Sistemático: Edição 1482 – 19/08/2010


Notícias



DIÁRIO ATINGE NOVOS RECORDES NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO

Após o encerramento do 1o semestre letivo de 2010, foram fechadas 6.476 turmas do total de 8.284 ofertadas no 2o semestre de 2009. Este número corresponde a 78,17% das turmas e mostra a grande utilização e aceitação do aplicativo desenvolvido pelo CECOM.
Ao se comparar os percentuais de fechamento de turmas de graduação e pós-graduação, pode-se notar uma distância. Enquanto na graduação foram fechadas 85,37% das turmas (5.450 de 6.384), as turmas de pós-graduação alcançaram somente 54% de fechamento pelo diário (1.026 de 1.900). No entanto, os números, tanto da graduação quanto da pós-graduação, vem crescendo a cada semestre como mostram os gráficos abaixo.

O Diário de Classe está sendo executado no servidor mais moderno do CECOM, utilizando Cluster de 4 máquinas. Este foi mais um passo em direção a modernização dos equipamentos do CECOM visando um melhor atendimento às necessidades da comunidade acadêmica.

A equipe envolvida nas manutenções e desenvolvimento do sistema é formada por Diogo Freitas Duarte Magalhães, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Pedro Henrique Begalli de Rezende.

2010/1
Turmas de Graduação
Ofertadas
Fechadas no Diário Eletrônico
Percentual (%)
Total de Turrnas
6.384
5.450
85,36
Turmas de Disciplinas somente Teóricas (tipo "T")
3.039
2.503
82,36
Turmas de Disciplinas somente Práticas (tipo "P")
1.477
1.268
85,84
Turmas Teóricas de Disciplinas Teóricas e Práticas (tipo "T/P")
1.868
1.679
89,88


  2010/1
Turmas de Pós-Graduação
Ofertadas
Fechadas no Diário Eletrônico
Percentual (%)
Total de Turrnas
1.900
1.026
54,00
Turmas de Disciplinas somente Teóricas (tipo "T")
1.332
756
56,75
Turmas de Disciplinas somente Práticas (tipo "P")
186
75
40,32
Turmas Teóricas de Disciplinas Teóricas e Práticas (tipo "T/P")
382
195
51,04


Totais
8.284
6.476
78,17

CONSELHO DE DIRETORES DISCUTE REDE SEM FIO NA UFMG

Em reunião do Conselho de Diretores realizada no último dia 11, o Reitor distribuiu documento preparado pelo CECOM sobre a montagem de uma rede sem fio na UFMG. Neste documento é feita uma pequena introdução aos conceitos de rede sem fio e são sugeridos critérios para seleção de equipamentos e priorização de locais que devem receber cobertura, como auditórios e bibliotecas. Também consta do documento estimativa dos recursos necessários para complementação da rede nos espaços não priorizados em cada escola.

Em reunião ainda não agendada, o Diretor de Tecnologia de Informação da UFMG, professor Luciano de Errico, será convidado a comentar o projeto e sanar dúvidas apresentadas pelos diretores.

MAIS UM COLEGA CECONIANO OBTÉM O GRAU DE ESPECIALISTA

Foi realizada no ICEx/UFMG, no último dia 10 de julho, a apresentação do trabalho de monografia elaborado pelo analista do CECOM, Ronaldo Araújo Costa, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Informática. O analista Ronaldo Costa iniciou seu curso de Pós-Graduação Lato Sensu no DCC, como funcionário-bolsista da UFMG, no primeiro semestre de 2009, com duração de três semestres, tendo concluído as 14 disciplinas referentes ao curso em julho de 2010. O tema escolhido, pesquisado e elaborado para a monografia, com orientação do Professor Antônio Mendes Ribeiro do DCC/UFMG, foi "Modelagem de Requisitos de Software: Técnicas de Modelagem baseada em Objetivos". O trabalho foi aprovado pela banca presente ao evento de apresentação, tendo Ronaldo obtido a partir de então o grau de Especialista em Informática na área de Análise de Sistemas, pelo Departamento de Ciências da Computação do Instituto de Ciências Exatas da UFMG.

O Sistemático, em nome de todos os colegas do CECOM, envia ao Ronaldo os parabéns pela conclusão do curso!


