Sistemático: Edição 1514 – 26/05/2011


Notícias


ANALISTA DO CECOM PARTICIPA DE CURSO IPv6

A UFMG está se preparando para a implantação do protocolo IPv6, que deverá substituir o protocolo IP atualmente em uso na Internet. Com o esgotamento dos endereços disponíveis para uso dos computadores conectados à internet, a implantação do IPv6 é fundamental para que a rede continue a existir, a crescer e a evoluir sem obstáculos.
Para que a implantação ocorra sem traumas, a equipe de redes deve ser treinada e alguns equipamentos serão obrigatoriamente trocados, assim como alguns aplicativos terão de ser adaptados. Para dar andamento ao processo na UFMG, Fernando Frota Machado de Morais, da DRC, está fazendo o “Curso Básico de IPv6", ministrado pelo NIC-BR, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, organização que desde dezembro de 2005 implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. O NIC-BR também oferece o curso eletrônico “Introdução ao IPv6”, disponível em http://curso.ipv6.br/.
Com duração de 36 horas, o curso está sendo ministrado em salas da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da FUMEC e é dividido em aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas, com carga horária de, aproximadamente 16 h, são divididas nos módulos:
– Introdução ao IPv6 e importância de sua implantação na Internet,
– Funcionalidades básicas do IPv6,
– Gerenciamento de redes IPv6,
– Segurança em redes IPv6,
– Coexistência e transição,
– Roteamento IPv6 e
– Planejando a Implantação / Cenários.
Os laboratórios, com carga horária aproximada de 20 h, permitem aos alunos praticar o que deverão enfrentar durante o processo de implantação do IPv6 e envolvem:
– Configurações e funcionalidades básicas
– Roteamento estático, BGP e OSPF
– Firewalls
– Túneis
– DNS
Cada instituição pode usar até duas vagas do curso, que tem custo de R$3.000,00, bancados pelo NIC-BR. Os participantes trabalham em provedores de internet e operadoras de telecomunicações. Do POP-MG estão participando Heitor Motta Belisário, ex-estagiário da DRC, e Luis Felipe Martins. No início de agosto, o curso deverá ser ministrado novamente em Belo Horizonte, em espaço da UFMG.

 


Fernando Frota

PROGRAMADO DESLIGAMENTO DA REDE ELÉTRICA DO ICEx

Está programado pelo DEMAI, para o dia 29, próximo domingo, desligamento da energia elétrica do prédio do ICEx, para manutenção corretiva e preventiva na subestação. O desligamento está marcado para as 8h com religamento previsto para as 17h do mesmo dia.
Devido a isto, estarão fora do ar todos os serviços e sistemas de informação da UFMG (Portal minhaUFMG, Correio Eletrônico, Moodle, Diário Eletrônico, Webpages, Sistemas Administrativos e outros).
A Diretoria de Tecnologia da Informação coloca-se à disposição para esclarecimentos por meio do Help-Desk do LCC, Ramal 4916.

.

ESCOLA DE ENGENHARIA COMEMORA 100 ANOS

Uma sessão solene no Grande Teatro do Palácio das Artes no dia 23 de maio, marcou o início das comemorações do Centenário da Escola de Engenharia da UFMG (EEUFMG) e o bicentenário de nascimento do patrono da engenharia brasileira, conselheiro Christiano Ottoni. O evento teve a presença do reitor Clélio Campolina e contou com homenagem às turmas de 1951, 1961 e 1986, além da outorga da medalha Conselheiro Christiano Ottoni ao reitor do período 2006-2010, Ronaldo Tadêu Penna.
Maior escola pública de Engenharia da América Latina, a EEUFMG foi fundada em 21 de maio de 1911 e nela se graduaram 21.364 alunos ao longo dos 100 anos. A comunidade acadêmica da EEUFMG é formada atualmente por cerca de 300 professores, 160 funcionários e 6.500 alunos em uma estrutura composta por 13 departamentos administrativos, 11 cursos de graduação diurnos e noturnos (Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Sistemas, Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Minas e Engenharia Ambiental), além de 10 programas de pós-graduação stricto sensu e 11 cursos de especialização. A nova sede, no campus Pampulha, foi inaugurada em março de 2010, com uma área aproximada de 65 mil m2. (Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 23/05/2011)
Esteve presente à solenidade, o Diretor de Tecnologia da Informação, prof. Luciano de Errico, pertencente ao quadro do Departamento de Engenharia Eletrônica.

.

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você gosta de papel de parede, pode visualizar e baixar para o seu computador vários modelos no endereço.

– Dê boas gargalhadas. Confira e prepare-se para rir muito aqui.

– Curta-metragem “Alimation” mostra uma série de animações e muito apetitosa feita com alimentos. Assista.

– Um buscador que se diz ser maior que o Google está no ar. Ele é da Rússia e é o mais popular e mais visitado. Em 2010, foram gerados 64% de todo o tráfego de pesquisa na Rússia e foi a maior empresa de Internet da Rússia por receitas. Em março de 2011, o site yandex.ru atraiu 38,3 milhões de visitantes. Operam também na Ucrânia, Cazaquistão e Bielorrússia. “Nossa missão é responder a qualquer pergunta dos usuários da Internet. Para esse fim, utilizamos nossa capacidade em matemática aplicada e análise de dados e nosso conhecimento aprofundado das línguas, culturas e preferências dos utilizadores da Internet em nossos mercados para desenvolver tecnologia de pesquisa e serviços de recuperação de informação. Então… não deixe de visitar o endereço.

