Sistemático: Edição 1503 – 24/02/2011


Notícias


ATI E CECOM PREPARAM APRESENTAÇÃO SOBRE PROJETO DA REDE SEM FIO

A Divisão de Redes de Comunicação (DRC) do Centro de Computação vai realizar uma apresentação sobre o projeto da Rede Sem Fio da UFMG. Nesta apresentação serão abordados pontos de interesse administrativo e técnico: os critérios utilizados na aquisição dos equipamentos e como eles serão patrimoniados, distribuídos e instalados. A DRC também pretende mostrar a divisão de tarefas propostas para a implantação do sistema, havendo um espaço para perguntas e respostas.
Para tratar da parte técnica, a DRC vai convidar diretamente os administradores de rede das unidades acadêmicas e órgãos administrativos. No caso específico das unidades acadêmicas, a ATI enviou convite aos diretores para indicarem um representante, uma pessoa com uma visão mais administrativa, que possa contribuir mostrando os possíveis entraves para as soluções propostas e que possa, depois, apresentar o que foi discutido à Diretoria e aos demais membros da unidade.
Para facilitar a comunicação entre os presentes, os participantes receberão crachás de identificação. Por esse motivo, foi solicitado o envio até o dia 01 de março, por e-mail para o endereço registro@ rede.ufmg.br, da identificação (nomes completos) das pessoas indicadas.
A apresentação será realizada no dia 02 de março, quarta-feira, às 14h, na Sala de Seminários 1010 da Escola de Engenharia, no Campus Pampulha. A previsão é que até as 16h30 a apresentação tenha terminado e todas as dúvidas apresentadas tenham sido respondidas ou, se ultrapassarem a capacidade de decisão dos presentes, registradas para discussão posterior.

DRCA E ATI PREPARAM ESTRUTURA PARA REGISTRO ACADÊMICO 2011

No período de 28 de fevereiro a 04 de março de 2011, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, recepcionará os 3.823 candidatos aprovados para a 1ª entrada no Vestibular da UFMG de 2011. Desde 2003, o registro acadêmico e a matrícula dos calouros são realizados de forma unificada, o que evita o deslocamento dos calouros para as unidades acadêmicas.
Os 240 candidatos classificados nos cursos oferecidos em Montes Claros devem se registrar e matricular no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros.
O Registro Acadêmico deste ano será realizado, pela primeira vez, no auditório da COPEVE, no prédio da Unidade Administrativa III da UFMG, no Campus da Pampulha, e contará com 22 computadores e 5 impressoras a laser.
A escala de atendimento aos diversos cursos, distribuindo-os ao longo da semana por dias e horários específicos, prevê a média de registro de 800 calouros por dia e pode ser consultada no endereço http://www.ufmg.br/drca/escala_atendimento_regmat_2011.htm. Desde 2005, o DRCA disponibiliza o sistema que permite ao calouro preencher a ficha de registro acadêmico facilitando assim todo o processo. O preenchimento desta ficha de registro é feito, exclusivamente pela internet. Neste ano, esta ficha de registro acadêmico deverá ser preenchida no endereço https://sistemas.ufmg.br/formulariocalouro/, utilizando-se o número de inscrição e a senha usados no Concurso Vestibular. A ficha estará disponível a partir do dia 25 de fevereiro.Todo o trabalho de recepção aos calouros está sendo organizado por Roberto de Siqueira, sob a coordenação de Ana Lúcia Ribeiro Diniz, do DRCA, e conta ainda com a colaboração do CECOM, da Copeve, da Fump e do LCC. Pelo CECOM, diversas pessoas estão envolvidas em tarefas relacionadas à preparação do registro acadêmico: Raimundo Natalino Chaves, Mário Magalhães Lara, Diogo Freitas Duarte Magalhães e Thiago Gabriel Diniz , da DAS, e toda a equipe da DAC, que estará oferecendo suporte técnico de acordo com escala de plantão já definida. O LCC estará entregando aos calouros que confirmarem o seu registro um kit necessário para obter o seu login e senha de acesso ao Portal minhaUFMG. O kit é composto de um cartão plástico personalizado que terá impresso os números NIP, acompanhado de um folder explicativo dos serviços que são disponibilizados pela ATI. No Portal, os alunos terão à sua disposição serviços como e-mail, diário eletrônico, um espaço específico para cada uma das disciplinas em que estiver matriculado, acesso às informações do seu registro acadêmico, dentre outros. A Copeve, com apoio dos estagiários da DAS, estará realizando a coleta das digitais dos calouros.
Nos dias 10 e 11/03, o mesmo processo irá se repetir para o registro dos candidatos aprovados para as vagas de transferência e obtenção de novo título.
.
.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Desescute é um website de utilidade pública. Quem nunca ficou com uma música cravada na cabeça o dia todo? Você acorda de manha e lá está a música cantarolando no seu cérebro. Confira.

