Sistemático: Edição 1505 – 17/03/2011


Notícias


IMPLANTADA VERSÃO 3.0 DO DIÁRIO DE CLASSE

A nova versão do Diário de Classe Eletrônico entrou em produção nesta quarta-feira, dia 16. Em agosto de 2010, foi montada uma comissão de usuários com a participação da Prograd, PRPG, DRCA e Help-Desk para tratar das funcionalidades que seriam acrescentadas nesta nova versão do Diário.
As principais alterações implemen-tadas no sistema foram no sentido de melhorar a usabilidade e conduzir melhor as tarefas dos professores e colegiados, facilitando a utilização do sistema. Entre as novas funcionalidades da nova versão estão:
– Exibir mensagem para o professor, no cabeçalho, informando, a partir de 15 dias antes, o fim do prazo para fechamento do Diário (Graduação e Pós);
– Enviar e-mail automático para todos os professores que ainda não fecharam o diário 7 dias e depois 2 dias antes do prazo final para fechamento do diário;
– Desabilitar no lançamento de frequência e nota, todos os alunos que estiverem na situação Trancado, Cancelado, Excluído;
– Atualizar o Relatório Cumulativo de Notas;
– Permitir acesso ao material das turmas de períodos letivos anteriores para consulta (matéria lecionada e notas dos alunos).
A equipe da DAS (Divisão de Aplicativos e Sistemas) envolvida no desenvolvimento da versão 3.0 do Diário de Classe Eletrônico é composta por Diogo Freitas Duarte Magalhaes, Pedro Henrique Begalli Rezende e Thiago Tadeu Rodrigues Moreira.
.

UFMG INICIA UTILIZAÇÂO DE IPv6

Os últimos lotes de endereços de internet no modelo IPv4, que ainda estavam disponíveis para alocação, foram entregues pela IANA, agência que controla a distribuição de IPs, no dia 03 de fevereiro. O formato IPv4 permite a criação de quatro bilhões de endereços e será gradualmente substituído pelo formato IPv6, que forma até 340 decilhões de combinações. Os endereços IP são utilizados para identificar sistemas ligados à internet e os dois formatos deverão coexistir por até 20 anos, sendo que um computador conectado à internet pode ter endereços nos dois formatos simultaneamente.
O Brasil tem uma reserva de endereços IPv4 que deve ser suficiente para atender à demanda até o início de 2012. No País, a distribuição de endereços IP é feita pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
A UFMG já recebeu um lote de endereços do padrão IPv6 e o CECOM alocou faixas para as diversas escolas e órgãos. O Departamento de Ciência da Computação – DCC/ICEx , que já efetuava testes com o protocolo, já está com alguns computadores configurados na rede IPv6 da UFMG. A utilização do novo padrão em larga escala demandará a troca dos roteadores, equipamentos que compõem a infraestrutura principal da Rede UFMG e são responsáveis pela interligação das redes dos diversos prédios.
.
.

PRA E DLO PROMOVEM CURSO SOBRE COMPRAS
PARA DIRIGENTES DA UFMG

A Pró-Reitoria de Administração, por meio do DLO – Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Gerais, promoveu nos dias 15 e 16 de março, no Auditório da Copeve, o curso “Noções gerais sobre compras para Dirigentes da UFMG”, destinado a proporcionar uma formação básica sobre as modalidades de aquisição e os procedimentos a serem adotados quando da solicitação/realização de processos de compras de materiais e serviços.
O curso esteve sob a coordenação de Altair Damásio Dias, Assessor Técnico em Licitações, e Margarete M. Parreiras, Diretora da Divisão de Compras do DLO. Participaram do curso cerca de 40 pessoas, entre diretores e gestores, tanto das unidades acadêmicas quanto das unidades administrativas da UFMG. Entre elas, prof. Luciano de Errico, Diretor de Tecnologia da Informação, e Márcia Regina Lemos, Vice-diretora do CECOM.
Segundo o DLO, esse mesmo curso será oferecido posteriormente para os responsáveis pelos setores de Compras das unidades, ainda em data a ser definida.
.


A apresentação de Altair Damásio Dias
.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue. Saiba mais no Observatório da Dengue, serviço on-line que a UFMG lançou nesta quarta-feira, durante o Fórum Mineiro de Inovação no endereço.

– Depois do sucesso na primeira edição, o projeto Passaporte SporTV está de volta agora em 2011! Se você é recém formado em jornalismo e um apaixonado por esportes, esta é a sua grande chance de participar como correspondente internacional da cobertura de grandes eventos esportivos no ano que vem! Leia mais.

– Faça suas perguntas para Lady Gaga direto do youtube.com. Confira.

– Neste site, você vai conhecer a Campanha Bem Querer
Mulher, a campanha nacional de mobilização da sociedade pela redução da violência contra a mulher no Brasil. Faça parte desse movimento, divulgue e contribua. Como empresa, indivíduo, governo ou sociedade civil, cada um tem o seu papel nesse grande desafio.

