Sistemático: Edição 1513 – 19/05/2011


Notícias


MANUTENÇÃO ELÉTRICA E PANES CAUSAM PARADAS E LENTIDÃO NA REDE UFMG

No último sábado, dia 14 de maio, uma manutenção elétrica no ICB causou a paralisação de parte da Rede UFMG entre as 8h e 12h. Foram afetadas as redes do Centro de Microscopia, ICB, UA2, UA3, FACE, Escola de Engenharia e Reitoria, o que causou a paralisação dos sistemas administrativos da universidade. Após este horário, a situação não se normalizou devido a uma falha em um no-break, que não se religou quando a energia elétrica foi restabelecida. A DRC foi acionada e retirou o no-break do circuito, restabelecendo a rede aproximadamente às 15h.
Outras interrupções no acesso à internet ocorreram ao longo da semana passada, causadas por desligamentos inexplicáveis do equipamento que liga a UFMG ao POP-MG, provedor de internet da universidade. No final da tarde de segunda-feira, dia 16, em torno das 17h, este equipamento desligou-se definitivamente e a DRC, juntamente com o POP-MG, implantou uma solução de contorno, que permitiu a normalização do acesso à internet às 18h45.
Ao longo do ano, este é o quarto equipamento da infraestrutura central da Rede UFMG que apresenta falha e tem de ser desativado. Esta situação prejudicou o acesso aos servidores de arquivo da Administração da universidade e a consulta ao sistema de Bibliotecas. Embora os equipamentos tenham sido substituídos por outros mais modernos e de maior capacidade, o desempenho da rede da Administração Central não chegou a um padrão aceitável. Esta situação está sendo monitorada e analisada. A aquisição de novos equipamentos, que já constavam da previsão orçamentária para 2011, está sendo providenciada.

REITORIA PROGRAMA DESLIGAMENTO DA REDE ELÉTRICA

Está programado pelo DEMAI, para o próximo domingo, dia 22, desligamento da energia elétrica na Reitoria, para que seja efetuada uma manutenção corretiva. O desligamento está marcado para as 8h com religamento previsto para as 12h.
Devido a isto, estarão fora do ar os sistemas e portais administrativos, inclusive a página da BU, a consulta ao sistema de bibliotecas (Pergamum) e o acesso ao proxy, além das redes dos seguintes locais: Biblioteca Universitária/CAC/CEDECOM/Editora; Reitoria; Unidade Administrativa 2 (Sast, Fundep); Unidade Administrativa 3 (DAP, DRH, IEAT, DRCA); Imprensa; FACE e Escola de Engenharia.
Para o acesso ao portal CAPES, existe o acesso direto descrito em proxy, e que deverá ser, inclusive, a única forma de acesso em futuro próximo, já que a CAPES manifestou a intenção de desativar a liberação automática para as redes das universidades.

.

CECOM CONTA COM NOVO ANALISTA

Desde o dia 02/05/2011, a equipe de projeto do Sistema Acadêmico está contando com mais um analista. Trata-se de Gustavo Henrique Lopes Machado, Analista de Tecnologia da Informação, que já iniciou seus trabalhos junto à equipe da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas.
Gustavo Machado é graduado em Ciência da Computação pela UFMG e trabalhou na empresa Squadra Tecnologia de 2009 até a sua saída para a UFMG.


Gustavo Machado
.

 

MOSTRA DAS PROFISSÕES VIRTUAL ESTÁ NO AR

A UFMG pôs no ar a Mostra das Profissões em formato virtual. O portal (http://www.ufmg.br/mostradasprofissoes) tem ambiente para acesso às redes sociais, textos, vídeos e podcasts sobre cada um dos 75 cursos de graduação oferecidos pela UFMG.
Em lugar das palestras e exposições presenciais, que duravam cerca de três dias nas edições anteriores do evento, os alunos terão pelo menos quatro meses para visitar o ambiente de cada curso e encaminhar dúvidas que serão respondidas pelos respectivos colegiados.
A página será construída em etapas, com a colaboração de estudantes da UFMG – que podem enviar depoimentos sobre seus cursos até o dia 27 de maio para o email mostradas profissoes@cedecom.ufmg.br – e por pessoas da comunidade externa.
Segundo os organizadores da Mostra, o site será permanentemente alimentado com dados de interesse dos usuários, para que estes o visitem com frequência e o divulguem entre amigos. No dia 8 de junho, por exemplo, serão publicados os vídeos sobre os cursos e fóruns de discussão.
“Realizado virtualmente, o evento passa a atender candidatos de todo o país que concorrem ao vestibular da UFMG por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, explica a pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Aranha. Segundo ela, a forma presencial tornou-se restritiva pelo crescente número de participantes, sobretudo com as obras viárias em torno do campus Pampulha, o que levou à adoção de instrumentos mais interativos e abertos.
Ela lembra que em 2010 a mostra presencial recebeu cerca de 70 mil visitantes, de diversos municípios mineiros e até de outros estados. “Agora a longa viagem até Belo Horizonte pode ser substituída por acessos periódicos aos itens de maior interesse do site”, sugere a pró-reitora.
Quiz – No novo site da Mostra, as informações – em múltiplos formatos – podem ser acessadas por área de conhecimento ou por curso, em ordem alfabética. No espaço reservado para cada curso, breve texto de abertura informa a unidade acadêmica da Universidade em que é oferecido, a modalidade (bacharelado ou licenciatura), turno, número de vagas por turno e semestre e a duração. Na galeria de fotos, há imagens da UFMG e específicas dos cursos e laboratórios.
O internauta pode acessar também um quiz, jogo que pretende tornar o site mais interativo e divertido. “A intenção é que o usuário sinta vontade de navegar pelo site mesmo quando a sua necessidade de informação já tenha sido suprida”, conta a Relações Públicas Ana Paula Vieira, da equipe de organização da Mostra.
Ela explica que o jogo apresenta perguntas curiosas sobre cada curso e o resultado informa ao usuário o quanto ele sabe sobre a área pretendida. “De acordo com a pontuação, o jogador percebe se já é expert no seu curso, e basta apenas prestar vestibular, ou se não está devidamente informado e precisa navegar mais no site”, informa Ana Paula, ao lembrar que a página foi concebida com o intuito de levar os próprios usuários a divulgar a Mostra virtual, o que multiplicaria o número de acessos.
Criada em 2004 com o objetivo de orientar futuros universitários em suas escolhas profissionais, a Mostra das Profissões teve um número crescente em cada uma de suas edições.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/019243.shtml – 17/05/2011)
.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Um novo serviço on-line chamado MovieClips está no ar. O MovieClips permite que cinéfilos procurem em uma coleção de mais de 12.000 clipes os seus filmes favoritos. A parceria é com: 20th Century Fox, Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc., Paramount Pictures, Sony Pictures Entertainment, Universal Studios e Warner Brothers. Assista aos filmes.

