Sistemático: Edição 1498 – 20/01/2011


Notícias



SICPAT INCORPOROU NOVAS FUNCIONALIDADES EM 2010 E EVOLUIRÁ MAIS EM 2011

Há exatamente um ano, em janeiro de 2010, preocupados com a necessidade de evoluir os controles dos bens patrimoniais da instituição, passaram a se reunir, com frequência quase mensal, os gestores da PRA – Pró-reitoria de Administração, do DLO – Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Gerais, do DCF – Departamento de Contabilidade e Finanças, da Auditoria Geral e do CECOM.
A intenção era planejar e coordenar as ações, identificar a necessidade de atendimento a normas e procedimentos governamentais e priorizar atividades operacionais de forma a evoluir o sistema SICPAT – Sistema de Controle Patrimonial, permitindo que ele pudesse atender às novas demandas.
Ao longo do ano participaram destas reuniões a pró-reitora adjunta de administração, Eliane Aparecida Ferreira, o diretor do DLO, Antonio de Assis, o Auditor Geral, Marcos Eustáquio de Oliveira Murta, a contadora Joana Elizabete Gonçalves, a diretora do DCF, Macilene Gonçalves de Lima, o diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e o diretor da Divisão de Aplicativos e Sistemas, João Carlos Lages. Além destes, participaram quando convidados Fernando de Souza Guimarães e Carlos Roberto Alves Rodrigues, responsáveis pelo sistema SICPAT, respectivamente, no DLO e CECOM.
Como resultados do trabalho desta equipe, foram implantados no último trimestre de 2010 novas funcionalidades no SICPAT, para viabilizar o fechamento mensal da movimentação dos bens e para determinar a depreciação dos bens adquiridos durante o ano corrente, sempre seguindo as normas vigentes.
Em 2011 novas demandas serão tratadas. Para a primeira delas, serão definidos procedimentos para a reavaliação de bens, atividade que deverá ser feita a partir deste ano para bens classificados como aeronaves, embarcações, equipamentos de processamento de dados e veículos automotores. Há um cronograma definido pelo governo federal que determina a reavaliação de todos os demais bens móveis até o ano de 2013.
Durante o primeiro trimestre deste ano devem ser desenvolvidas e implantadas as funcionalidades que viabilizarão, no SICPAT, a reavaliação de bens. No segundo trimestre, o DLO e o CECOM devem servir de piloto para a implantação do sistema. Ao final do semestre, após avaliar o resultado dos trabalhos nos órgãos piloto, a administração central definirá o planejamento de execução da reavaliação de bens por todas as unidades gestoras da universidade, sendo que esta atividade deve ser concluída até o final do mês de dezembro de 2011.

 

