Sistemático: Edição 1496 – 17/12/2010


Notícias



DLO E CECOM REALIZAM PREGÃO PARA AQUISIÇÃO DE REDE SEM FIO PARA A UFMG

Nesta quarta-feira, dia 15, foi realizado pregão para aquisição de um sistema para montagem de uma rede sem fio nos espaços da UFMG.
Participaram do processo seis empresas, representando cinco fabricantes diferentes. A proposta com menor preço foi decidida no último momento permitido pelo sistema, que encerra a fase de lances após um prazo aleatório, a partir de um momento definido pelo pregoeiro. A proposta vencedora foi feita apenas 10 segundos após o lance da empresa classificada em segundo lugar, que não teve tempo hábil para fazer novo lance. A classificação final das propostas foi:
1) Agora – Soluções em Telecomunicações Ltda, que ofereceu equipamentos da Motorola;
2) Techdec Informática Ltda., que ofereceu equipamentos da Enterays;
3) ASAP Tecnologia da Informação Ltda., que ofereceu produtos da Cisco;
4) Damovo do Brasil S. A., que ofereceu produtos da Extreme;
5) BSB Consultoria Técnica Ltda., que ofereceu produtos da Cisco;
6) Mahvla Telecomm Consultoria e Serviços em Tecnologia Ltda., que ofereceu produtos Avaya.
Após decorrerem os prazos legais para apresentação e contestação de recursos, o DLO deverá homologar o resultado e tomar as providências necessárias para aquisição dos equipamentos: 04 (quatro) controladores de rede sem fio, 900 (novecentos) pontos de acesso, 1.000 (mil) injetores POE mais programa de gerenciamento e licenças. com garantia de dois anos. A configuração e instalação dos equipamentos ficarão a cargo da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM e das administrações de rede das unidades acadêmicas e órgãos administrativos.

EMBRATEL ASSUME TELEFONIA FIXA DO CAMPUS SAÚDE E MHNJB

No dia 14 de setembro o CECOM realizou pregão eletrônico, vencido pela Embratel, para contratação de serviços para provimento de infraestrutura de telefonia fixa nas centrais telefônicas da UFMG em Belo Horizonte e Montes Claros.
Após algumas semanas de preparação da infraestrutura necessária para tornar o serviço operacional, Embratel e UFMG começaram a fazer a instalação dos circuitos, em horários que minimizem os transtornos que possam ser causados aos usuários da UFMG.
No último sábado, dia 11, as centrais telefônicas do Campus Saúde, que atende a todo o centro, e do Museu de História Natural e Jardim Botânico foram conectadas à Embratel, num processo que demandou aproximadamente duas horas de interrupção do serviço. A numeração dos ramais não foi alterada, já que os números antigos foram migrados da Oi para a nova operadora, através de processo de portabilidade numérica.
Na próxima terça-feira, dia 21, a partir das 20h, o processo será efetuado na central telefônica do Campus Pampulha. Entre as 20h e 22h a realização e o recebimento de chamadas externas ficarão prejudicados.
A central telefônica do Núcleo de Ciências Agrárias, em Montes Claros, não sofrerá processo de migração porque já usa infraestrutura fornecida pela Embratel.
.

DEMAI PREPARA SALA DE EQUIPAMENTOS NO CENTRO CULTURAL

O DEMAI está realizando reforma em sala do Centro Cultural da UFMG que foi liberada para ser utilizada pela central telefônica do prédio e distribuição da Rede UFMG no local. Atualmente, o Centro Cultural utiliza infraestrutura de telefonia e rede da antiga Escola de Engenharia. Com a entrega dos prédios da Escola para o Tribunal Regional do Trabalho, o Centro Cultural corria o risco de ficar sem comunicação. As negociações com a Oi/Telemar para migração da infraestrutura oferecida para telefonia fixa da Escola de Engenharia para o prédio do Centro Cultural foram abortadas quando a Embratel venceu o pregão para provimento desta infraestrutura, o que atrasou o processo. A nova operadora já fez chegar um cabo de fibra ótica até o Centro Cultural, que será ativado tão logo o CECOM instale no local uma nova central telefônica.
Na nova “Sala de Equipamentos” do Centro Cultural, que já possuiu instalações sanitárias, o DEMAI está desativando e removendo a infraestrutura hidráulica, que é antiga e apresenta risco de vazamento.
Também estão sendo realizados serviços de desentupimento das tubulações de esgoto que passam no local e elevação do piso. Após a conclusão das obras, a sala receberá pintura e infraestutura elétrica. Nesta fase dos trabalhos, a Divisão de Redes de Comunicação do CECOM esterá atuando junto ao DEMAI para montagem da central telefônica e seus acessórios, tais como banco de baterias, calhas e tubulações para passagem de cabos, o que deve ocorrer na última semana do ano.
O Centro Cultural terá seus números de ramais trocados durante o processo, já que seus ramais utilizavam a mesma faixa numérica da Escola de Engenharia. Isto, entretanto, não deve afetar as atividades do órgão, porque ligações recebidas na numeração atual serão redirecionadas para os novos números.