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se gosta de fazer diário, o site OhLife é o lugar para você manter seu diário em dia. “Toda noite, nós enviamos e-mail com a pergunta “Como foi seu dia?” Basta responder com o relato de seu dia e imediatamente será gravado”. O endereço é http://ohlife.com/.

– HTML5 vem chegando devagar. O HTML5 é HTML + CSS + JS Apis, ou seja, um junta com interatividade. Os efeitos são bacanas e vem ameaçando outras aplicações em moda. Visite o endereço http://www.html5rocks.com/tutorials/.

– No endereço http://studio.html 5rocks.com/, você vê e fica por dentro do HTML5. Assista aos tutorias.

– Não me canso de ver a foto do endereço http://www.xcomicx.com/, mesmo após 26 anos. Foi fotografada por Steve Mccurry em junho de 1984.

– No TypeRacer, em http://play. typeracer.com/, é competição global de digitação. Aumente sua velocidade de digitação enquanto compete com outros.

– HTML5games.com é um grande diretório de jogos online criado utilizando HTML5. O termo é usado amplamente para descrever o poder combinado de HTML, JavaScript, CSS3 e outras promissoras tecnologias web em seus estágios iniciais. Veja em http://html5games.com/.

– 30 anos de lançamento do Star Wars nos cinemas rendeu um site oficial remodelado. StarWars.com foi relançado com um novo design. Uma das características do novo site é um recurso que convida fãs para remixar e vídeo clipes musicais de todos os seis Star Wars filmes, bem como adicionar em seus próprios vídeos caseiros. Eles, então, serão capaz de compartilhá-los no site de Star Wars com outros fãs, bem como incorporá-los em seus blogs ou perfis em sites de redes sociais. O endereço é http://www.starwars.com/.

– 41 anos do Festival de Woodstock está sendo comemorado. No site http://docudharma.com/diary/22591/woodstock-41-years-of-peace você assiste às perfomances dos cantores que estiveram lá.


PRORH PROMOVE CONCURSO DE REDAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO TRABALHADOR ADOLESCENTE

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos, através do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, realizará em 27 de setembro de 2010, a VIII Comemoração do Dia do Trabalhador Adolescente e, como parte desta comemoração, acontecerá o I Concurso de Redação com o objetivo de propiciar aos adolescentes um espaço de expressão de suas idéias, assim como o aprimoramento da escrita.

O edital do concurso e o formulário de inscrição encontram-se disponíveis na página da ProRH (www.ufmg.br/prorh), e as inscrições deverão ser efetivadas no período de 23/08 a 05/09/10. A realização do concurso será no dia 15/09, de 14h às 16h, de acordo com os locais especificados no regulamento. Os três primeiros lugares serão premiados no dia do evento.


LIVRARIAS UFMG PROMOVEM VENDAS COM DESCONTOS


Até amanhã, 20 de agosto, as livrarias UFMG oferecem descontos especiais na venda de livros. A promoção, conhecida como Volta às aulas, é válida para todas a lojas da rede em Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Preto. Os descontos oferecidos são de 30% para livros de editoras universitárias e de 5% em obras das demais editoras. Mais informações pelos telefones (31) 3409-4642 / 3409-4561 ou pelo e-mail livraria@editora.ufmg.br.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/016380.shtml -19/08/2010)


SENSORES DE ESTACIONAMENTO


Eugênio Pacceli Pereira de Souza, da DC – Divisão de Atendimento e Consultoria – enviou a notícia Ajuda para evitar esbarrões sobre sensores de estacionamento, publicada no jornal O Tempo, parte Carro & Cia, de autoria de Igor Veiga. Veja aqui.


Segurança
. Antes restritos aos modelos de alto luxo, sensores de estacionamento têm funcionamento simples e se popularizam.

Algumas vezes, estacionar o veículo é uma situação tensa. A manobra, propriamente dita, já exige um bom controle de embreagem e do volante, mas nem sempre é possível calcular a distância ou enxergar pelos retrovisores alguns obstáculos, além das temidas pilastras de garagens e, claro, sem contar os automóveis já estacionados a redor.

Mas esse problema tende a acabar com a popularização dos sensores de estacionamento, antes artigo exclusivo apenas para modelos mais luxuosos. Com o tempo, o equipamento se difundiu para modelos de menor porte e várias empresas passaram a fabricá-los.