CLUSTER AGILIZA ACESSO AO RESULTADO DA 1ª ETAPA DO VESTIBULAR

Na tarde da última sexta-feira, dia 14 de janeiro, a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) autorizou o CECOM a publicar na Internet a relação de candidatos e treineiros classificados na 1ª etapa do Vestibular 2011.
Pela primeira vez, a seleção na 1ª etapa foi feita utilizando-se a média das notas obtidas pelos candidatos no Enem. Este fato causou grande interesse pela busca do resultado. Nos anos anteriores, com a aplicação de prova de múltipla escolha que tinha gabarito previamente divulgado, a maioria dos candidatos já sabia de antemão qual seria seu resultado pessoal. Entretanto, com o formato de correção do Enem baseado na TRI (Teoria de Referência ao Item) e a necessidade de conversão da média das notas para uma escala de 0 a 64 pontos, a expectativa para este ano era grande com relação à lista de classificados que seria divulgada. Era previsto que isso aumentaria, em muito, a carga de acesso às páginas do site.
Em paralelo, com o intuito de aumentar a disponibilidade, a escalabilidade e o desempenho de sua infraestrutura computacional, utilizada pelos sistemas Web, o Cecom investiu no último ano na aquisição, configuração e instalação de novos equipamentos, licenciamento de softwares e capacitação de sua equipe de suporte. O bom resultado deste investimento já era sentido pelos usuários de outros sistemas Web, tais como o Diário de Classe, o sistema da Pós-graduação, o IAG, o Auxílio Saúde etc.
Foi montada uma estrutura de cluster Web (de servidores Web distribuídos que espalham a carga de pedidos entre vários computadores atuando como um só) com capacidade de até 20.000 acessos simultâneos. Quando há um pico de carga de acesso em um dos sistemas instalados no cluster, esta infraestrutura consegue suportar a grande quantidade de acessos sem comprometer a disponibilidade e a performance dos outros sistemas de informação mantidos por ela.
Além disso, para o caso da divulgação do resultado da 1ª etapa do Vestibular 2011, foram implementadas otimizações, no código da aplicação e na configuração do servidor de aplicação, que garantiram 100% de disponibilidade sem eventos de lentidão ou travamentos. Imediatamente após a liberação do resultado foram verificados mais de 5.000 acessos simultâneos, exclusivamente em busca das informações do Vestibular, sem que o cluster tenha apresentado qualquer sinal de comprometimento de seu desempenho. Esse volume de acesso perdurou durante as horas que se seguiram, caindo gradativamente durante o final de semana.
Conforme foi dito, toda essa metodolo-gia, já testada e aprovada, está disponível para todos os outros nossos sistemas Web já existentes, bem como para os futuros que serão implantados nesta plataforma.
As atividades de montagem, testes, otimizações e parametrizações da infraestrutura do Vestibular ficaram a cargo de Emerson Henrique Kfuri Pereira, pela Divisão de atendimento e Consultoria (DAC) e Thiago Gabriel Diniz, pela Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS).
.

ANALISTA DO CECOM PARTICIPA DE CURSO LINUX

O analista Gustavo Aurélio Santos Diniz, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC), estará, no período de 24 de janeiro a 03 de fevereiro, participando do curso GNU/Linux – Fundamentos Essenciais.
Esse curso será oferecido pela empresa Breed Consultoria em suas instalações em Belo Horizonte.
Em dezembro, os analistas David Eustáquio da Silva, Paulo Couto Lessa (Divisão de Redes de Comunicação), Fábio Luiz de Morais, Márcio da Costa Viana e Wallison Fabiano de Araújo (Divisão de Atendimento e Consultoria) participaram desse mesmo curso com o objetivo de consolidar seus conhecimentos sobre Linux.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES


Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A Actrav-Turim, setor dedicado à educação dos trabalhadores da Organização Internacional do Trabalho (OIT), está lançando o código do Solicomm, software de comunicação online utilizado em cursos de formação da OIT desde 2004. Milhares de sindicalistas, dos cinco continentes, vem usando a plataforma desde então, ao participarem em cursos a distância e atividades em rede em espanhol, inglês, português e francês. Solicomm, contudo, não serve apenas para propósitos educacionais, mas é o que a entidade chama de Sistema de Informação e Participação para Comunidades (CIPS, na sigla em inglês). Isso significa dizer que o software tem múltiplos usos, funcionando de modo similar a uma rede social, oferecendo sistema de e-mail, conferências, hospedagem de páginas, biblioteca digital, entre outros. (fonte:http://www.arede.inf.br) Neste endereço. (Site em Inglês)

– Como 3D é a bola da vez, no Vimeo tem: curtas-metragens, videoclipes, documentá-rios, comerciais, tutoriais, demonstrações de câmera, tudo em 3D. Visite o endereço. (Site em Inglês)

– Um site muito bacana é o 3D Manifesto. Veja. (Site em Inglês)

– A mais recente inovação da Rede Católica TV está aqui: vídeos em 3D original e muito mais! Você vai precisar de óculos 3D para desfrutar destes vídeos. Assista. (Site em Inglês)

