Sistemático: Edição 1527 – 01/09/2011


Notícias


CECOM ENTREGA EQUIPAMENTOS DA REDE SEM FIO PARA ECI E IGC

Esta semana a DRC – Divisão de Redes de Comunicação – entregou à Escola de Ciência da Informação, ao Instituto de Geo-Ciências e ao Laboratório de Computação Científica os APs – Pontos de Acesso para montagem da rede sem fio da UFMG.
As unidades acadêmicas Escola de Engenharia, Faculdade de Ciências Econômicas, Faculdade de Letras, Reitoria, Escola de Veterinária, Conservatório e Faculdade de Medicina estão em processo de instalação dos equipamentos. Já a Imprensa, Cedecom, Cac e CAD 1 já estão com os equipamentos instalados. Até o final da próxima semana, deverão ser configurados os equipamentos para instalação na Escola de Direito e Instituto de Ciências Exatas, que serão seguidos por Colégio Técnico e Centro Pedagógico.
Os APs são equipamentos que fazem a ponte entre a Rede UFMG já existente, que funciona sobre cabos de fibra ótica e par metálico, e os notebooks, tablets e celulares com capacidade de acesso a redes wireless
Membros da comunidade universitária que têm interesse em obter acesso à rede sem fio devem aceitar o termo de uso dos recursos de TI da UFMG, disponível na página do minhaUFMG. Pessoas que não se recordam da conta ou senha podem obter instruções para sua reativação no serviço de suporte do LCC, ramal 4916, ou no serviço de atendimento aos usuários da rede administrativa do CECOM, ramal 4009. As instruções para aceite do termo de uso e configuração dos equipamentos estão disponíveis em http://www. rede.ufmg.br/semfio, página montada pela DRC a partir de http://www. eng.ufmg.br/sti/rsf, criada pela equipe de TI da Escola de Engenharia.

CECOM FICA SEM REDE ELÉTRICA E DE DADOS NO 7 DE SETEMBRO

No feriado de 07 de setembro, pela manhã, o 8o andar ficará sem rede elétrica e de dados.
Caso haja alguma atividade no referido dia que impeça essa manutenção, favor me comunicar para discutir nova data com o DEMAI.
No dia 07 de setembro, pela manhã, haverá desligamento programado no 8o andar da Reitoria. A manobra, realizada pelo DAMAI, é para efetuar a transferência do Rack atrás do elevador para liberar espaço para obra do novo elevador.
A religação está prevista para às 11h.

TREINAMENTO EM LINUX INICIA NOVO MÓDULO EM SETEMBRO

No período de 8 a 23 de setembro, será realizado o módulo LPI 202 do treinamento GNU/Linux LPI 1 e 2 iniciado em abril/2011, para capacitação dos Analistas de Tecnologia da Informação.
Este é o quarto e último módulo do curso que tem como base conteúdo similar dado por empresas do mercado. O treinamento está sendo realizado nas dependências do CECOM e ministrado por Emerson Henrique Kfuri Pereira, da Divisão de Atendimento e Consultoria.
Para o CECOM, o objetivo do curso é consolidar os conhecimentos Linux das equipes da DAC e DRC, bem como servir de piloto para montagem de um projeto de curso de capacitação para os novos Analilstas de TI recém contratados e gerentes de rede das Unidades Administrativas e Acadêmicas da UFMG.
Estão participando do treinamento os servidores: David Eustáquio da Silva, Gustavo Aurélio dos Santos Diniz, Paulo Couto Lessa (Divisão de Redes de Comunicação), Fábio Luiz de Morais, Márcio da Costa Viana e Wallison Fabiano de Araújo (Divisão de Atendimento e Consultoria), além da gerente de rede da Escola de Veterinária, Flaviana Régis de Oliveira.


Fábio, Paulo Lessa e Flaviana

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Consulte um guia de viagem mais fácil. Torne cada viagem uma aventura. A proposta do site é ajudar a decidir o seu destino, preparar tudo para uma grande experiência, adaptando aos seus hábitos e preferências. (Site em Inglês e Espanhol)

– Existem milhares de cães que foram abandonados ou nasceram na rua. Esta realidade pode gerar problemas de saúde pública e segurança no futuro, além de impacto no meio ambiente. Você pode ajudar esses animais desamparados a encontrar um lar. Adote um cão e abra as portas da sua casa e do seu coração. Saiba mais.

– Se você é especialista em assuntos caninos ou está apenas começando, no endereço você encontrará informações completas sobre os cuidados para manter seu cão sempre saudável.