Com a concorrência, hoje é possível instalar o dispositivo em praticamente qualquer veículo, até mesmo nos populares a preços acessíveis, que variam de R$ 100 até R$ 1.000 para os modelos mais sofisticados. Os sensores são instalado no para-choque traseiro do carro. Podem ser apenas dois ou quatro, dependendo do modelo.

Simples. O funcionamento do dispositivo é simples e a tecnologia é baseada no ultrassom. De acordo com Marcus Romaro, gerente técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), os sensores emitem uma freqüência sonora muito alta, porém inaudível pelo ouvido humano. Esse sinal sonoro é refletido no objeto mais próximo e retorna para o sensor. O tempo que o sinal demorar para fazer esse “bate e volta” é calculado por um módulo eletrônico instalado no carro que indica a exata distância do veículo até o objeto. Esse mesmo módulo emite um aviso sonoro, dividido em vários estágios de bip. Quanto mais próximo, menor o intervalo entre os alertas sonoros.
O dispositivo está apto a compensar as diferenças de temperatura e também outros ruídos ao redor, mas alguns pequenos objetos podem não ser identificados em certos modelos de sensor. O mesmo pode acontecer com obstáculos que estiverem fora do raio de alcance dos sensores, embora as versões mais atuais prometam uma varredura mais homogênea.
Segundo Romaro, o sensor de estacionamento além de ser útil para integridade do veículo é um item funcional para evitar acidentes com crianças que passam atrás dos carros sem serem notadas pelo motorista. “O design atual dos carros traz uma tendência de traseiras altas, é uma questão de melhorar a aerodinâmica. Com isso, atrás dos retrovisores fica praticamente impossível enxergar qualquer coisa que esteja abaixo da linha de cintura do carro”, comenta o especialista.
Atenção. Apesar de toda tecnologia, Marcus Romaro alerta para a necessidade de sempre se olhar para trás ao manobrar um veículo de ré. “Pode até se confiar no equipamento, mas ele está sempre sujeito a falhas, por isso é indispensável também dar uma virada para trás e observar com atenção a manobra”, orienta.


VISITANTE CURIOSO


Após a publicação da foto da coruja que veio parar no CECOM, Renato Righi relatou sobre a ilustre visita que teve em maio deste ano. Nada melhor do que contar para todos e mostrar a curiosidade de um tucano na janela da sala 8040 do CECOM.

Como bom fotógrafo que é, tirou algumas fotos do visitante curioso.

Engraçado é que todos os dias convivemos com vários urubus passeando no beiral do 8o andar, na sala do café. Alguém já tirou fotos deles?



   


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 31, de 16/08/1990, publicou notícias sobre apresentação do Sistema online de Controle de Processo AAP, testes DMS II 3.7, paradas do Sistema A10, supletivo da DESU, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CHEGADA DE TERMINAIS
O Centro de Computação recebeu, esta semana, parte dos 40 terminais e 24 impressoras adquiridos pela UFMG para utilização nas unidades. Chegaram 11 terminais Scopus TVA 2027 B.
O CECOM vai se encarregar da distribuição desses equipamentos à medida que for sendo implementado o segundo estágio de instalação da rede, que prevê a ligação através de linha dedicada com velocidade de 9600 bps.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para prof. Luciano de Errico, no dia 24; e Gustavo Aurélio dos Santos Diniz, no dia 26. Os parabéns para os ex-ceconianos: José Bernardino Reis, no dia 20. Eduardo Henrique Lima e Zélia Miranda Kiliminik, no dia 21; Tarcísio Antônio Lopes, no dia 22; Paulo Maia da Costa Ribeiro, no dia 23; Carlos Alberto Barbosa França, no dia 24; e Yolanda Vieira de Castro, no dia 25.

 

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos tiradas durante a aula inaugural do Módulo de Língua Inglesa do Curso Instrumental de Línguas, no dia 09 de agosto. As fotos são de autoria de Caroline Mitsuko.


Vicentina, Ruth, Takeda, Beth Bastos, Jane, Helena,Silvestre e Rosa


João Carlos, Helvécio, Rubens, João Cloves, Gustavo, Carolina Diniz, Nilson e Márcia Martins