Sistemático: Edição 1526 – 25/08/2011


Notícias


REDE SEM FIO DA UFMG COMEÇA A FUNCIONAR NA FACE E MEDICINA

No início da semana a DRC – Divisão de Redes de Comunicação – entregou à Faculdade de Medicina, à Faculdade de Ciências Econômicas e ao Conservatório os APs – Pontos de Acesso para montagem da rede sem fio.
Nas escolas as equipes locais de rede já começaram a instalar os equipamentos, sendo que a equipe da Faculdade de Medicina também assumiu a responsabilidade pela montagem da rede na Biblioteca do Campus Saúde. Na Faculdade de Ciências Econômicas, a área da biblioteca deve receber os equipamentos até esta sexta-feira. Com isto, os espaços das bibliotecas da Escola de Engenharia, Faculdade de Ciências Econômicas e Campus Saúde estarão preparados para fornecer acesso à rede sem fio da UFMG.
No Conservatório um Ponto de Acesso está funcionando no espaço das salas de aulas e, um segundo, deve ser instalado pela equipe local para atender à área administrativa e Livraria.
Na Biblioteca Universitária, a instalação dos equipamentos depende ainda de passagem de cabos e preparação dos locais que receberão os Pontos de Acesso, serviço que está sendo executado pelo DEMAI.
Até o final da próxima semana, deverão ser configurados os equipamentos para instalação
na Escola de Ciência da Informação, Instituto de Geo-Ciências, Laboratório de Computação Científica e Instituto de Ciências Exatas.
Como sempre tem sido ressaltado, os APs fazem a ponte entre a Rede UFMG já existente, que funciona sobre cabos de fibra ótica e par metálico, e os equipamentos clientes que possuem capacidade de acesso a redes wireless, como notebooks, tablets e celulares. Os APs utilizados na UFMG não funcionam em outras redes, já que sua configuração é feita através de um equipamento central. Além disto, a alimentação elétrica
dos equipamentos é feita através do cabo de rede.
O acesso à rede sem fio da UFMG exige autenticação, através da conta do minhaUFMG. A equipe de Tecnologia da Informação da Escola de Engenharia está preparando uma página com instruções detalhadas do processo, que pode ser acessada em http://www.eng.ufmg.br/sti/rsf.

CECOM DIVULGA VENCEDOR DE PREGÃO ELETRÔNICO

O CECOM promoveu, no último dia 18, um pregão eletrônico para contratação de serviços de manutenção das Centrais Telefônicas da UFMG. Seis empresas apresentaram propostas e, após a fase de lances e exame da proposta e documentação apresentada,
foi vencedora a empresa Control, de Brasília, que substituirá a Damovo, atual mantenedora dos equipamentos.
Por razões históricas, que envolvem a política industrial do país e a reserva de mercado ara produtos de informática, os equipamentos da UFMG, desenvolvidos pela Ericsson, se tornaram Matec e, posteriormente, voltaram a ser Ericsson. Atualmente, os produtos têm a marca Aastra, empresa que adquiriu a divisão da Ericsson voltada para a produção de entrais telefônicas de uso privado.
Durante parte deste tempo, a Damovo foi detentora da exclusividade de manutenção dos equipamentos em Minas Gerais. A perda da exclusividade gerou a oportunidade para que várias empresas menores disputassem o mercado e se tornassem competitivas, possibilitando a disputa que ocorreu no processo com a consequente queda nos preços.

