Sistemático: Edição 1507 – 31/03/2011


Notícias


CRESCE O ACESSO DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO AO SISTEMA ACADÊMICO

Em junho de 1997, o CECOM, em parceria com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), disponibilizou aos alunos de graduação a consulta a suas informações acadêmicas através da Internet. Este serviço foi pioneiro e fazia uso de interfaces de acesso entre a aplicação Web e a base de dados do mainframe Unisys.
Somente em 2004 serviço similar foi liberado para os alunos de pós-graduação já com o acesso controlado pelo portal do Grude, que foi depois substituído pelo minhaUFMG. Os gráficos abaixo mostram a evolução dos acessos dos alunos da pós-graduação ao IAP, que é o sistema de consulta a suas informações acadêmicas. Somente estão disponíveis para consulta no IAP informações sobre notas, histórico, grades curriculares, oferta e até 2008, emissão de boletos para contribuição ao fundo de bolsas. Em 2009, a contribuição ao fundo de bolsas passou a ser opcional o que gera a interpretação de que muitos alunos poderiam acessar o sistema apenas para emitir o boleto de contribuição.
No segundo semestre de 2009, foi implantado o projeto piloto da matrícula online da pós-graduação com a participação de 2 programas de Pós. A partir do primeiro semestre de 2010, o site de matrícula online pode ser utilizado por todos os demais. Estas medidas aproximaram mais os alunos dos serviços disponibilizados pelo portal minhaUFMG. Já em 2011, a matrícula passou a ser obrigatória pelo sistema online, o que incentivou ainda mais o uso do sistema de consulta IAP, fazendo com que o número de alunos de pós-graduação que o acessam aumentasse significativamente, assim como o número total de acessos.


.
.

ANALISTAS DO CECOM PARTICIPAM DE CURSO SOBRE LINUX

No período de 4 a 12 de abril, analistas das Divisões de Atendimento e Consultoria (DAC) e de Redes de Comunicação (DRC) estarão participando do curso Linux LPI – 102, oferecido pela empresa AS Treinamentos, em suas instalações em Belo Horizonte.
Estarão participando do curso: David Eustáquio da Silva, Gustavo Aurélio Santos Diniz, Paulo Couto Lessa (DRC), Márcio da Costa Viana, Fábio Luiz de Morais e Wallison Fabiano de Araújo (DAC).


David Eustáqio e Paulo Lessa


Gustavo Diniz


Márcio Viana


Fábio Morais e Wallison de Araújo


.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIOS

As estagiárias Luciana Martins da Silva e Caroline Mitsuko Rocha Kinoshita estão se despedindo do CECOM hoje, dia 31 de março.
Luciana Martins entrou para o CECOM em abril de 2010, lotada na Divisão de Apoio Administrativo (DAA). Ela participou de serviços relacionados às licitações, contratos preparados pela divisão, permissão de uso e contratos com fornecedores.
Caroline Mitsuko entrou para o CECOM em agosto de 2010, lotada na DAA (Divisão de Apoio Administrativo), onde foi responsável pelo desenvolvimento e manutenção do site do CECOM. Em novembro/2010, foi remanejada para a DRC (Divisão de Redes de Comunicação), para atuar no monitoramento das atividades da Rede UFMG e no apoio a servidores Linux.
.


Luciana Martins


Caroline Mitsuko

.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– T3Desk torna o desktop muito mais útil e funcional, dando ao seu PC um módulo em 3D. Ele permite que você lide com os aplicativos abertos de forma mais fácil. Veja.

– Betty Jean Jennings Bartik, uma das primeiras mulheres na indústria de TI, faleceu aos 86 anos de idade. Bartik estava na equipe do computador de uso geral, o ENIAC, ou Electronic Numerical Integrator and Computer. Conheça o Museu On line aqui.

– “Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente”. Vá até o endereço da Federação Brasileira de Naturismo.

– Faça acontecer os projetos em que você acredita! Financie projetos de maneira colaborativa e torne-se parte de algo maior. Junte-se a todo mundo que quer ver um projeto sair e faça ele virar realidade. Você é a peça que falta nesta história. Saiba mais.

– As pessoas que você conhece, os lugares que você visita, as coisas que o inspiram… juntos representam Seu Mundo Visual e nós queremos celebrar isso! Participe do concurso cultural Seu Mundo Visual. Envie vídeos e/ou fotos e concorra a diversos prêmios. O endereço.
.


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 11, de 04/04/1991, publicou notícias sobre Comissão de Administração de Dados, remanejamento de Alda Batista da DCP para a DAA, treinamento e implantação da versão 3.0 do SADS, estatísticas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

NOVAS ATIVIDADES DA DCI
Desde o início do mês de abril, a antiga Divisão de Centros de Informação está assumindo atividades de gerência do Correio Eletrônico e gerência das senhas do ambiente SADS.
A partir disso, seu perfil de atuação estará cada vez mais voltado para apoio aos usuários do CECOM.
Assim sendo, seu novo nome deverá ser Divisão de Apoio ao Usuário.
Para reforçar e dar condições para que as novas atribuições sejam atendidas, estão lotadas na divisão, a partir deste mês, as funcionárias Euclídia Leopoldina de Macedo Vale e Adriana Lima Leonel. Durante o decorrer do mês de abril elas estarão sendo treinadas pela VDG para assumirem suas novas funções.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Solange Teixeira de Oliveira, no dia 02 de abril; Geovane Ferreira Piccinin, no dia 03; e Eugênio Pacelli Pereira de Souza, no dia 05. Os parabéns para os ex-ceconianos: Alda Batista, Milton Pifano Soares Ferreira e Maria Eugênia Melo da Cunha, hoje, dia 31; Hélio Teixeira da Costa, César de Almeida Correia e Assahaf Geçary Lescano de Oliveira, no dia 1o de abril; Elizabeth Gomes Oliveira Clementino e Pedro Henrique Silvestre dos Santos, no dia 03; Eduardo Rodrigues Cunha, no dia 04; prof. Wilson de Pádua Paula Filho e Werner Streitwieser, no dia 05; e Eduardo Jaime Quirós Batres, no dia 07.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da apresentação do Projeto de Rede Sem Fio pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação, no dia 02 de março de 2011, para a comunidade universitária, no Auditório da Escola de Engenharia. As fotos são de autoria de Caroline Mitsuko.


Frota respondendo às perguntas


David e Prof. Luciano de Errico