Sistemático: Edição 1529 – 15/09/2011


Notícias


INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DA REDE SEM FIO JÁ ATINGE 17% DA QUANTIDADE TOTAL PREVISTA

O processo de implantação da rede sem fio da UFMG continua: na manhã desta quinta-feira estavam ativos 145 Pontos de Acesso. Estes equipamentos fazem a ponte entre a Rede UFMG já existente, que funciona sobre cabos de fibra ótica e par metálico, e os notebooks, tablets e celulares com capacidade de acesso a redes wireless. A quantidade de APs ativos chegou a 17% do total previsto.
Apesar de ainda não haver divulgação pública do recurso e de como configurar equipamentos para sua utilização, a cada dia aumenta o número de usuários simultâneos, superior a 170 durante o período diurno.
As equipes de administração de redes nas escolas estão participando do processo de divulgação e fazendo testes com novos tipos de equipamentos clientes. Em http://www.rede. ufmg.br/semfio, página baseada inicialmente na que foi montada pela equipe de TI da Escola de Engenharia (http://www. eng.ufmg.br/sti/rsf), existem instruções para configuração de sistemas Windows, Linux (Ubuntu), Iphone/Ipad e celulares e tablets com sistema Android. A partir de um trabalho da equipe de TI da Faculdade de Ciências Econômicas, em breve serão incluídas as instruções para configuração de celulares com sistema Symbian, utilizado em modelos da Nokia e em alguns equipamentos da Sony-Ericsson.
Imprensa, Cedecom, Cac, CAD 1, Escola de Engenharia, Faculdade de Ciências Econômicas, Faculdade de Letras, Reitoria, Escola de Veterinária, Conservatório, Faculdade de Medicina e LCC estão com o processo de instalação dos equipamentos concluído ou perto de ser concluído. Biblioteca Universitária, Escola de Direito, Escola de Ciência da Informação, Instituto de Geo-Ciências e Instituto de Ciências Exatas já receberam os equipamentos e estão em estágios diferentes do processo, que exige um trabalho de pesquisa para definição dos pontos ótimos de instalação e, em alguns casos, passagem de cabeamento adicional.
A Divisão de Redes de Comunicação do CECOM está providenciando a configuração de Pontos de Acesso que serão enviados para Colégio Técnico, Centro Pedagógico, Escola de Enfermagem e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. A entrega dos APs para as escolas segue a ordem dos pedidos feitos pelos administradores de rede, que devem fornecer os endereços IP que serão utilizados na configuração dos equipamentos.
A equipe da DRC responsável pelo projeto é composta por Fernando Frota Machado de Morais, Paulo Couto Lessa, David Eustáquio da Silva, Gustavo Aurélio dos Santos Diniz e os estagiários Alyne Carvalho Oliveira, Gabriel Pires e Albuquerque de Mello, Geovane Ferreira Piccinin e Nathália Soragge de Lima Leão.

CURSOS LIVRES DO UFMG CONHECIMENTO E CULTURA RECEBEM INSCRIÇÕES

Este ano, o UFMG Conhecimento e Cultura, que acontece entre os dias 17 e 21 de outubro, contará, como novidade em sua programação, com a realização de Cursos Livres, com o objetivo de promover a atualização dos participantes em temas complexos da contemporaneidade. Dois deles já estão com datas e horários confirmados.
A programação é a seguinte:
Curso Livre – O direito e o corpo dos juízes: a crônica dos silêncios e dos sentidos. Convidada: Profª. Mônica Sette Lopes
Público Alvo: Comunidade em Geral
Ementa: Como os sentidos dos juízes afetam os fazeres do direito e da justiça? Como os sentidos dos juízes comunicam a dinâmica do direito (o processo de produção de uma regra juridica que decidirá uma situaçao concreta)? Para tentar responder essas perguntas, deve-se enfrentar não apenas os processos da comunicação do direito (as circunstâncias que possibilitam ou obstruem a sua efeitividade, os meios usados e seus efeitos, a intercorrência de novos meios no seio do campo argumentativo tradicional do direito), como também a crônica de uma cotidiano que não tem lugar para se expressar, porque não interessa normalmente a teoria do direito. O objetivo do curso é abrir caminhos para a expansão problemática desta interface da comunicação do direito com a realidade que faz dele o que ele é.
Data: 17, 18 e 19/10
Horário: 09h às 12h
Local: Auditório 04 da FACE
Vagas: 120
Inscrição: Gratuita
Curso Livre – Três variações de um tema perverso: A matemática. Convidado: Prof. Márcio Soares
Pré-Requisito: Ensino Médio
Ementa: serão três exposições, cada uma abordando um dos temas:
1ª: Classificação de Superfícies
2ª: O Pêndulo de Foucault
3ª: Geometrias não euclidianas
Data: 17, 18 e 19/10
Horário: 14:00 às17:00h
Local: Auditório 04 da FACE
Número de vagas: 120
Inscrição: Gratuita
As inscrições para os cursos livres devem ser feitas pelo site: www2.ufmg.br/ufmgconhecimentoecultura/UFMG/Inscricoes. Antes de se inscrever, será necessário fazer cadastro.
Mais informações sobre o UFMG Conhecimento e Cultura podem ser acessadas no site: www2.ufmg.br/ufmgconhecimentoe cultura.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – Pró-reitoria de Extensão)

