Sistemático: Edição 1515 – 02/06/2011


Notícias


OBRA DE REFORMA DO ICB É CONECTADA À REDE UFMG

Nesta quarta-feira, 31/05/2011, a Divisão de Redes de Comunicação ligou o escritório da obra de Reforma do ICB (telhado e fachadas) à Rede UFMG.
Até recentemente, os escritórios das obras eram conectados por meio de fibra ótica, o que garante qualidade e velocidade, mas custa caro e não permite mobilidade. A nova política adotada pela DRC envolve o uso de conexão sem fio, utilizando rádios que podem ser reaproveitados à medida que os canteiros de obra são desmontados e montados.
As obras na UFMG são responsabilidade do Departamento de Obras, mais conhecido como “Campus 2010”.
A conexão foi feita com rádios da marca Ubiquiti Networks, modelo NanoBridge M5, adquiridos pelo DO. A configuração e instalação dos equipamentos foi feita por Adyr Rodrigues Nascimento e Gustavo Aurélio dos Santos Diniz, da DRC.
.


Antena NanoBridge instalada no 8o andar da Reitoria

PUBLICADAS AS REGRAS DO VESTIBULAR 2012

Está publicado, na página da Comissão Permamente do Vestibular (Copeve), o edital que define as regras do Vestibular UFMG 2012 (http://web.cpv.ufmg.br/Arquivos/2011/Edital_Vestibular_2012.pdf).
Segundo a pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Aranha, será considerada, para esta edição do concurso, apenas a pontuação obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano, cujas provas acontecem dias 22 e 23 de outubro, de acordo com o MEC.
A segunda etapa do Vestibular UFMG 2012 será realizada de 3 a 10 de janeiro de 2012, e as inscrições, no valor de R$ 95, poderão ser feitas de 12 de agosto a 9 de setembro de 2011.
“O candidato ao Vestibular UFMG 2012 precisa fazer a inscrição no Enem, cujo prazo termina no dia 10 de junho. Com o número da inscrição no Enem é que ele poderá fazer a inscrição no Vestibular da UFMG”, destacou a pró-reitora, ao explicar que o processo seletivo deste ano apresenta diferenças em relação ao anterior e, por isso, o uso da nota do Enem apenas deste ano será necessário para “equalizar, da melhor forma possível, a situação de todos os candidatos. O objetivo é oferecer a todos os candidatos as mesmas condições”, explicou.
Uma das diferenças do processo seletivo de 2012 é a contabilização da nota obtida na redação do Enem na pontuação da segunda etapa e não mais na primeira, como aconteceu no processo seletivo do ano passado. Em 2011, a prova de redação, aplicada pelo exame nacional, compunha a nota final da primeira etapa e equivalia a oito pontos, do total de 40 pontos.
No Vestibular UFMG 2012, os 16 pontos da prova de redação serão contabilizados na segunda etapa, e serão somados aos 80 das provas específicas. Segundo a pró-reitora, essa mudança ocorreu porque o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG (Cepe) concluiu que “o perfil discursivo da prova de redação a torna mais adequada para ser considerada junto com as avaliações da segunda etapa, que também são discursivas”.
Outro fator que contribuiu para essa alteração foi a necessidade de agilizar a realização das provas de segunda etapa. “Do ponto de vista do Enem, a correção da redação é a que demanda mais tempo e, por isso, é o que mais influi na demora da entrega do resultado. Por isso, incluir a nota da redação do Enem na segunda etapa antecipa o nosso processo de seleção”, destacou.
Novo curso – Para o Vestibular 2012 a UFMG abrirá 30 vagas para o curso de Educação Física bacharelado noturno. “Era o último curso que faltava do ponto de vista da expansão do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)”, diz a pró-reitora. O total de vagas do Vestibular UFMG 2012 será de 6.670.
Outra mudança é a alteração do nome do curso de Ciências de Alimentos, que passará a ser chamado de Engenharia de Alimentos. “A troca de nome foi feita após a análise de estudos feitos pela pró-reitoria de Graduação, que concluiu ser conveniente adaptar a nomenclatura”, explica.
(Fonte: (http://www.ufmg.br/online/arquivos/019532.shtml – 01/06/2011)

