Sistemático: Edição 1489 – 21/10/2010


Notícias



DLO DISPARA PROCESSO PARA AQUISIÇÃO DE REDE SEM FIO

No dia 13 de outubro o DLO – Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais – enviou ofício às unidades acadêmicas da UFMG informando sobre o processo de aquisição do sistema para implantação da rede sem fio da UFMG, através de uma licitação com Registro de Preços.

Neste processo, a Administração Central fará uma compra inicial que deverá englobar toda a infraestrutura necessária à montagem da rede e alguns pontos de acesso, suficientes para fazer a cobertura das bibliotecas, auditórios, Reitoria e Praça de Serviços. As unidades acadêmicas interessadas poderão participar desta compra inicial por meio da transferência de recursos à Administração Central.

Além desta compra inicial, as unidades acadêmicas podem aderir formalmente ao processo licitatório, o que lhes dá a liberdade de adquirir equipamentos a qualquer momento, dentro do prazo de validade do Registro de Preços. Unidades da UFMG que não fizerem a adesão formal, assim como outros órgãos públicos, podem solicitar a adesão ao Registro, mas o fornecedor vendedor da licitação não é obrigado a aceitar a solicitação.

O processo de licitação deverá envolver a aquisição de equipamentos e licenças necessárias para a montagem de uma rede sem fio que cubra todos os espaços da UFMG em um único domínio de mobilidade, o que significa que o usuário poderá se deslocar pelo Campus sem perder a conexão. A comunidade universitária poderá ter acesso à rede através da conta utilizada no portal minhaUFMG.

CECOM ENCERRA CURSO INSTRUMENTAL DE LÍNGUAS

Foi encerrado, no início de outubro, o Curso Instrumental de Línguas, organizado pelo CECOM, com apoio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e professores da Faculdade de Letras (Fale).

O módulo de Língua Portuguesa teve carga horária de 80 horas, com início em 19 de abril sendo encerrado em 14 de junho. A coordenação de Português esteve a cargo dos professores Carla Viana Coscacarelli, Andréa Ribeiro e Lorenzo Vitral.

O módulo de Língua Inglesa teve carga horária de 70 horas, com início em 09 de agosto, sob a coordenação dos professores Júnia de Carvalho Fidelis Braga e Marcos Racilan.

O objetivo do curso Instrumental de Línguas foi desenvolver habilidades de leitura e de produção de textos nos participantes, além de promover discussões a respeito de aspectos gramaticais da língua portuguesa e desenvolvimento de estratégias de leitura por meio da interação com textos na língua inglesa.

Foram 46 participantes inscritos, sendo que 42 concluíram o curso, 3 optaram por participar de apenas 1 módulo e houve apenas 1 desistência.

Participaram do curso 23 funcionários do CECOM, 4 do LCC e 19 de órgãos como: DAP, DPFO, DCF, Pró-Reitoria de Administração, Pró-Reitoria de Planejamento e Copeve.

As aulas presenciais foram, como em cursos anteriores, realizadas no Auditório da Copeve, na Unidade Administrativa III.

Os professores entregaram as notas finais dos módulos para o CECOM, sendo que a lista foi encaminhada esta semana para o DRH/ProRH, que emitirá os certificados do curso.


Os participantes do Curso Instrumental de Línguas

LENDA URBANA NA UFMG: DOAÇÃO DE CÃES

Uma mensagem que circula pela internet desde 2007, falando sobre cinquenta cães de raça disponíveis para adoção ou que serão sacrificados, vindos de um canil falido, foi “requentada” e, agora, aparece como tendo sido enviada por uma professora da Escola de Veterinária. Devido à falta de data na mensagem, ela está fadada a se tornar uma lenda urbana, sempre repassada por pessoas bem intencionadas para seus amigos. O CECOM solicita a todos que, ao receber uma mensagem, verifiquem sua autenticidade antes de tomar qualquer ação.

Exemplos de lendas urbanas podem ser encontradas em http://vultosnanoite.vilabol.uol.com.br/lendas.htm e http://www.mrmalas.com/lendas/.Uma das lendas mais acessadas se refere às canetas Bic, encontrada em http://www.mrmalas.com/lendas/lenda.asp?id=14050.

ALUNOS DA ENGENHARIA VISITAM A CENTRAL TELEFÔNICA DA UFMG

No último dia 20, a Divisão de Redes de Comunicação do CECOM (DRC) recebeu a visita do prof. Murilo Gomes, acompanhado de seis alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFMG. A visita se deu para que os alunos conhecessem os equipamentos do Sistema de Telefonia do CECOM, instalados no subsolo do prédio da Reitoria.

O prof. Murilo Gomes, que ministra a cadeira de Sistemas de Telefonia, e seus alunos foram recebidos por Antônio Carlos Soares e Edgard Eustáquio Morais, técnico de Telefonia. Eles mostraram as dependências da Central Telefônica e Antônio Carlos fez uma breve explanação sobre os equipamentos e respondeu às perguntas dos alunos.


