Sistemático: Edição 1488 – 07/10/2010


Notícias



CECOM PROMOVE PREGÃO ELETRÔNICO

O CECOM realizou processo de pregão eletrônico, no dia 28 de setembro, para aquisição de software e equipamentos.

Devido à complexibilidade do objeto, a sessão de abertura após a fase de lances foi suspensa e reaberta no dia seguinte para que a comissão tivesse tempo hábil para analisar a aceitabilidade das propostas técnicas.

Foi adquirida nova versão do software PowerBuilder e também equipamentos, como: servidores,switches, pentes de memória, no breaks e fontes de alimentação, todos voltados para a infraestrutura de sistemas e serviços da UFMG.

Participaram do processo: Elizeba Henrique Januário, como pregoeira; com apoio de Márcia Regina Lemos, vice-diretora do CECOM, e Antônio Eustáquio Rodrigues, diretor da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC).


Eliz, Márcia Lemos e Eustáquio

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 30 de setembro/2010, foram registrados 11.865 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/, ou diretamente no endereço proxy.

ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE SETEMBRO/2010

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de setembro/2010, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.592.158
619
363.567
1.956.344
17.240.098
19.196.442

As médias diárias durante o mês de setembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
53.072
21
12.119
65.211
574.670
639.881


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Google emoticons gtalk é uma maneira divertida de usar os emoticons no bate-papo. Você pode baixar em http://mail.google.com/mail/e/350.

– Curso de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. Faça sua inscrição! Visite clicando aqui.

– Mais uma do Google é a tradução do Latim para outros idiomas, conforme anúnciado no Google Blog. Veja aqui.

– Interessante o site Tecnisa Ideias no endereço http://tecnisaideias.com.br/.

– Pesquise mais pastas e arquivos, gerencie espaço em disco em unidades de grandes volumes de rede facilmente. Obtenha sete relatórios úteis, como pasta, tamanho, tipos de arquivo, somente os arquivos, apenas as pastas, o conteúdo etc. Imprima pastas facilmente. ShowSize lhe dá uma imagem clara de uso de espaço em disco em seus discos. É gratuito. Veja em http://www.tucows.com/preview/209306.

– Se você é peladeiro, cadastre-se, organize sua pelada, publique os resultados e crie grátis um site da sua pelada no Grupos de Pelada. Faça tudo isto em http://www.futsite.com.br/.

– Aprenda a criar uma montagem de fotos usando programa gratuito. O software multiplataforma tem recursos profissionais e suporte ao português. Veja aqui.


CAI O USO DO INTERNET EXPLORER

O Globo, de 05/10/2010, publicou a notícia “Internet Explorer pela primeira vez chega a menos de 50% dos internautas no mundo; Chrome triplica número de usuários”, transcrita abaixo. A colaboração é de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, diretor do CECOM.

O Internet Explorer foi usado por menos de 50% dos internautas no mundo em setembro deste ano pela primeira vez desde que venceu a guerra contra o Netscape, nos anos 90 do distante século passado. De acordo com a StatCounter, o uso global do IE caiu para 49,87%, ainda bem a frente do segundo colocado, o Firefox, que tem 31,5%. O grande destaque ficou com o Google Chrome, que triplicou seu uso em relação a setembro do ano passado, chegando a 11,54%.

– Esse é certamente um momento marcante na guerra dos navegadores – comentou o CEO da StatCounter, Aodhan Cullen – Há apenas dois anos o IE dominava o mercado com 67% dos usuários.

Cullen acredita que a decisão da União Europeia de obrigar a Microsoft a oferecer outras opções de navegadores no Windows pode ter afetado a popularidade do IE no continente.

Na Europa, o navegador da Microsoft caiu de 46,44% em setembro passado para 40,26%. Nos EUA, o IE ainda tem mais da metade dos internautas, com 52,3%, seguido pelo Firefox com 27,21% e o Chrome com 9,87%.


TRANSPORTE INTERNO SOFRE ALTERAÇÃO NOS HORÁRIOS

A Divisão de Transportes do Departamento Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais (DLO) informa aos usuários do transporte coletivo interno que, a partir do dia 13 outubro de 2010, efetuará alterações nos horários e itinerários, a fim de promover as adequações necessárias, visando melhor atendimento à comunidade universitária. Os novos horários estão afixados no flanelógrafo do 8o andar.


DIA 12 DE OUTUBRO


Na terça-feira da semana que vem é o dia 12 de outubro, dia consagrado à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
Um bom fim de semana prolongado para todos!


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 38, de 04/10/1990, publicou notícias sobre Operação de Rede na DCP, planejamento semestral das divisões, chegada de dois comutadores de impressora, Recordes da Rede, paralisação na UFMG, montagem de bastidor, entre outras. A notícia que se destacou foi:

REDE CENTRO
Em reunião realizada na última quinta-feira com a Telemig, o CECOM verificou a possibilidade de evoluir a comunicação de dados prestada às unidades/órgãos localizados fora do campus.

A possibilidade discutida, e considerada viável de ser implantada, é a de se ter linhas dedicadas ligando os principais pontos localizados no Centro da cidade ao Sistema A10, utilizando-se linhas dedicadas em modo Voz-Dados (ou seja, telefone sendo compartilhado para uso normal e comunicação de dados), com três velocidades disponíveis: 2400 bps, 4800 bps e 9600 bps. Esta última velocidade é utilizada dentro do campus.

Os contatos para evolução desse projeto já estão sendo encaminhados junto à Pró-Reitoria de Administração e à Telemig.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Adyr Rodrigues Nascimento, no dia 11; e Ana Paula Fonseca de Almeida, no dia 13. Os parabéns para os ex-ceconianos: Gabriel Pinheiro Dutra, no dia 08; Bruna Andreatta Avelar, Marcelo Marcos da Silva Nery e Jorman Bernardino Soares, no dia 11; Maria Cristina de Melo Souza, no dia 12; e Mário Fernando Montenegro Campos, no dia 14.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais algumas fotos, tiradas no dia 23/09, da turma de aeromodelismo do CECOM. Carlos Roberto, Gustavo e Adyr comandam o novo clube do CECOM. As fotos são de autoria de Caroline Mitsuko.