Sistemático: Edição 1497 – 13/01/2011


Notícias



DIÁRIO ELETRÔNICO BATE RECORDE NA GRADUAÇÃO

Até as 12h do dia 13 de janeiro já foram fechadas no Diário de Classe Eletrônico 6.520 turmas do total de 8.550 ofertadas no 2o semestre de 2010 para os cursos de graduação e pós-graduação. Este número corresponde a 76,25% das turmas e aumenta a cada minuto, mostrando a grande utilização e aceitação do sistema desenvolvido pelo CECOM.
Ao se comparar os percentuais de fechamento de turmas de graduação e pós-graduação, pode-se notar uma distância. Enquanto na graduação foram fechadas 88,81% das turmas (5.713 de 6.433), as turmas de pós-graduação alcançaram somente 38,11% de fechamento pelo diário (807 de 2.117). No entanto, os números, tanto da graduação quanto da pós-graduação, vêm crescendo a cada semestre. Esta distância também é explicada pela diferença entre os dois calendários para fechamento do lançamento dos dados pelos docentes. No caso da graduação, apesar do fechamento estar previsto para dezembro, Prograd e DRCA aceitarão dados lançados até 21 de janeiro. Quanto à pós-graduação, os lançamentos podem ser feitos até o dia 11 de fevereiro.
O Diário de Classe está sendo executado na infraestrutura mais moderna do CECOM, utilizando Cluster de 4 servidores. Graças a isto, o Sistema Diário alcançou maior desempenho e disponibilidade, atendendo de forma mais adequada a comunidade universitária.
A equipe envolvida nas manutenções e desenvolvimento do sistema é formada por Diogo Freitas Duarte Magalhães, Pedro Henrique Begalli Rezende e Thiago Tadeu Rodrigues Moreira.

Turmas da Graduação
2010/2
Ofertadas
Fechadas no Diário Eletrônico
Percentual (%)
Total de Turmas
6.433
5.713
88,81
Turmas de Disciplinas somente Teóricas (tipo "T")
3.048
2.670
87,59
Turmas de disciplinas somente Práticas (tipo "P")
1.505
1.322
87,84
Turmas de disciplinas Teóricas e Práticas (tipo "T/P")
1.880
1.721
91,54


Turmas da Pós-Graduação
2010/2
Ofertadas
Fechadas no Diário Eletrônico
Percentual (%)
Total de Turmas
2.117
807
38,11
Turmas de Disciplinas somente Teóricas (tipo "T")
1.450
562
38,75
Turmas de disciplinas somente Práticas (tipo "P")
221
78
35,29
Turmas de disciplinas Teóricas e Práticas (tipo "T/P")
446
167
37,43

 

Totais
8.550
6.520
76,25

 

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 31 de dezembro/2010, foram registrados 12.355 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM, ou diretamente no endereço.

.


PRIMEIRA EDIÇÃO DO ANO

O Sistemático retorna após 3 semanas sem circulação, devido às festas de final de ano e um pequeno recesso. A Redação espera continuar contando com a colaboração de todos na divulgação das atividades do CECOM e com o carinho que sempre recebeu de seus leitores, ceconianos, ex-ceconianos e amigos. A Redação espera um ano de 2011 com muita notícia boa, comemorações, conquistas e alegria!
Neste início de ano, o CECOM terá duas comemorações: o 40o aniversário de sua inauguração e a chegada do número 1500 de O Sistemático. Longa vida para os dois!

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Daniel Lemos de Morais, da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), pediu demissão do CECOM no mês de dezembro/2010.
No início do seu estágio, Daniel Lemos atuou na Divisão de Atendimento e Con-sultoria (DAC), no atendimento aos usuários administrativos, onde permaneceu de 2006 a 2008. Em junho de 2008, foi relotado na Divisão de Aplicativos e Sistemas, para atividades no desenvolvimento Web, ficando até a sua saída em dezembro último.
Daniel enviou o seguinte e-mail para todos do CECOM:
“Amigos e colegas do CECOM,
Não tive oportunidade de me despedir de vocês, pois no final do meu estágio acabei tirando alguns dias de férias, mas nunca é tarde para agradecer. Obrigado a todos pela oportunidade de ter trabalhado no CECOM. Sem essa experiência o meu aprendizado não seria o mesmo. Aproveito também a oportunidade para informar que concluí a graduação e a colação aconteceu no dia 20/12, na Escola de Engenharia. Obrigado e um grande abraço.”


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE DEZEMBRO/2010

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis no site.
No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de dezembro/2010, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.283.139
751
429.090
1.712.980
28.842.433
30.555.413

As médias diárias durante o mês de dezembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
41.392
24
13.842
55.257
930.401
985.658


DICAS DE DICAS INTERESSANTES


Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O site Beinggirl é só entre amigas, feito para a mulherada antenada. Saiba mais.