– Psykopaint é uma ferramenta online de desenho que permite a você adicionar efeitos a uma foto utilizando suas cores originais. O programa é fácil de usar, os resultados vão sendo obtidos à medida em que você vai mexendo os botões deslizantes, que transformam sua imagem original em uma imagem verdadeiramente psicodélica! Excelente para todos que apreciam o psicodelismo e curtem pinturas incrivelmente originais, seja para fins decorativos ou simplesmente para enfeitar seu computador. Veja.

– Compare os preços com “Google product search” no endereço. Valores em Dólar.

– Compare os preços de passagem aérea, carros, hotéis e ofertas aqui.
.
.


OS JOVENS E AS NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO

Neste endereço, foi publicado, no dia 20/05/2011, o artigo “Os jovens e as novas formas de comunicação”, por Flávio Mendes, consultor sênior de Advanced Business Application Programming da Logica, provedora global de serviços de TI. O mesmo texto foi publicado no dia 22/05, pelo jornal Estado de Minas, com o título “Os jovens no trabalho”. O Sistemático publica o artigo, na íntegra, numa colaboração de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC.

“Nossa! Então e-mail era isso? Você tinha que preencher todos esses campos: destinatário, assunto e, ainda, escrever a mensagem?” Essas perguntas que, hoje, podem parecer absurdas, em poucos anos serão tão comuns como as atuais feitas por jovens sobre máquinas de escrever, mimeógrafos e videocassetes. As formas de comunicação estão mudando em uma rapidez espantosa e os jovens as consomem na mesma velocidade.
Pesquisa realizada nos Estados Unidos pela empresa comScore revelou que o número de acessos aos sites de e-mail caíram em média 6% e, mais especificamente, caíram 18% entre jovens de 12 a 17 anos. De acordo com a mesma pesquisa, os entrevistados desta faixa etária mencionaram que toda a comunicação precisa ser realizada “em tempo real”. Ou seja, eles acham que entrar em um site, escolher o destinatário, digitar uma linha de assunto e, finalmente, redigir uma mensagem é uma tarefa tediosa e, principalmente, demorada demais.
Outra tendência registrada em pesquisa realizada em conjunto pela Pew Research Center e pela Universidade de Michigan (Estados Unidos) indica que 65% dos jovens na mesma faixa etária preferem textos em SMS a falar ao telefone.
Por esses motivos, fica evidente que mensagens de texto no celular, além de “ferramentas” de Internet como Twitter, comunicadores instantâneos e redes sociais (Orkut e Facebook, por exemplo), são as únicas formas “aceitáveis” de comunicação para a nova geração. Podemos dizer, ainda, que os softwares que utilizam a tecnologia IP para ligações telefônicas (como o Skype, por exemplo) interromperam um crescimento de 25 anos que era visível no setor de telecomunicações e, como se não bastasse, farão com que a telefonia tradicional sofra mudanças bruscas nos próximos anos.
O que acontecerá após essas mudanças? O telefone será mais um agregador de serviços online do que simplesmente um aparelho de comunicação por voz. Esse cenário não está restrito aos usuários domésticos, uma vez que o mercado corporativo também precisa se preparar urgentemente para a nova realidade. Isso porque, em breve, as empresas estarão recebendo profissionais que convivem desde a infância com as novas formas de comunicação, os talentos da chamada “geração Z” (que também podem ser chamados de “nativos digitais”).
Empresas como o Google, por exemplo, não são sonhos de consumo de dez em cada dez jovens da nova geração por acaso. E não são os fatos de andar de patinete durante o expediente ou trabalhar de bermuda que os atrai. O motivo desta atração pode ser resumido em uma palavra: conectividade.
O novo profissional necessita de liberdade para expor suas idéias, criar e inovar. Mas, principalmente, precisa de conexão com o mundo. Ele quer compartilhar, ser ouvido, ser seguido e, principalmente, ser comentado. Ficar “offline” em um escritório oito horas por dia é, para esses jovens, o mesmo que ficar sozinho em uma ilha deserta sem nenhum contato com a civilização por dias.


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 18, de 23/05/2011, publicou notícias sobre implantação do SADS 3.0, implantação da alteração cadastral online, treinamento do Correio Eletrônico Hermes, recordes da rede, entre outras. A notícia que se destacou foi:

IMPLANTAÇÃO DO HERMES
Concluída a etapa de treinamento dos usuá-rios (fotam treinadas 55 pessoas de todos os órgãos/unidades da UFMG), neste sábado, dia 25, a DST e a VDG farão a implantação da nova versão do Hermes.
Assim, a partir de segunda-feira, todos os usuários da rede estarão acessando a versão que hoje ainda está em teste.
Durante a semana que s seguirá, de 27 a 31 de maio, a DDU estará realizando, junto com a Operação de Rede, um plantão especial para atendimento aos usuários.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Diogo Freitas Duarte Magalhães, no dia 31; Gerson Edson Machado de Sousa e Antônio Carlos Soares, no dia 1o de junho. Os parabéns para os ex-ceconianos: Adeise Lucas Pereira, no dia 26; Walter Guerra e Ana Maria da Rocha, no dia 28; Avair Eustáquio, no dia 29; Alcy Penido de Souza, no dia 31; Cleuza Maria Bento (QQ) e Cantídio Lelis Pereira, no dia 02 de junho

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 15 de janeiro de 1997, foi realizado um almoço de despedida do analista William Andalécio, exonerado em 19/12/1996, dentro do Programa de Demissão Voluntária – PDV. O almoço, que teve lugar na Sala de Café do 8o andar, contou com a participação de muitos ceconianos, principalmente da turma da DAA, organizadora do almoço. As fotos são de autoria da Lelé.


William


Avair, Luciene e William


Alda e Renato


Mário, Raimundo e Rosa. Atrás: Maria Helena e Dôra


A turma da DAA com William: Maria Helena e Beth; Márcia Lemos, Alda e Lelé