Sistemático: Edição 1510 – 28/04/2011


Notícias


DTI PARTICIPA DE REUNIÃO DE GESTORES DE TIC DAS IFES

A Universidade Federal de Santa Catarina está recebendo o V Worhshop de Tecnologia da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil, no período de 26 a 29 de abril. Sob o tema “A importância estratégica de TIC nas IFES – Governança de TI e Foco nos Negócios”, o encontro pretende levantar questões comuns à realidade dos profissionais de TI das IFES para promover o debate e a troca de conhecimento e informações do setor.
Representando a UFMG, está participando do Workshop o prof. Luciano de Errico, Diretor da DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação.
O Workshop de TI das IFES iniciou a partir da criação do Gupo de Gestores de TI das IFES pela ANDIFES em 2000, quando da percepção da similaridade dos problemas e desafios de gestão de TI nas instituições federais de ensino superior e da importância da troca interinstitucional de experiências e soluções para a efetivação da TI como um instrumento de avanço de todas as IFES. Em 2007, foi realizado o I Workshop de TI das IFES em Salvador, Bahia, com adesão maciça. Fato que se repetiu em Gramado, Rio Grande do Sul, em 2008; em Belém, Pará, em 2009, com a presença dos professores Paulo Fernando Seixas e Márcio Luiz Bunte de Carvalho; e no Rio de Janeiro em 2010, com a participação de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM.


Prof. Luciano de Errico

SISTEMAS DA UFMG SOFREM INDISPONIBILIDADE TEMPORÁRIA

Nesta terça-feira, dia 26 de abril, aproximadamente às 12h35, um dos roteadores da Rede UFMG que atendem à Reitoria e outros órgãos administrativos chegou ao fim de sua vida útil, causando uma paralisação parcial dos serviços de rede e do acesso à página da UFMG na internet, assim como aos sistemas administrativos.
O equipamento, da marca Cabletron, modelo SSR2000, foi adquirido para a implantação da Fase 3 da Rede UFMG, em 2001. Cada fase da Rede UFMG envolveu mudanças de topologia e tecnologia. Na Fase 3, os roteadores principais da rede foram interligados a 1 Gbps (Gigabit Ethernet) e os prédios foram atendidos a 100 Mbps, no padrão Fast Ethernet. Atualmente a Rede UFMG está na Fase 4 (Rede Giga), que envolveu a instalação de roteadores em todos os prédios, que passaram a ser atendidos a 1 Gbps e se preparando para a fase 4,5 – UFMG Sem Fio, que consiste na implantação de uma rede sem fio em todos os espaços da universidade utilizando a infraestrutura já existente. A Fase 5 – migração da tecnologia de interligação dos prédios para 10 Gigabits por segundo e utilização do protocolo Ipv6, está sendo estudada e, ao contrário das anteriores, deverá ser implantada gradativamente, a partir deste ano.
O problema com o roteador gerou a oportunidade e a necessidade de se fazer a migração dos sistemas e órgãos administrativos para a Rede Giga: devido à idade e à tecnologia utilizada, não foi possível fazer apenas uma substituição dos equipamentos envolvidos, que tiveram de ser substituídos e reconfigurados.
O acesso aos sistemas foi restaurado gradativamente: em menos de 30 minutos, às 13h, os sistemas de e-mail da universidade foram restaurados. Às 16h, o acesso à página da universidade e a diversos sistemas aplicativos estava disponível e às 18h30 todos os sistemas podiam ser acessados normalmente.
Em paralelo, o acesso à rede dos órgãos afetados foi sendo restaurado, sendo que às 21h estavam ainda pendentes o SAST e a Imprensa.
Na manhã da quarta-feira, dia 27, o acesso do SAST foi normalizado, quando sua rede foi migrada para o roteador instalado no próprio prédio da UA2. Devido ao tipo de fibra ótica utilizado na ligação entre a Imprensa e a Reitoria, não é possível sua migração para a Rede Giga. O acesso da Imprensa Universitária à rede foi restaurado às 15h, após instalação de um conversor de mídia (cabo de par trançado-fibra ótica).

