Sistemático: Edição 1481 – 12/08/2010


Notícias



CECOM EXPANDE REDE WIRELESS DA REITORIA

A DRC terminou a instalação e configuração de 8 pontos de acesso à Rede UFMG na Reitoria, entre o 5o e 8o andares. Estes pontos de acesso formam o ponto inicial de uma rede wireless cobrindo todo o prédio e se apresentam com duas identidades de rede diferentes: uma, “Reitoria”, que já existia, mas cobrindo apenas os espaços para eventos no primeiro e segundo andares, e a segunda, “UFMG”, onde estão sendo efetuados testes de autenticação através de login e senha do “MinhaUFMG”. Estes testes são importantes para identificação de problemas que poderão ocorrer na montagem de uma futura rede wireless que cubra toda a UFMG e, ao final, serão elaborados documentos com instruções para configuração de diversos equipamentos e sistemas operacionais, como telefones celulares e sistemas Windows, Mac e Linux.

Os equipamentos utilizados são do modelo WA6102X, fabricados pela Accton/Edge-core, e são especialmente desenhados para uso em pequenas empresas. Os rádios contam com diversas possibilidades de configuração, permitindo inclusive o “roaming”, que é a mudança automática da conexão do usuário de um ponto de acesso para outro, à medida que ele se desloca dentro da área de cobertura da rede.

Os equipamentos já existentes utilizados pela rede “Reitoria” original serão reconfigurados de maneira que possam se adequar aos novos padrões utilizados. Nos outros andares, a DRC está efetuando testes para determinar a melhor localização dos rádios. Terminados estes testes, o CECOM solicitará ao DEMAI a instalação de infraestrutura de lógica e elétrica e concluirá a instalação da rede.

CECOM DÁ INÍCIO AO SEGUNDO MÓDULO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO 2010

Foi realizada nesta segunda-feira, dia 09, no Auditório da Copeve, a aula inaugural do módulo de Língua Inglesa do Curso Instrumental de Línguas. O curso faz parte do Programa de Capacitação 2010 do CECOM, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e professores da Faculdade de Letras (Fale).

A coordenação do módulo de Língua Inglesa está a cargo da profa. Júnia de Carvalho Fidelis Braga, juntamente com o prof. Marcos Racilan.

O módulo terá 70 horas/aula, não presenciais, somente realizado com atividades à distância, e será encerrado no dia 24 de setembro.

Estiveram presentes à aula inaugural 43 dos 46 servidores inscritos, que pertencem aos seguintes órgãos administrativos: CECOM, LCC, ATI, DRCA, DAP, DCF, Proplan, PRA, ProRH, Copeve, DEMAI e CAC.


Carlos Alfeu apresenta os professores do módulo de Inglês, Júnia Braga e Marcos Racilan


Os participantes do curso


PUBLICADA A APOSENTADORIA DE ELIZABETH CLEMENTINO

Foi publicada, no Diário Oficial da União, de 10/08/2010, a Portaria no 4959, de 06/08/2010, que aposentou a funcionária Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Auxiliar em Administração, lotada na Divisão de Apoio Administrativo.

Beth, como todos a chamavam, entrou para o CECOM em 1976, por meio da Fundep, como datilógrafa, lotada na Secretaria Administrativa. Logo depois, ficou como responsável pelo almoxarifado e recepção do CECOM. Em agosto de 1978, foi contratada pela UFMG e em 1979 foi para o subsolo trabalhar na equipe de digitação. Permaneceu por 14 anos na Divisão de Controle. Em 1993, foi remanejada para a DAA, retornando ao 8o andar. No início, ficou na Biblioteca e depois assumiu a parte de Compras da divisão, posto que ocupou até a sua aposentadoria.


Beth


AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SERVIDORES DEVE SER FEITA ATÉ AMANHÃ

Encerra-se nesta sexta-feira, 13, o prazo para avaliação de desempenho para servidores técnicos e administrativos da UFMG.

A partir do acesso ao portal minhaUFMG, todos os servidores devem realizar o preenchimento online do formulário de autoavaliação. Também devem ser preenchidos os formulários de avaliação do servidor pela chefia e de avaliação da equipe de trabalho.

“É imprescindível que a autoavaliação seja preenchida antes da avaliação da chefia, pois o processo só será concluído se feito nessa ordem”, explica Filipe Menezes, administrador da Coordenadoria de Concurso e Admissão do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH/ProRH). O formulário deve ser impresso e assinado pelo servidor e pela chefia, que pode ser técnico ou docente, desde que integre quadro da UFMG.

