Sistemático: Edição 1486 – 13/09/2010


Notícias



SERVIÇO DE PROXY CONTA COM NOVAS REGRAS DE ACESSO

Desde o último sábado, 18 de Setembro, a autenticação para utilização do Proxy UFMG vem sendo feita de maneira mais segura.

Para que o serviço de Proxy da UFMG possa continuar sendo usado, o aluno, professor ou técnico-administrativo deverá atualizar seu cadastro, aceitando o novo Termo de Uso da Rede UFMG, pelo link Atualização cadastral para acesso a novos serviços , no portal do minhaUFMG.

No novo Termo de Uso estão estabelecidas as regras para o uso dos ativos de TI dentro da rede, assim como direitos e deveres dos usuários e da UFMG.

As configurações do Proxy e dúvidas quanto ao serviço estão disponíveis no endereço: proxy#6.

Além do Proxy, esse padrão de autenticação será usado na futura Rede Wireless UFMG, como também, nos próximos serviços a serem liberados para a comunidade universitária.
As atividades relacionadas com as alterações na configuração do servidor foram realizadas por Emerson Henrique Kfuri Pereira, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), e Paulo Couto Lessa, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC).

FUNCIONÁRIO DO CECOM PARTICIPA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM BRASÍLIA

O funcionário Emerson Henrique Kfuri Pereira, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), selecionado para participar do Curso de Especialização em Gestão de Segurança da Informação e Comunicações (CEGSIC), modalidade semipresencial, está participando nos dias 22 e 23 de setembro, em Brasília, das atividades do 2º Encontro Presencial do CEGSIC.

O CEGSIC, em sua 3ª edição, de 2009 a 2011, é oferecido pela Universidade de Brasília e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República destinando-se a complementar a formação de servidores públicos federais executivos, civis ou militares, de nível superior, no tema Gestão de segurança da informação, visando o aperfeiçoamento de competências para desenvolver metodologias de Gestão de segurança da informação e comunicações, aplicáveis a organizações públicas.

Com a participação de Emerson Henrique neste curso de especialização, o CECOM pretende dar mais um passo para ampliar suas competências e conhecimentos na área de segurança da informação.

Além disso, o fato da grande complexidade do ambiente do CECOM, torna raro se encontrar um treinamento que abranja tão bem essas carências, principalmente, voltado à realidade dos órgãos públicos.

Com isto, pode-se tomar medidas que tornem os ambientes, sistemas e processos mais seguros, auxiliando a UFMG a se adequar às normas governamentais de Segurança da Informação que regulamentam ações a serem tomadas pelas Instituições Públicas para a Gestão da Segurança da Informação.

SAI RELAÇÃO DE CANDIDADTO POR VAGA NO VESTIBULAR

Já está disponível no site da Comissão Permanente do Vestibular UFMG (Copeve) a lista da relação de candidato por vaga do Vestibular UFMG 2011.

Os cinco cursos mais disputados são:
Medicina: 17.290 candidatos e 54,03 candidatos/vaga
Engenharia Química: 1.517 candidatos e 25,28 candidatos/vaga
Direito (diurno): 4.004 candidatos e 20,02 candidatos/vaga
Comunicação Social (Publicidade): 794 candidatos e 19,85 candidatos/vaga
Engenharia Civil: 3.936 candidatos e 19,68 candidatos/vaga.

O curso de Medicina teve, no ano passado, relação de 34,54 candidatos por vaga.

No total, foram 70.113 inscritos para as 6.640 vagas disponíveis em 75 cursos. O último vestibular teve 63.959 candidatos, o que significa que houve este ano aumento de cerca de 10% no número de inscritos.

Em Montes Claros, os cursos mais disputados foram Agronomia (5,58 candidatos/vaga), Engenharia Agrícola e Ambiental (5,50 candidatos/vaga) e Administração (5,33 candidatos/vaga).

Como definido pelo Conselho Universitário em maio, a UFMG utilizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à primeira etapa do Vestibular para ingresso em 2011. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro e as provas da segunda etapa do Vestibular UFMG serão realizadas em Belo Horizonte e Montes Claros, de 23 a 29 de janeiro de 2011. …

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/016803.shtml – 21/09/2010)


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Você já pensou em tomar anestesia a distância? Veja a primeira anestesia realizada à distância com uma máquina desenvolvida por investigadores da McGill University em http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/primeira-anestesia-realizada-a-distancia.