– Quem vai levar o Oscar? O Google faz a pesquisa. Escolha um candidato Melhor Ator para ver como sua tendência a nível mundial, e o que as pessoas estão dizendo sobre isso em tempo real. Saiba mais. (Site em Inglês)

– Movere.me é uma plataforma de incentivo coletivo (crowdfunding) que coloca em suas mãos a possibilidade de decidir e realizar projetos maravilhosos. Surgiu de uma iniciativa de Bruno Pereira, Enzo Motta e Thiago Fontes – três cariocas insatisfeitos com um mercado econômico acomodado, baseado nas fórmulas de sucesso garantido. Projetos estão sendo selecionados para o lançamento oficial no dia 1º de março e você poderá atuar como incentivador ou autor. Junte-se a eles. Mova-se! Saiba mais.

– O Blog do Sítio foi feito para os pais, os educadores e, claro, as crianças que querem se aprofundar na obra de Monteiro Lobato. Neste site, são abordados assuntos importantes, como a segurança das crianças na internet ou como tratar da obra do escritor em sala de aula, com dicas para os professores e sugestões de leitura.

– Jogos de dama é um bom divertimento para os amantes do jogo. Jogue.

– Participe de um espaço totalmente feminino. Envie recados, dicas, mensagens, conheça novas amigas e convide suas amigas para participar de uma comunidade feita só para mulheres. Vá até o endereço.

Dica da Selma Paoli, da DAA:
– Veja em 3D as Cataratas do Iguaçu no endereço.

Dica do Johnny, DAS:
– Aqui está um recurso legal que só a internet poderia nos dar no endereço. Disponível para as seguintes cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Salvador e Recife. Além de calcular o preço (aproximado) que ficaria um táxi entre dois endereços fornecidos (rua, nº do prédio e bairro), ainda nos fornece o trajeto em detalhes (nome das ruas que o motorista deve pegar, e até se é para virar à direita ou à esquerda, quando precisa sair de uma rua e pegar outra).
Muito legal, mesmo! Serve, inclusive, para quem quer ir em carro próprio e não conhece o local de destino. Além de dar o valor da “corrida do Táxi”, ainda fornece o itinerário! Facílimo de usar! Basta preencher os endereços de Origem e Destino, com os respectivos Bairros.
.


TESTE REVELA FALHAS EM PROGRAMAS ANTIVÍRUS GRATUITOS

O Globo publicou, no dia 21/02/2011, o artigo Teste revela falhas em programas antivírus gratuitos. O artigo, transcrito abaixo, foi uma colaboração de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

