Sistemático: Edição 1491 – 11/11/2010


Notícias



OS 40 ANOS DO CECOM

No dia 04 de novembro, o CECOM completou 40 anos. Foi nessa data que saiu a Portaria no 569, de 04/11/1970, criando o Centro de Computação, em substituição ao antigo Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967.
São 40 anos de muitas histórias, de muito trabalho, de muitas lutas. Os parabéns para todos os ceconianos e ex-ceconianos, principalmente os pioneiros, na figura do prof. Antônio Mendes Ribeiro, primeiro diretor do CECOM, gestão 1970-1980. Os parabéns, também, para os diretores que se seguiram: Maria Miriam Arruda Salvador, prof. João Carlos Pires Bauer, Eduardo Henrique Lima e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.
A outra data especial é o dia 1o de fevereiro, dia em que, em 1971, o CECOM teve as suas instalações inauguradas no subsolo.
Como lembrança, uma foto do álbum de inauguração do CECOM com a presença do Reitor Prof. Marcelo de Vasconcelos Coelho, gestão 1969-1973, e do então Diretor do Centro de Computação, Prof. Antônio Mendes Ribeiro.

Inauguração do CECOM em 01/02/1971
Ao centro, Prof. Marcelo de Vasconcelos Coelho, Reitor da UFMG gestão 1969-1973 e à direita, de camisa branca, Prof. Antônio Mendes Ribeiro, diretor do CECOM gestão 1970-1980.

INTERFACES ZÊNITE ASSUMEM TAMBÉM LIGAÇÕES PARA A VIVO

Em maio de 2010, o CECOM instalou duas interfaces celulares nas centrais telefônicas do Campus Saúde e do Campus Pampulha. Elas funcionam como se 60 aparelhos celulares (30 em cada interface) estivessem conectados a cada uma das centrais para completar as chamadas para números de telefones móveis locais (DDD 31). Estes equipamentos, da marca Zênite, eram utilizados até o início deste mês para realizar as ligações efetuadas dos ramais da UFMG não pertencentes à Vivo, ou seja, para Claro, Oi e TIM. A partir desta semana, as ligações para números da Vivo, que ainda eram realizadas pelo circuito antigo, estão sendo também realizadas através das interfaces celulares.
Pela solução anterior, as ligações para aparelhos celulares eram transferidas das centrais da UFMG diretamente para a central da Telemig Celular, através de circuitos de dados dedicados, o que garantia rapidez e qualidade às ligações. A nova solução foi necessária devido à não renovação do contrato existente com a antiga Telemig Celular, adquirida pela Vivo. Infelizmente, pelas características das interfaces é impossível unificar as chamadas em um único número. Há 60 números de chips que fazem esta interligação, o que torna impraticável o salvamento de todos eles na agenda dos aparelhos dos destinatários das chamadas.
O uso dessas interfaces permite boa economia para a universidade. A tarifa atual é de R$0,18 por minuto.
As atividades de implantação das interfaces foram executadas pela equipe da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, tendo participado David Eustáquio da Silva e Edgard Eustáquio de Morais.

INVENTÁRIO DO CECOM TEM PRAZOS PRÓXIMOS

O CECOM já tem a sua Comissão para realizar o Inventário Físico Anual de Bens Patrimoniais, exercício 2010. Através da Portaria no 14, de 22 de outubro de 2010, foram designados para a Comissão Inventariante os funcioná-rios Wallison Fabiano de Araújo, Carolina Diniz Cunha, Gustavo Aurélio dos Santos Diniz e Rubens Crispim da Silva, sob a presidência do primeiro.
Até o dia 18 de novembro, os responsáveis pelos locais de guarda deverão entregar os relatórios e formulários verificados à Comissão Inven-tariante.

SAÍDA E REMANEJAMENTO DE ESTAGIÁRIOS

Guilherme Mattar Bastos, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC), encerrou seu estágio no CECOM no final de outubro. Guilherme entrou para o CECOM em maio de 2009, lotado na DRC. Para ocupar a sua vaga, a estagiária Caroline Mitsuko Rocha Kinoshita, da Divisão de Apoio Administrativo (DAA), foi remanejada para a divisão no início do mês de novembro.
Na DRC, ela vai atuar no monitoramento das atividades da Rede UFMG e no apoio a servidores Linux.


Guilherme Mattar

 


Caroline Mitsuko

NOVA ESTAGIÁRIA DO CECOM

Com a ida de Caroline Mitsuko para a Divisão de Redes de Comunicação (DRC), a vaga foi ocupada por Ana Carolina Borges de Andrade.
Ana Carolina, aluna do Curso de Comunicação Social, foi contratada a partir do dia 1o de novembro, lotada na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde será responsável pelo desenvolvimento e manutenção do site do CECOM.


Ana Carolina

NOVO MENOR DA CRUZ VERMELHA

O CECOM, por meio do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, contratou, a partir do dia 03/11, o menor Leonardo Barroso de Araújo. Ele substitui Jhonata dos Santos Soares, que completou 18 anos no dia 28 de outubro, e como ocorre com todos os menores, eles são desligados do convênio ao alcançar a maioridade.
Leonardo está lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde já está prestando serviços como contínuo.