CECOM PROMOVE ENCONTRO COM NOVOS AGENTES DE INFORMÁTICA E ESTAGIÁRIOS DA REDE ADMINISTRATIVA DA UFMG

NDando continuidade ao programa de capacitação dos novos estagiários ou agentes de informática da Rede Administrativa, o CECOM promoverá cinco encontros para apresentação da estrutura administrativa da UFMG e das rotinas utilizadas na manutenção
dos softwares de suas estações de trabalho.
Os encontros serão realizados na sala de aula 2 do CECOM, localizada no subsolo do prédio da Reitoria.
As datas e conteúdo programático dos encontros são os seguintes:
1o Encontro: Dia 06/09/2011- terça-feira – Horário: 13h30 às 16h30
– Definição de arquivo, pasta;
– Arquivo PDF, arquivo compactado;
– Rede Novell: Começo acessar a rede e usar as suas unidades virtuais;
Obs.: O participante deverá se conectar à Rede Novell para desenvolver as tarefas deste encontro. Se necessário, providenciar antes o cadastro na Rede Novell.
2o Encontro: Dia 08/09/2011 – quinta-feira – Horário: 13h00 às 16h00
A partir do computador formato:
– Conexão com a rede novell;
– Instalação padrão dos softwares utilizados na rede administrativa
3o encontro: Dia 13/09/2011- terça-feira – Horário: 13h30 às 16h30
– Instalação do cliente Lotus Notes 6.5;
– Configuração do Lotus Notes para acessar uma caixa postal institucional/pessoal;
– Noções do acesso da caixa postal pessoal através do portal minhaUFMG
4o encontro: Dia 16/9/2011 – sexta-feira – Horário: 13h30 às 16h30
– Curso básico sobre o acesso e manu-seio das mensagens de uma caixa postal através
do cliente Lotus Notes;
5o encontro: Dia 19/9/2011- segunda-feira – Horário: 13h30 às 16h30
– Encerramento da atividade iniciada no 4o encontro.
A coordenação dos encontros está sob a responsabilidade de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), e estarão participando: Adalthon de Paula Souza (CECOM), Cleiton Márcio Assis Santos (Prograd), Demerval Lobao Veras (BU), Eugênio Godinho Ferreira (Imprensa), João Alves de Carvalho (BU),Luís Henrique Mesquita Silveira Cunha (IEAT), Marco Aurélio Zeferino (DAP), Pollyana Faria Moraes (Prograd), Sérgio Giudicelli (Prograd), Thiago Brandão Vilar (CECOM) e Vander Camargos
Pinto Costa (ProRH).

TREINAMENTO EM LINUX ENCERRA MAIS UM MÓDULO

Será encerrado amanhã, dia 26, o módulo LPI 201 do treinamento GNU/Linux LPI – 1 e 2, iniciado em abril/2011, para capacitação dos Analistas de Tecnologia da Informação.
O curso que tem como base conteúdo similar dado por empresas do mercado, está sendo realizado nas dependências do CECOM e é ministrado pelo servidor Emerson Henrique Kfuri Pereira, da Divisão de Atendimento e Consultoria. O curso foi estruturado com quatro módulos, totalizando carga horária de 192 horas. Este será o terceiro módulo encerrado.
Para o CECOM, o objetivo do curso é consolidar os conhecimentos Linux das equipes da DAC e DRC, bem como servir de piloto para montagem de um projeto de curso de capacitação para os novos Analilstas de TI recém contratados e gerentes de rede das Unidades Administrativas e Acadêmicas da UFMG.
O último módulo, LPI -202, será aplicado no período de 8 a 23 de setembro próximo.
Estão participando do treinamento os servidores: David Eustáquio da Silva, Gustavo Aurélio dos Santos Diniz, Paulo Couto Lessa (Divisão de Redes de Comunicação), Fábio Luiz de Morais, Márcio da Costa Viana e Wallison Fabiano de Araújo (Divisão de Atendimento e Consultoria), além da gerente de rede da Escola de Veterinária, Flaviana Régis de Oliveira.

 

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

O CECOM está contando com mais um estagiário em seu quadro. Trata-se de Thiago Brandão Vilar, admitido no dia 22 último.
Thiago Brandão é aluno do curso de Sistemas de Informação e foi lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde vai prestar serviços de atendimento aos usuários da Rede Administrativa.


Thiago Brandão

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– Caso queira comprar uma máquina fotográfica digital e não sabe qual escolher, o site dppreview dá as dicas. Veja em http://www.dpreview.com/. (Site em Inglês) 
– Fique por dentro dos vídeos mais assistidos no momento, últimas postagens e compartilhe com a rede social. Clique.

