Sistemático: Edição 1487 – 30/09/2010


Notícias



NOVA AUTENTICAÇÃO DO SERVIÇO PROXY AFETOU USUÁRIOS ANTIGOS

Confome noticiado na edição anterior de O Sistemático, desde o dia 18 de setembro a autenticação para utilização do Proxy UFMG, utilizado principalmente para acesso ao Portal Capes, vem sendo feita de maneira mais segura.

A nova forma de autenticação exige que a senha do usuário esteja criptografada de uma maneira diferente das que já existiam na base de autenticação utilizada pela UFMG. Para que esta nova forma de criptografia seja gerada, é necessário que o usuário aceite o “Termo de Compromisso de Uso dos Recursos Computacionais de Tecnologia da Informação da UFMG”, disponível no portal minhaUFMG (http://www.minha.ufmg.br) em “Atualização cadastral para acesso a novos serviços”.

As dúvidas de como configurar os navegadores para uso do Proxy e esclarecimentos quanto ao serviço estão disponíveis no endereço proxy#6.

Alguns usuários antigos do Proxy podem enfrentar problemas para usar a nova forma de autenticação. Neste caso, após aceitar o Termo de Uso, o usuário deve:

– aguardar aproximadamente 10 minutos, para que a nova senha seja registrada na base de dados de atualização

– caso o usuário tenha o hábito de salvar senhas no navegador, todas as senhas relacionadas ao serviço proxy devem ser removidas. No Firefox, isto pode ser feito dentro do menu Editar (ou Ferramentas), selecionando em seguida Preferências (ou Opções), Segurança e Senhas Salvas – todas as referências a “proxy.cache.ufmg.br”, “cache.proxy.ufmg.br” ou “150.164.255.201” devem ser removidas.

A senha utilizada no serviço proxy é a mesma do portal minhaUFMG e de sistemas administrativos oferecidos, como o Diário de Classe, matrícula em disciplinas e consulta a dados acadêmicos. Se o usuário se esqueceu da senha, deve utilizar os procedimentos de recuperação, usando a folha ou cartão de NIPs. Caso não tenha a sua relação de NIPs o usuário deve entrar em contato com o serviço de atendimento do LCC, no ramal 4916.

CECOM IMPLANTA NOVO CLUSTER PARA WEB SITES

Dando continuidade ao processo de reestruturação da infraestrutura que mantém os serviços e sistemas de informação disponíveis na UFMG, iniciado no final de 2008, o Centro de Computação acaba de disponibilizar uma nova arquitetura de distribuição dos servidores que hospedam seus serviços web. Visando proporcionar alto desempenho no oferecimento desses serviços, o CECOM implementou um cluster HTTP ou Cluster Web – conjunto de servidores distribuídos que espalham os pedidos entre vários computadores, permitindo um balancea-mento de carga e tolerância a falhas, caso algum deles venha a ficar inativo.

Além da distribuição da carga e da manutenção de funcionamento no caso de paralisação de algum equipamento, esse tipo de distribuição oferece outras vantagens como baixo custo, escala-bilidade (aumento de desempenho com aumento do número de equipamentos) e possibilidade de manutenção sem necessidade de interrupção de serviços.

Atualmente, o cluster implementado conta com 4 equipamentos que já estão respondendo por vários sítios que atendem a comunidade universitária. Futuramente outros sítios mantidos pelo CECOM e o novo portal da UFMG também estarão disponíveis nesta arquitetura.

As atividades relativas à imple-mentação desse novo ambiente foram coordenadas pelo funcionário da Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM, Emerson Henrique Kfuri Pereira.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as sguintes dicas:

– Localize o celular tocando e atenda. Veja o que acontece clicando aqui.

– Muito Interessante a ferramenta de cor da Adobe. Veja aqui.

– Máquina no Tempo no youtube. Selecione o ano e veja os filmes em http://yttm.tv/y/2010.

– Se você conhece alguém, indique o Jogadores Anônimos do Brasil. Jogadores Anônimos é uma irmandade composta de homens e mulheres que compartilham suas experiências, força e esperança com o intuito de resolver o seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem de problemas com o jogo. Veja.

– Blio é uma aplicação grátis que apresenta livros como a versão impressa, em cores, e com todas as características que você deseja de um eReader. O endereço é http://www.blio.com/.

– O Exército de Salvação contribui diretamente para o bem estar da sociedade. Conheça algumas áreas de atuação dos projetos da Assistência e Promoção Social Exército de Salvação (Aproses) em todo o Brasil, cujo objetivo é identificar problemas sociais, assistir e promover, sem distinção, o ser humano, em nome de Jesus. O endereço é http://www.exercitodoacoes.org.br/.

– Escolha as músicas mais marcantes da banda e faça parte do próximo CD da Legião Urbana. Vá até http://www.legiaourbana. com.br/.

– O site Tradukka, em http://tradukka.com/, faz tradução simultânea. É só escrever e na janela ao lado aparece a tradução.


ELEIÇÕES 2010

No próximo domingo, dia 03 de outubro, será realizado o primeiro turno das Eleições 2010, para os cargos de Presidente da República, Governadores de Estado, Senadores, Deputados federais e estaduais. Caso nenhum candidato a presidente ou a governador tiver a maioria absoluta dos votos válidos haverá segundo turno no dia 31 de outubro.


DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

O dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, será comemorado no dia 1º de novembro de 2010, conforme determinado pela Portaria 834 de 6 de novembro de 2009, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.


REITORIA IMPLANTA NOVO SERVIÇO DE ACESSO AO PRÉDIO

Com vistas a melhorar a segurança no prédio da Reitoria, tanto das pessoas, quanto do patrimônio, a PRA irá implantar, em breve, um novo sistema de controle de acesso ao prédio, ou seja:

1 – todos os servidores técnicos-administrativos, funcionários terceirizados, professores, estagiários, alunos e menores da Cruz Vermelha que prestam serviços no prédio da Reitoria deverão utilizar o crachá, diariamente, para entrada e saída;

2 – todas as pessoas integrantes da comunidade da UFMG que precisarem acessar o prédio da Reitoria deverão apresentar, na recepção, qualquer documento que comprove seu vínculo com esta Universidade, tendo a entrada liberada após receberem o Adesivo de Visitante, que deverá ser fixado na roupa, em local visível;

3 – o visitante sem vínculo com a UFMG deverá apresentar documento de identidade, com foto, que será escaneado e devolvido, imediatamente, recebendo o Adesivo de Visitante, que deverá ser fixado na roupa, em local visível. O acesso ao prédio será permitido após ser anunciado, por telefone, ao órgão para onde se dirigirá.


ESTACIONAMENTO NA AV. MENDES PIMENTEL DEVE SER EVITADO DURANTE AS CHUVAS

Com o reinício do período de chuvas, a Pró-reitoria de Administração da UFMG recomenda à comunidade do campus Pampulha que evite estacionar seus carros na avenida Mendes Pimentel, em especial no trecho compreendido entre a Praça de Serviços e a Faculdade de Letras, e a rua Professor Eduardo Frieiro.

Conforme observa o pró-reitor de Administração, Márcio Baptista, uma das alternativas para usuários que param seus veículos nesses locais é utilizar o estacionamento do Mineirão, aberto durante o dia para professores, estudantes, funcionários e visitantes da Universidade.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/016901.shtml – 28/09/2010)


LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA DA UFMG AGENDA VISITAS PARA ESCOLA BÁSICA

O Laboratório de Ensino de Matemática, do ICEx/UFMG, está agendando visitas de grupos de alunos da escola básica para o segundo semestre. O projeto Visitas programadas, apoiado pela Pró-reitoria de Extensão, promove atividades lúdicas orientadas por alunos da licenciatura em Matemática, sob a coordenação de professores.

Os agendamentos podem ser feitos de segunda a quinta pela manhã, e na sexta, durante todo o dia, pelo telefone (31) 3409-5971. Para confirmar a visita, o responsável pela turma deve consultar o site do projeto http://www.mat.ufmg.br/extensao/index.php

O laboratório tem capacidade para atender 36 visitantes por vez. As visitas podem ser feitas de segunda a quinta-feira, pela manhã, e nas sextas, pela manhã e à tarde. Este ano, o laboratório receberá grupos também à noite (quartas, das 19 às 21h).
(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG -27/09/2010)


DIA DA SECRETÁRIA


Hoje, 30 de setembro, é o DIA DA SECRETÁRIA. O Sistemático envia os parabéns para Michele, secretária da Diretoria; Rosa, secretária da ATI; e também para as recepcionistas do CECOM, Cristina Queiroz e Carolina.


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 37, de 27/09/1990, publicou notícias sobre novos terminais no CECOM, expansão da Divisão de Sistemas Funcionais, leitura das provas do Supletivo Geral, APA e APF em implantação, Sistema de Ocorrências Funcionais – APO, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO

Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, Diretora da Divisão de Centros de Informação, e o analista Gino Ottoni Durante estarão participando do III Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, que será realizado em Gramado/RS, no período de 07 a 11 de outubro.
Dilma Sandrin e Gino Ottoni vão apresentar durante o congresso o trabalho “Sistema de Gerência de Laboratório”, de autoria deles.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: T“O Sistemático” envia os parabéns para Rosa Amélia Santos Froeseler, hoje, dia 30; Thiago Gabriel Diniz e Daniel Alves de Araújo Martins, no dia 04 de outubro; Jader Santos, no dia 05; Carolina Diniz Cunha e Luiz Cláudio Ferreira Santos, no dia 06. Os parabérns para os ex-ceconianos: Alexandre Francisco Fonseca de Morais, Allan Ibrahim Peron e João Carlos Bretas Leite, no dia 1o de outubro; Geraldo José Coelho Ribeiro, no dia 02; Paulo Inácio Sobrinho e Patrícia Lúcia Pereira Ferri, no dia 03; Bruna Maria Souza e Rosilene Terra Zeferino, no dia 04; Igor de Carvalho Ferreira e Érica Fernanda da Silva, no dia 06.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Estas fotos foram enviadas por Carlos Alfeu em junho do ano passado. Foram tiradas bem cedo, na manhã do dia 06 de junho/2009, em meio à neblina que caiu no Campus da Pampulha. Imaginem o frio que estava o Campus!


O estacionamento interno da Reitoria


O estacionamento visto do 8° andar