Sistemático: Edição 1504 – 03/03/2011


Notícias


ATI E CECOM APRESENTAM PROJETO DE REDE SEM FIO
PARA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

A Divisão de Redes de Comunicação (DRC) do Centro de Computação realizou ontem, dia 02, uma apresentação sobre o projeto da Rede Sem Fio da UFMG. para a comunidade universitária. Na apresentação, realizada pelo analista David Eustáquio da Silva, foram abordados pontos de interesse administrativo e técnico: os critérios utilizados na aquisição dos equipamentos e como eles serão patrimoniados, distribuídos e instalados. Foi, também, mostrada a divisão de tarefas propostas para a implantação do sistema.
Para tratar da parte técnica, a DRC convidou os administradores de rede das unidades acadêmicas e órgãos administrativos para a apresentação. A ATI solicitou aos diretores das unidades acadêmicas a indicação de um representante, com uma visão mais administrativa.
A apresentação do projeto de Rede Sem Fio da UFMG foi realizada às 14h, na Sala de Seminários 1010 da Escola de Engenharia, no Campus Pampulha. Estiveram presentes cerca de 80 pessoas.

IMPLANTADA VERSÃO 3.0 DO SIEX

Visando suprir demandas da Pró-reitoria de Extensão, uma nova versão do Sistema de Informações da Extensão – SIEX – foi implantada no dia 02 de março de 2011. Seguindo uma nova organização de demandas de usuários e projetização das atividades da equipe de desenvolvimento, para esta nova versão do SIEX, alguns requisitos foram priorizados e incluídos no escopo da versão do sistema que entrou em produção nesta semana. As principais alterações no sistema foram ajustes nas telas de cadastro de ações de extensão, onde foram incluídas informações mais detalhadas de acordo com o tipo de ação para determinar indicadores por departamento e o ajuste do relatório com indicadores por departamento que é utilizado como forma de avaliação da sua participação na Extensão Universitária. Esses índices serão tomados por base pela CPPD no plano de alocação de vagas docentes.
Esta nova forma de trabalho da equipe de desenvolvimento vem se mostrando bastante satisfatória, trazendo ótimos resultados para a Universidade e, consequente-mente, para o CECOM uma vez que permite, além de uma visualização mais precisa dos itens contemplados nas versões dos sistemas, uma preparação e organização melhor das atividades dos usuários como divulgação e treinamento. A equipe envolvida no desenvolvimento da versão 3.0 do SIEX é composta por Diogo Freitas Duarte Magalhaes, Carolina Diniz Cunha e Pedro Henrique Begalli de Rezende.
.

REGISTRO ACADÊMICO DOS CALOUROS 2011 VAI ATÉ 04 DE MARÇO

Desde o dia 28 de fevereiro, e até o próximo dia 11, o DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico – recepciona, no auditório da COPEVE, na Unidade Administrativa III, os candidatos aprovados no Vestibular 2011 e no processo seletivo para Transferência e Obtenção de Novo Título, que estão fazendo seu registro acadêmico na universidade. Nesta semana, está sendo feito o registro dos 3823 candidatos aprovados para 1a. entrada. O registro acadêmico dos candidatos aprovados para 2a. entrada será realizado no período de 13 a 17 de junho de 2011. O registro é realizado seguindo uma escala de atendimento aos diversos cursos, o que distribui os calouros ao longo da semana. São atendidos diariamente cerca de 750 calouros, entre 9h e 16h. Nas atividades do registro, a equipe, coordenada pela diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, conta com cerca de 90 pessoas, entre funcionários e estagiários do DRCA, Centro de Computação – CECOM, Comissão Permanente do Vestibular – COPEVE, Laboratório de Computação Científica – LCC e Fundação Universitária Mendes Pimentel – FUMP.
.


.

NOVA ESTAGIÁRIA NO DESENVOLVIMENTO WEB

Desde o dia 1o de março, a aluna do curso de Sistemas de Informação Solange Teixeira de Oliveira, que já era estagiária do CECOM na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, exercendo atividades de suporte e manutenção, passou a estagiar na DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, junto aos desenvolvedores de aplicações Web.
Dentre as suas principais novas atividades estão: análise de requisitos funcionais e, principalmente, de não-funcionais relativos a testes de aplicação; desenvolvimento e implementação de componentes de software; e montagem, execução e verificação de suítes de testes para componentes de software implementados.

.
.
Solange de Oliveira
.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIOS

Os estagiários Daniel Alves de Araújo Martins e Thomas Rodrigues Thorun pediram demissão do quadro do CECOM no dia 28 de fevereiro.
Daniel Alves e Thomas Thorun entraram para o CECOM em março de 2009, lotados na Divisão de Aplicativos e Sistemas, onde permaneceram até a saída.