Prof. Murilo, Edgard, Antônio Carlos e os alunos do curso de Engenharia Elétrica


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A partir de agora todas as prefeituras poderão exigir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para os prestadores de serviços. Pessoas Físicas e Jurídicas, que prestam serviços a prefeituras, já podem emitir, a partir do final de setembro, a Nota Fiscal Eletrônica nos contratos firmados com o poder executivo municipal. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) acaba de disponibilizar no Portal Software Público Brasileiro o e-Nota, sistema informatizado que permite ao usuário o preenchimento do novo documento.  Veja em http://www.softwarepublico.gov.br/.

– Selecione um assunto no menu superior e assista ao mapa alterar o seu tamanho. Passe o mouse sobre cada país e confira a população. Explore os recursos em http://show.mappingworlds.com/world/.

– Tiririca vira filme “O filio do Brazil”. Muito engraçado. Não deixe de assistir clicando aqui.

-Fique por dentro dos Games, Twitter, Gadgets, Celulares/Mobile e Tecnologia no geral no blog Bigsense. A atualização é semanal. O endereço é http://www.bigsense.com.br/.

– O jogador de futsal Falcão visita a categoria de base do Manchester City. Veja o sensacional show aqui.

– “Não, a gente não é entendido de gastronomia, não sabemos cozinhar e não sentimos nada mais que uva e álcool ao beber um vinho. Somos simples consumidores, que apenas gostam de experimentar de tudo e dividir suas impressões.” Assim é o blog destemperos em http://destemperados. blogspot.com/.

– A primeira edição do Food Experience aconteceu em Porto Alegre, no começo de 2010. Agora, a segunda edição do curso, revista e ampliada, chega a Belo Horizonte com um time de professores de padrão internacional para discutir o cenário e as tendências da gastronomia brasileira. Saiba mais aqui.

Dica do Thiago Moreira:
– Um serviço bastante interessante do site http://www.meucombustivel.com.br/ que mostra o valor do combustível dos postos das cidades, para que os cidadãos possam escolher aquele com o melhor preço.


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 40, de 18/10/1990, publicou notícias sobre expansão da rede, Vestibular da UFMG 1991, Horário de Verão, novos equipamentos do Núcleo de Computação da Saúde, manutenção de Bancos, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

OPERAÇÃO DE REDE
Desde o início do mês de outubro, o CECOM está contando com equipe exclusiva para Operação de Rede. Esta equipe está à disposição dos usuários, das 8h às 22h, acompanhando o andamento do acesso à Rede A10, esclarecendo dúvidas, registrando problemas e, enfim, tornando mais ágil e preciso o sistema de atendimento que já existia no SOS-CECOM.

Com a formação da Operação de Rede, o CECOM procura reorientar as funções de sua área de Produção, adequando-a ao novo ambiente de sistemas on line.

Para que o CECOM possa melhorar a qualidade de seus serviços e ampliar o suporte aos seus usuários, foi solicitado que todos os contatos para assuntos que envolvam uso dos serviços disponíveis, sejam efetuados via Operação de Rede. Assim, o CECOM vai ter condições de conhecer as demandas existentes e atuar com maior precisão sobre os problemas e dúvidas levantadas. …



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Vítor Fonseca de Melo, no dia 16; Antônio Eustáquio Rodrigues, no dia 19; e os ex-ceconianos: Geraldo Robson Mateus (DCC), Adriana Aparecida de Melo e Rômulo Chaves Mendes, no dia 15; Lucas Marcel Fernandes Goulart e Wesley Augusto Araújo Ribeiro, no dia 16; Wanderson Machado Horta, no dia 18; e Maria Helena Caldeira dos Reis, no dia 19. Os parabéns, em dia, para: Camila Cristina de Lima Pimenta, no dia 25; e Jhonata dos Santos Soares, no dia 28. Os parabéns para os ex-ceconianos: José Diz Ramos e Patrícia Lage, no dia 21; José Marcos Silva Nogueira (DCC), Clayton Ricardo Santos e Alexandre Henrique Cardoso, no dia 22; Otto Hilário de Campos Cardoso e Alexandre Castor de Oliveira Pires, no dia 23; Carlos Rafael Quevedo Aguilar, no dia 24; e Margareth Alves de Almeida, no dia 27

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Como o final de ano está se aproximando, nada melhor do que relembrar as decorações de Natal do CECOM. As fotos desta edição foram tiradas em dezembro de 2003, com a árvore de Natal feita de tiras de palha e a presença do Papai Noel, que foi a alegria de muitos. As fotos são de autoria de Antônio Lima.


Embaixo da árvore, as mensagens, dentro de caixas, para todos do CECOM


O Papai Noel e o Leão


A árvore de palha e o Papai Noel


Haroldo