Sistemático: Edição 1509 – 14/04/2011


Notícias


CECOM ATIVA NOVA CENTRAL TELEFÔNICA DO CENTRO CULTURAL

Nesta segunda-feira, dia 11, foi ativada a central telefônica do Centro Cultural, que passa a usar nova faixa de numeração: os números antigos, iniciados em 3409-10, agora iniciam em 3409-82. Assim, a portaria do Centro Cultural, antigo ramal 1079, agora atende em 3409-8279. Neste momento, temporariamente, a ligação ramal a ramal entre as unidades da UFMG e o Centro Cultural não está ativada.
Quem está no Centro Cultural e deseja ligar para outros locais da UFMG, e quem está na UFMG e deseja ligar para o Centro Cultural, deve fazer a ligação solicitando uma linha externa e discando o prefixo 3409.
Até esta segunda-feira, o Centro Cultural era atendido pela central telefônica da Escola de Engenharia no Centro, e a faixa de numeração dos seus ramais se confundia com as faixas utilizadas pela escola. Com a mudança para o Campus Pampulha, a central telefônica da Engenharia teve de ser desativada e os números da escola no centro migraram para o Campus Pampulha.
A desativação da central e a migração dos números forçaram o CECOM a montar uma nova central e remanejar os números dos ramais do Centro Cultural.

CECOM RECEBE EQUIPAMENTOS DA REDE WIRELESS UFMG

O CECOM recebeu nesta quinta-feira, dia 14, os equipamentos comprados para a montagem da rede sem fio da UFMG. Estes equipamentos foram licitados pelo CECOM e DLO em dezembro de 2010, em processo vencido pela empresa Agora, que ofereceu equipamentos Motorolla.
Os equipamentos recebidos são: 04 (quatro) controladores de rede sem fio, 900 (novecentos) pontos de acesso, 1.000 (mil) injetores POE, mais programa de gerenciamento e licenças, todos com garantia de 2 anos.
A configuração dos equipamentos está sendo feita pela Divisão de Redes de Comunicação do CECOM e, em breve, a instalação em todas as unidades deve se iniciar com o auxílio das administrações de rede locais das unidades acadêmicas e órgãos administrativos.


Os equipamentos sendo configurados pela equipe da DRC

.
.

PUBLICADA A APOSENTADORIA DE GERALDO DOS REIS

Foi publicada no Diário Oficial da União, de 12/04/2011, a Portaria no 1.754, de 05/04/2011, que aposenta o servidor Geraldo dos Reis, da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM.
O Técnico em Telefonia Geraldo dos Reis entrou para a UFMG em agosto de 1978, na antiga Prefeitura da Universidade, exercendo a função de Eletricista. Após algum tempo passou para a área de manutenção do complexo do centro da cidade, ainda como eletricista. Este trabalho durou uns 6 anos até vir trabalhar no Campus da Pampulha, na área de telefonia, que fazia parte do DPFO. Em 2000, o CECOM assumiu a área de telefonia da UFMG e Geraldo, junto com a equipe, passou a fazer parte da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, onde permaneceu até a sua aposentadoria.


Geraldo dos Reis

MAIS UM INTEGRANTE DO GRUPO DE DESENVOLVEDORES WEB

Desde o dia 12/04/2011, a equipe de Desenvolvimento Web está contando com mais uma analista. Trata-se de Kissyla Duarte Magalhães Mansur, Analista de Tecnologia da Informação, que já iniciou seus trabalhos na DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas.
Kissyla Mansur é graduada em Ciência da Computação pela PUC/MG.


Kissyla Mansur


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, contou, esta semana, com a ajuda de Helvécio Consenzo, da DCP, que enviou as seguintes dicas:

– No endereço, serão visualizados todos os códigos; leis federais por assunto; leis federais por nome; índice das leis federais catalogadas por ano, com registro das revogadas e  com remessa para o texto integral quando relacionada a um tema constante deste site;  emendas constitucionais; leis históricas; índice de decretos-leis e decretos alguns com texto no site; medidas provisórias; súmulas por assunto; prazos judiciais; pesquisa jurisprudência e movimentação processual;  leis complementares; leis históricas; expressões latinas; abreviaturas; siglas; súmulas por assunto; sentenças; juridiquês; links para os sites dos Tribunais Superiores, Tribunais de Justiça, Ministério Público, Procuradorias, Executivo, Legislativo, OAB,  Associações e muitos outros Órgãos;  procurados; desaparecidos; concursos;  empregos;  telefones 0800 de utilidade pública e comerciais; datas comemorativas; dias santificados; pesquisa de multa de trânsito; situação do CPF; Certidão de Tributos Federais; Veículos Roubados; e outras informações julgadas de interesse.

