Sistemático: Edição 1508 – 07/04/2011


Notícias


CRESCE O ACESSO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO AO SISTEMA ACADÊMICO

Em junho de 1997, o CECOM, em parceria com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), disponibilizou aos alunos de graduação a consulta a suas informações acadêmicas através da Internet. Este serviço foi pioneiro e fazia uso de interfaces de acesso entre a aplicação Web e a base de dados do mainframe Unisys.
Os gráficos abaixo mostram a evolução dos acessos dos alunos da graduação ao IAG, que é o sistema de consulta a suas informações acadêmicas. Estão disponíveis para consulta no IAG informações sobre notas, histórico, grades curriculares, oferta, RSG, situação no curso e até 2008, emissão de boletos para contribuição ao fundo de bolsas. Em 2009, a contribuição ao fundo de bolsas passou a ser opcional, o que gera a interpretação de que muitos alunos da graduação, assim como os de pós-graduação, poderiam acessar o sistema essencialmente para emitir o boleto de contribuição. Informações sobre notas passaram também a ser disponibilizadas pelo sistema Diário de Classe, desviando as atenções do IAG.
Nos últimos semestres, outros serviços vêm sendo incorporados ao portal minhaUFMG, como é o caso do Portal UFMG Conhecimento e Cultura o Diário de Classe, o ProInter – Programa de Intercâmbio Internacional, e outros. Através do ProInter, o aluno poderá se candidatar a uma das vagas oferecidas por diversas Universidades Internacionais que possuem convênio de intercâmbio com a UFMG. Este serviço está previsto para ser disponibilizado no minhaUFMG na próxima semana. Estas medidas aproximaram mais os alunos dos serviços disponibilizados pelo portal minhaUFMG.
Além disso, com o crescimento do número de vagas ofertadas para a graduação pela UFMG, a partir da implantação do projeto do REUNI, fará com esse volume de acesso permaneça apresentando uma tendência de crescimento.

.
.

 

ESTATÍSTICAS DE ACESSO AO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 31 de março/2011, foram registrados 12.745 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em http://www.cecom. ufmg.br, ou diretamente no endereço proxy.
.


.

NOVOS ESTAGIÁRIOS DO CECOM

Com a saída de estagiários no mês de março, o CECOM está contando, desde o dia 1o de abril, com três novos integrantes em seu quadro. São eles: Álvaro César Leão Teixeira, Nathália Soragge de Lima Leão e Paula Letícia Miranda.
Álvaro César é aluno do curso de Ciência da Computação e já foi estagiário do CECOM no período 2009 a 2010, lotado na Divisão de Redes de Comunicação (DRC). Agora, ele está lotado na Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), participando das atividades da equipe de desenvolvedores Web.
Nathália Soragge é aluna do curso de Ciência da Computação e está lotada na Divisão de Redes de Comunicação (DRC). Ela está participando do monitora-mento das atividades da Rede UFMG e no apoio a servidores Linux.
Paula Letícia é aluna do curso de Biblio-teconomia e já está participando dos trabalhos da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) no suporte aos usuários da rede administrativa.
.


Nathália Soragge


Paula Letícia


Álvaro César

.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE MARÇO/2011

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis aqui.
No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

.No mês de março/2011, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1469898
4891
461.002
1.935.791
15.227.442
17.163.233

As médias diárias durante o mês de março foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
47.416
158
14.871
62.4450
491.2008
553.653


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Dica de Cléia Cavalcanti: Ela enviou esta dica de saúde que já sabemos, mas informação nunca é demais. Então “11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente”. Saiba mais.

– A Embrapa criou um canal para crianças e jovens. Levar ciência e conhecimento científico para a Web de um jeito diferente, com uma linguagem mais acessível. Confira.

– Animação do Sistema Solar. Muito bacana. Não deixe de visitar o endereço.

– Dica do Eugenio Pacelli, da DAC: Para aprender Braille na Internet, uma das dificuldades do deficiente visual é que os demais à sua volta não conhecem o Sistema Braille de leitura para cegos. O Braille Virtual é um curso on-line baseado em animações gráficas e destinado à difusão e ensino do sistema Braille a pessoas que vêem. Leia mais.

– Sistema Solar Interativo em 3D. Veja no endereço.

– Ele vai além da cultura. Não existe ciência por trás do gênero relações quando se trata de cores. Um estudo realizado por John Hallock compara as preferências de cores entre diferentes públicos e leva em conta as informações recolhidas a partir de 22 países. Veja mais. (Site em Inglês).
.


CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO DO ACERVO DAS BIBLIOTECAS DA UFMG

 


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 12, de 11/04/1991, publicou notícas sobre novo esquema de salva de bancos, Orçamento 1991, mudança de salas, estatísticas do Sistema A10, concessão de bolsa para o curso de Análise de Sistemas, entre outras. A notícia que se destacou foi:

VISITA À UFF
O analista Ronaldo Araújo Costa, da DSF, esteve no dia 08 de abril, em Niterói, para conhecer o processo de implantação do Sistema SIAPE na Universidade Federal Fluminense.
Ronaldo esteve na UFF acompanhado de três fun-cionários do Departamento de Pessoal, responsáveis pela implantação do SIAPE na parte de cadastro e pagamento da UFMG.
.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Denise Cristina de Assis Moreira, no dia 08; Nilson José Marinho Vale, Diobeto César dos Reis e Leonardo Barroso de Araújo, no dia 10; e Carolina Santos Alves, no dia 11. Os parabéns para os ex-ceconianos: Eduardo Jaime Quirós Batres (Dojai) e Míriam Lúcia dos Santos Jorge, no dia 07; prof. Paulo Fernando Seixas, Benício Alves de Souza (LCC) e Nair Vieira Sales, no dia 10; Caroline Mitsuko Rocha Kinoshita, no dia 11; André de Paula Dias Couto, no dia 12; e Aline Serrão de Filippo, no dia 14 .

PAI CORUJA: Feliz com a vitória de seu filho Matheus, que passou no Vestibular da UFMG 2011, no curso de Medicina, Gerson Edson Machado de Sousa não perdeu a oportunidade de fotografar o momento do registro acadêmico do filho mais velho, em fevereiro.


O registro acadêmico de Matheus Lima Machado

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No período de 28 de fevereiro a 04 de março de 2011, o DRCA recepcionou, no Auditório da Copeve, os candidatos aprovados para a 1a entrada no Vestibular da UFMG de 2011. Nesse trabalho, o DRCA contou com a colaboração do CECOM, Copeve, Fump e LCC.
As fotos são de autoria de Ana Carolina.


O suporte da DAC com Álvaro


Os calouros


O Registro Acadêmico


Os trabalhadores do DRCA