Sistemático: Edição 1483 – 26/08/2010


Notícias



VOIP GERA ECONOMIA PARA A UFMG

A DRC fez levantamento sobre uso do sistema VoIP UFMG no mês de Julho e constatou que ele continua gerando comodidade e economia para os membros da comunidade. Foram 4.748 chamadas completadas oriundas de telefones VoIP UFMG, em sua maioria, realizadas a partir de pontos externos aos espaços da UFMG, por usuários em sua residência ou em viagem, sendo que 2.248 delas se destinaram a ramais da UFMG e 1.495 foram completadas através do sistema de telefonia convencional, como se estes usuários levassem consigo um ramal do sistema telefônico da UFMG.

Estes usuários fizeram, também, 1.005 ligações para destinos integrados ao sistema fone@RNP, como outras universidades, agências de fomento a pesquisa e números de telefone fixo nas principais capitais. A lista de instituições usuárias do sistema pode ser vista em http://www.rnp.br/voip/instituicoes/?exibir=todos .

Dentro dos espaços da universidade, foram registradas 494 chamadas de longa distância através do ramal 3333, que resultam em economia de recursos de telefonia, e 91 chamadas para números Voip UFMG. O uso do ramal 3333 também pode ser feito através de linhas telefônicas externas: discando 3409-3333, é possível completar ligações para todas as instituições pertencentes ao sistema VOIP@RNP.

Durante o mês de julho foram registradas 52 ligações deste tipo, gratuitas para o sistema e ao custo de uma ligação local para o usuário.

A economia gerada pelo sistema VoIP beneficia também outros órgãos do sistema VOIP@RNP: foram registradas 166 ligações de longa distância, que saíram a custo zero, para ramais da UFMG.

PJ E UFMG DIVULGAM MODELOS DE EDITAIS

A Procuradoria Federal, junto à UFMG, implementa ações e elabora modelos de editais e contratos relativos a pregões eletrônicos.
Essa ação visa adequar o desenvolvimento das atividades da PJ à crescente demanda e à insuficiência de pessoal para atender à UFMG.
A equipe do Setor de Licitações e Contratos (SLC), sob a coordenação do Procurador Federal Edson Paiva Rezende, elaborou minutas-parâmetro de instrumentos jurídicos, tendo em vista a necessidade de uniformização e racionalização de procedimentos, para:
– Edital de Pregão Eletrônico para aquisição de bens, exceto de informá-tica e serviços, exceto contínuos;
– Edital de Pregão Eletrônico para aquisição de bens de informática e automação (adequado às disposições do Decreto no 7.174/2010);
– Edital de Pregão Eletrônico, por meio de Registro de Preços, para aquisição de bens, exceto de informática;
– Ata de Registro de Preços, decorrente de Pregão Eletrônico, para aquisição de bens, exceto de informática;
– Contrato para aquisição de bens, exceto de informática, decorrente de Pregão Eletrônico;
– Contrato para aquisição de bens de informática e automação, decorrente de Pregão Eletrônico.
Os novos instrumentos jurídicos, além de orientar as Unidades/Órgãos da Universidade, possibilitarão a racionalização de procedimentos e de custos, contribuindo também, para a efetivação de contratações vantajosas para a Administração.
As novas minutas estão disponíveis no site http://www.ufmg.br/pfufmg ou http://www.ufmg.br/pfufmg/index. php?option=com_docman&ltemid=32 e serão adotadas de agora em diante pelas Unidades/Órgãos da Universidade, devendo instruir os respectivos processos a serem encaminhados à Procuradoria Federal.

INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR UFMG 2011 TERMINAM DIA 10 DE SETEMBRO

Até 10 de setembro a UFMG recebe inscrições para o concurso vestibular 2011. O procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet no endereço www.ufmg.br/copeve. Apenas os candidatos que tiverem o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão fazer o concurso, cuja taxa é de R$ 90.

Conforme decisão de maio do Conselho Universitário, a UFMG utilizará o Enem em substituição à primeira etapa do vestibular para ingresso em 2011. As provas desse exame serão aplicadas em 6 e 7 de novembro e as da segunda etapa do vestibular da Universidade ocorrem de 23 a 29 de janeiro de 2011, em Belo Horizonte e Montes Claros.

A UFMG oferece 6.610 vagas, em 75 cursos. …

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/016457.shtml – 26/08/2010)


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– 101 Jogos On Line para você passar momentos de descontração está no endereço http://www.1up.com/do/feature?pager. offset=6&cId=3177782.

– Faça brincadeiras com fotos no Pizap. Carregue a foto para o site e use os recursos para fazer uma foto engraçada. Vá até http://pizap.com/.