Daniel Alves


Thomas Thorun

.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JANEIRO/2011

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis aqui.
No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de fevereiro/2011, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.271.721
1.861
557.387
1.830.969
45.372.181
47.203.150

As médias diárias durante o mês de fevereiro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
45.419
66
19.907
65.392
1.620.435
1.685.827

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as sguints dicas:

– Simplifique o planejamento do seu casamento. Explore as ferramentas gratuitas do Google e poupe tempo. Mantenha-se organizado e diverta-se enquanto planeja seu grande dia. Crie um site para o seu casamento. Leia mais. (Site em Inglês)

– Poder para o povo! Há um movimento universal ocorrendo. Pessoas em todo o planeta estão começando a ver que eles foram enganados todo este tempo. Agora, as pessoas estão se levantando contra todas as formas de injustiça! Saiba mais no endereço.

– A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos foi criada pela SaferNet para contribuir com a promoção dos Direitos Humanos e do uso seguro da Internet. Como empenho adicional, a SaferNet está desenvolvendo também ações nas áreas de educação e prevenção contra os perigos na web. A SaferNet oferece também palestras, oficinas e cursos para alunos, pais, educadores e monitores de Infocentros/Lan Houses interessados em conhecer mais sobre como proteger os direitos das crianças e adolescentes, bem como promover os Direitos Humanos e a cidadania no ciberespaço. Os interessados devem se cadastrar para participar, pres-encialmente ou à distância, dos treinamentos. Confira.

– Lançada no dia 26 de fevereiro, a campanha “Banda Larga é um Direito Seu!” é uma iniciativa de um conjunto de entidades da sociedade civil que se mobilizam pela promoção da universalização do acesso à Internet por banda larga no país, com garantia de qualidade de serviço. Assista ao vídeo.

– A Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil), oferece nova oferta do curso“Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. O curso é gratuito e realizado integralmente a distância, via internet. Pessoas de qualquer lugar do Brasil podem participar. Com carga horária de 60h , com um módulo por semana (ao longo de 10 semanas), a participação é acompanhada e avaliada por tutores e o certificado é emitido mediante aproveitamento que obedeça aos critérios estabelecidos no curso. Saiba mais.


CARNAVAL

Descansem ou caiam na folia!
UM BOM CARNAVAL PARA TODOS!


EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Devido ao Carnaval, O Sistemático não circulará na próxima semana, retornando no dia 17 de março.


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 08, de 07/93/1991, publicou notícias sobre apresentação do Sistema AAP – Administração/Apoio/Processos, treinamento do DP, Sextão de Informática, recordes da rede, paradas do Sistema A10, entre outros. A notícia que se destacou foi:

LIGAÇÃO LMO – A10
Está sendo finalizada a ligação da leitora LMO68R, da PICSIS, diretamente ao A10 para leitura de folhas de marcas óticas,
Esta ligação visa permitir que as folhas lidas pela LMO68R sejam gravada diretamente ao A10, além de permitir que sejam feitas consistências básicas dos dados recebidos, ainda durante a leitura das folhas.
Nos testes realizados até hoje, a ligação mostrou-se plenamente satisfatória, com tempo de resposta praticamente igual à ligação via PC.
Está prevista para o início da próxima semana a liberação dessa ligação para testes em produção.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Fábio Luiz de Morais, amanhã, dia 04; e Marcos Antônio Silvestre, no dia 09. Os parabéns para os ex-ceconianos: Erliene Duque Loubaque, no dia 04; prof. Antônio Mendes Ribeiro, no dia 05; Paulo José dos Santos, no dia 06; e Sônia Nair Ferreira Guerra, no dia 08.

CALOURO: Os parabéns para Euler Xavier de Oliveira, da equipe da DAS, que passou em Engenharia Aeroespacial da UFMG, no processo seletivo de Obtenção de Novo Título.

MENSAGEM: A ex-ceconiana Maria Luciene Diniz Ferreira enviou, de Brasília, o seguinte e-mail para a Redação: “Parabéns pela Edição 1500 e a todos os ceconianos pelos 40 anos. Acho que chegaremos à edição 5000 e mais 80 anos. Beijos saudosos para todos.”

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da comemoração dos 40 anos de inauguração do CECOM e da Edição 1500 de O Sistemático, realizada no dia 03/02/2011. As fotos são de Ana Carolina.


Daniel Araújo, Vítor, Emerson e QQ


Vicentina, a organizadora da comemoração


QQ e Lelé


Cláudia, profa. Maria Tereza e Frota


Prof. Márcio Bunte e Profa. Maria Tereza


Prof. Luciano e Carlos Alfeu