– Qual é o jeito mais Rock’n’roll de demonstrar sua atitude contra as drogas? Sua criatividade pode valer ingressos para o Rock in Rio. Participe visitando o endereço.

– Conheça a APEMG – Asociación de Profesores de Español de Minas Gerais no endereço.

– Todas as suas dúvidas em relação aos medicamentos, cosméticos, exames bioquímicos e alimentos em um só lugar! Seu portal de saúde e bem estar na Internet! Leia mais.

– Ouça gratuitamente rádio pela Internet, criado por pessoas que conhecem e amam a música ou que, legalmente, compartilham seus próprios mix online. A lista de reprodução de streaming são de oito ou mais faixas. Ouça.


ESTUDANTES ASSISTIDOS PELA FUMP PODEM ADQUIRIR LIVROS COM DESCONTO

A Em parceria com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), a Editora UFMG ampliou até 30 de setembro o prazo para que os estudantes assistidos da Instituição possam adquirir livros com descontos na Promoção Volta às Aulas, realizada pela editora.
Com a ampliação do prazo, os estudantes terão tempo hábil de receber o recurso financeiro da Bolsa de Acesso a Material Acadêmico e aproveitar os descontos de 30% em livros de editoras universitárias e de, no mínimo, 5% em títulos das demais editoras.
No ato da compra, os alunos assistidos devem apresentar a carteira de acesso ao Preço Reduzido nos Restaurantes Universitários e o documento de identidade.
Mais informações pelo telefone (31) 3409 8405.
(Fonte: Assessoria de Comunicação Social (ACS) – Fundação Universitária Mendes Pimentel -Fump – 30/08/2011).


 


Há 20 anos…

Há 20 anos, O Sistemático não circulou devido à greve dos funcionários da UFMG. O jornal voltou a ser publicado no início do mês de setembro de 1991.



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Ana Carolina Borges de Andrade, amanhã, dia 1o de setembro; Edir Cabral de Lacerda Ferreira e Leandro Damasceno Pio, no dia 02; José Eugênio de Assis Gonçalves, no dia 04; Guilherme Viegas de Faria, no dia 05; e Renato Machado Righi e Alyne Carvalho Oliveira, no dia 08. Os parabéns para os ex-ceconianos: Elizângela Souza Prado e Roberto Simone Maciel Júnior, no dia 1o; Fabrício Duarte Nogueira, no dia 02; Vânia Márcia Paiva Pacheco, Leandro Souza Costa e Glaura da Conceição Franco, no dia 04; Laertes Junqueira, no dia 05; Paulo Vianna Affonso e Hélio Chachan, no dia 07; Henrique Pacca Loureiro Luna, no dia 08.

 

ATLETAS CECONIANOS PARTICIPAM DO CIRCUITO DAS ESTAÇÕES ADIDAS 2011

No último dia 21, aconteceu em Belo Horizonte o “Circuito das Estações Adidas 2011”, na Região da Pampulha. Este ano, a corrida contou com a participação de três atletas ceconianos que se saíram bem na disputa. Estiveram participando Diogo Freitas Duarte Magalhães, Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Raimundo Natalino Chaves.
O circuito é um evento para corredores de rua, tendo percursos de 5 e 10 quilômetros. É dividido em 4 etapas: outono (março), inverno (junho), primavera (agosto) e verão (novembro). Este ano, os circuitos de corrida homenagearam os maiores pintores impressionistas de todos os tempos: Claude Monet (outono), Edgard Degar (primavera), Auguste Renoir (inverno) e Vincent Van Gogh (verão), e aconteceu em vários capitais do país.
Os atletas ceconianos correram nas seguintes categorias e conseguiram as seguintes marcas:
Diogo: Modalidade de 10 Km, com o tempo de 00:59:06 e a classificação na categoria foi 184o
Max: Modalidade de 5 Km, com tempo final 00:28:29 e a classificação na categoria foi 53o
Raimundo: Modalidade de 10 Km, com o tempo de 00:44:01 e a classificação na categoria foi 13o.


Diogo


Raimundo


Max e sua filha Sofia


MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos da semana retratam o dia da saída de Adeise Lucas Pereira, recepcionista do CECOM no período de 1998 a 2001. A data é 18 de setembro/2001, quando a DAA se reuniu, promovendo um lanche de despedida com a presença de muitos funcionários.
As fotos são de autoria da Lelé.


Adeíse em sua mesa de trabalho na antiga recepção do 8o andar


Adeíse


Timé, Elizângela, Alda, Tina, Gilmar, Adeise, Carlos Alfeu, Bessa, Marílila, Márcia Lemos e Dôra


Leão e Renato, que também fotografou a despedida


Elizângela e Adeise