ÚLTIMA EDIÇÃO DO ANO

O Sistemático chega à edição 1496, fechando o ano de 2010. E aguarda o início de 2011 para logo chegar à marca das 1500 edições, desejando a todos os seus leitores um
FELIZ NATAL E UM ANO NOVO MARAVILHOSO.
Deseja também que o ano de 2011 tenha muitas notícias, muitos trabalhos e novidades. Muita paz para todos, com esperança, união, solidariedade, consciência, amizade e amor.

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Musicshake é um aplicativo para composição de músicas, que utiliza o encaixe de samples e trechos pré-prontos. Você deve escolher a velocidade, que é medida por batidas por minuto, os instrumentos a serem usados, entre outros fatores, e depois combiná-los da melhor maneira possível. Visite o endereço.

– O FreeRIP Basic é um programa para “ripar” CDs, ou seja, copiar músicas de um CD de áudio para o computador. O programa suporta vários formatos como o MP3, WAV, Vorbis, WMA e FLAC. Com ele é possível, também, escolher o nível de qualidade do arquivo de áudio. Vá até o endereço.

– A Ingresso.com é uma empresa de venda de ingressos à distância e de desenvolvimento de tecnologia de suporte a essa venda. Possui mais de 1500 pontos de venda instalados em bilheterias de cinemas, teatros, museus, parques entre outros, distribuídos em mais de 70 cidades do país. Confira.

– Agora você pode procurar os vídeos do Youtube no painel de tendências. Assim fica mais fácil pesquisar o vídeo que quiser. Vá até o endereço.

– Eurogamer é o lugar que você fica sabendo de tudo que rola neste mundo de games. Jogos, análises, notícias etc. Veja.

– Março de 2011 marcará o regresso da Orquestra Sinfônica do YouTube e todos estão conviados a participar. Pode fazer a audição de dois modos: enviar a sua audição em vídeo para a orquestra ou enviar uma improvisação a solo de uma peça composta especificamente para a orquestra pelo compositor americano Mason Bates. Saiba mais.


MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL TERÁ COLÔNIA DE FÉRIAS NO VERÃO

Crianças de 6 a 12 anos podem participar da I Colônia de Férias do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB). As atividades serão de 24 e 28 de janeiro de 2011. A colônia, que é parte da série de eventos Verão no Museu, integrado ao Projeto Quatro Estações, conta com parceria do Museu dos Brinquedos, do Instituto Cultural Luiza Azevedo Meyer.
As crianças vão participar de atividades culturais, artísticas, de divulgação científica e de entretenimento. A programação inclui oficinas, jogos didáticos, visitas a exposições e caminhadas na mata, explorando o espaço a partir de novas perspectivas.
São oferecidas 120 vagas – 60 pela manhã (9h às 12h) e 60 à tarde (14h às 17h). O evento será gratuito para a comunidade universitária, para as crianças da Vila Vilma e de patrocinadores. Para a comunidade externa o preço é de R$ 150 no mês de dezembro e R$ 180 em janeiro.
As inscrições devem ser feitas até 14 de janeiro, no Centro de Visitantes do Museu de História Natural (rua Gustavo da Silveira, nº 1035, bairro Santa Inês), entre 8h e 17h. Os interessados devem apresentar a ficha de inscrição preenchida e fotocópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG da criança; comprovante de vínculo com a UFMG do responsável (quando for o caso); foto 3×4; comprovante do pagamento da taxa (quando for o caso).
A ficha de inscrição e a programação completa da I Colônia de Férias do MHNJB estão disponíveis no site www.mhnjb. ufmg.br. Outras informações pelo telefone (31) 3461-4204.
Leia mais sobre o Verão no Museu em http://www.ufmg.br/online/arquivos/017628.shtml (Assessoria de Imprensa do Museu de História Natural)
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/017677.shtml – 17/12/2010)
.