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Na ausência de Adyrus, o caçador de sites, Ana Carolina, da Divisão de Apoio Administrativo assumiu o posto, enviando as seguintes dicas:

– Neste endereço você encontra as dicas de viagens mais confiáveis do mundo. “Baixe o guia de turismo gratuito com dicas dos nossos sinceros viajantes sobre onde ficar, onde comer e o que fazer no destino escolhido. Visite nossos fóruns de viagens e obtenha respostas para todas as suas perguntas antes de viajar.”
 
– Se você gosta de usar as redes so-ciais para compartilhar mensagens e campanhas, este site traz uma variedade de causas engraçadas a serem defendidas.  Você não vai mudar o mundo, mas vai trazer várias risadas!
 
– Além de mostrar os filmes que estão agitando o mundo cinematográfico e que vão estrear mundialmente e em circuito nacional, neste site você pode saber quais filmes estarão em sua cidade e em seu cinema favorito!
 
– Nos dias de hoje, somos bombardeados por informações e lançamentos de produtos. Muito são geniais e mudam nossas vidas, outros acabam não servindo para nada. Neste endereço você decide o que realmente é inevitável para você nas ideias, produtos e novidades em tecnologia.
 
– A Sow Mission (Missão Semear) é uma organização sem fins lucrativos, composta por voluntários e mantida por igrejas e pessoas em vários paises do mundo. Entre no site para conhecer os projetos da ONG, para participar e contribuir!
 
– Uma maneira de sugerir músicas que seguem os seus sentimentos: a  Stereomood é uma rádio online em que a programação se adapta ao seu humor e às suas atividades.  Entre no endereço, conte como está o seu humor e confira! (Site em inglês)


COMO ESCOLHER UM NOTEBOOK

O iG.com.br publicou, no dia 23/08/2011, o artigo Como escolher um notebook – Conheça os critérios mais importantes na hora da compra, de autoria de André Cardozo, iG São Paulo (http://tecnologia.ig.com.br/especial/como+ escolher+um+notebook/n1597158606880.html). O artigo, transcrito abaixo, foi uma colaboração de Ronaldo Araújo Costa, da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS).

