Sistemático: Edição 1511 – 05/05/2011


Notícias


DRI IMPLANTA SISTEMA PARA O PROGRAMA MINAS MUNDI

A Diretoria de Relações Internacionais publica anualmente o edital para o programa Minas Mundi, que é um programa internacional que visa promover o intercâmbio científico e cultural entre a UFMG e instituições estrangeiras parceiras, proporcionando aos alunos de graduação uma experiência acadêmica internacional, que integrará seu currículo e constará em seu histórico escolar.
Com o crescimento do número de universidades participantes, assim como o aumento do número de alunos inscritos no último ano, foi necessário avançar no controle dos processos de trabalho relacionados à inscrição, análise, classificação e seleção dos candidatos. Assim, desde o final do ano passado, o CECOM iniciou a especificação e desenvolvimento de um sistema específico para a DRI.
Este sistema possui interfaces distintas, sendo uma desenvolvida para a Web, por onde os alunos têm sua interface de contato para inscrição e, posteriormente, outras informações, e outra desenvolvida em ambiente cliente/servidor, por onde a DRI faz a gestão administrativa do programa.
Os focos principais de melhorias planejados pelo CECOM visam a simplificação das inscrições, a agilização da análise dos pedidos dos candidatos e sua posterior seleção. Mas módulos complementares, necessários para se atingir estas metas, também foram construídos.
As principais funcionalidades do sistema a se destacar são:
– inscrição feita diretamente pelo aluno no portal minhaUFMG, eliminando o trabalho antes realizado pelos colegiados dos cursos;
– análise automatizada das condições mínimas do edital (Rendimento Semestral Global, percentual do curso cumprido etc.) de forma integrada ao sistema acadêmico da graduação, eliminando trabalho antes realizado pela equipe da DRI;
– formulários personalizados, com preenchimento simplificado, para os professores lançarem a pontuação de avaliação. O processamento será feito via leitura ótica (tecnologia ICR), eliminando lançamento de dados manual feito até então pela equipe da DRI;
– alocação automatizada dos candidatos e professores ao longo dos dias e horários reservados para o processo de argüição, bem como do controle de presença, eliminando processo manual feito pela equipe da DRI;
– integração direta com o sistema de Convênios Internacionais, eliminando a redundância de informações entre as duas atividades e integrando o trabalho das equipes da DRI.
A implantação do sistema está sendo feita de forma gradual e em paralelo ao cronograma do programa Minas Mundi para este ano. Após o mês de julho, a experiência deste ano será reavaliada e proposta nova versão do sistema para 2012, com avanços verificados a partir da melhoria dos processos de trabalho obtida neste ano.
A DAS foi a responsável pelo desenvolvimento do sistema. Sob a coordenação de João Carlos Lages, atuaram os analistas Carolina Diniz Cunha, Pedro Henrique Begalli Resende e a estagiária Solange Teixeira de Oliveira, no desenvolvimento da parte Web. A parte cliente/servidor ficou sob a responsabilidade de João Carlos Lages e Erlon Charles Thomaz Ferreira. O projeto e preparação do ICR estiveram a cargo de Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Rogério Soares Pinheiro.
Para se ter ideia do porte do programa Minas Mundi neste ano, foram oferecidas 521 vagas em 71 instituições de ensino superior parceiras de 21 países diferentes, num incremento de mais de 25% de vagas ofertadas, se comparado aos dados de 2010. Foram apresentadas 1554 candidaturas válidas, o que configura um número de inscrições 50% superior ao do ano passado. Destas, 1420 foram aprovadas na primeira etapa, tendo as demais 134 candidaturas sido eliminadas por trancamento total, RSG insuficiente e candidatos com menos de dois semestres completos na UFMG.

NOVO SISTEMA DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS ENCERRA INSCRIÇÕES ESTA SEMANA

Estão abertas desde o dia 5 de abril as inscrições para o novo processo de Revalidação de Diplomas de Graduação realizado pela UFMG. Estas inscrições se encerram no final desta semana, no dia 6 de maio.
O processo de Revalidação de Diplomas, que é coordenado pela Prograd, tem por objetivo avaliar diplomas expedidos por estabelecimentos estrangeiros de Ensino Superior, para cursos de graduação, e julgar a pertinência de sua revalidação, para que o interessado possa apresentá-lo para fins profissionais no Brasil.
Este ano, a Prograd reviu os procedimentos operacionais realizados até então, com base em resolução do Conselho Universitário. Assim, foi necessário a especificação e o desenvolvimento de novo sistema de apoio às atividades do processo.
Em função dos prazos curtos para criação da solução informatizada, a equipe do CECOM focou suas ações nos principais problemas da Prograd:
– o processo de inscrição via Web;
– o controle de pagamento bancário e de isenções de taxa;
– a recepção e o controle dos documentos enviados pelo correio;
– a divulgação do andamento dos processos e de seus resultados finais.
Estão responsáveis na DAS pelo sistema o analista Thiago Tadeu Rodrigues Moreira,que coordena o projeto, e Diogo Freitas Duarte Magalhães.
A implantação do sistema está sendo feita de forma gradual e em paralelo ao cronograma do processo de Revalidação de Diplomas para este ano. Ao final do ano, esta experiência será reavaliada e verificada a possibilidade e pertinência de adoção de melhorias.

.