– Festival da Canção da Unicamp é um evento que premiará artistas de todo o país. As inscrições vão até 3 de outubro. Saiba mais em http://www.agencia.fapesp.br/materia/12807/festival-da-cancao-da-unicamp.htm.

– Assista ao vídeo “Somos Todos Um”. Você sabia que o nosso DNA é feito do mesmo DNA da árvore? Então, visite o endereço http://www.youtube.com/watch?v= QlpB3PKZ9pU.

– Sete coisas legais para fazer com garrafas Pet. Vá até o endereço http://mypix.com.br/top10/7-coisas-legais-pra-fazer-com-garrafas-pet/.

– Com Linguee, é possível buscar termos em milhões de textos bilíngues tanto em inglês quanto em português. Cada termo vem acompanhado de informação adicional e exemplos de frases. Na tradução de textos, um dos aspectos mais importantes é o sentido das frases e não somente o significado específico de cada palavra. Linguee é, portanto, a ferramenta perfeita para essa tarefa. Linguee é um sistema de busca de traduções inteligente com um enorme conteúdo de textos armazenados. Veja o endereço http://www.linguee.com.br/.

– Uma montagem que é uma viagem pelo Universo visto da Terra.É um lapso do tempo. O endereço é http://vimeo.com/14352658.

– Diga o que é real e o que é pintura nas fotos em http://users.skynet.be/J.Beever/pave.htm.


PRIMAVERA NO MUSEU COMEÇA DOMINGO NO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E JARDIM BOTÂNICO DA UFMG

A UFMG abre no próximo domingo, 26 de setembro, no Museu de História Natural e Jardim Botânico, mais uma edição da Primavera no Museu, integrante do projeto Quatro Estações. Além da programação especial do dia de abertura, algumas atividades se estenderão até dezembro.

Durante a abertura, ao toque das mãos, deficientes visuais do Instituto São Rafael conhecerão o Museu em uma caminhada na Trilha dos Sentidos e na visita ao Jardim Sensorial. Conduzidos pelos monitores e pela bióloga do Museu, Flávia Faria, o imaginário do grupo será explorado pelos sons e cheiros da mata, que se completam no Jardim Sensorial, onde podem tocar, provar e cheirar plantas com texturas, sabores e aromas.

Duas oficinas estarão à disposição dos visitantes durante todo o dia: a oficina de Cartão Ecológico, com a bióloga Alessandra Resende, na qual os participantes aprenderão a fazer cartões com papéis reciclados; e a oficina de Pigmentos, que proporcionará ao público contato com as técnicas de produção das pinturas rupestres com o emprego de pigmentos minerais e vegetais. Além disso, os visitantes poderão materializar sua percepção do Museu e da natureza em intervenções no local na oficina Linha e Cor, oferecida pelo escultor Carlos Drummond. Quem quiser poderá também se divertir com quebra-cabeças e jogo da memória na atividade Brincando com Mapas, do Centro de Referência em Cartografia Histórica do Museu.

Ainda no dia 26 o Museu receberá apresentações artísticas. Primeiro, os cantares do Coral Madrigal Mulheres das Gerais preenchem o Anfiteatro da Mata com um repertório de música popular brasileira. O grupo, vindo da cidade mineira de Pouso Alegre, é regido por Ciça Amoroso e a apresentação integra também o encerramento do Festival Internacional de Corais (FIC). Em seguida, o Grupo Folclórico Gil Vicente, do Centro da Comunidade Luso Brasileira, traz para o Museu danças, cantares e trajes que representam as várias regiões de Portugal.

Durante a abertura do Primavera no Museu também será inaugurada uma nova exposição, a Biodiversidade do Museu, onde a flora do local poderá ser conhecida por meio de fotos e plantas do Viveiro de Mudas, da Coleção de Orquídeas, da Coleção Carpológica, da Educação Ambiental e do Manejo Florestal.

Ainda no domingo serão lançados o Jornal Corre Cutia – Museu e Comunidade, informativo trimestral cuja finalidade é aproximar o Museu e a comunidade de seu entorno, e o filme Outros Olhares, que apresenta o Museu ao visitante a partir do olhar de sua fauna. A produção do filme é do Centro Especializado Arte e Educação Ambiental (Espaço).