– Certos idiomas do Google Translate são bem ruins. Mas uma coisa muito divertida para fazer com o Google Translate é transformar a tradução em um beatbox, ou seja, uma caixa de batida de vocal do hip-hop. Esse recurso oculto do Google, aqui, está fazendo sucesso na internet.
Vejam os exemplos:
1) Copie e Cole o seguinte texto no Google Translate:
zk pv pv pv pv zk zk zk kz pv pv pv pv zk zk zk PZK PZK pvzkpvpvzk BSCH kkkkk 
Selecione Alemão para tradução em alemão e, logo após, pressione o botão “Beatbox”. Ouça o batido.
2) Criando Efeitos Sonoros: Copie e Cole no Google Translate e selecione a tradução croata croata. É a simulação do som de uma máquina, um carro velho.
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
3) Para simular o som de um helicóptero, copie e cole o texto a seguir marcando tradução para alemão.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

– Já que você se considera o CARA em jogos, vê se consegue prender o gato. Vá até o endereço.


FÉRIAS ALTERAM HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS


Parte dos restaurantes do campus Pampulha está funcionando em horário especial durante as férias acadêmicas. O Setorial 2 abre apenas para o almoço, das 11h às 14h. Café da manhã e jantar voltam a ser servidos no dia 10 de março.
O restaurante da Praça de Serviços serve almoço das 11h às 14h, mas a unidade do mezanino está fechada. A Faculdade de Letras, a Escola de Engenharia, a Faculdade de Ciências Econômicas, o Instituto de Ciências Biológicas e a Escola de Música também têm seus restaurantes em funcionamento, assim como o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). No campus Saúde, o restaurante da Faculdade de Medicina abre apenas para almoço, entre as 11h e 14h.
Na Faculdade de Direito, o restaurante universitário fica fechado durante as férias, assim como o do campus de Montes Claros, que volta a funcionar no dia 10 de março, quando terá início o primeiro semestre letivo de 2011.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/017912.shtml – 20/01/2011)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 02, de 17/01/1991, publicou notícias sobre impressora laser x WSP, revisão SADS, palestras para 1991, palestra da MSA, concurso da PUC, entre outras. A notícia que se destacou foi:

VESTIBULAR 1991 DA UFMG
Desde o dia 10 de janeiro, o CECOM tem processado a leitura (FACOM) e carga de notas (A10) dos comandos de nota relativos às provas da segunda etapa do Vestibular 1991 da UFMG.
Atualmente, para realização dessas atividades, utiliza-se a leitora de marcas óticas, no caso, o FACOM.
Procurando evoluir e racionalizar as atrividades de comandos de notas da segunda etapa, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca esteve visitando a Coordenadoria de Correção de Provas, instalada no prédio da Fafich, quando avaliou a viabilidade de, a partir do próximo ano, o comando das notas ser realizado online, através do Sistema CCG.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Bárbara Coelho Alves Pereira, no dia 23; Elizeba Henrique Januário, no dia 25; Selma de Paoli Loureiro Damascena, no dia 26. Os parabéns para os ex-ceconianos: Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo, no dia 20; Geraldo Correia de Moura Baptista, Djim de Andrade Martins, André Nogueira de Sousa e Edson Barbosa Duarte, no dia 21; Ana Paula Lima Figueiredo e Renato Baumgratz Viotti, no dia 22; e Izilda Costa Chaves, no dia 26.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da Festa de Natal dos funcionários do CECOM, realizada no dia 16 de dezembro/2010. As fotos, de autoria de Ana Carolina, foram tiradas durante o almoço de confraternização.


O pratinho do Vítor


Helvécio e família: Nayane, Regina e Rebeca


Carlos Alfeu, Gilmar, Antônio Carlos, Márcio Bunte e Fábio


Takeda, Nélia, Márcia Lemos, Marcelo, Cláudia Galinkin, Xina, Bárbara eSofia (de costas)


Paulo Lessa, David, Geovane, João Carlos e Charles


Selma, Edgard, Leonardo, Cristina, Carol, Tereza Cristina e Alexandre