Sistemático: Edição 1521 – 21/07/2011


Notícias


UFMG SEDIA REUNIÃO DE LANÇAMENTO DA REDECOMEP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que provê acesso à Internet e serviços de comunicação e colaboração à UFMG e às demais instituições federais de ensino superior e de pesquisa, é uma organização social mantida pelo Governo Federal. Através da Rede Ipê, ela interliga as diversas instituições e mantém diversos projetos de fomento ao uso da rede e das tecnologias a ela associadas.
Um destes projetos prevê o incentivo e o patrocínio à formação de redes metropolitanas comunitárias de alta velocidade. Ele é denominado REDECOMEP.
Na última quinta-feira, dia 14 de julho, foi divulgado o backbone previsto para a rede em Belo Horizonte e comentados aspectos que organizarão as instituições parceiras em sua viabilização, instalação e posterior manutenção e evolução.
A reunião, presidida pelo Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, diretor do LCC – Laboratório de Computação Científica, que coordena o Comitê Gestor de implantação da rede, teve a presença de praticamente todas as instituições parceiras. Elas são: Fundação João Pinheiro, PUC, IFMG, Cetec, Instituto de Geociências Aplicadas, Cefet (Campi I, II e IV), Fiocruz, UEMG (Reitoria, Faculdade de Educação, Guignard, Música, Design e Desenho Industrial), Fapemig, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e UFMG.
No caso da UFMG participam o POP-MG, que é o Ponto de Presença da RNP em Minas Gerais e fica localizado no Departamento de Ciência da Computação no ICEx, e o Museu de História Natural e Jardim Botânico (MNHJB). A operação da rede metropolitana de Belo Horizonte estará a cargo do POP-MG. Nesta reunião, representando a UFMG, estiveram presentes Prof. Luciano de Errico (DTI), Carlos Alfeu Furtado da Fonseca (CECOM), Prof. Roberto da Silva Bigonha (DCC) e Murilo Silva Monteiro (POP-MG).
A RNP forneceu recursos para a compra dos equipamentos e as fibras óticas estão sendo contratadas da Cemig Telecom. No primeiro ano, os custos do projeto estarão a cargo da Fapemig e, posteriormente, serão cotizados entre os parceiros de forma proporcional à quantidade de pontos interligados para cada um. Esta rede terá banda de 10 gigabits e deve estar disponível até dezembro de 2011.
Algumas das vantagens diretas para a UFMG, com a utilização da rede, serão a substituição do link atual de interligação do MHNJB, que é contratado da empresa Oi e possui apenas 1 megabit de banda, e a viabilização da transmissão ao vivo da TV UFMG, interligando o estúdio do Campus Pampulha à TV Universitária da PUC-MG.
Durante os próximos meses serão realizadas novas reuniões para a formalização da organização e gestão da rede e acompanhamento de sua instalação.

UFMG EFETUA REGISTRO ACADÊMICO DE 618 CANDIDATOS CONVOCADOS EM 4a. CHAMADA DO VESTIBULAR 2011

De ontem, 20 de julho, até sexta-feira, dia 22, a UFMG efetua o registro acadêmico de 618 calouros convocados na 4ª chamada do Concurso Vestibular 2011 para a segunda entrada. A documentação necessária pode ser conferida no endereço http://www. ufmg.br/drca/TextoExplicativoConvocacao _%204a%20Chamada_2011.htm. O atendimento está sendo feito em dois turnos (das 9h às 12h e das 13h às 16h) pela equipe do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), na Unidade Administrativa III (UAIII) do campus da Pampulha.
Os novos universitários devem comparecer ao prédio da UAIII no horário e data marcados, de acordo com a escala que pode ser acessada em http://www.ufmg.br/drca/ESCALA%204A%20CHAMADA%202011.htm.
Previamente, o calouro deve preencher a ficha de registro acadêmico facilitando assim todo o processo. O preenchimento desta ficha de registro é feito exclusivamente pela internet e deve ser preenchida no endereço https://sistemas.ufmg.br/formulariocalouro/, utilizando-se o número de inscrição e a senha usados no Concurso Vestibular.
Todo o trabalho de recepção aos calouros está sendo organizado por Roberto de Siqueira, sob a coordenação de Ana Lúcia Ribeiro Diniz, do DRCA, e conta ainda com a colaboração do CECOM, da COPEVE e do LCC. Pelo CECOM, diversas pessoas estão envolvidas em tarefas relacionadas à preparação do registro acadêmico. Mais especificamente as equipes da DAS e da DAC. Esta última oferece suporte técnico de acordo com escala de plantão. O LCC está orientando os calouros que confirmarem o seu registro a procurarem o referido setor, no início do período letivo, para recebimento do kit necessário para obter o seu login e senha de acesso ao Portal minhaUFMG. O kit é composto de um cartão plástico personalizado que terá impresso os números NIP, acompanhado de um folder explicativo dos serviços que são disponibilizados pela DTI. No Portal, os alunos terão à sua disposição serviços como e-mail, diário eletrônico, um espaço específico para cada uma das disciplinas em que estiver matriculado, acesso às informações do seu registro acadêmico, dentre outros.


