Sistemático: Edição 1525 – 18/08/2011


Notícias


CECOM CONFIGURA EQUIPAMENTOS DA REDE SEM FIO PARA MEDICINA E FACE

A DRC – Divisão de Redes de Comunicação terminou esta semana a programação dos Pontos de Acesso da rede sem fio da UFMG que serão entregues à Faculdade de Medicina e Faculdade de Ciências Econômicas.
Na próxima semana, deverão ser configurados os equipamentos para instalação na Escola de Ciência da Informação, Instituto de Ciências Exatas, Laboratório de Computação Científica e Conservatório.
Os APs, muitas vezes confundidos com os roteadores sem fio disponíveis para aplicações domésticas, fazem a ponte entre a Rede UFMG já existente, que funciona sobre cabos de fibra ótica e par metálico, e os equipamentos clientes que possuem capacidade de acesso a redes wireless, como notebooks, tablets e celulares.
Conforme já divulgado, o acesso à rede sem fio da UFMG exige autenticação através da conta do minhaUFMG. Para ter acesso, o usuário já deve ter feito adesão ao termo de uso de recursos de tecnologia da informação, disponível em “Atualização cadastral para acesso a novos serviços”. Em telefones móveis com sistema Android e Iphones, assim como em computadores com sistemas Linux, basta informar a conta e a senha para obter o acesso. Telefones com outros sistemas operacionais exigem configuração adicional, que ainda não está documentada. Computadores com sistemas Windows exigem configuração manual e instruções para conexão destes sistemas, na rede do Departamento de Ciência da Computação, podem ser obtidas em http://www.crc.dcc.ufmg.br/tutoriais/wireless/. A página com instruções para conexão à rede UFMG ainda não foi criada, mas as instruções fornecidas pelo DCC podem ser adaptadas: deve-se informar como nome da rede UFMG, tipo de rede WPA2-Enterprise e fazer as mudanças relacionadas a certificado e uso de credenciais do Windows (que devem ser desmarcadas).


Access Point Motorola AP7131, utilizado na Rede Sem Fio da UFMG

CECOM PROMOVE PREGÃO ELETRÔNICO

O CECOM promoveu hoje, dia 18, abertura do pregão eletrônico para contratação de serviços de manutenção das Centrais Telefônicas da UFMG.
Para concorrer ao pregão, 6 empresas apresentaram propostas. Após a fase de lances, está em andamento a fase de aceita-bilidade e aceitação, quando será conhecido o proponente vencedor. Esta foi a maior disputa já ocorrida, sendo viabilizada pela ampliação de mercado a partir de 2010.
Participaram do pregão: Elizeba Henrique Januário, como pregoeira; e a equipe de apoio formada por Márcia Regina Lemos e Fernando Frota Machado de Morais. Participaram também da sessão de abertura: Antônio Carlos Soares, Edgard Eustáquio de Morais, da DRC (Divisão de Redes de Comunicação); e Guilherme Viegas de Faria, estagiário da DAA (Divisão de Apoio Administrativo).


Fernando Frota, Antônio Carlos, Edgard, Eliz, Guilherme e Márcia Lemos

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

O CECOM está contando com um novo estagiário em seu quadro. Trata-se de Adalthon de Paula Souza, aluno do curso de Sistemas de Informação da UFMG.
Adalthon foi admitido no último dia 16, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, onde vai prestar serviços de atendimento aos usuários da Rede Administrativa.


Adalthon Souza

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A Viagem dos Solteiros é uma parceria entre o site de relacionamento ParPerfeito e a TAM Viagens que tem como objetivo oferecer aos solteiros e solteiras do Brasil uma oportunidade única de viajar, conhecer pessoas e ainda conquistar um amor. Saiba mais no endereço.

– Se você não tem nenhum desses aparelhos modernos, com o jogo Angry Birds, não fique triste. Divirta-se jogando pelo navegador o jogo, que é a sensação do momento. Melhor no navegador Google Chrome. Para jogar, clique.

– Em homenagem ao dia Wi-Fi,02/08/2011, o site Mashable pediu a comunidade para informar quais os melhores nomes de rede Wi-Fi que já viu. Tem cada nome de rede! Veja.

– Câncer no Testículos: Saiba como fazer o autoexame e identificar se você tem a doença no endereço.

– A FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma associação civil, sem fins econômicos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Está presente na maioria dos estados brasileiros por meio de ONGs associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama. Leia mais.