Leonardo Barroso


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 31 de outubro/2010, foram registrados 12.117 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/, ou diretamente no endereço https://www.ufmg.br/dti/cecom/cec/proxy.htm.


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE OUTUBRO/2010

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de outubro/2010, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.580.097
610
384.670
1.965.377
18.677.426
20.642.803

As médias diárias durante o mês de outubro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
50.971
20
12.409
63.399
602.498
665.897

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as segintes dicas:

– Muitas pessoas vieram nos perguntar se é possível colocar carona dentro de uma mesma cidade no site. Isso é possível, sim! Basta colocar uma mesma cidade como origem e destino, especificando nos pontos de origem e destino os bairros que você irá passar. Veja em http://www.unicaronas.com. br/index.php.

– Crie apresentações ao vivo e surpreendente no endereço http://prezi.com/about/. É preciso fazer registro.

– Memória Matrix funciona para gravar formatos, layouts e recordar o padrão. Você deve tomar uma decisão rápida e selecionar corretamente. O endereço é http://jobs.telegraph.co.uk/memory-matrix.aspx.

– Velocidade de jogo é projetado para treinar e melhorar sua velocidade de processamento e tempo de reação. Visite o endereço http://jobs.telegraph.co.uk/speed-match.aspx.

– Pingos de chuva é projetado para melhorar a velocidade de uma tarefa de raciocínio numérico. Ela enfatiza a velocidade e precisão.  O endereço é http://jobs.t elegraph.co.uk/raindrops.aspx.

– Projeto interessante a Olympikus é “A Copa das Pessoas”. São filmes de quem assistiu as copas e publicou neste site. Confira as imagens e se programe para 2014. Não deixe de visitar o endereço http://www. acopadaspessoas.com.br/#/intro/.

– Os aficionados por jogos não podem perder o Youtube games, em http://www.youtube.com/games.

– O site Muito Gostoso é especialmente dedicado a todos que gostam de comer bem, gostariam de saber preparar uma comidinha gostosa e saudável, mas não têm a menor idéia por onde começar. Prepare-se e visite o endereço http://www.muitogostoso.com. br/.


 


Há 20 anos…

Nas edições de O Sistemático Ano XIV, números 42 e 43, de 01 e 08/11/1990, foram publicadas notícias sobre os 20 anos do CECOM, visita à Magnesita, visita à Embratel, Vestibular 1991, curso de Primeiros Socorros, palestras do mês, processamento do Concurso da Secretaria de Saúde, entre outras. A notícia que se destacou foi:

GERENTE DO HERMES
Procurando agilizar a implantação do Correio Eletrônico nas unidades/órgãos que ainda não o utilizam, a Diretoria do CECOM repassou as funções de gerência e coordenação do Hermes a Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, que desde as últimas semanas está visitando os usuá-rios das respectivas unidades oferecendo treinamento e consultoria no uso do Hermes.
Após o início de suas atividades, Euclídia implantou o Correio no Centro Pedagógico e Escola de Veterinária, sendo que já tem agenda pronta para a conclusão da implantação em toda a UFMG.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Natália Arantes Jerônimo, no dia 05; Nélia Neiva Zille, no dia 06; e em dia para Josemar Pereira dos Santos, hoje, dia 11; Márcia Regina Lemos, no dia 12; Wallison Fabiano de Araújo e Thiago Tadeu Rodrigues Moreira, no dia 16; Álvaro Antônio Fonseca de Souza, no dia 17; e Fernando Frota Machado de Morais, no dia 18. Os parabéns para os ex-ceconianos: Rafael Braga Soares Righi, no dia 05; Efigênio Vieira Ataíde e Maria Tereza Camargos Diniz França de Abreu, no dia 07; Thiago Souza Ribeiro, no dia 09; Benjamin Pinto Neto e Hilmes Almeida Pinhos Caldeira, no dia 11; Gustavo Moreira da Fonseca, no dia 12; Danilo Pinheiro Soares Guimarães e Maria de Fátima Rego de Souza, no dia 13; Cyntia Guimarães de Carvalho, no dia 14; Valmir Costa Cruz, no dia 15; Marco Túlio da Silva, no dia 16; e Maria Cristina Lima Borges, no dia 18.

 

FESTA DE NATAL DO CECOM

NA PRÓXIMA SEMANA: NOTÍCIAS SOBRE A FESTA DE NATAL DOS FUNCIONÁRIOS DO CECOM.

 


MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Na última terça-feira, dia 09/11, Márcia Lemos trouxe uma torta de maracujá para comemorar os aniversários do mês de novembro. As fotos são de Ana Carolina Borges.


Todos querendo um pedaço da torta


Gustavo, Jõao Carlos, Natália e Luiz Cláudio


Carlos Alfeu, Márcia Lemos e Beatriz


Márcia Lemos, Fábio, Michele, Paulo Lessa, Bárbara e Emerson