– Outra do famoso Chuck Norris e o Google. No mecanismo de pesquisa google.com.br digite “find Chuck Norris”. Você receberá a seguinte mensagem:”Google não vai procurar por Chuck Norris porque você não encontra Chuck Norris, ele encontra você”. Veja em http://www.nochuck norris.com/.

– CutMP3.net, em http://cutmp3.net/, é um simples utilitário de Web 2.0 que permite cortar partes de um arquivos MP3 sem ter que decodificar MP3. A ferramenta reduz o MP3 ao nível de quadro, sem perder a qualidade do seu MP3.

– Quem é que não gosta de luxo? Se você disse que não gosta, veja o site http://luxo.ig.com.br/. Luxo é um luxo só!

– O Newseum mostra páginas de jornal diário na forma original. Algumas páginas podem conter material que é desagradável para alguns visitantes. Critério Viewer é aconselhado. O endereço é http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/Jornais pelo Mundo.

Dica do Gustavo, da DRC:

– 88 exemplos brilhantes de fotografia perspectiva forçada. Perspectiva forçada é uma técnica que emprega ilusão de ótica para fazer um objeto aparecer mais longe, mais perto, maior ou menor do que realmente é. É usado principalmente em fotografia, cinema e arquitetura. Ele manipula a percepção visual humana através do uso de objetos em escala e a correlação entre eles e do ponto de vista do espectador ou a câmera. o endereço é http://www.instantshift.com/2010/08/24/88-brilliant-examples-of-forced-perspective-photography/.

Dica da Cristina, da DAA:

– Uma animação da Pixar que é muito bacana. É o mágico Presto em http://www.gamaniak.com/video-2822-presto-pixar.html&displayclick=link.


GRUPO GALPÃO APRESENTA ESPETÁCULO ABERTO AO PÚBLICO NO CAMPUS DA UFMG


O Grupo Galpão apresenta na próxima semana, no campus Pampulha da UFMG, o espetáculo Till, a saga de um herói torto. Parte da programação artística do ciclo Sentimentos do Mundo, a peça conta uma história do personagem criado pela cultura popular alemã da Idade Média. Num país miserável, povoado de personagens grotescos e espertalhões, Till é abandonado em meio ao frio e à fome e descobre que terá de se tornar ainda mais esperto e enganador.

Em enredo paralelo, três cegos andarilhos buscam a redenção sonhando alcançar as torres de Jerusalém e salvar o Santo Sepulcro das mãos dos infiéis. O espetáculo será encenado na terça-feira, 31 de agosto, a partir das 19h30, no gramado em frente à Reitoria. O acesso será gratuito.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/016547.shtml – 25/08/2010)


O INQUILINO DO 8º ANDAR

A pergunta da semana passada sobre fotos dos urubus que vivem passeando no beiral do 8o andar, foi respondida. Márcio Viana enviou as fotos tiradas recentemente de um dos inquilinos do andar. Esse urubu se sentiu tão bem que até posou para o fotógrafo!





   


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 32, de 23/08/1990, publicou notícias sobre implantação do AAP, Scopus TVA 2027, liberação dos TVA 2027, palestras do CECOM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

TERMINAL DA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Foi instalado na sala do Pró-Reitor de Administração, prof. Lair Aguilar REnnó, um terminal TB27 para acesso ao A10.
A instalação se deu no dia 09 de agosto e, desde esta data, o Pró-Reitor tem acesso aos sistemas online disponíveis para a área administrativa.

LINHA DEDICADA
A Prefeitura da UFMG liberou, esta semana, linhas dedicadas no Campus da Pampulha para os departamentos/órgãos: CAV, Fundep, DSG, DPFO e DM.
Aproveitando a oportunidade, estes órgãos estão sendo conectados ao novo NSP2000. Alguns desses órgãos já utilizam o serviço de comunicação discada a 1200 bps. Com a linha dedicada, passam a utilizar 9600 bps.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gustavo Aurélio dos Santos Diniz, hoje, dia 26; e Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, no dia 28. Os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Nívio Ziviani, no dia 27; Francimara Teixeira Garcia, no dia 29; André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Mércia Aparecida Lemos, no dia 31; Roberto Simone Maciel Júnior e Elizângela de Souza Prado, no dia 1o de setembro.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da reunião de apresentação do estudo de reestruturação da Divisão de Aplicativos e Sistemas, no dia 04 de agosto/2010. A reunião foi realizada na Sala dos Conselhos, no 4o andar da Reitoria.
As fotos são de autoria de Caroline Mitsuko.


Carlos Alfeu e Prof. Luciano de Errico


Diego, Leandro, Carol Diniz, Pedro Begalli, Daniel Lemos, Ronaldo, Charles, Raimundo e Mário


A apresentação de Carlos Alfeu para a equipe da DAS


Lanche após a palestra