– Uma forma simples e de fácil visualização, as informações sobre as Prestadoras do Serviço Telefônico Fixo Comutado, que podem completar chamadas das modalidades Longa Distância Nacional e Longa Distância Internacional, originadas de terminais fixos ou móveis pós-pagos. Por meio dele será possível ao usuário identificar os nomes das prestadoras habilitadas a realizar a chamada, seus códigos de seleção e os valores para cada minuto de ligação (em Reais incluindo impostos) referentes aos seus planos básicos de serviços. Consulte o serviço no endereço.

– Vai viajar e quer saber as condições das rodovias no Brasil? Consulte o site do DNIT, aqui.

– Vai viajar? Uma alternativas para encontrar seu hotel em 1.500 cidades do Brasil se encontra no endereço.

– Listar quais as linhas e as respectivas empresas de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros que ligam duas localidades.Informe a localidade de origem e a localidade de destino de seu roteiro. Faça a sua consulta no endereço https://appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp.

– Os melhores cruzeiros, datas, duração, preços e roteiros pelo mundo você pode conferir aqui. (Site em Inglês)
.


DAP ENCAMINHA ATUALIZAÇÃO DA NORMA DE FÉRIAS

O CECOM recebeu comunicado do Departamento de Administração de Pessoal/Pró-Reitoria de Recursos Humanos, em que apresenta as regras e procedimentos para a concessão de férias dos servidores, bem como a respectiva norma devidamente atualizada.
Algumas das importantes alterações verificadas na Orientação Normativa SRH no 2, de 23/02/2011, publicada no DOU de 24/02/2011, são:

Art. 5o § 1o Na hipótese em que o pe-ríodo das férias programadas coincidir, parcial ou totalmnte, com o período da licença ou afastamentos legalmente instituídos, as férias do exercício correspondente serão reprogramadas, vedada a acumulação para o exercício seguinte.
§ 2o A vedação constante no parágrafo anterior não se aplica nos casos de licença à gestante, licença paternidade e licença ao adotante.
(Por meio do parágrafo 2o a reprogramação de férias para licença gestante, paternidade e ao adotante poderão ser acumuladas para o exercício seguinte, quando for o caso.)

.Art. 13: O servidor exonerado, aposentado, demitido de cargo efetivo ou destituído de cargo em comissão, que não tenha usufruído férias, integrais ou proporcionais, faz jus à indenização do benefício adquirido e não gozado.
§ 1o Aplicam-se as disposições do caput ao servidor falecido, sendo o pagamento devido a seus sucessores.
(Neste artigo, pode-se notar que foi regulamentada a indenização para aposentados, demitidos, destituídos do cargo em comissão e falecidos que tenham direito às férias e não tenham usufruído.)
§ 2o Haverá acerto de férias nos casos de exoneração, aposentadoria, falecimento, demissão de cargo efetivo ou destituição em comissão, se as ocorrências acima forem verificadas durante o período de usufruto das férias, parciais ou integrais.
(Pode-se verificar no art. 13, parágrafo 2o que, caso as situações acima ocorram durante o período de gozo das férias, será feito o devido acerto.)

Art. 27: As férias dos servidores que tenham filhos em idade escolar serão concedidas, preferencialmente, no período das férias escolares.
(As chefias passam a ter uma orientação para organizar a escala de férias de seus funcionários em período de férias escolares.)