DAC CONTINUA SUA CAPACITAÇÃO EM ORACLE

O Analista de Tecnologia da Informação, Wallison Fabiano de Araújo, da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, está, desde o dia 25, participando do segundo curso de sua formação em Oracle.
O curso Oracle DataBase 11g: Workshop Administration II é um curso oficial da Oracle e faz parte do programa de capacitação da equipe da Divisão de Atendimento e Consultoria. Ele está sendo oferecido pela Casa de Software em suas dependências, em horário integral, e será encerrado no dia 29.
A participação de Wallison nesse treinamento tem o objetivo de capacitá-lo tecnicamente para atender às necessidades específicas de gerenciamento de banco de dados Oracle, que é adotado pela Universidade nas suas aplicações cliente/servidor e Web.

CECOM CONTA COM NOVO FUNCIONÁRIO EM SEU QUADRO

Desde o dia 18/04, o CECOM está contando com mais um analista. Trata-se de Rafael Rocha, Analista de Tecnologia da Informação, que iniciou seus trabalhos na DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas. Rafael é Tecnólogo em Processamento de Dados pela Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte e tem Especialização em Desenvolvimento de Software para Web, pela PUC/MG.


Rafael Rocha


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Libere sua mídia. Faça upload de fotos, vídeo e arquivos de áudio por meio do Media Pixelpipe e distribua seu conteúdo em mais de 100 redes sociais, sites de fotografia e vídeo, blogs e outros serviços online. Confira o endereço.

– A Microsoft Safety Scanner é uma ferramenta de segurança para download gratuito que fornece uma varredura sob demanda e ajuda a remover vírus, spyware e outros softwares maliciosos. Ele funciona com o software antivírus existente. Saiba mais.

Assista ao casamento Real do Príncipe William e Catherine Middleton, sexta-feira, dia 29/04, pelo youtube.com.

– Dica do Gustavo (DRC): Imagens em Movimento feitas pelo fotográfo Jamie Beck. Algumas das imagens estão em GIF, ou seja, possuem movimentos, dando aquela sensação de estarem vivas (como no Harry Potter). As animações são super bem feitas e lindas! Veja.

– Ache assuntos engraçados na Web e saia do tédio. Veja.

– Dica da Alyne Oliveira (DRC):
Você já fez teste de digitação? Acha que é rápido nas teclas? Então, faça os testes.

– Os jogos e quebra-cabeças são divertidos. AbcPuzzles é um deles, oferecendo duas variações de quebra-cabeças. Cada um usa o mesmo esquema, em que você move os ladrilhos em grupos de quatro ou mais girando-os com o controle localizado no canto onde quatro ladrilhos tocam. Dowload aqui.

– Dica da Xina: Coloque nos favoritos! O IBGE lançou um mapa-mundi digital, com fotos, histórico, indicadores sociais, economia, redes, meio ambiente, etc de todos os países do mundo. Basta clicar no país desejado e aproveitar todas as informações e imagens disponíveis! Aproveite e divulgue o endereço.

– Dica do Ronaldo (DAS):
Vai viajar? Calcule qual é melhor: álcool ou gasolina. Calculadora do iG ajuda motorista a escolher qual combustível é mais vantajoso Confira aqui.
.


