Sistemático: Edição 1523 – 04/08/2011


Notícias


SEMESTRE COMEÇA COM NOVA VERSÃO DO DIÁRIO DE CLASSE

Em reunião realizada ontem, dia 3, no CECOM, que contou com a presença dos membros da equipe de usuários responsáveis pelo Diário de Classe, foi oficializada a liberação da versão 4.0 do sistema, desenvolvida nos últimos meses e que será colocada à disposição dos professores para uso no próximo semestre letivo, que começa na segunda-feira, dia 8 de agosto.
Compareceram à reunião:
Prograd: Prof. André Luiz dos Santos Cabral, pró-reitor adjunto, Ana Carolina Oliveira e Rodrigues e Ilma Bicalho de Sousa Daniel
PRPG: Prof. Ricardo Santiago Gomez, pró-reitor e Zélia Pires da Silveira
DRCA: Ana Lúcia Ribeiro Diniz
Helpdesk do Diário: Zélia Maria Oliveira Falcão de Almeida
CECOM: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diogo Freitas Duarte Magalhães e Pedro Henrique Begalli Rezende.
O CECOM apresentou a relação de novas funcionalidades desenvolvidas, que havia sido aprovada para esta versão, pelo grupo de usuários, no início de abril. Foram abordados assuntos buscando aperfeiçoar a utilização do sistema, tanto do ponto de vista da gestão, quanto dos docentes usuários do sistema.
Vale lembrar que, conforme já está sendo informado à comunidade universitária, o sistema passará a ser de uso obrigatório a partir deste semestre, tanto para a graduação, quanto para a pós-graduação.
Do ponto de vista técnico, também foi destacado que, de forma transparente para os usuários, o sistema já foi adaptado e preparado para a futura implantação do novo sistema acadêmico da graduação, que terá seus primeiros módulos implantados durante este semestre e cuja implantação deve ser concluída durante 2012.

CECOM LIBERA REDE DE VOZ E DADOS DA NOVA SEDE DA FUMP

Na próxima segunda-feira, dia 08 de agosto, a FUMP passará a funcionar em novas instalações, em um prédio de sete andares na Av. Antônio Abrahão Caram, 610, quase em frente à Unidade Administrativa II, na Pampulha. Para atender a esta mudança, durante a última semana, o CECOM integrou o novo prédio à central telefônica da Pampulha, com a instalação de um módulo remoto e a migração da faixa de ramais utilizada pela FUMP, anteriormente programada na central do Campus Saude. Com a mudança, houve necessidade de troca do número do ramal telefônico do Restaurante Universitário do Campus Saude, que passou de 8466 para (3409)8030.
A rede de comunicações da nova sede foi montada usando os conceitos de cabeamento estruturado, onde telefonia, dados e outros serviços que utilizam baixa tensão elétrica, como câmeras de segurança e automação predial compartilham a mesma infraestrutura. A rede de dados, que na sede do Edifício Acaiaca era atendida por um circuito dedicado de 2 Mbps, foi migrada para uma conexão por fibra ótica de 100 Mbps, devendo migrar para 1 Gbps tão logo a UFMG integre os prédios administrativos à Rede Giga, com a substituição dos roteadores em uso nestes prédios, adquiridos por volta do ano 2000.
Os endereços dos servidores web e de e-mail da FUMP, assim como dos computadores da rede interna, não foram alterados.

CECOM REALIZA PREGÕES PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E TELEFONIA

O CECOM realizou, nos dia 21 de julho e 02 de agosto, pregões eletrônicos para aquisição de equipamentos de informática e serviço de comunicação telefônica LDN e LDI para o Instituto de Ciências Agrárias de Montes Claros, respectivamente.
O pregão do dia 21 de julho foi realizado por Márcia Regina Lemos, como pregoeira; Antônio Eustáquio Rodrigues, como apoio técnico; e o estagiário Guilherme Viegas de Faria, da DAA.
O pregão do dia 02 de agosto foi comandado por Elizeba Henrique Januário, como pregoeira; e recebeu apoio de Márcia Regina Lemos, da VDG.


Guilherme Viegas e Márcia Lemos


Márcia Lemos e Elizeba Januário

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 31 de julho/2011, foram registrados 12.989 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em http://www.cecom. ufmg.br, ou diretamente no endereço proxy.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JUNHO/2011

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.
.
No mês de julho/2011, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.386.535
740
532.462
1.919.737
11.381.503
13.301.240

As médias diárias durante o mês de julho foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
44.727
24
17.176
61.927
367.145
429.072



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O escritório brasileiro do W3C publicou, em parceria com a Transparência Hacker, uma versão adaptada e traduzida do Open Data Manual. Leia mais.

– Encontre músicas, assista vídeos e músicas. Se você não sabe o nome da música, deixe que o site procure para você. É assim que se procura música: “No topo da página, clique sobre o botão “Click and Sing or Hum” e cante. Caso você tenha o áudio em outro dispositivo, basta aproximar o auto falante do disposito perto do microfone. Recomenda-se que seja executado um trecho de, pelo menos, 10 segundos da música em ambiente silencioso. Clique.

– Que o site da Ego é uma piada todos sabem. Agora resolveram fazer piada da piada… Confira as últimas notícias.

– Conheça a Fábrica do Futuro. Residência Criativa do Audiovisual de produção de vídeos de animação realizada por meio de processo colaborativo. Saiba mais.

