Sistemático: Edição 1499 – 27/01/2011


Notícias



MEC/INEP FAZ REUNIÃO PARA APRESENTAÇÃO
DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010


Denise Cristina

No dia 07 de fevereiro, o INEP fará, em Brasília/DF, a apresentação do Censo da Educação Superior 2010. Na apresentação serão abordados o sistema de coleta e a migração de dados, que facilitarão a utilização das tecnologias implementadas, bem como a compreensão da integração entre os sistemas Censo e e-MEC.
Esta apresentação será para pesquisadores institucionais e técnicos em Informática das Instituições de Educação Superior de todo o país.
Estarão presentes, representando a UFMG, a professora Maria do Carmo de Lacerda Peixoto, diretora de Avaliação Institucional, e a analista Denise Cristina de Assis Moreira, da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS) do CECOM.

 

SERVIÇOS GERAIS DA REITORIA TEM NOVA DENOMINAÇÃO

A Seção de Serviços Gerais, setor vinculado à Pró-Reitoria de Administração, a partir deste mês, passa a se denominar Coordenação de Infraestru-tura.
Dentre suas atribuições no âmbito do prédio da Reitoria são destacados os serviços de:
1 – execução das rotinas relativas à manutenção física nas dependências do prédio, bem como o acompanhamento da execução das “Ordens de Solicitação de Serviços” junto aos prestadores de serviços internos e externos à UFMG.
2 – planejamento, controle e fiscalização das rotinas relativas aos serviços de portaria;
3 – execução das rotinas relativas ao controle dos bens patrimoniais alocados nas áreas comuns do prédio;
4 – execução das rotinas relativas ao cadastramento, controle e fiscalização do uso do estacionamento da Reitoria;
5 – planejamento, controle e fiscalização dos serviços terceirizados de limpeza e conservação;
6 – solicitação de compras de materiais diversos para atendimento das demandas das áreas comuns do prédio.
Todas as solicitações referentes aos itens acima deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico infra@ pra.ufmg.br. A coordenação do setor está a cargo de Hélida Cristina Markowicz.
.

PREVISÃO DE RESULTADO DO CONCURSO PÚBLICO DA UFMG
É ATÉ FIM DE JANEIRO

Segundo o site da Pró-Reitoria de Recursos Humanos/Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, a previsão da divulgação do resultado final do concurso público para cargos Técnico-Administrativos da UFMG, objeto do Edital no 587/2010, é até o dia 31/01/2011.
O resultado estará acessível no site do concurso contando tanto com as listagens dos aprovados e eliminados, bem como o link para que o candidato acesse sua nota individual.
O link do site do concurso é http://www2.ufmg.br/concursos/Concursos/Tecnico-Administrativo/Concurso-2010-Cargos-TAE.
.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:


– O Google anuncia que o número de telefone pode ser Portado. Está disponível para todos os atuais utilizadores do Google Voice. Isto significa que você pode fazer o número do celular que você sempre usou o seu número Google Voice, assim como tocar para qualquer telefone que você quer ou até mesmo para o computador. Leia.(Site em Inglês)

– Google Mail Checker Plus, a maneira mais rápida de visualizar a caixa de entrada . Características: Janela de visualização de email, ler e-mails sem deixar a aba atual, apague, arquivo, spam, estrela e marcar como lida funcionalidade. Área de trabalho e as notificações de som quando chegarem novas mensagens, suporte para múltiplos Google contas, mailto ligações abertas em sua conta do Gmail ou Apps Mail, conta do Google Monitor e todas as prioridade da caixa de entrada, traduzido para mais de 60 línguas diferentes e mais de 10 conjuntos de ícones. Saiba mais. (Site em Inglês)

– Esta dica é para os fãs de Atari,que ainda tem o grande prazer de jogar Atari utilizando o console real, utilizando os cartuchos, joysticks etc. Está popularizado um tipo de software que é capaz de simular o hardware de uma outra máquina diferente. A esse tipo de programa chamamos de “Emuladores”. (PC e MacOS 9.x, MacOS X). Download aqui.

– Encontre soluções automatizadas para seus problemas no centro de suporte Fix-it, da Microsoft. Saiba mais em http://support.microsoft.com/fixit/ptbr.
– Webmaizer é um site que conecta você a muitos outros links interessantes e engraçados através de um portal. Com nossa ajuda você pode se divertir com um clique, que o levará a sites talvez invisíveis e que vai entretê-lo. Confira.

– A melhor cobertura do Carnaval de Salvador e a playlist oficial dessa folia. Flashes, entrevista, música e muito mais. Confira no endereço.

– Bem-vindo ao guia de viagem definitivo para locações em todo o mundo, com fotografias do local original, curiosidades, links e informações de viagem. Se você já se perguntou “Onde é que eles filmaram isso?” ou pretende visitar os locais de filmagem de seu filme preferido, basta navegar pelo título do filme ou procure o nome de seu ator ou diretor favorito. Para verificar a localização, utilize o mapa mundi. Veja no endereço. (Em Inglês)

– Se vai visitar algum site e quer se prevenir das armadilhas dos vírus, verifique primeiro. Saiba mais.