– Boas invenções e algumas ideias loucas. Visite o endereço.

– Manual de edição do Criador para YouTube. O youtube.com fornece aos criadores um novo recurso que compila dicas importantes, melhores práticas e estratégias. Saiba mais.

– Sabe aquele romance que você escreveu e não saiu da gaveta? Sua coletânea de poesias? Sua tese de pós-graduação? A boa notícia: seu livro vai ser publicado. E a notícia melhor ainda: você não vai precisar gastar um centavo. Leia mais.

– Dica de Cláudia Oliveira, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG: Donald no País da Matemágica é para as crianças se interessarem pelos estudos. 
Donald no País da Matemágica Parte 1:
Donald no País da Matemágica Parte 2:
Donald no País da Matemágica Parte 3:

– Dica do Eugênio Pacelli, da DAC: Wi-Fi Liberator é uma ferramenta de código-aberto para notebooks que habilita seus usuários a liberarem redes sem fio pagas, criando, assim, um ponto gratuito para que qualquer um possa se conectar à internet. Essa ferramenta propõe desafiar corporações existentes e redes sem fios privadas e bloqueadas, a fim de encorajar a proliferação de redes gratuitas e a conectividade ao redor do planeta. Wi-Fi Liberator examina criticamente as tensões entre provedores que tentam lucrar com os custos cada vez mais baixos associados à instalação de uma rede pública e os usuários casuais que, simplesmente, querem ver a internet ser transformada em outra “utilidade pública”, tornando-se tão ubíqua e gratuita como o ar que respiramos. Miramos as redes sem fio pagas, em aeroportos, terminais públicos, hotéis, cyber cafés e outros pontos públicos de espera. A distribuição de Código Aberto visa alcançar taxas de uso e penetração elevadas. Para mais detalhes vá aqui.


UFMG RECEBE INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR 2012

A UFMG recebe até 9 de setembro as inscrições para o Vestibular 2012. O edital está disponível na página da Comissão Permanente do Vestibular www.ufmg.br/copeve. No valor de R$ 95, as inscrições devem ser feitas somente pela internet.
O Vestibular UFMG 2012 tem 6.670 vagas em 76 cursos. Será considerada apenas a pontuação obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano, cujas provas acontecem dias 22 e 23 de outubro, de acordo com o MEC. A segunda etapa do Vestibular UFMG 2012 será realizada de 3 a 10 de janeiro de 2012.
Só poderá concorrer ao Vestibular da UFMG o candidato que se inscreveu no Enem. Segundo a pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Aranha, o processo seletivo deste ano apresenta diferenças em relação ao anterior e, por isso, o uso da nota do Enem apenas deste ano será necessário para “equalizar, da melhor forma possível, a situação de todos os candidatos”.
Uma das diferenças do processo seletivo de 2012 é a contabilização da nota obtida na redação do Enem na pontuação da segunda etapa e não mais na primeira, como aconteceu no processo seletivo do ano passado. Em 2011, a prova de redação, aplicada pelo exame nacional, compunha a nota final da primeira etapa e equivalia a 8% do total de 40%.
No Vestibular UFMG 2012, os 16 pontos da prova de redação serão contabilizados na segunda etapa, e somados aos 80 das provas específicas. Segundo a pró-reitora, essa mudança ocorreu porque o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG (Cepe) concluiu que “o perfil discursivo da prova de redação a torna mais adequada para ser considerada junto com as avaliações da segunda etapa, que também são discursivas”.
Outro fator que contribuiu para essa alteração foi a necessidade de agilizar a realização das provas de segunda etapa. “Do ponto de vista do Enem, a correção da redação é a que demanda mais tempo, impactando a entrega do resultado. Por isso, incluir a nota da redação do Enem na segunda etapa acelera o nosso processo de seleção”, destacou.
Português – Sobre uma das mudanças no Vestibular UFMG 2012, que consiste na aplicação de uma nova prova de português – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A – a 44 dos 75 cursos de graduação, a pró-reitora esclareceu que a decisão foi tomada tendo em vista a mensuração da capacidade de interpretação e de produção de textos dos alunos, além de manutenção da qualidade dos alunos que ingressam na universidade. “A demanda partiu de diversos colegiados e órgãos colegiados da própria universidade, como a Câmara de Graduação, que julgaram que é necessário aprimorar as habilidades dos alunos que ingressam na universidade”, destaca.
Segundo a pró-reitora, o português é de extrema importância, pois o domínio desse conhecimento permeia todas as áreas do saber. “Um dos colegiados que solicitou a prova de Português e Literatura foi, por exemplo, o de Matemática por entender que às vezes o aluno tem o raciocínio matemático, mas não tem capacidade de interpretar o que está sendo colocado para ele”, explica.
Livros – Para os candidatos dos 44 cursos que farão prova Portuguesa e Literatura Brasileira não será exigida a leitura dos livros indicados para o concurso. A mudança está contida no edital dos programas das provas, aprovado pelo Conselho de Ensino e Extensão (Cepe). O edital define também que a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira B será aplicada aos alunos dos cursos de Letras, Comunicação, Teatro e Dança, que deverão ler os livros Espumas flutuantes, de Castro Alves; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Joias de família, de Zulmira Ribeiro Tavares; e Infância; de Graciliano Ramos. A obra Mar Absoluto, de Cecília Meireles, foi excluída da lista, por estar esgotada.
Outra alteração do edital é específica para os alunos do curso de Gestão de Serviços de Saúde que, além da prova de História, farão as de Matemática A e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A.
O edital dos programas das provas está disponível na página da Copeve, no endereço www.ufmg.br/copeve.
Informações sobre os cursos da UFMG estão no site da Mostra das Profissões http://www2.ufmg.br/mostradasprofissoes/.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 23/08/2011)


