Sistemático: Edição 1518 – 30/06/2011


Notícias


CECOM PREPARA-SE PARA A IMPLANTAÇÃO DO NOVO SISTEMA DA GRADUAÇÃO

Na próxima semana serão executadas atividades importantes no processo de implantação do novo sistema acadêmico da graduação. Batizado de Sistema UFMG ele se integrará aos demais sistemas desenvolvidos pelo CECOM e que compartilham seus dados no SGBD Oracle.
Este novo sistema, desenvolvido em parceria com o laboratório Synergia, do Departamento de Ciência da Computação, será implantado durante o ano de 2012, sendo usado no registro de calouros do próximo ano, no primeiro semestre, e na matrícula dos veteranos no segundo semestre.
Na próxima semana, dia 5 de julho, ainda em ambiente de testes, serão publicados os módulos "Estrutura Organizacional" e "Configuração Curricular". A partir de então, estes dois módulos estarão disponíveis para os testes finais dos usuários. Quando forem aprovados, eles serão publicados em ambiente de produção, permitindo que a SODS possa incluir dados de organograma da UFMG e para que a Prograd possa lançar as grades curriculares de todos os cursos.
Outros módulos serão liberados para testes até os meses de outubro e novembro deste ano. Até lá, CECOM e Synergia cuidarão de aspectos relacionados à migração de dados do sistema antigo para o novo, planejamento da convivência dos dois sistemas, até que o antigo possa ser desativado, e desenvolvimento dos módulos restantes (Registro Discente, Plano de Estudos, Oferta, Matrícula, Ocorrências Curriculares, Ocorrências Acadêmicas, Registro de Diplomas, Enade, Gestão de Vagas, Emissão de Documentos e Administração do Sistema), cujo estágio encontra-se bastante avançado.
Em paralelo a isso, a equipe do CECOM está efetuando ajustes em três sistemas para adequá-los à integração com o Sistema UFMG. São eles: Diário de Classe, Sistema da Pós-graduação e Matrícula online da Pós-graduação. Estes ajustes devem estar prontos até a próxima segunda-feira, dia 4 de julho, sendo imediatamente publicados em produção. No caso do Diário de Classe, vale comentar que nova versão do sistema será liberada no início de agosto, antes do início do próximo semestre letivo, contemplando melhorias aprovadas pela Prograd, PRPG, DRCA e Assessoria de Matrícula.
As atividades relacionadas ao projeto do Sistema UFMG têm vários desdobramentos no CECOM. A coordenação destas atividades está distribuída entre o Prof. Luciano de Errico, Diretor da DTI; Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM; e os gerentes de projeto Denise Cristina de Assis Moreira, Diogo Freitas Duarte Magalhães e Thiago Gabriel Diniz.

ESCOLA DE ENGENHARIA INICIA INSTALAÇÃO DA REDE SEM FIO DA UFMG

Na semana passada, o CECOM repassou à Escola de Engenharia sete Pontos de Acesso (Access Point), que serão utilizados na montagem da rede sem fio da UFMG. Com estes equipamentos a administração de redes daquela unidade acadêmica vai fazer testes para determinar a localização ideal dos Pontos de Acesso nos diversos prédios da escola. Quando esta atividade estiver encerrada, os equipamentos poderão ser instalados nos locais definitivos e a rede sem fio identificada como UFMG estará disponível para uso da comunidade, que utilizará sua conta e senha do portal minhaUFMG para autenticação.
Na Reitoria, a Divisão de Redes de Comunicação instalou um Ponto de Acesso no subsolo, que será utilizado para ajustes na configuração dos sistemas. Em seguida, deverão ser substituídos os equipamentos instalados nos diversos andares do prédio, o que acarretará a extinção da rede sem fio identificada como Reitoria. A rede Reitoria será substituída por uma rede que abrangerá todo o Campus, para uso de visitantes cadastrados.
A política de cadastramento e a definição das pessoas habilitadas a criar contas de acesso está sendo discutida na Diretoria de Tecnologia da Informação.


Access Point Motorola AP7131 que será utilizado na Rede Sem Fio da UFMG
.

CECOM PARTICIPA DE CURSO DO DLO

A Pró-Reitoria de Administração, por intermédio do Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais (DLO), aplicou o curso Compras e Licitação: Panorama Geral, no dia 29 de junho, em horário integral.
O curso teve o objetivo de apresentar aos chefes de Compras e compradores interessados das Unidades/Órgãos da UFMG a dimensão e complexidade dos processos de compra, assim como suas especificidades, além de estreitar as relações entre unidades acadêmicas e administrativas, apresentando o papel da Divisão de Compras – DICOMP e do DLO, junto à UFMG.
Representando o CECOM, estiveram participando do curso Elizeba Henrique Januário e Mary Takeda Barbosa, da Divisão de Apoio Administrativo (DAA).


Eliz e Takeda

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Senai oferece vagas para cursos de Educação a Distância em diversas áreas, como: Petróleo e Gás, Instrumentação, Automação, Telemarketing, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Logística e Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (QSMS). Saiba mais.