MENSAGEM DE BOAS FESTAS DA ATI

UM FELIZ NATAL PARA TODOS E UM ANO NOVO REPLETO DE ALEGRIAS E CONQUISTAS!


A Árvore de Natal do CECOM e a pequena exposição de presépios


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 48, de 13/12/1990, publicou notícias sobre a participação do Vice-Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, no XXXV ENANUNI, avaliação de desempenho, novo ramal da Rede de TP, Festa de Natal do CECOM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

VESTIBULAR 1991 DA UFMG

Foi encerrada ontem, dia 12, a fase de embalagem das provas da primeira etapa do Vestibular de 1991 da UFMG.
As provas seerão realizadas nos dias 17, 18 e 19 de dezembro e a apuração da primeira etapa será iniciada no dia 17.


NOVAS LINHAS VD

Na última terça-feira, dia 11, a DST liberou o serviço Voz Dados da Telemig para a Faculdade de Farmácia e Escola de Odontologia.
Já está sendo providenciada, junto ao DM – Depto. de Manutenção, infraestrutura necessária para que estas unidades possam contar com dois pontos terminais.
Hoje, estão sendo trabalhadas a Faculdade de Medicina e a Escola de Música.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Aleixina Maria Lopes Andalécio, hoje, dia 17; Márcio Luiz Bunte de Carvalho, no dia 24; Raimundo Natalino Chaves, no dia 25; e para os primeiros aniversariantes de 2011: Ronaldo Araújo Costa, no dia 03; e João Cloves Coelho, no dia 10. Os parabéns para os ex-ceconianos: Eduardo José Tostes Barbosa e José Caetano Pinto, no dia 17; Esdras Viggiano de Souza e Dimas Afonso de Souza, no dia 22; Grace França Versiani, no dia 23; Sueli de Jesus Ferreira, no dia 25; Luiz Diniz Ferreira, no dia 26; Romildo Monte e Matheus Moreira dos Santos, no dia 27; Cláudio Antônio Mussi, no dia 29; Carlos Ferreira de Vasconcellos, no dia 30; José Antônio de Faria e Pedro Luiz Caetano Filho, no dia 1o de janeiro; Rodrigo Cazzeta, no dia 02; Luiz Antônio Soares, no dia 03; Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06; prof. Josão Carlos Pires Bauer, no dia 08; e Rodolfo Sérgio Ferreira de Rezende, no dia 12.

FORMATURA: A colação de grau dos formandos do curso de Medicina da UFMG será realizada às 20h, do dia 14 de janeiro de 2011, no Expominas. Entre os formandos Déborah Pereira Prado, filha de Maria Beatriz de Souza Pereira Prado e Armando Eustáquio do Prado. O Sistemático, em nome de todos, envia os parabéns.

 

FESTA DE NATAL DO CECOM

Foi realizada ontem, dia 16, a festa de Natal dos funcionários do CECOM. Estiveram presentes cerca de 70 pessoas, entre funcionários, ex-funcionários e familiares participando do almoço de confraternização com churrasco.
Como sempre, o ponto alto da festa foi o sorteio das cestas de guloseimas, montadas a partir da contribuição de todos os ceconianos. Desta vez, foram arrecadados mais de 200 itens, proporcionando a confecção de 7 cestas de vários tamanhos, além de sorteio de panetones, caixas de bombons, garrafas de suco de uva e bandejas.
O feliz ganhador deste ano com a Cesta no 1 foi Pedro Henrique Begalli Resende. Os demais sorteados com cestas foram: Fernando Frota, Helvécio, Renato, Thiago Moreira, Wallison e Gildete. Os sorteados com panetone foram: Cristina Queiroz, Selma, Alyne e Vicentina. Já as caixas de bombons saíram para: Tereza Cristina, Denise, Edgard e Carlinhos; as garrafas de suco de uva foram para Bárbara e Cláudia Galinkin; e as bandejas de Papai Noel saíram para Rosa e Carol Diniz.
O tempo colaborou e muito com a festa com um dia de muito sol, calor e alegria.


Uma visão geral da festa


A mesa com os brindes


A hora do almoço


O feliz ganhador da cesta número 1: Pedro Begalli


Frota e a sua cesta número 2