Muito populares, os antivírus gratuitos oferecem, hoje, apenas uma parte da proteção necessária a um computador. Num tempo de múltiplas ameaças, não basta ter um antivírus para proteger a máquina; é preciso associá-lo a firewall, antispyware, filtros contra phishing (tipo de fraude eletrônica) e outras ferramentas. Por isso, os modernos antivírus pagos são hoje, mais que um programa, um conjunto de programas.
Entretanto, as versões “free”, muito usadas pelas produtoras de software para atrair os usuários para suas versões mais completas (e pagas), são irresistíveis para muitos. Segundo seus próprios bancos de dados, a comunidade do antivírus Avast! tem 130 milhões de usuários no mundo, enquanto a do AVG tem 110 milhões, entre versões gratuitas e pagas.
Mas será que um antivírus gratuito protege mesmo o computador? Para tirar a dúvida, pedimos à consultoria Clavis Segurança da Informação (www. clavis.com.br), especializada em auditorias de infraestrutura e segurança de redes, para fazer um teste com seis deles.
Dois métodos foram utilizados para o teste – Foram escolhidos para a experiência os antivírus “free” AVG, Avira, Avast!, PC Tools, Microsoft Security Essentials e Panda Cloud. Os quatro primeiros estão entre os mais populares; o Security Essentials foi concebido pela mesma criadora do Windows, o sistema mais visado; e o Panda Cloud é o primeiro a se valer da “nuvem” da internet para suas atualizações. Segundo Bruno Salgado, diretor da Clavis, foi feita uma análise simples e direta dos softwares, com dois métodos.
O desempenho dos programas foi avaliado sob dois aspectos: o da análise das assinaturas de vírus e afins conhecidos e o da chamada “análise heurística estática”. Traduzindo, isso quer dizer a capacidade do antivírus de “desconfiar” do que ele não conhece.
– Ela permite ao antivírus reconhecer um código malicioso mesmo sem ter em sua base de dados a assinatura dele, percebendo que parte do código daquele programa ou arquivo é típica de vírus – disse Bruno.
Foi dado para os antivírus examinarem um conjunto gigantesco de 3.269 ameaças. Elas vieram direto do catálogo de fraudes do CAIS, Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da Rede Nacional de Pesquisa, entre vírus, vermes, cavalos-de-troia, programas-espiões, adwares e assim por diante, coletados entre os dias 1 de janeiro e 26 de janeiro. As versões gratuitas dos antivírus foram baixadas da internet no dia 2 de fevereiro.
– O CAIS nos ajudou fornecendo este banco de ameaças, todas elas reportadas à entidade por usuários brasileiros – diz Bruno. – Isso deu à análise um perfil bem local, o que talvez explique alguns níveis inferiores de detecção em relação a testes feitos lá fora.
O teste foi feito duas vezes, para comprovação dos resultados. Com as duas formas de análise concluídas, nenhum dos softwares alcançou os 80% de detecção de vírus. Entretanto, alguns chegaram perto. O Avira detectou 2549 ameaças, 78% do total, enquanto o AVG encontrou 2.446, quase 75% do total. Foram os dois melhores resultados. Por sua vez, o Panda Cloud chegou a razoáveis 70,6%, encontrando 2309 vírus e afins.
Já o Avast! acusou 69,8% das amostras, achando 2.282, enquanto o PC Tools ficou com 64,7%, encontrando 2.116. O que mais deixou a desejar foi o Microsoft Security Essentials, que detectou apenas 13,4% dos malwares – 437 do total.

CURSOS DE IDIOMAS DA UFMG RECEBEM INSCRIÇÕES

Estão abertas até 17 de março as inscrições para os cursos de idiomas ministrados pelo Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG. Os cursos em oferta são de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, libras e grego em vários níveis, além de cursos de conversação, preparatório, leitura e compreensão de textos, inglês para copa e olimpíadas, business english, hebraico, japonês, mandarin e língua e cultura yorubá.
Para os níveis que exigem conhecimento prévio da língua, os candidatos devem realizar testes de nivelamento. Até 23 de fevereiro estão abertas as inscrições para o teste que será realizado em 3 de março. Entre 24 de fevereiro e 2 de março deverão ser feitas inscrições para o teste marcado para 12 de março.
A matrícula e a inscrição para o teste de nivelamento devem ser feitas no posto da Fundep, localizado na Praça de Serviços do campus Pampulha da UFMG – loja 7, das 9h às 18h, ou pelo site http://www.cursos eeventos.ufmg.br/CAE/DetalharSubArea Conhecimento.aspx?SubArea= 118&Tipo Cae=Curso.
Os cursos são abertos a qualquer pessoa da comunidade, com idade mínima de 15 anos.
Mudanças – Os alunos que se rematricularem neste semestre vão notar modificações na divisão de níveis do curso. A medida foi tomada para melhor adequação ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. Na nova configuração, o aluno de inglês, por exemplo, cursa três estágios para adquirir o certificado de básico inicial, mais três estágios para o pré-intermediário e dois estágios para o intermediário-superior.
As aulas são ministradas por alunos da graduação em Letras, selecionados para participar do Programa de Formação de Professores e, em alguns níveis, por alunos da pós-graduação e professores da Fale.
Outras informações pelo telefone (31) 3409-6002
(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 22/02/2011)



.