PRAZO PARA PEDIDO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO VESTIBULAR 2012 TERMINA DIA 3 DE MAIO

Candidatos ao Vestibular UFMG 2012 interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição ao concurso poderão se inscrever até dia 3 de maio de 2011 no site www.ufmg.br/copeve. O Programa de Isenção da Taxa de Inscrição ao Vestibular UFMG 2012 vai conceder, além de isenção integral, isenção parcial, ou seja, 50% do valor total da taxa.
Podem se inscrever estudantes: que já tenham concluído o Ensino Médio ou estejam cursando a última série desse nível; estejam inscritos no Ensino Médio por exame supletivo e possam comprovar aprovação em, no mínimo, quatro matérias desse curso; estejam cursando o Ensino Médio por Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e possam comprovar a conclusão do primeiro ano desse curso.
No site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) o candidato deverá preencher o formulário socioeconômico e providenciar fotocópias de toda a documentação comprobatória, de acordo com a situação econômica do seu grupo familiar, e postar o envelope com a documentação em qualquer agência dos Correios, dentro do horário de atendimento até, no máximo, o dia 5 de maio de 2011. Além disso, o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição e guardá-lo, assim como o comprovante de postagem nos Correios.
Para o candidato que não dispuser de computador e/ou acesso à internet, existem postos de atendimento disponibilizados para esse fim, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro) e na sede da Copeve/UFMG ( Unidade Administrativa III, 2º andar, campus Pampulha da UFMG,).
No último dia de inscrição, 3 de maio de 2011, o link para requerimento de inscrição, na página da Copeve/UFMG, estará disponível somente até as 19h.
O resultado geral do Programa de Isenção da Taxa de Inscrição ao Vestibular UFMG 2012 será divulgado a partir do dia 5 de agosto de 2011, pela internet, no endereço www.ufmg.br/copeve, ou pelos telefones (31) 3409-6700 ou (31) 3409-4408, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 20/04/2011)


UFMG IMPLANTA MEDIDAS PARA PRESERVAR SEGURANÇA DO CAMPUS PAMPULHA

A UFMG decidiu adotar medidas para aumentar a segurança no campus, em reunião que teve a participação de dirigentes da instituição na última semana. Diante do aumento do número e da gravidade dos incidentes registrados no campus UFMG Pampulha, foi divulgada no dia 26 de abril, a portaria número 034/2011 que determina a “necessidade imediata de se implementarem ações com o objetivo de prevenir, evitar e inibir a ocorrência de situações que coloquem em risco a honra, a vida e a integridade física da comunidade universitária”.
A portaria prevê medidas que começam a vigorar a partir de hoje, quinta-feira, dia 28 de abril, para controlar a entrada de pessoas nos campi da UFMG após as 21 horas. A partir deste horário, o acesso ao campus Pampulha será permitido somente pelas entradas das avenidas Antônio Carlos e Carlos Luz. Segundo a Reitoria, cerca de 90% dos estudantes da universidade entram no campus até as 20 horas, em sua maioria pela avenida Antônio Carlos. A medida suspende ainda a portaria anterior que regulamentava a realização de festas no âmbito da UFMG, “até nova deliberação sobre a matéria”.
De acordo com pesquisa feita pela Reitoria entre março de 2010 e abril de 2011, o número de festas no campus não teve aumento significativo, mas o de incidentes subiu muito, principalmente neste mês de abril. Só na primeira quinzena, foram registradas 5 ocorrências, frente às 3 notificadas durante todo o mês de abril de 2010.
As ocorrências também ficaram mais graves, com o aumento de casos de agressões físicas e uso de armas de fogo. Tanto que o índice que mede a gravidade das notificações pulou de 10, em abril de 2010, para 37 em abril deste ano.
Uma delas aconteceu dia 1º de abril, quando dois casais homossexuais foram agredidos numa calourada do DA de Letras. A UFMG instalou uma comissão de sindicância que está apurando o caso. Mais informações sobre este assunto em http://www.ufmg.br/online/arquivos/018965.shtml.
Em parceria com o Grupo de Universitário de Defesa da Diversidade Sexual (Gudds), o diretor para Assuntos Estudantis da UFMG gravou um vídeo com orientações para os estudantes em caso de agressão. O vídeo está em http://www.ufmg.br/online/arquivos/018986.shtml.
A Reitoria informou que a Ouvidoria da UFMG tem recebido vários e-mails de alunos pedindo que sejam tomadas medidas para aumentar a segurança no campus.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 26/04/2011).