Segundo Filipe Menezes, para os técnicos e administrativos as avaliações anuais de desempenho acontecem para concessão das progressões por tempo de serviço, no caso, progressão por mérito, concedidas a cada 18 meses de efetivo exercício, diferentemente de outras carreiras do serviço público federal, que são avaliados para o recebimento de gratificação de desempenho onde também é ponderada a “avaliação institucional”.

Para ser aprovado e obter a progressão, o servidor precisa alcançar no mínimo 70 pontos, obtidos a partir da soma da autoavaliação com a avaliação da chefia.

O acesso aos formulários deve ser feito por meio do portal eletrônico minhaUFMG, com a utilização dos respectivos logins. Os servidores que não tiverem acesso ao minhaUFMG nem ao documento que contém os números de identificação pessoal (nips) devem procurar o Laboratório de Computação Científica do ICEx, para restaurar o acesso.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/015825.shtml – 12/08/2010)


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as sguintes dicas:

– A organização socioambientalista Pró-Mar realizará o I Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos, no dia 20 de agosto, no Club Med da Ilha de Itaparica (BA). Ainda no site: “Exposição a químicos e má alimentação podem acelerar puberdade nas meninas”. Visite o endereço http://www.ecodesenvolvimento.org.br/.

– Em http://www.gastarpouco.com.br/, você encontra as melhores promoções de sua cidade para gastar pouco todos os dias. As ofertas são diárias, com descontos incríveis e com prazo para terminar. Clique em trocar cidade para ver as promoções da sua cidade.

– Curso Online de Organização de Eventos aborda o conceito de turismo de eventos, a classificação, captação, planejamento estratégico, gerenciamento de recursos humanos, captação de patrocínio, orçamento, cerimonial, protocolo, requisitos necessários para um destino, receber eventos. Veja aqui.

– vPike.com, com Google, fornece a rua, fotos área, as condições de tráfego local, webcams região, notícias locais e direções de condução. Encontre qualquer endereço do mundo em http://www.vpike.com/.

– A aventura humana de montar uma civilização nos trópicos, contada com a tecnologia mais avançada, num livro de 352 páginas em cores e num CD-ROM com 1200 temas e mais de 2000 imagens. Uma história onde se cruzam povos, sonhos, guerras, cobiça, beleza e muitas novidades. Veja no endereço http://www.historiadobrasil.com. br/.

– Um site que vale a pena conhecer é o Saber Cultural. O endereço é http://www.saber.cultural.nom.br/index.html.

– Uma dica super bacana da Natália Arantes, da DRC: Em http://www.freeicons web.com/index.html você pode navegar e fazer download de mais de 20 mil ícones de alta qualidade. São grátis para Windows, Macintosh e Linux. (Ícones Desktop, Windows Icons, Windows XP e Vista ícones, Mac OS X ícones, Linux, PNG ícones transparentes, ícones Gif, Ícones Pixels). Valeu Naty!


UFMG DIVULGA RESULTADO DE ISENÇÃO DA INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR 2011

Canditados ao Vestibular UFMG 2011 que se inscreveram para obter isenção da taxa de inscrição podem conferir o resultado de seu pedido, a partir de hoje, 12 de agosto, no site www.ufmg.br/copeve. Este ano o Programa de Isenção da Taxa de Inscrição ao Vestibular UFMG concedeu isenção integral para todos os candidatos que comprovaram, através da documentação exigida, sua condição de não poder arcar com a taxa de inscrição, que este ano será de R$ 90.

De acordo com a Comissão Permanente do Vestibular UFMG (Copeve), este ano 30.235 candidatos se inscreveram no programa, mas apenas 12.804 enviaram a documentação comprobatória, sendo que destes, 10.778 foram contemplados com a isenção integral.
A consulta ao resultado é individual e pode ser feita pelo site www.ufmg.br/copeve e ainda pelos telefones (31) 3409-6700, 3409-4408 e 3409-4409, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 h.

Inscrições começam segunda- feira: A partir da próxima segunda-feira, 16 de agosto, até o dia 10 de setembro, a UFMG recebe, exclusivamente pela internet, inscrições ao Vestibular 2011. Apenas os candidatos que tiverem o número de inscrição no Enem poderão se inscrever no concurso da universidade, pelo site www.ufmg.br/copeve. A taxa é de R$ 90.

Como definido pelo Conselho Universitário em maio, a UFMG utilizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à primeira etapa do Vestibular, para ingresso em 2011. As provas do Enem serão nos dias 6 e 7 de novembro e as provas da segunda etapa do Vestibular UFMG serão realizadas em Belo Horizonte e em Montes Claros, de 23 a 29 de janeiro de 2011.