ATRAÇÕES CULTURAIS DO FESTIVAL DE VERÃO DA UFMG SÃO OPORTUNIDADE DE DIVERSÃO DURANTE O CARNAVAL

As atrações culturais do Festival de Verão da UFMG de 2011 privilegiam a música, o teatro e o cinema. Foram escolhidos para o evento artistas de renome nacional para se apresentarem diariamente no campus Pampulha, além da realização de mostra de cinema homenageando o cineasta italiano Fellini.
Segundo Sérgio Diniz, produtor cultural da Diretoria de Ação Cultural (DAC), a programação cultural deste ano conta com grandes artistas do cenário nacional, em grande parte, pelo fortalecimento da parceria entre a Universidade e a Belotur. Ele diz também que a programação variada e com muitos destaques exercer grande atração no público o que facilitará a alteração pela qual passou o evento. “Antes era no Conservatório da UFMG, localizado no centro da cidade, agora acontece no campus, região da Pampulha. Grupos e artistas de renome nacional farão com que as pessoas venham ao campus pelo interesse que aqueles despertar”, explica.
Programação – Na sexta-feira, 4, dia de abertura do Festival, a cantora Ná Ozzetti e o pianista André Mehmari apresentarão canções de grandes compositores nacionais e internacionais, como Pinxinguinha, Caetano Veloso e Beatles.
No sábado, será a vez da cantora Denise Stoklos realizar o “Vozes dissonantes”, show criado pela artista tendo por inspiração personalidades revolucionárias. Sem citar nomes, Denise destaca que entre eles estão políticos, estetas, filósofos e poetas brasileiras cujos principais traços são coragem e força criadora.
Entre as atrações musicais também tem espaço para homenagem aos Beatles. No domingo, 6, relembrando grandes sucessos do grupo de Liverpool, estará o duo de violão Duofel, composto pelo paulistano Luiz Bueno e o alagoano Fernando Melo.
No dia 7, será encenada pelo grupo Leões de Circo Pequenos Empreendimentos a peça “A Descoberta das Américas”, texto original de Dario Fo, que narra as aventuras de Johan Padan, um malandro que entra numa das caravelas de Colombo e, sem conhecer o seu destino, chega ao novo continente.
Fechando o evento, acontece na terça-feira, 8, o show de Maria Alcina que traz em seu repertório o melhor dos carnavais e de seus variados ritmos – frevo, marcha-rancho, sambas-enredo. Carmen Miranda também terá destaque na apresentação.
A mostra de cinema 0800 ocorrerá durante todo o Festival, na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), às 12h30 e a programação pode ser conferida no link http://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/PROGRAMAcaO%20CINE% 200800.doc
Com exceção do show do dia 5 de março, que acontece as 20h, todas as apresenção serão às 19h e o valor do ingresso é R$ 10, inteira, e R$ 5, meia. As bilheterias abrirão às 13h.
(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 23/02/2011)

 


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 07, de 28/02/1991, publicou notícias sobre Comissão de Administração de Dados, matrícula on line, Supletivo Geral, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

FIEMGE – COMISSÂO DE INFORMÁTICA
O Diretor do CECOM, Eduardo Henrique Lima, foi reeempossado na semana passada como membro da Comissão de Informática da FIEMGE – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

DCI LIGADA AO SISCO
Estão em andamento os trabalhos necessários para a conexão de terminal na DCI (Divisão de Centros de Informação), Sala 810, ao computador SISCO do Hospital das Clínicas, por meio de modalidade discada.
Esta conexão viabilizará a atuação da equipe da DCI, junto ao HC, no Centro de Computação.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos Artur Oliveira Rodrigues, no dia 24; Blair Bianchini, no dia 25; Maria das Graças Melo e Almada (Mariinha), no dia 27; e Tiago Alisson Xavier da Silva, no dia 1o de março.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da comemoração dos 40 anos de inauguração do CECOM e da Edição 1500 de O Sistemático, realizada no diaq 03/02/2011. As fotos são de autoria de Ana Carolina e Caroline Mitsuko


Vicentina, responsável pela organização da comemoração, Marcelo, Ronaldo e José Eugênio


Leandro, Diogo e Paulo Lessa


Daniel, Vicentina, Carlos Alfeu e Fábio


Luís Cláudio, Wallison e Camila


M
árcia Lemos, Eliz, Michele, Takeda e Bárbara


Os olhares atentos na Edição 1500 de Selma, Edgar, Antônio Carlos e Frota