– As doenças crônicas não trans-missíveis (DCNT) constituem o problema de saúde de maior magnitude e são responsáveis por 72% das mortes no País. Divididas em quatro grupos (cardiovascular, câncer, respiratórias crônicas e diabetes), as DCNTs têm em comum fatores de risco modifi-cáveis: tabagismo, consumo de álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade. Saiba mais.

– Em 2011, a Petrobras comemora 500 longa-metragens patrocinados e convida Maurício de Sousa para levar seus personagens para dentro dos filmes que fizeram sucesso no cinema nacional. Confira a Turma da Mônica estrelando alguns dos maiores sucessos de bilheteria do país no endereço.
.


UFMG FIGURA EM RANKING ACADÊMICO DE SHANGAI

A UFMG aparece entre as 400 melhores universidades do mundo no Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais (ARWU, na sigla em inglês), publicado anualmente pela Universidade de Jiao Tong, da China, e é a terceira brasileira da lista, após USP e Unicamp. O ranking compreende um indicador de qualidade em que os chineses se baseiam para escolher as universidades onde estudar no exterior. Além da UFMG, outras seis universidades brasileiras estão entre as 500 instituições de ensino superior mais valorizadas na China.
A Universidade de São Paulo (USP) lidera entre as brasileiras, conquistando uma posição entre as 150 melhores do mundo. A Universidade de Campinas (Unicamp) ficou entre as 300 melhores; a UFMG, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), entre as 400 melhores, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que ficaram entre as 500. A classificação completa pode ser conferida em http://www.shanghairanking.com/ARWU2011.html.
O ARWU utiliza seis indicadores para avaliar as instituições, entre eles o número de professores e alunos que ganharam prêmios Nobel e outros prêmios em ciências e economia, menções a seus pesquisadores e artigos publicados em jornais científicos. Para a preparação da lista, que exclui ciências humanas, são levadas em conta mil universidades, das quais apenas a metade entra no ranking, que é publicado desde 2003 pela Universidade de Jiao Tong, considerada a de maior prestígio na China e reconhecida pelo setor acadêmico mundial.
Apesar de várias instituições ibero-americanos aparecerem na lista, nenhuma delas se encontra entre as 100 primeiras no ranking, dominado pelos Estados Unidos. Além disso, os quatro centros mais bem posicionados são americanos. Em primeiro lugar aparece a Harvard, seguida por Stanford, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Berkeley.
Seis das sete universidades brasileiras também integraram o ranking das 500 melhores em 2010 (seguindo na mesma classificação de 2011): USP, Unicamp, UFRJ, UFMG, Unesp e UFRGS. Apenas a Unifesp passou a integrar a lista este ano. (Assessoria de Imprensa da UFMG)
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/020499.shtml – 18/08/2011)


 


Há 20 anos…

Há 20 anos, O Sistemático não circulou devido à greve dos funcionários da UFMG. O jornal voltou a ser publicado no início do mês de setembro de 1991.



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Nathália Soragge de Lima Leão, no dia 21; Luciano de Errico, no dia 24; e os ex-ceconianos Heitor Mota Belizário de Moraes, Peterson William Bueno de Oliveira e Carlos Alberto Gonçalves, no dia 18; José Bernardino Reis, no dia 20; Eduardo Henrique Lima e Zélia Miranda Kilimnik, no dia 21; Tarcísio Antônio Lopes e Paulo Maia da Costa Ribeiro, no dia 22; Carlos Alberto Barbosa França, no dia 24; e Yolanda Vieira de Castro, no 25.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram encontradas no acervo da Redatora de O Sistemático, perdidas em meio a muitas outras fotos do baú. Os amigos ceconianos da Rosa que, na época, estava lotada no DCF – Depto. de Contabilidade e Finanças, resolveram organizar um almoço de comemoração pelo seu aniversário, no dia 30 de stembro de 1998. Isso mesmo, corria o ano de 1998.
Segundo O Sistemático da época, “a surpresa foi muita pelo susto que a Rosa levou ao entrar na Sala do Café do 8o andar, com todos cantando o Parabéns para Você!”
As fotos são de autoria da Lelé, do automático da máquina e de algum convidado do almoço.


C almoço


Em pé: Timé, Rubinho, Rosa, Xina e Vicentina. Agachadas: Alda e Beth


Xina, Lelé e Rosa


À frente: Leão, Alda, Lelé, Bessa e Helinho. Atrás: Paulo César, Carlos Roberto, Vicentina, Adriana, Xina, Rubinho, Timé, Beth e Rosa


Adriana, Vicentina, Alda, Timé, Beth, Lelé, Rosa e Adeise


Rubinho, Carlos Roberto, Rosa, Leão e Helinho