Os novos calouros fazendo o registro acadêmico no DRH

CÂMARA DA GRADUAÇÃO DA UFMG APROVA ADOÇÃO DO DIÁRIO ELETRÔNICO

A Câmara de Graduação, em sessão realizada no dia 28 de junho de 2011, aprovou a adoção obrigatória do uso do diário eletrônico como forma de registro da frequência, do aproveitamento discente, do conteúdo ministrado e de demais atos e ocorrências acadêmicas, por meio da Resolução no 01/2011, de 28/06/2011.
A resolução dispõe ainda sobre a extinção do uso do diário de classe no seu formato impresso, para esse fim, a partir de 01 de agosto de 2011.

DAA TEM NOVA DIRETORA

No último dia 15, o Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, indicou Maria José Cortezzi, como nova diretora da DAA – Divisão de Apoio Administrativo, em substituição a Nélia Neiva Zille, que solicitou sua dispensa.
Maria José Cortezzi está na UFMG desde 1975, ocupa o cargo de Produtor Cultural e sempre pertenceu ao quadro de funcionários do CECOM. Foi também estagiária do CECOM no período 1973/1974. É graduada em Comunicação Social pela UFMG e tem Especialização em Gestão de Recursos Humanos. É Redatora de O Sistemático desde a sua edição número 1, lançado em junho de 1977.

FUNCIONÁRIA DO CECOM PARTICIPA DE CURSO NO SERPRO

A funcionária Elizeba Henrique Januário, da Divisão de Apoio Administrativo (DAA), está desde ontem, dia 20, participando de treinamento no SERPRO sobre o “Novo módulo de divulgação de compras”, que será implantado no SIASGNET em 15 de agosto/2011.
O curso será encerrado hoje, dia 21.


Informativo



SITE MOSTRA MAPA DAS REDES SUBMARINAS DE TELECOMUNICAÇÕES NO MUNDO

O Globo (economia.online@oglobo. com.br) publicou, no dia 18/07/2011, a matéria “Site mostra mapa das redes submarinas de telecomunicações no mundo”, transcrita abaixo. A colaboração é de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

E se fosse possível ter um mapa dos cabos submarinos pelos quais passam os dados de internet e telecomunicações do mundo inteiro? Pois esse planisfério existe e está no seguinte endereço: http://www.cablemap.info .
O site, indicado pelo Slashdot, mostra os percursos das redes subaquáticas no planisfério. Quando o internauta clica numa rede, aparecem informações sobre ela no painel no lado direito da página. São exibidos links sobre a rede em questão – inclusive para verbetes na Wikipédia – e a lista das cidades por onde ela passa. Também é possível dar zoom no mapa para ver melhor a geografia submarina do trajeto da informação.
O mapa, no entanto, não mostra as redes dentro dos terrítórios dos países, apenas nos oceanos.


 


Há 20 anos…

Há 20 anos, O Sistemático não circulou devido à greve dos funcionários da UFMG. O jornal voltou a ser publicado no início do mês de setembro de 1991.



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Haroldo Alves, no dia 27, e para os ex-ceconianos: Fátima Daniel de Sales, Juliana Cássia de Lima, Roberto Gadelha Pinheiro e Luiz Fernando Costa, no dia 21; Marcus Vinicius Duarte Teixeira, no dia 22; José Eduardo Azevedo de Carvalho, no dia 23; Cidiney José da Silva e João Paulo Rodrigues da Costa, no dia 25; Pedro Maia da Costa Ribeiro, no dia 29.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa Julina do CECOM, realizada no dia 08 de julho/2011, no Clubinho, está com um farto material fotográfico. O Sistemático vai publicar todas as fotos tiradas por Ana Carolina, Pedro Begalli, Vicentina e Rafael Rocha. A seção Memória Fotográfica está salva!


Fábio, Álvaro, Cláudia, Solange, Wallison, Cristina Queiroz e Diego Jessé


Thiago Diniz, Josemar, Leandro, Ana Letícia e Gustavo Henrique


Rafael, Juliana e os filhos gêmeos


Lucas,Esther, Daniel Alves e Alyne


Delson e Regininha


Prof.Álvaro, prof. Paulo Seixas e profa. Vera


Márcia França, Ronaldo, Matheus, Beth, Bernardo e Izabela


Adriana,Edgar e Marquinhos


Pedro e seu filho Gabriel


Maira, Max e Sofia


Guilherme, Rubens e Márcia Lemos


Paulo Lessa, Frota e Geovane