Sistemático: Edição 1512 – 12/05/2011


Notícias


CECOM REALIZA PREGÃO ELETRÔNICO PARA CONTRATAÇÃO DE LINKS DE DADOS

O CECOM realizou, no dia 26 de abril, pregão eletrônico para contratação de links de dados para o Museu de História Natural e Jardim Botânico, Rádio UFMG, Campus Saúde e Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.
Os serviços anteriores eram prestados pela Telemar Norte/Leste (Oi), que atendia as unidades de Belo Horizonte, e pela Embratel, que atendia Montes Claros.
Com o resultado da nova licitação, os serviços serão prestados pelas operadoras Oi (links do Museu, Campus Saúde e ICA) e GVT (link da Rádio UFMG).
O CECOM tinha a expectativa de, no mínimo, manter os preços praticados na última licitação. Mas, o resultado superou a expectativa, gerando economia de 55%, na média.
Será assinado o contrato com as prestadoras por um período de 24 meses.
Participaram da sessão de abertura da licitação: Elizeba Henrique Januário, como pregoeira; Márcia Regina Lemos, Mary Takeda Barbosa e Fernando Frota Machado de Morais, como equipe de apoio.

DTI PARTICIPA DE DEBATE SOBRE CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E TV DIGITAL

Foi realizado no dia 7 de maio, o evento Dissenso, no Conservatório UFMG, com debates sobre produção de conteúdo multiformato, convergência tecnoló-gica e TV digital, promovido pelo projeto Repia (Residência de Pesquisa Interdisciplinar Avançada), sob a coordenação geral da rofessora Regina Mota, pesquisadora do Laboratório de Mídia Eletrônica da UFMG.
Os debates sobre as novas tecnologias, contaram com participação, presencial e online, de pesquisadores e representantes de emissoras e entidades diversas. O público pode acompanhar e participar do debate via Internet (Web Conference).
O professor Luciano de Errico, Diretor de Tecnologia da Informação, participou do debate Convergência tecnológica e a TV Digital, juntamente com professores das Universidades Federal de Pernambuco e Católica de Brasília.
Houve, também, exposição do Repia Cubo Audiovisual, projeto desenvolvido dentro do laboratório da Repia e composto por três vídeo-instalações e um happening audiovisual, com projeções e apresentações musicais.
Na ocasião, também foi lançado o protótipo da ferramenta e.AR Multiformato, plataforma de trabalho colaborativo e em rede.
Para que tudo isto acontecesse, a Divisão de Redes de Comunicação do CECOM forneceu todo o suporte necessário, instalando switch e rede sem fio e acompanhando todo o evento com a transmissão ao vivo, sob a responsabilisdade de Adyr Rodrigues Nascimento.

.

ROUBO DE CABOS ELÉTRICOS PARALISA REDE DO CENTRO CULTURAL

O Centro Cultural da UFMG, instalado na Av. Santos Dumont, próximo à Praça da Estação, teve seu acesso à rede UFMG interrompido na penúltima semana de maio. O local ainda estava sendo atendido através da Escola de Engenharia, que teve seus edifícios repassados ao TRT. Após contatos entre a UFMG e o TRT, Douglas Santos, um dos administradores da rede da Escola de Engenharia, constatou que os equipamentos que proviam o acesso estavam desligados devido ao furto de cabos de energia elétrica. Devido à impossibilidade de religação da energia, a DRC – Divisão de Redes de Comunicação dirigiu seus esforços para restabelecer o acesso por meio de uma conexão de rádio entre o Centro Cultural e o Hospital das Clínicas.
Devido à baixa altura do prédio do Centro Cultural não foi possível a instalação do equipamento na primeira tentativa. Na segunda tentativa, realizada no dia 27 de abril Gustavo Aurélio Santos Diniz e Fernando Frota Machado de Morais, da DRC, auxiliados pelo pessoal da área de manutenção do Centro Cultural, conseguiram estabelecer a conexão, instalando uma antena no telhado do prédio. A conexão está funcionando provisoriamente com dois equipamentos Nano Station, da Ubiquiti Networks. O CECOM e o DEMAI estão analisando as alternativas para transferir a conexão da rede dos edifícios que eram utilizados pela Escola de Engenharia para o Centro Cultural.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Alguns filmes de Hollywood podem ser assistidos no Brasil. A parceria do Youtube com Hollywood, vai levar os filmes para a rede. Por enquanto, o aluguel só é permitido nos EUA. Os filmes não tem legendas em Português. Veja.