PROMOÇÃO VOLTA ÀS AULAS UFMG CONTINUA NAS LIVRARIAS DA UFMG

A As livrarias UFMG oferecem descontos especiais até 31 de agosto, quando acontece a Promoção Volta às Aulas em todas as unidades da rede, que inclui as cidades de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Preto. Os descontos são a partir de 30% para livros de editoras universitárias e de no mínimo 5% em livros das demais editoras.
Livraria Campus Pampulha: Av. Antônio Carlos, 6.627 – Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h (31) 3409-4561/3409-4642
Livraria Conservatório UFMG: Rua Guajajaras, 100 – Centro – Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 11h às 18h – (31) 3409-8346
Livraria Ouro Preto – Casa de Gonzaga: Rua Cláudio Manoel, 61 – Centro – Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h, sábados, das 9h às 14h – (31) 3551-1109
Livraria Montes Claros: Rua Viúva Coronel Francisco Ribeiro, 40 – Centro – Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h – sábados, das 9h às 13h – (38) 3221-6580
(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 23/08/2011)


BOCADOS DE GENTILEZA PROMOVE CICLO DE PALESTRAS


 


Há 20 anos…

Há 20 anos, O Sistemático não circulou devido à greve dos funcionários da UFMG. O jornal voltou a ser publicado no início do mês de setembro de 1991.



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gustavo Aurélio dos Santos Diniz, amanhã, dia 26; Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, no dia 28; e Ana Carolina Borges de Andrade, no dia 1o de setembro. Os parabéns para os ex-ceconianos: Yolanda Vieira de Castro, no dia 25; prof. Nívio Ziviani, no dia 27; Francimara Teixeira Garcia, no dia 29; André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Mércia Aparecida Lemos, no dia 31; Elizângela de Souza Prado e Roberto Simone Maciel Júnior, no dia 1o de setembro.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais fotos encontradas no baú da Redação. São fotos do dia a dia na DAA – Divisão de Apoio Administrativo, nos anos de 1994 e 1995. Uma coincidência: Ronaldo estava sempre presente na hora das fotos. Elas foram tiradas utilizando o automático da máquina da Lelé.


Outubro de 1994: Ronaldo, Márcia Lemos, Lelé e Bráulio. Ao fundo: Bárbara


Março de 1995: Timé, Beth, Ronaldo, Márcia Lemos e Lelé