NOVOS ESTAGIÁRIOS DO CECOM

Desde o dia 02 de maio, o CECOM está contando com mais três estagiários em seu quadro.
São eles: Gabriel Pires e Albuquerque de Melo, aluno do curso de Sistemas de Informação, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação; Guilherme Viegas de Faria e Ruana Keith da Cunha Lopes, alunos do curso de Administração, lotados na DAA – Divisão de Apoio Administrativo.


Gabriel Melo


Ruana Lopes

PRORH PROMOVE PROJETO INTERAGINDO

A ProRH apresentou hoje, dia 05, na parte da manhã, na Faculdade de Educação, o Projeto Interagindo para os menores do Convênio UFMG/Cruz Vermelha e os responsáveis pelos locais na Universidade onde eles se encontram trabalhando.
O projeto está integrado ao Programa de Promoção e Orientação ao Trabalhador Adolescente – PORTA – e foi desenvolvido pela equipe do Observatório da Juventude da FAE – Faculdade de Educação.
Segundo Nélia Neiva Zille, diretora da Divisão de Apoio Administrativo (DAA) do CECOM, que esteve presente à reunião, os menores estarão participando, a partir de agora, de diversas atividades marcadas às quintas-feiras, até a primeira semana de dezembro/2011.
Além da diretora da DAA, esteve presente à reunião, Leonardo Barroso de Araújo, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, lotado no CECOM.


Leonardo de Araújo

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 30 de abril/2011, foram registrados 12.853 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em http://www.cecom. ufmg.br, ou diretamente no endereço proxy.

.


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE ABRIL/2011

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de abril/2011, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.484.694
1.2151
436.386
1.922.295
10.989.671
12.911.966

As médias diárias durante o mês de abril foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
49.490
41
14.546
64.077
366.322
430.399


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Leia mais.

– Teste seu QI e não quebre a cabeça, rache a cuca. O Racha Cuca é um site de entretenimento inteligente, dedicado para todas as idades. Aqui, você encontra desde jogos online até problemas de lógica. Além disso, tem palavras-cruzadas, anagramas, enigmas, trivias e quizzes enviados pelos usuários. Vá até o endereço.

– Fique ligado: a Fundação Procon-SP alerta para a prática de algumas empresas de e-commerce que vendem produtos e não entregam. A partir de reclamações de consumidores que adquiriram produtos pela internet, pagaram e não receberam a mercadoria, o órgão constatou que alguns fornecedores, além de não entregarem os produtos, também não são encontrados em seus endereços oficiais. Veja a listagem das empresas.

– O site Songkick está indexado com 137 vendedores de bilhetes, websites, locais e jornais locais para criar o banco de dados mais completo dos próximos concertos que aconteceram em todo o mundo. Tem várias capitais do Brasil. Confira os shows no endereço.

– O OpenCourseWare Unicamp é um portal que tem por finalidade hospedar conteúdos educacionais em formato digital, originários de disciplinas de cursos de graduação e oferecidos à comunidade gratuitamente, observados os Termos de Uso. Disponibiliza amplos espaços para a hospedagem, no intuito de abranger todas as áreas do conhecimento e seus segmentos, tendo como apelo mais forte o compartilhamento. Veja.

– Sistema de Avaliação Mental: ajude a divulgar essa iniciativa e não deixe de responder! Este é um sistema on-line gratuito de avaliação mental criado com fins científicos, dividido em 2 fases: psicológica e psiquiátrica. Os objetivos desse sistema são: caracterizar o seu temperamento, comportamentos e aspectos de sua história pessoal; avaliar sintomas e transtornos psiquiátricos que você pode ter. Leia mais.


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 15, de 02/05/1991, publicou notícias sobre decisões da Comissão de Administração de Dados, liberação dos Sistemas APF – Cadastro de Funcionários On line e ATF – Cadastro de Fornecedores, treinamento da versão 3.1 do Hermes, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PARTICIPAÇÃO NA CCPG
O Diretor Geral do Centro de Computação, Eduardo Henrique Lima, foi indicado e aceito para participar da CCPG – Comissão Coordenadora das Atividades de Fomento à Melhoria do Processo de Gerenciamento das Instituições de Ensino Superior, em Brasília.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para João Carlos Lages, no dia 08, e para os ex-ceconianos: Iremar Nunes de Lima, Reuber Luiz Neves Koury e Cristina Campos Brasil da Fonseca, hoje, dia 05; Eduardo Miguel Raposo, no dia 08; Maria das Graças Santa Bárbara e Carolina Lauriano da Silva, no dia 11.

 

DIA DAS MÃES

Desta vez, a homenagem do Dia das Mães se estendeu aos sempre lembrados Pães (pai e mãe ao mesmo tempo) na foto oficial do dia em 2011. Ao lado destas mães ceconianas com mil adjetivos, se encontram os pães com seus também surpreendentes adjetivos.
O Sistemático deseja um Feliz Dia das Mães para Edir, Márcia Lemos, Selma, Cristina Andrade, Takeda, Denise, Elza, Ana Carolina, Márcia França, Carlos Alfeu, Pedro Begalli e João Carlos.Um grande abraço para todos! Outro abraço para as duas avós ceconianas: Selma e Márcia França


À frente: Selma, Cristina Andrade, Takeda e Denise; na segunda fila: Edir, Márcia Lemos, Elza, Ana Carolina e João Carlos; e na última fila: Carlos Alfeu, Pedro Begalli e Márcia França.