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE ISENÇÃO PARA VESTIBULAR 2012

A Estão abertas, até 3 de maio, as inscrições para o programa de isenção da taxa de inscrição ao Vestibular UFMG de 2012. O programa possibilita que estudantes de baixo nível socioeconômico tenham acesso ao processo seletivo. Ele oferece isenção integral e isenção parcial (equivalente a 50% da taxa).
Para participar, é preciso que o interessado tenha concluído o ensino médio ou esteja cursando o 3º ano. Além disso, é necessário que na data estipulada o estudante acesse o site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), preencha formulário socioeconômico e envie, até o dia 5 de maio, fotocópias da documentação exigida no edital.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/018867.shtml – 13/04/2011)


FILME SOBRE 50 ANOS DAS VIAGENS ESPACIAIS É ATRAÇÃO DO PLANETÁRIO DO ESPAÇO TIM UFMG DO CONHECIMENTO

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento está com novidade para o final de semana que antecede o feriado da Semana Santa. Para comemorar os 50 anos da primeira viagem do homem ao espaço, a partir de sábado, 16 de abril, o cinema fulldome do Planetário começa a exibir o filme O alvorecer da era espacial. O Espaço do Conhecimento estará aberto durante o feriado, fechando apenas na sexta-feira santa.
Com a produção holandesa de 36 minutos, o espectador vai experimentar o emocionante começo das viagens espaciais, do lançamento do Sputnik 1 ao desembarque do homem na Lua. O filme também faz referências à disputa das nações pela supremacia no desenvolvimento das tecnologias e à atração pelo espaço que levou homens e mulheres a se arriscarem nas viagens.
O Planetário do Espaço TIM UFMG do Conhecimento exibe cinco sessões por dia, de terça a domingo. Nos finais de semana, as projeções acontecem às 12h30, 13h30, 14h30 e 15h30. De terça à sexta os horários de exibição são 11h30, 13h, 14h, 15h e 16h. É recomendável a chegada 10 minutos antes do horário para retirada de senha no balcão.
De abril de 2010 a fevereiro deste ano foram projetadas 941 sessões no Planetário, que acomoda 65 pessoas em poltronas reclináveis, próprias para assistir às projeções na tela em forma de cúpula, que reproduz a abóbada celeste.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 13/04/2011)


EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Devido à Semana Santa, O Sistemático não circulará na próxima semana, retornando no dia 28 de abril.


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 13, de 18/04/1991, publicou notícias sobre resoluções da Comissão de Administração de Dados, reforma do 8o andar, recorde horário da rede, nova lista de telefones do CECOM, reunião no DP, implantação da versão 3.1 do Hermes, entre outras. A notícia que se destacou foi:

AMPLIAÇÃO DA REDE
Já foram tomadas as primeiras providências para a ampliação da infraestrutura de comunicação de dados da Escola de Veterinária e Escola de Engenharia. Gradativamente, cada unidade ou órgão ligado à rede passará por processo semelhante para expansão dos pontos ligados ao A10.
Atualmente, só não estão interligados: CEU, Núcleo de Ciências Agrárias e Museu. Todos os três também estão com o processo de ligação encaminhado.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Rubens Crispim da Silva, no dia 18; e Cristina Maria de Queiroz, no dia 22. Os parabéns para os ex-ceconianos: Aline Serrão de Filippo, no dia 14; Marcelo Bassoli Campos, no dia 16; Alberto Henrique Frade Laender (DCC), no dia 20; Patrícia Aninger de Barros, no dia 21; Wallace de Almeida Rodrigues, no dia 22; Felipe de Castro Louback Rocha e Geísa Pereira de Souza, no dia 23; Paulo César Cortez Júnior e Beatriz Josephina Perrela, no dia 25; Tânia Cristina Teixeira e Cleto Boechat Véo (LCC), no dia 26; Filipe José Leâo Corrêa, Maria Míriam Arruda e Wilca Maria Luzilene Souza e Silva, no dia 28.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos do registro acadêmico dos candidatos aprovados para a primeira entrada no Vestibular da UFMG de 2011. A recepção, no Auditório da Copeve, esteve sob a coordenação do Depto. de Registro e Controle Acadêmico, com a colaboração do CECOM, Copeve, Fump e LCC. As fotos são de autoria de Ana Carolina.


A coordenação do DRCA


Entrega dos cartões de NIP pelo LCC


Entrega dos cartões de NIP pelo LCC


Os trabalhos de recepção aos calouros


Uma vista geral do Auditório da Copeve


Uma vista geral do Auditório da Copeve