PROVAS DESTA QUINTA REÚNEM CANDIDATOS AOS CURSOS DE TEATRO E DANÇA

Apenas candidatos aos cursos de Teatro e Dança fazem provas do vestibular UFMG nesta quinta-feira, 27 de janeiro. São esperados 178 candidatos (sem contar aqueles convocados por força de decisão da Justiça do Maranhão, no último sábado).
As provas de habilidade para Teatro serão as de Atuação e Audição Didática Coletiva. Os candidatos ao curso de Dança serão avaliados em Domínio do Movimento Dançado e Habilidade Corporal de Dança.
Na sexta e no sábado, dias 28 e 29, haverá apenas provas de habilidade relacionadas ao teatro.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/018029.shtml – 27/01/2011)


CAMINHADAS DE VERÃO, DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA, TERMINAM NESTA SEXTA-FEIRA

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos, por meio do Programa de Formação Integrada e Qualidade de Vida na Gestão de Pessoas – PROFIQ, e em parceria com o Centro Esportivo Universitário (CEU) e a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), reabre as inscrições para o Programa Qualidade de Vida no Trabalho.

O programa inclui as atividades de Ginástica e Hidroginástica no CEU, exclusiva para servidores efetivos.

As inscrições devem ser realizadas de 21 de outubro a 02 de novembro de 2010, exclusivamente pela página da PRORH. Caso o servidor tenha dificuldade de acesso à internet, pode se dirigir pessoalmente à secretaria da CAC, que fica no prédio da Biblioteca Universitária, Campus Pampulha, de 9h às 17h.

A relação dos servidores selecionados será divulgada no dia 03 de novembro de 2010, e os mesmos iniciarão as atividades no dia 08 de novembro de 2010, quando deverão apresentar ao professor atestado de médico cardiologista ou clínico geral.

Poderão candidatar-se apenas servidores que ainda não participam do Programa, sendo que só será permitida a inscrição em uma única atividade por pessoa.

O critério de seleção será pela ordem de inscrição.

Os horários e turmas disponíveis são os seguintes:
Ginástica: – Turma de Segunda, Quarta e Sexta, de 07h às 08h: 22 vagas
– Turma de Segunda, Quarta e Sexta, de 11h40 às 12h40: 15 vagas
– Turma de Segunda, Quarta e Sexta, de 17h30 às 18h30: 12 vagas
Hidroginástica: – Turma de Segunda, Quarta e Sexta, de 17h30 às 18h30: 06 vagas
– Turma de Terça e Quinta, de 11h40 às 12h40: 30 vagas.


CLASSIFICADOS

Vende-se lindos filhotes de cão da raça Labrador.
Tratar com Adalberto, pelos telefones (31) 9628-3010, 8208-1100 ou 9283-2405.


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 03, de 24/01/1991, publicou notícias sobre novo processador de comunicação de dados, modelo NSP 2000, visita à Imprensa Universitária, paradas do Sistema, leitura das provas do Concurso Supletivo de 1o e 2o graus, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

VESTIBULAR 1991 DA UFMG
No último dia 21, o CECOM entregou à Comissão Permanente do Vestibular da UFMG o resultado final do Concurso de 1991. Encerrada esta etapa, deverão ser iniciados os trabalhos de conclusão do Vestibular 1991 com a emissão das estatísticas de desempenho dos candidatos, custos com pessoal a serviço, aproveitamento por provas, pesquisa socio-econômica etc.
Estiveram coordenando a parte de processamento de dados do Vestibular deste ano Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Cantídio Lelis Pereira e Alfredo Ventura dos Anjos.

SISTEMÁTICO COM NOVO VISUAL
A partir deste número, O Sistemático estará sendo impresso na Laser RIMA LD8000, conectada ao microcomputador Microtec XT2002, da DST.
A Redação espera que o novo visual agrade a seus leitores.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Helvécio Cossenzo Pinto, amanhã, dia 28; o CECOM, no dia 1o de fevereiro; e Márcia Maria Fernandes França, no dia 02. Os parabéns para os ex-ceconianos: Ismênia Carvalho Moreira e Margarida Maria Santos, no dia 28; João Eduardo de Rezende Dantas, no dia 1o de fevereiro; Mauro Siqueira Lopes e Maria Clarice de Carvalho Lima, no dia 02; e Marcos Augusto dos Santos (DCC), no dia 03.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da Festa de Natal dos funcionários do CECOM, realizada no dia 16 de dezembro de 2010, com um churrasco de confraternização. As fotos são de autoria de Ana Carolina..


Carolina Diniz, Vitor e Thomas


Pedro Begalli, Wallison e Luiz Cláudio


Haroldo e família: Hyvelaine, Daiane e João Vitor


Bárbara, Nélia, Márcia Lemos e Luciana


José Eugênio e as filhas


Cláudia, Álvaro e Luiz Cláudio