– Google Swiffy converte arquivos Flash SWF para HTML5, permitindo a reutilização de conteúdo em Flash em dispositivos sem Flash player como iPhones e iPads. Leia mais.

– O Serviço de Informação do Vaticano é um serviço de notícias, fundada pela assessoria de Imprensa, que fornece informações sobre o Magistério e as atividades pastorais do Santo Padre e da Cúria Romana. Veja. (Site em Italiano e Inglês)

– Você já viu como era o Batmóvel de 1941? Veja a evolução até 2010 no endereço. (Site em Inglês)

– Se quiser continuar tocando músicas no Google Les Paul clique aqui para ir no link permanente.

– Se você gosta de boa música e de inovar os toques do seu celular, AVCWare Free Ringtone Maker é o programa certo para você. Ele cria ringtones a partir de arquivos de áudio e vídeo de diversos formatos, permite que você recorte um trecho da faixa e aplique efeitos de fade in e fade out. Download.


NOTA À COMUNIDADE DA REITORIA

A Pró-Reitoria de Administração, por meio da Coordenação de Infraestrutura, enviou o seguinte comunicado aos funcionários da Reitoria:
“Apesar de já ser de amplo conhecimento vimos informar que está em curso a aquisição de um novo sistema de controle de acesso, abrangendo o estacionamento e o prédio da Reitoria, por meio de cancelas e catracas com leitoras de cartões de proximidade. Trata-se, na realidade, de um protótipo de plataforma que objetiva padronizar o controle de acesso no âmbito da UFMG, proporcionando à comunidade universitária mais agilidade no processo de identificação junto às portarias e melhoria das condições de segurança pessoal e patrimonial.
Pretende-se, com essa aquisição, substituir o atual sistema de controle de acesso, principalmente as catracas da entrada do prédio que, por serem muito antigas e possuir um sistema ultrapassado, não funcionam adequadamente, requerendo manutenções onerosas em função de panes frequentes. Além dos dispositivos mecânicos, serão substituídos, também, todos os atuais crachás, motivo pelo qual não estão sendo atendidos pedidos para confecção.
Posto isso, pedimos paciência e a colaboração de todos durante esse processo de alterações.”


PROGRAMA DE ENSINO OFERECE BOLSAS DE ENSINO SUPERIOR PARA SERVIDORES DA UFMG

O programa de Bolsa Ensino Superior tem inscrições abertas, até 5 de agosto, para servidores efetivos da UFMG que cursam ensino superior em instituição privada. O projeto oferece ajuda financeira no valor de R$ 150 mensais.
A seleção acontecerá por meio de sorteio público, que se realizará na sala 102 do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH), na Unidade Administrativa III, em 11 de agosto. Serão sorteados 50 servidores para o 2º semestre de 2011, e eles ocuparão as vagas remanescentes das edições anteriores do programa. A chamada respeitará a ordem de surgimento de vagas.
As inscrições devem ser feitas pela internet. Para visualizar o edital, vá até http://www.ufmg.br/prorh/arquivos/editais/Edital002-Sup2011.pdf. Caso o candidato não tenha acesso à internet, deve dirigir-se à secretaria de sua Unidade ou ao DRH, munido de contracheque do mês de maio de 2011 e de documento de identidade.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/019899.shtml – 30/06/2011)


 


Há 20 anos…

Há 20 anos, O Sistemático não circulou devido à greve dos funcionários da UFMG. O jornal voltou a ser publicado no início do mês de setembro de 1991.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Euler Xavier de Oliveira, no dia 07, e para os ex-ceconianos: Regina Helena Moura Brandi e Jader de Freitas Batista, no dia 1o de julho; Norberto de Souza Lage, no dia 02; Diarley Rone Silva, Luiz Carlos Campos, Paulo César Marciano de Oliveira e Joaquim Coelho da Fonseca Neto, no dia 03; Vânia Maria de Menezes, no dia 05; Ana Lúcia Ribeiro Diniz (DRCA) e Carlos Gonçalves da Cruz (Coró), no dia 07.

NASCIMENTO: Nasceu Juliana, filha de Júnia e Ronaldo Araújo Costa, no dia 17 de junho. O Sistemático, em nome de todos, envia os parabéns aos pais e também ao Daniel e Athos, que ganharam uma irmãzinha. Ronaldo esteve no CECOM contando mil proezas e mostrando as fotos dos primeiros dias da caçula da família. Realmente, ela é uma graça!

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Natal de 1999! O CECOM foi enfeitado com a tradicional árvore de Natal, tendo como destaque uma mesa da Ceia Natalina. Tudo que estava na mesa era de mentira! Para confeccionar o peru natalino foi solicitada à Maria Beatriz uma obra de arte. Com ajuda de garrafa Pet, jornal e cola, ela conseguiu montar um perfeito frango, que chamou a atenção de todos. Coube à Lelé confeccionar o bolo, de isopor, com camadas de glacê de verdade.
Foi uma decoração diferente e, segundo O Sistemático de dezembro de 1999, a Ceia de Natal estava preparada para receber como convidadas todas as boas coisas que se desejam para os amigos. As fotos são de autoria da Lelé.