– Fique por dentro de tudo que rola no mundo Linux e qual a melhor versão para você usar. Leia mais no endereço.

– Já há algum tempo algumas marcas de cosméticos têm esmaltes magnéticos! Mas o que são eles? São esmaltes, normalmente de acabamento metálico e têm tonalidades que vão do dourado ao prateado. O esmalte funciona mais ou menos assim: ele tem partículas de metal, então, depois de passar uma camada dele nas unhas, é só passar um imã (que acompanha o esmalte) sobre a unha pintada e esperar até que o desenho surja nas unhas. Eu achei bem legal! Veja.

– Você vai achar muita música e informação aqui. Essa rádioWeb é totalmente interativa, onde você pode deixar sua opinião e escolher a música que preferir dentro da Biblioteca Musical. É só logar!

Dica do João Carlos Lages (DAS/CECOM):
– Chamadas telefônicas com o Gmail estão liberadas no Brasil. Segundo o Google, as tarifas são mais baratas do que o Skype. Para instalar: clique.
Para Tarifas: Clique.
Pagamento com cartão de crédito.


COORDENADAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DA REITORIA ENVIA COMUNICADO À COMUNIDADE DO PRÉDIO

A Coordenação de Infraestrutura da Reitoria enviou a seguinte nota à comunidade do prédio:
“ Nas últimas semanas os odores provenientes do Córrego do Engenho Nogueira, que atravessa o Campus Pampulha, aumentaram de forma considerável, agravando o incômodo causado. Esta situação decorre, principalmente,da reduzida diluição dos esgotos sanitários em suas águas, frequente nas épocas mais secas do ano.
Diante desta percepção, a Pró-Reitoria de Administração reuniu-se com representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e da COPASA para solicitar providências para sanar o problema, uma vez que os interceptores de esgoto já foram implantados na área do campus.
Segundo tais representantes existem, ainda, dois pequenos trechos de interceptores de esgotos, externos ao campus, que não foram ainda implantados, sendo que sua conclusão está prevista para o mês de dezembro deste ano, eliminando-se, assim, os inconvenientes a partir do término das obras.
Assim, solicitamos um pouco de paciência e compreensão a todos já que teremos que conviver o incômodo por mais alguns meses.”.


PRAÇA DE SERVIÇOS RECEBE FEIRA DE ARTESANATO

Trabalhos de tecelegem, bijouteria, roupas e acessórios estarão expostos na Praça de Serviços, do campus Pampulha, desde a segunda-feira, dia 1o de agosto. A feira de artesanato é uma iniciativa da Associação dos Servidores da UFMG (Assufemg).
O evento, que contará com 85 expositores, prossegue até sexta-feira, das 10h às 16h. Realizada desde 2005, a feira acontece três vezes por ano, e já faz parte do calendário de atividades culturais da Universidade.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/020293.shtml – 01/08/2011)


FEIRA NO CAMPUS E LIVRARIAS UFMG OFERECEM LIVROS COM DESCONTOS

De 17 a 19 de agosto, a Editora UFMG promove a 4ª Feira Universitária do Livro da UFMG. O evento será realizado na Praça de Serviços do campus Pampulha, das 9h às 20h nos dois primeiros dias e das 9h às 18h no dia 19. Durante o evento, todos os títulos serão vendidos com 50% de desconto.
Estarão presentes algumas das mais importantes editoras universitárias do país: UFMG, UEPG, Fundação João Pinheiro, Oficina de Texto, Edufu, UFPR, Unesp, UFJF, Fiocruz, Instituto Piaget, Unifesp, Puc-Minas, UFRJ, UFSCarlos, Edusc e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/020342.shtml – 4/08/2011)


 


Há 20 anos…

Há 20 anos, O Sistemático não circulou devido à greve dos funcionários da UFMG. O jornal voltou a ser publicado no início do mês de setembro de 1991.



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Evandro de Paula Godoy e Iracema Alves Torres, no dia 04; Danilo Eduardo Fonseca Souza, no dia 09; e Izabel Cristina de Oliveira, no dia 11.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático dá continuidade à publicação de fotos da Festa Julina do CECOM, ocorrida no dia 08 de julho/2011, no Clubinho. As fotos são de autoria de Ana Carolina, Pedro Begalli, Vicentina, Rafael e Zélia Falcão.


Lelé, Wallison e Carlos Alfeu


Prof. Álvaro, Carlos Alfeu e Prof. Paulo Seixas


Xina e Prof. Álvaro


Rrofa. Zélia Falcão comandando a quadrilha


Lá vem a quadrilha com Ronaldo e Lelé!


Solange, Marcelo, Bárbara, Ana Carolina, Márcia, Selma, Cláudia, Carol, Guilherme e Cristina Queirós


Márcia, Selma, Cláudia, Diego Jessé, Carolina e Guilherme


Sérgio e Cristina Andrade, Carlos Alfeu e Tatiana, Max, Sofia e Maira e Daniel


Daniel, Alyne, Lucas, Esther e Lobão


Geovane, Samuel, Marcela e Marcelo


Cristina Andrade, Cristina Queirós, Carol, Cláudia, Selma, Márcia, Ana Carolina, Marcella, Bárbara, Solange e Lelé


Mais um passo da quadrilha!