Desde meados de 2010, as vendas de notebook têm superado às de PCs de mesa (desktops) no Brasil. Cada vez mais, os brasileiros levam em conta a portabilidade e a praticidade dos notebooks e escolhem esse tipo de equipamento como seu computador principal de uso doméstico.
Escolher um aparelho adequado pode ser uma tarefa complicada, pois há vários critérios a serem pesados na hora da compra. A seguir, o iG mostra quais os itens mais importantes para escolher o notebook ideal para você.
Itens obrigatórios – Atualmente, mesmo notebooks básicos vêm com webcam, conexão Wi-Fi e gravador de DVD. Portanto, não se deixe enganhar por anúncios que apontam esses itens como diferenciais.
Sistema operacional – Quase todos os notebooks vendidos no mercado brasileiro vêm com o Windows 7. Essa é a opção mais adequada para a maioria dos usuários, já que o Windows é o padrão na área de computadores pessoais. Notebooks mais simples costumam vir com a versão Home Basic do Windows 7. Já a Professional é encontrada em laptops sofisticados. O site da Microsoft tem uma tabela comparativa das versões do Windows 7.
Além do Windows, há os notebooks da Apple com o sistema Mac OS X e alguns notebooks com o sistema Linux. Os computadores da Apple são mais usados por profissionais de design, publicidade e das áreas de áudio e vídeo. Já computadores com Linux podem ser interessantes para quem estuda ou trabalha na área de programação de computadores.
Processador – Ainda há no mercado notebooks com chips Core 2 Duo, Celeron e Pentium Dual Core, mas esses modelos são antigos e devem ser evitados. Por preço equivalente, na faixa entre R$ 1.000 e R$ 2.000, é possível encontrar vários modelos com processadores Core i3, o modelo mais simples da linha de chips mais recente da Intel.
Também é possível encontrar chips Core i5 e Core i7 (os mais poderosos da Intel) em notebooks na faixa de R$ 2.000. Mas eles normalmente rendem mais quando acompanhados de uma configuração mais robusta, em notebooks mais caros.
Memória RAM – O valor de 2 GB é o mínimo atualmente. Esse valor é suficiente para que o usuário navegue na web e trabalhe em arquivos simples de programas como Word, Excel e PowerPoint.
Para quem tem mais um pouco de dinheiro para gastar, optar por um modelo com 4 GB vale a pena. Com esse valor, o Windows roda com mais folga mesmo quando vários aplicativos estão abertos. Já notebooks equipados com 6 GB ou mais valem a pena somente para quem quer rodar jogos ou trabalhar com aplicativos muito pesados, como os de modelagem 3D e edição de vídeo.
Disco rígido – O espaço em HD não costuma ser um diferencial significativo para a maioria dos usuários. Notebooks básicos costumam vir com pelo menos 300 GB de espaço. Para se ter uma ideia, 10 GB são suficientes para guardar cerca de duas mil músicas ou 15 filmes com qualidade de DVD em formato DivX, o mais usado na internet.
Evidentemente, um HD maior significa mais espaço para guardar arquivos. Mas os gigabytes a mais não fazem diferença na prática para quem apenas usa o computador para navegar na web, ouvir música e ver filmes. Um espaço maior em HD faz diferença apenas para quem baixa muitos filmes da internet ou instala muitos jogos no computador. Vale lembrar ainda que, se necessário, sempre dá para aumentar o espaço do notebook comprando um HD externo.
Conexões – Notebooks básicos com telas de 14 ou 15 polegadas costumam vir com três portas USB 2.0. Na hora da compra, é importante considerar que as portas USB são usadas para conectar uma grande variedade de periféricos (multifuncionais, pen drives, HDs externos, celulares, iPods, mouses com fio ou com adaptador wireless). Por isso, verifique a posição das portas para se certificar que seus periféricos poderão ser encaixados com conforto.
Já existem no mercado alguns poucos notebooks com conexão USB 3.0, cerca de dez vezes mais veloz do que a 2.0. Essa conexão, porém, só é interessante para quem transfere arquivos muito pesados e também depende da compatibiliade do periférico. Atualmente ainda são poucos os HDs externos com esse padrão.
Uma porta interessante é a HDMI. Por meio de um cabo compatível, notebooks com essa porta podem enviar áudio e vídeo com alta qualidade diretamente para uma TV moderna (de LCD, LED ou plasma). Esse é um recurso interessante para quem baixa vídeos no computador e deseja assisti-los em uma tela maior. Boa parte dos notebooks vem também com uma entrada para cartões de foto, principalmente no padrão SD.
Tamanho e tipo de tela – De modo geral, notebooks com telas de 14 ou 15 polegadas costumam oferecer a melhor relação entre custo e benefício. Este tamanho de tela é adequado para uso doméstico, como substituto do desktop, e também permite que o notebook seja transportado com alguma facilidade.
Notebooks com telas de 16 polegadas podem ser interessantes pra gamers. Mas o preço muito alto deixa esses equipamento em desvantagem em relação a PCs de mesa com configuração parecida.
Quem necessita de um notebook ultraportátil deve optar por um netbook. A maior parte desses notebooks têm telas na casa de 10 polegadas, o que facilita o transporte.
Quanto ao tipo de tela, alguns notebooks já vêm com telas LED. Esse tipo de tela é mais fina do que as de LCD convencional e consome menos energia. Mas não há diferenças significativas na qualidade da imagem.
Placa gráfica – A maioria dos notebooks vem com uma placa de vídeo da linha Intel HD Graphics. Ela é suficiente para rodar bem aplicações básicas. Mas quem pretende usar o notebook para jogos ou aplicações de vídeo pesadas deve optar por um modelo com placas de vídeo NVidia GeForce ou AMD Radeon. A quantidade de memória dessas placas dedicadas para processamento de vídeo normalmente é de 512 MB ou 1 GB.
Redes sem fio – Como já mencionado, o Wi-Fi é obrigatório em qualquer notebook. Alguns modelos vêm também com conexão Bluetooth. Ela é usada principalmente para trocar dados com celulares e usar mouses sem fio também compatíveis com esse padrão.
Diferenciais interessantes – Quem se preocupa muito com segurança pode optar por um notebook com leitor de impressão digital. Assim, só usuários com impressão digital cadastrada no sistema poderão acessar os recursos do computador.
Para quem curte jogos, já há no mercado notebooks com recurso 3D. Como nas TVs, os notebooks com 3D exigem óculos especiais. A única exceção até o momento é o Toshiba Qosmio. Lançado recentemente nos Estados Unidos, ele não necessita de óculos para mostrar conteúdo 3D.
Alguns notebooks vêm ainda com drive leitor Blu-ray, o que permite assistir a filmes em discos nesse formato no computador.


