa Inês. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7607 ou no site do Museu.

(Com Assessoria de Imprensa do MHNJB)
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/016251.shtml – 28/07/2010)


   


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 28, de 26/07/1990, publicou notícias sobre recordes da rede, cancelamento de impressão remota, Concurso Supletivo geral, palestras internas, paradas do Sistema A10, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

NOVO HERMES
Está prevista para o mês de agosto a implantação pelo CECOM da nova versão do Hermes – Correio Eletrônico. Inicialmente, a nova versão estará disponível exclusivamente na window CECOM. O objetivo desta medida é possibilitar a realização de testes, treinamento aos usuários (tanto os que já fazem uso quanto os que ainda não foram cadastrados como usuários) e formação de pessoal no CECOM para agilização da implantação nas unidades que faltam.
A DST já está em contato com a MSA para preparação da implantação no ambiente de testes.
A programação do treinamento a ser feito no mês de agosto será elaborado pela Vice-Diretoria, que prevê inicialmente a participação de 2 pessoas por unidade/órgão.a.

MATRÍCULA ONLINE
Durante esta semana está sendo realizada a matrícula dos veteranos em todas as unidades da UFMG, sendo que tal processo tem apresentado várias novidades devido às novas normas acadêmicas e aos novos currículos dos cursos.
Em cinco destas unidades (ICB, Fafich, Educação Física, Belas Artes e Música), além destas novidades, está ocorrendo a matrícula online. Espalhados por estas unidades, vários micros e terminais conectados ao A10, têm efetuado a matrícula dos alunos gerando com isto, sensíveis alterações no volume de transações do sistema.
Nas atividades desta semana, até as 11h da manhã de hoje, já foram impressas cerca de 11.000 páginas de formulário (contando-se comprovantes de matrícula e outros serviços).
O volume de impressão está assim distribuído pelas 5 unidades:
– Fafich: 37,97%
– ICB: 37,03%
– Educação Física: 15,01%
– Belas Artes: 5,46%
– Música: 4,50%



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Diva Corrêa Vieira, no dia 31. Os parabéns para os ex-ceconianos: Pedro Maia da Costa Ribeiro, no dia 29; Eliane Pawlowiski e Edgard Costa de Paiva, no dia 31; Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua (DCC), no dia 1o de agosto; Joaquim Coelho da Fonseca Neto, no dia 03; Iracema Alves Torres e Evandro de Paula Godoy, no dia 04.