.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Gabriel Vítor de Souza Furtado saiu do CECOM no último dia 31. Gabriel entrou para o CECOM em maio de 2009, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde permaneceu até a sua saída.
Gabriel esteve na Redação de O Sistemático para se despedir, deixando um abraço para todos e, principalmente, aos amigos mais próximos. E disse que volta para rever a todos e fazer aquele café.


Gabriel Furtado

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 31 de maio/2011, foram registrados 12.920 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em http://www.cecom. ufmg.br, ou diretamente no endereço proxy.
.



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Voz da Comunidade é o local que você fica sabendo de tudo que rola nas comunidades do Complexo do Alemão, Rocinha, Maré, Santa Marta e Cidade de Deus, além de ficar por dentro das últimas dos shows. Leia mais.

– Verbix é uma organização independente sem fins lucrativos que visa promover e proteger a diversidade linguística. Este site contém conjugações verbais para centenas de idiomas, que vão desde as línguas na-cionais e internacionais para as línguas regionais e até mesmo extinto. Confira.

Dicas do Helvecio Cossenzo Pinto, da DCP:

– WebCam pelo mundo. Assista ao vivo imagens de várias cidades do mundo pelo seu navegador no endereço http://www.earthcam.com/index.php?lang=pt_ br&.
– Saiba os horários de vôos pelo mundo, utilizando o mecanismo de busca do google.com. Exemplo: flights from BHZ to RIO ou vôos para Salvador. Serão mostrados hórarios de vôos de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro. Visite o endereço.

– O site Brazapp incentiva o desenvolvimento colaborativo, ou seja, desenvolve-dores de todo país podem trocar e aprimorar ideias, criar aplicativos e disponibilizá-los no site Brazapp, gratuitamente. Tem vários aplicativos para celulares. Cadastramento obrigatório. Veja.
.


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 19, de 14/06/1991, publicou notícias sobre 36o ENANUNI, debate de analistas do CECOM na Escola de Biblioteconomia, software emulador, estatísticas do A10, recordes da rede, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

LIGAÇÃO DO CENTRO CULTURAL AO A10
O Centro Cultural da UFMG é o mais novo ponto conectado à rede de teleprocessamento do CECOM. A ligação foi feita utilizando linha discada. Isto se deveu à necessidade urgente de conexão, tendo em vista a proximidade das inscrições ao Festival de Inverno, que serão feitas de forma on line.

PADRONIZAÇÃO DO HERMES
Dentro dos trabalhos de padronização das entidades do Correio Eletrônico (caixas postais, áreas e listas), a DDU encerrou suas atividades na semana passada. Para implantação da totalidade dos recursos oferecidos pela versão 3.1.5 do Hermes restará apenas a utilização e envio de Telex.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Tereza Cristina Andrade Oliveira, no dia 03; e Wilton Campos, no dia 09. Os parabéns para os ex-ceconianos: Cleuza Maria Bento (QQ) e Cantídio Lelis Pereira, no dia 02; Regina Célia Teixeira, Paulo César Marciano de Oliveira e Maria Aparecida Silva, no dia 03; Nathália Pereira Rocha e Marília Pereira Martins, no dia 05; Rainer Brockerhoff e Rosana de Melo Faria, no dia 06; Natália Cristina Martins, no dia 07; Rodrigo Wenceslau Torres e Maria Tereza de Melo Carvalho, no dia 08.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos do almoço de despedida do analista William Andalécio, no dia 15 de janeiro de 1997. As fotos são de autoria da Lelé.


Márcia Lemos e Maria Helena (Timé)


Xina e Maria Beatriz


William e Gilmar


Leão