– Numa decisão histórica, a Assembleia Geral da ONU votou por unanimidade em 2 de julho de 2010, em Nova York, pela criação de uma nova entidade para acelerar o progresso e o atendimento das demandas das mulheres e meninas em todo o mundo. Clique.

– The Pet´s Universe, a rede social do seu melhor amigo! Uma campanha iniciada pelo Facebook na semana passada tem o objetivo de enviar cães farejadores para o Japão para auxiliar na busca por desaparecidos. O tempo é fator crítico neste momento e cada um de nós pode ajudar. Confira.
.


SAI LISTAS DE CONVOCADOS PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NESTE SEMESTRE

Estão disponíveis para consulta no site do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) a convocação de candidatos classificados para mudar da segunda para a primeira entrada no Vestibular UFMG 2011; e a lista de aprovados em segunda chamada para cursos de entrada única.
O candidato convocado deverá preencher o formulário de cadastro para registro acadêmico, também disponível no site do DRCA. Para acessar a ficha de cadastro, basta utilizar o número de inscrição e a senha utilizados no Vestibular 2011.
Posteriormente, no dia definido na escala de atendimento para seu curso, os candidatos classificados nos cursos oferecidos em Belo Horizonte deverão comparecer ao DRCA (prédio da Unidade Administrativa III, no campus Pampulha) e os de Montes Claros ao Instituto de Ciências Agrárias (avenida Universitária, 1.000), munidos da documentação exigida, para confirmar o registro acadêmico e a matrícula. …
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/018572.shtml – 17/03/2011)


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 09, de 14/03/1991, publicou notícias sobre visita à CSI Informática, apresentação da palestra AAP, planejamento de projetos, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

VIAGEM À BRASÍLIA
Os analistas da Divisão de Sistemas Funcionais do CECOM, João Carlos Lages e Mário Magalhães Lara, juntamente com dois funcionários da área de Recursos Humanos do Depto. de Pessoal, estiveram, de 11 a 13 de março, em Brasília, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Sistema SIAPE.
Para isto, nos dois primeiros dias, visitaram a Secretaria de Administração Federal – SAF, órgão responsável pela gerência do sistema. Tiveram também a oportunidade de conhecer a parte operacional do sistema, visitando o próprio Depto. de Pessoal da SAF, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Regional.
No dia 13, os funcionários da UFMG visitaram o MEC, onde assistiram à uma demonstração do extrator de dados do SIAFI, devido à sua semelhança com o possível extrator do SIAPE.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Michele Marie Ribeiro Perpétuo, no dia 18; Maximiliano Luiz Souza Guimarães, no dia 19; Mário Magalhães Lara e Emerson Henrique Kfuri Pereira, no dia 22. Os parabéns atrasados para os ex-ceconianos: José Efigênio de Oliveira (Almão), no dia 11; Daniele Maria Miranda e Jane Pires Camargos Lemos, no dia 13; Gláucia Maria Fantoni, no dia 14; Messias Emanoel Chaves, Mônica Ataíde Silva e Roberto Márcio Ferreira de Souza, no dia 16. Os parabéns, em dia, para: Odiolon Gonçalves de Castro, no dia 17; Rodrigo Torres Assumpção, no dia 18; Rafael Alves de Souza, no dia 19; Maria Luciene Diniz Ferreira, Samuel de Freitas e Gladson de Oliveira, no dia 20; William Andalécio, Robson Nogueira Barreto e Rômulo Vieira de Faria, no dia 24.

DESPEDIDA: Na despedida do CECOM, os ex-estagiários Daniel Alves de Araújo Martins e Thomas Rodrigues Thorun enviaram os seguintes e-mails para a Redação:

“A todos, Saio com ótimas lembranças, pois foi um prazer ser estagiário do CECOM. Agradeço muito pela oportunidade e pelo crescimento profissional que tive nesses 2 anos aqui. Desejo bastante sucesso na construção do futuro da informatização da UFMG. Abraços e bom trabalho!” Daniel Martins

“Após ter encerrado mais esta etapa, com o fim do meu período de estágio, gostaria de declarar que muito do CECOM permanecerá em minha vida, como o crescimento pessoal e profissional, o conhecimento e as amizades que aqui fiz, muitas delas que levarei para a vida toda. Espero ter deixado um pouco de mim com cada um aqui. Obrigado a todos.” Thomas Thorun

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 02 de março de 2011, a Divisão de Redes de Comunicação do CECOM apresentou o Projeto da Rede Sem fio da UFMG para a comunidade universitária, na Sala de Seminários 1010, da Escola de Engenharia. As fotos são de autoria de Caroline Mitsuko.


Prof. Luciano de Errico, Diretor de TI, fez a abertura do evento


A apresentação de David Eustáquio


Os participantes do evento


Carlos Alfeu, Diretor do CECOM, e Prof. Luciano, Diretor de TI


Fernando Frota respondendo às perguntas


Paulo Lessa respondendo às perguntas