– Os profissionais de TI agora têm um canal exclusivo. Saiba mais no endereço.

– O que aconteceu no dia em que você nasceu? Veja. (Site em Inglês)

– Vivemos em um mundo que parece menor a cada dia. Como nos acostumamos com cobertura de notícias e eventos que se desenrolam ao redor do mundo, é fácil esquecer o preço que por vezes é paga para a obtenção da qualidade, relatórios precisos sobre matérias importantes, particularmente em áreas de conflito ou em casos de repressão do governo de os meios de comunicação. Com isso em mente, hoje, o Newseum , em Washington, DC, o Google e o YouTube estão juntos o lançamento do Memorial Jornalistas canal no YouTube para lembrar os jornalistas que morreram no ano passado, enquanto relatavam notícias pelo mundo. Visite o endereço.

– Jogos e mais jogos para seu divertimento. Veja em http://www.games forthebrain.com/portuguese/.
– Confira a lista Top 100 do youtube.com? Músicas e mais músicas para todos os gostos. Ouça.

– O virou.gr é um encurtador de URLs com uma funcionalidade a mais: além de diminuir seus links, ele também ajuda a diminuir a fome. Para ajudar, você não precisa ter conta em banco e nem preencher nada. É só encurtar qualquer URL que a mágica acontece: cada caractere vira 1g de alimento que o Carrefour vai doar para a Cruz Vermelha Brasileira, a instituição beneficiada pelo projeto. E o bom é que você ajuda sem ter custo nenhum. Bem rápido e simples, não é? Então encurte, doe e divulgue o endereço.

– Dica do Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC: Hoje, a internet não é tão segura quanto você imagina. Mas nós acreditamos que ela pode ser bem aproveitada, se tomarmos certos cuidados. Com base nessa promessa, nós criamos um site que reúne um grande volume de informações úteis sobre segurança na internet. Veja.


LINHAS DE ÔNIBUS DO CAMPUS PAMPULHA SÃO ALTERADAS

A A linha A de ônibus internos do campus Pampulha teve seu itinerário alterado na última segunda-feira, dia 16. Os itinerários e horários das linhas estão disponíveis no endereço www.ufmg.br/serviços/onibus. shtml.
Outra mudança no serviço foi a criação da linha B férias, que assim como a antiga linha D férias circulará nos períodos de recesso acadêmico. Segundo informações da Divisão de Transportes do Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais da UFMG, a nova linha tem horários e itinerários diferentes da linha B convencional.
O setor informa que as mudanças têm por objetivo melhorar o atendimento à comunidade universitária.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/019241.shtml – 13/05/2011)


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 17, de 16/05/1991, publicou notícias sobre Comissão de Administração de Dados, treinamento na MSA, treinamento do Hermes, recordes da rede, entre outras. A notícia que se destacou foi:

36o ENANUNI
Já foi confirmada a realização do 36o Encontro Nacional dos Usuários Unisys. Este encontro será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de 09 a 14 de junho.
O CECOM estará mais uma vez presente. Foram enviadas 2 propostas de palestras à ANUNI – Associação Nacional de Usuários Unisys, para seleção e apresentação no encontro. Uma delas foi selecionada, o que garantirá isenção da taxa de inscrição. A palestra selecionada tratará do tema “Cultura de Informática: formas de disseminação junto ao usuário”, de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Roberto da Silva Bigonha (DCC) e Eduardo Costa e Silva, no dia 19; Wang Kui Ying, no dia 22; Jonas Fernandes Campos, no dia 23; Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho e Luís Fernando Terenzi, no dia 25; e Adeise Lucas Pereira, no dia 26.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais um lote de fotos do churrasco de despedida de Rubens Crispim da Silva, que estava saindo de licença com viagem para os Estados Unidos. O churrasco foi realizado em janeiro de 2000, na casa de Hélio Teixeira da Costa, no Bairro Ouro Preto. As fotos são de autoria de vários participantes do churrasco.


À frente: Ana Lúcia Diniz, Mário e Leão. Atrás: João Carlos, Adriana Melo, Rosa, Bessa e Rubens


César, Rubens, João Carlos e Elizângela


Carlos Alfeu, Rubens e Adeise


Daniel Borges, Gerson, Rubens, Paulo César, Rosaura, Camila, Vicentina e Ronaldo


Bessa, Xina e Mário