– Não gosta do Big Brother? A TV Record lançou um site para quem não gosta do BBB. Leia mais.
 
– Concurso Jovem Cientista Google: o Google está procurando os mais brilhantes cientistas jovens do mundo para projetos interessantes e criativos que são relevantes para o mundo de hoje. Confira. (Site em Inglês)
 
– Rob Gonsalves é um artista de Toronto, Canadá. Ele mistura elementos para criar transições surpreendentes de ilusão de ótica. Veja. (Site em Inglês)

– Horário de Brasília. Acerte seu relógio com o horário de Brasília, a hora oficial do Brasil aqui.

– A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet. Saiba mais.

– Dica da Selma, da DAA: Imagine o seu rosto em tamanho real feito inteiramente de papel e em três dimensões. O artista alemão Bert Simons fotografou alguns rostos em diversos ângulos, gerou um arquivo 3D, imprimiu todas as imagens e fez o minucioso trabalho de recortar e colar toda a papelada. Veja no endereço.


CPF SERÁ OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS DEPENDENTES A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2011


Conforme comunicado da Secretaria de Recursos Humanos – SRH, a partir de fevereiro de 2011 todos os dependentes de servidores deverão ter o número do CPF – Cadastro de Pessoa Física – cadastrado no sistema SIAPE, independente da idade e parentesco.
Assim, para que docentes e técnico-administrativos da UFMG continuem a receber beneficíos referentes a seus dependentes, como o auxílio saúde, auxílio natalidade e pré-escolar, dedução no imposto de renda ou ainda licença para acompanhamento de tratamento de saúde, será necessário fornecer o número do CPF de todos os seus dependentes.
O Departamento de Administração de Pessoal (DAP) está providenciando o levantamento dos servidores que possuem dependentes sem CPF cadastrado. A relação, em formato de planilha eletrônica, será enviada para as Seções de Pessoal das Unidades/Órgãos, que deverão providenciar junto aos servidores os respectivos CPF, atualizar a planilha e remetê-la ao DAP.
É muito importante que os servidores fiquem atentos pois, o dependente que não tiver o CPF cadastrado até a folha de pagamento de Fevereiro de 2011, não terá os benefícios correspondentes.
Vale também ressaltar que a inscrição no CPF pode ser solicitada para dependente de qualquer idade, inclusive recém-nascido, e que o sistema SIAPE não permitirá a inclusão de um mesmo CPF para o servidor e seu dependente. Cada pessoa tem que ter o seu próprio CPF.
Solicitação de inscrição no CPF pode ser feita nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal ou nos Correios. Maiores informações podem ser obtidas no sítio eletrônico.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 01, de 10/01/1991, publicou notícias sobre palestra para o Departamento de Pessoal, relatório de participação no XXXV Enanuni, ligação das unidades do centro ao A10, ligação CECOM/SIAPE/SIAFI, entre outras. A notícia que se destacou foi:

IMPRESSORA LASER
Foi adquirida pelo CECOM uma impressora a laser (não impacto), que foi instalada na terça-feira, dia 08. A impressora se destinará a trabalhos que necessitem de uma melhor produção (acabamento) na apresentação de relatórios, gráficos, textos etc. Nela não serão impressos relatórios convencionais de processamento de dados.
A impressora foi conectada ao Itautec I7000, que fica instalado na sala do FACOM. O objetivo foi, além das condições ambientais (temperatura e segurança), tornar o equipamento disponível de forma igualitária para todas as divisões do CECOM. …



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático" envia os parabéns para os ex-ceconianos: Adriana Heloísa Lima Bittencourt, Luiz Flaviano dos Santos e Lindaura Rosa dos Santos, no dia 14; prof. José Nagib Cotrim Árabe e Joaquim Lopes Júnior, no dia 15; Helen Lan Kwai Wah, no dia 16; Maria de Lourdes Moreira Braga e Marli de Freitas Gomes, no dia 17; Simone Valéria Borges e Ilza Maria Morais Diniz, no dia 18; e Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo, no dia 20.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais fotos da Festa de Natal dos funcionários do CECOM, realizada no dia 16 de dezembro/2010, com um churrasco de confraternização. O sorteio das cestas de guloseimas foi o ponto alto da festa com todos torcendo para ganhar qualquer brinde. As fotos são de autoria de Ana Carolina.


Thiago Moreira e sua cesta número 5


Helvécio e sua cesta número 3


Wallison e sua cesta número 6


Selma ganhou um panetone


Bárbara ganhou um suco de uva


Renato e sua cesta número 4