– Plantas versos Zombies versos Mario. Vá até http://www.youtube.com/user/daneboe.
– Saiba como tirar e editar fotos digitais usando tutoriais visuais que enfatizam o conceito sobre os procedimentos, independente da câmera digital específica ou lente. Os temas vão desde dicas básicas até técnicas avançadas. No endereço. (Site em Inglês)

– Tudo o que você precisa saber sobre compressão de imagem. Veja. (Site em Inglês)

– Imagens para a internet: JPEG, GIF e PNG. Visite o endereço.

– Dica do Eugênio Pacelli (DAC): Hoje, a internet não é tão segura quanto você imagina. Mas nós acreditamos que ela pode ser bem aproveitada, se tomarmos certos cuidados. Com base nessa promessa nós criamos um site que reúne um grande volume de informações úteis sobre segurança na internet. Saiba mais.

– Dica do Nilson Jose Marinho Vale (DCP): O site Países fornece informações sobre todos os países do mundo, agrupadas em 8 temas principais: Síntese, População, Indicadores Sociais, Economia, Redes, Meio Ambiente e Objetivos do Milênio. Possui duas barras de controle: barra de ferramentas e seleção do país e barra de seleção do tema. Ao ser iniciado, o tema ‘Síntese’ é selecionado automaticamente. Para que a pesquisa seja iniciada, é necessário que o usuário escolha um país da lista na barra de ferramentas. Visite o endereço.
.


SEMINÁRIO DISCUTE IMPACTOS DA COPA DE 2014

A partir de amanhã, dia 13, a Faculdade de Direito da UFMG será sede do primeiro Seminário do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa 2014. O objetivo é discutir os impactos do evento, especialmente sobre Belo Horizonte, articulando diversos setores da sociedade.
Haverá painéis na sexta e no sábado; no domingo, 15, será realizado um campeonado de futebol com times amadores na Praça da Estação, a partir das 15h.
O evento tem apoio do programa Polos de Cidadania da UFMG, do Diretório Central de Estudantes (DCE) e centros acadêmicos. A Faculdade de Direito fica na avenida João Pinheiro, 100, Centro. Outras informações no blog do Comitê (http://atingidoscopa2014.wordpress.com/).
Esta é a programação, aberta a toda a comunidade:
Painel 1-13/05 (sexta-feira) – 18h:
Os megaeventos e as violações aos direitos humanos e sociais.
Painel 2 – 14/05 (sábado) – 9h:
A cidade de exceção e a Copa do Mundo.
Painel 3 – 14/05 (sábado) – 11h:
Mobilidade urbana para quem?
Painel 4 – 14/05 (sábado) – 18h:
Impactos de natureza econômica e urbanística decorrentes da realização do Mundial da Fifa no Brasil.
Grupos de trabalho – 14/5 (sábado) – 14h.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/019247.shtml – 12/05/2011)
.


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 16, de 09/05/1991, publicou notícias sobre treinamento para os usuários da nova versão do Correio Eletrônico Hermes, espaço da Assessoria de Racionalização, defesa de dissertação de Mestrado de Luciano de Errico, visita ao CECOM de analistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PALESTRA PARA O DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
O Vice-Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, vai apresentar amanhã, dia 10, uma palestra sobre comunicação via computador, para alunos do curso de Comunicação Social, da Fafich.
Esta palestra foi solicitada pela professora Maria do Carmo, do departamento, e o objetivo é demonstrar para os alunos mecanismos alternativos de comunicação.
A palestra será realizada às 9h, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo.


PALESTRA NA BIBLIOTECONOMIA
A Gerente do Hermes, Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, esteve, no último dia 6, na Escola de Biblioteconomia da UFMG, apresentando uma palestra sobre o Correio Eletrônico, para alunos do 7o período do curso.
Além da palestra, Euclídia fez também uma demonstração no microcomputador sobre o Correio Eletrônico.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para David Eustáquio da Silva, no dia 17, e para os ex-ceconianos: Rafael Henrique Soares Oliveira, no dia 15; prof. Roberto da Silva Bigonha (DCC) e Eduardo Costa e Silva, no dia 19.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Em janeiro do ano 2000, foi realizado na casa de Hélio Teixeira da Costa, no Bairro Ouro Preto, um churrasco de despedida de Rubens Crispim da Silva, que estava saindo de licença com viagem para os Estados Unidos. Com direito a muitas risadas e cantoria, os ceconianos se lembram bem deste churrasco. Uma das presenças mais alegres era de José Maria da Silva Bessa, falecido em dezembro de 2003. As fotos são de autoria de vários participantes do churrasco.


José Maria, Gilmar, Rubens e Ronaldo


Xina, Rubens e Carlos Alfeu


Lelé, Rubens, José Maria, Leão e Gerson


Atrás: Carlos Roberto, Rosa, Paulo César e Leão. À frente: Rosaura, Rubens e Gerson.


Rubens, Hélio (o dono da casa) e Gerson