Quatro Estações
O projeto Quatro Estações foi criado na primavera de 2007 e chega nesta primavera à sua 13ª edição. A proposta é desenvolver no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG uma série de atividades artísticas, culturais e científicas a cada nova estação do ano. O projeto também visa à renovação do espaço do Museu, que, no imaginário popular, é abrigo de objetos antigos, mas que, na realidade, é um espaço vivo que acolhe uma rica produção artística, científica, cultural e educacional.

O Museu fica na rua Gustavo da Silveira, 1.035, Santa Inês (próximo à Estação Santa Inês). A entrada custa R$ 4, sendo que menores de cinco e maiores de 60 anos não pagam. Outras informações podem ser obtidas no site www.mhnjb.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-7607.

(Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 21/09/2010)


UFMG ABRE INSCRIÇÕES PARA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL

As inscrições para o processo seletivo 2011 da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, que engloba o Centro Pedagógico (CP), Colégio Técnico (Coltec) e Teatro Universitário (TU), estarão abertas no período de 28 de setembro a 8 de outubro, pelo site www.ufmg.br/copeve.

A taxa de inscrição será de R$ 50 e o processo seletivo é para admissão, em 2011, ao primeiro ano do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico (CP), à primeira e segunda séries dos Cursos Técnicos de Nível Médio do Colégio Técnico (Coltec) e ao primeiro ano do Curso Técnico de Formação de Ator do Teatro Universitário (TU).

De acordo com edital, publicado no site www.ufmg.br/copeve para o Centro Pedagógico serão oferecidas, por sorteio, 75 vagas para o primeiro ano, destinadas a crianças que nasceram entre 01/04/2004 e 31/03/2005.

O Coltec oferece 108 vagas divididas para cinco cursos de nível médio, com duração de quatro anos: Técnico em Eletrônica, em Informática, em Automação Industrial, Análises Clínicas/Patologia Clínica e Química.

Para o Teatro Universitário serão oferecidas 20 vagas destinadas a candidatos maiores de 16 anos de idade, que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio, ou equivalente.

Para mais informações e acesso do candidato que não tiver internet, haverá posto de atendimento, das 10h às 16h30, na sede da Copeve/UFMG, na Unidade Administrativa III.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 22/09/2010 )



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 36, de 21/09/1990, publicou notícias sobre Concurso Supletivo Geral, Concurso Supletivo Profissionalizante, leitura das provas do concurso da PUC/MG, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

EVOLUÇÃO DA REDE
Foi realizada, na terça-feira, reunião com a participação da Diretoria Geral e pessoal técnico da DST – Divisão de Suporte Técnico. Tal reunião teve como objetivo definir os próximos passos de expansão da Rede CECOM no que se refere a infraestrutura de comunicação, ramificações locais nas unidades, montagem do bastidor, linhas dedicadas para o centro da cidade e instalação de terminais e impressoras adquiridas.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Mateus Andrade Rezende, hoje, dia 23; Gino Ottoni Durante, no dia 29; e Rosa Amélia Santos Froeseler, no dia 30.
Os parabéns para os ex-ceconianos: Janer Olinto de Andrade, no dia 26; Antônio Carlos Souza Lima Júnior, no dia 27; e Aléxia Maria Muller de Gouveia, no dia 29.

 

CLUBE DE AEROMODELISMO DO CECOM

Uma nova febre está rondando o CECOM. E o culpado dessa febre é o Gustavo Aurélio, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC), adepto de aeromodelismo há algum tempo.

Ele trouxe o seu helicóptero para o CECOM e, logo, o Adyr se interessou, seguido pelo Carlos Roberto. Quase que a Carolina Diniz também entrou para o time.

A pedido da redação de O Sistemático, os aeromodelistas se prontificaram para uma sessão de fotos, ocorrida hoje, dia 23 de setembro, com uma demonstração de suas habilidades.

Os modelos dos helicópteros e seus “pilotos” são:
Helicóptero Lightning, 3 canais 27Mhz, do Gustavo;
Helicóptero Pelicano, 3 canais 49Mhz, do Carlos;
Helicóptero Falcon X, 3 canais Infra Vermelho, do Adyr.
As fotos são de autoria de Caroline Mitsuko.


Da esquerda para a direira: helicópteros Pelicano, Lightning e Falcon


Carlos, Gustavo e Adyr


O helicóptero Pelicano em ação