O Vestibular UFMG 2011 ofertará 6.610 vagas em 75 cursos. As provas específicas da segunda etapa terão novidades. Serão duas provas diferentes de matemática, que segundo a pró-reitora de Graduação, professora Antônia Aranha, terão nível de “profundidade” diferenciado de acordo com o curso. A prova de matemática A será para o curso de Gestão Pública (curso oferecido em BH) e Administração (curso oferecido em Montes Claros).

A prova de matemática B será aplicada para os demais cursos que têm esta disciplina na segunda etapa: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Física, Geologia, Química, Química Tecnológica, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Estatística, Matemática, Matemática Computacional, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Controladoria e Finanças, Relações Econômicas Internacionais e Sistemas de Informação, todos em BH. Os candidatos ao curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, em Montes Claros, também fazem a prova de matemática B.

A leitura dos livros indicados anteriormente para o vestibular continua valendo para candidatos aos cursos de Letras, Comunicação Social, Teatro e Dança. Não haverá redação na segunda etapa, pois será utilizada a nota da redação do Enem.

Educação a distância: Os candidatos aos cursos de Educação a Distância deverão se inscrever no Vestibular UFMG 2011, no período de 11 a 25 de outubro e a taxa é de R$ 10. Esses candidatos também deverão ter o número de inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2010, que valerá como etapa única de seleção.

Serão ofertados cursos de bacharelado em Geografia, licenciatura em Matemática, Pedagogia, licenciatura em Química, que exigirão encontros presenciais em onze cidades polo – Araçuaí, Bom Despacho, Campos Gerais, Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Frutal, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni. Essa modalidade é realizada por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). …

Educação do Campo e Indígena: Na Licenciatura em Educação do Campo a seleção será feita exclusivamente através do Enem e os candidatos devem se escrever também na UFMG, no período de 27 de setembro a 8 de outubro pelo site www.ufmg.br/copeve. A taxa de inscrição é de R$ 15,00. …

As inscrições para o vestibular do Curso de Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas também deverão ser feitas no período de 27 de setembro a 8 de outubro. Os candidatos não precisam fazer as provas do Enem e devem atentar para documentação específica, no item II.9 do edital. As provas específicas abertas serão realizadas no dia 21 de novembro de 2010, às 14h.

Os telefones da Copeve são: 3409-4408/3409-4409

(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 12/08/2010)


VISITA CURIOSA

Na semana passada, Gustavo Diniz, da DRC, encontrou na Av. Antônio Carlos, perto da barragem da Pampulha, uma coruja atordoada. Trouxe para o CECOM e não precisa nem contar que todos queriam vê-la, dar palpites, saber se estava ferida, se era filhote etc.. Ela foi levada para uma clínica veterinária, ao lado do Via Brasil, onde são acolhidos e tratados animais feridos, recolhidos nas ruas. Esta semana, Gustavo teve notícias da coruja, que está bem e já foi entregue à Polícia Florestal.



 
 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 30, de 09/08/1990, publicou notícias sobre infraestrutura de rede, atualização do TVA, palestras do CECOM, Sistema de Estoque, curso Atualização Pessoal, posse do vice-reitor Evando Mirra de Paula e Silva, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PALESTRA DA DP
O Vice-Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, apresentou hoje à tarde, uma palestra para o Depto. de Pessoal sobre o plano de informatização do departamento. Além das linhas gerais do plano, foi apresentado aos funcionários do DP o estágio atual dos sistemas já desenvolvidos ou em desenvolvimento para a área de pessoal.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Maria Auxiliadora dos Santos, hoje, dia 12; Marcelo Novaes Machado, no dia 14; e Thomas Rodrigues Thorun, no dia 17. Os parabéns para os ex-ceconianos: David Lan Kwai Pan, no dia 16; Izaías Marques de Oliveira, no dia 17; Heitor Mota Belisário de Moraes e Peterson William Bueno de Oliveira, no dia 18.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram tiradas por Caroline Mitsuko durante a aula inaugural do Módulo de Língua Inglesa do Curso Instrumental de Línguas, na última segunda-feira, dia 09, no Auditório da Copeve.


Profa. Júnia e prof. Marcos


José Eugênio, Pedro Begalli, Carolina Diniz, Nilson, Jefferson e Márcia Martins


R uth, Beth Bastos, Ana Motta, Vicentina, Helena, Takeda, Eliane e Cristina Andrade


Os analistas do LCC: Alex, Lucas, Karina e Walison


Em primeiro plano: Ana Lúcia Diniz e João Carlos