FEIRA DE ARTESANATO TRAZ ARTE DO VALE PARA O CAMPUS UFMG PAMPULHA

De 2 a 7 de maio será realizada na Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG a 12ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na UFMG. O evento, aberto ao público, reunirá 42 associações de artesãos de 25 cidades do Vale. Nos estandes, os visitantes encontrarão uma grande diversidade de peças: cerâmicas, trançados de palha, panelas de barro, bordados, bonecas e colchas.
Dentre as novidades deste ano destaca-se a participação de duas etnias indígenas de Araçuaí: a Aranã e a Pataxó-Pankararu. “Essa participação é importante porque dará visibilidade ao trabalho artesanal realizado por eles, além de reforçar a presença indígena no Campus”, afirma a coordenadora do Projeto Artesanato Cooperativo e organizadora da feira, Terezinha Furiati. Outra novidade é a organização de um espaço especial para artesãos reconhecidos do Vale. Entre os convidados, Ulisses Mendes, da cidade de Itinga, a família de Dona Isabel, de Santana do Araçuaí e Lira Marques, de Araçuaí.
A feira contará ainda com uma programação artística diversificada que inclui artistas da região do Vale do Jequitinhonha, bem como de outras regiões de MG.
O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e Diretoria de Ação Cultural (DAC).
Desde 2000, a Universidade Federal de Minas Gerais tem dado espaço para que dezenas de artesãos do Vale comercializem suas peças na capital e divulguem a cultura da região, por meio da Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. Ao longo dos anos, a feira passou por inúmeras transformações e desde 2009, é organizada pelo projeto Artesanato Cooperativo, que integra o Programa Polo. Além da organização do evento, o projeto é voltado para o incentivo da produção artesanal do Vale e para o fortalecimento do associativismo na região. O sucesso da feira é tanto, que só no ano passado, o lucro para os artesãos ultrapassou 100 mil reais.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 20/04/2011)


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 14, de 25/04/1991, publicou notícias sobre apresentação dos sistemas desenvolvidos e em desenvolvimento para a área de Pessoal – APG (Administração/Pessoal/Geral), treinamento da versão 3.0 do SADS, implantação da versão 3.1 do Correio Eletrônico Hermes, recordes da rede, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CECOM: 5 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO
Na última semana, dia 17 de abril, a Diretoria do Centro de Computação completou 5 anos de trabalho na administração do Centro.
Desde a posse, ocorrida em 17/04/86, durante a gestão do Reitor Cid Veloso, foi encaminhado processo de atualização e capacitação tecnológica, relativo tanto a equipamentos e infraestrutura quanto à aproveitamento dos recursos humanos.
Procurando dar sequência a este trabalho, a Diretoria do CECOM encaminhou para apreciação da Administração Central e, posterior envio ao MEC, o Projeto de Informatização Administrativa para o Triênio 91-93. O projeto em questão já se encontra em avaliação no Ministério da Educação.

DEMONSTRAÇÃO DOS SISTEMAS DO HC
Foi realizada nesta quarta-feira, às 10h, na sala da DDU – Divisão de Usuários, uma apresentação dos sistemas desenvolvidos pela divisão na informatização do Hospital das Clínicas.
A apresentação foi coordenada pela Diretora da divisão, Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, e contou com a presença da Diretoria do CECOM e demais diretores de divisão.
Durante a apresentação, pode ser conhecido o conjunto de sistemas desenvolvidos para a informatização das atividades hospitalares relativas ao controle de pacientes, que são sistemas disponíveis em um dos computadores do Hospital das Clínicas, no caso, o mini-computador SISCO 10300 TC.

.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Maria Miriam Arruda, Filipe José Leão Corrêa e Wilca Maria Luzilene Souza e Silva, no dia 28; José Tuédes de Resende, no dia 29; Paulo Eduardo Rocha Brant, no dia 1o de maio; Paulo Sérgio Moura Brandi e Sérgio Maurício de Oliveira (LCC), no dia 04; Iremar Nunes de Lima, Reuber Luiz Neves Koury e Cristina Campos Brasil da Fonseca, no dia 05.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais um lote de fotos do registro acadêmico dos candidatos aprovados para a primeira entrada no Vestibular da UFMG de 2011. A recepção, no Auditório da Copeve, esteve sob a coordenação do DRCA – Depto. de Registro e Controle Acadêmico, com a colaboração do CECOM, Copeve, Fump e LCC. As fotos são de autoria de Ana Carolina.


A coordenação do DRCA


A recepção aos calouros


O suporte do CECOM com Álvaro


Os trabalhos de recepção aos calouros


A identificação digital


Uma vista do Auditório da Copeve