CENEX DA EEFFTO DIVULGA BOLSAS PARA ATIVIDADES FÍSICAS

O CENEX da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, cumprindo a Resolução nº 07/2004 de 02 de setembro de 2004, do Conselho Universitário, repassou o número de bolsas para serem distribuídas entre os servidores técnico-administrativos em educação e docentes:
1. Water Bike – 2 bolsas – no dia e horário que tiver vaga
2. Musculação – 4 bolsas –
3. Natação – 2 bolsas – exceto na turma de 12h.
4. Hidroginástica – 2 bolsas – exceto na turma de 12h.
Cada servidor, para candidatar, deverá preencher , o requerimento de uma solicitação de bolsa e entregar na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (Sala 2), juntamente com a carta da chefia imediata e o xerox do contracheque (frente e verso) .
As bolsas são anuais.
Se o número de inscritos for maior que o número de bolsas será realizado sorteio no dia 21 de setembro, às 16h30, na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).
Os candidatos só poderão candidatar a uma atividade física e não poderão estar vinculados a outra atividade física patrocinada pela universidade.
As inscrições somente serão aceitas no período de 12 a 16 e 19 e 20 de setembro de 2011, de 9h às 17h.
Caso o candidato seja contemplado faz-se necessária a apresentação de atestado médico recente, liberando-o para a atividade física na qual foi inscrito.


MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DA UFMG PROMOVE CAMINHADA NAS NOITES DE LUA CHEIA

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG recebe a população, na sexta-feira e sábado, 16 e 17 de setembro, dias em que a noite será de Lua Cheia, para uma caminhada noturna. A inscrição deve ser feita pelo email luacheia@mhnjb.ufmg. br, no valor de R$25. Os interessados devem chegar ao Museu (rua Gustavo da Silveira, 1035, Santa Inês), nos dias previstos, às 19h30.
Conduzido por educadores do Museu, o visitante terá contato com temas relativos ao ambiente florestal, destacando as principais espécies de árvores, influência microclimática, espécies de animais que habitam o espaço, entre outros. Além disso, o público participará de uma atividade cultural diferenciada com o contador de histórias Roberto Freitas.
Situado em uma área de 600 mil m², o Museu é um importante espaço de preservação da biodiversidade em Belo Horizonte e oferece trilhas temáticas de aproximadamente três quilômetros que serão percorridas num tempo médio de três horas, por grupo de cem pessoas distribuídas em três subgrupos.
A Cantina do Museu funcionará neste horário, tendo em seu cardápio opções de caldos quentes, canjica e bebidas.
Outras informações pelo email (luacheia@mhnjb.ufmg.br) ou pelo telefone 3461-4204. (Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 14/09/2011)



Há 20 anos…

O Sistemático no 22, de 12/09/1991, publicou notícias sobre ligação do CEU ao Sistema A10, treinamento interno, treinamento AAP, micro itinerante, Concurso Supletivo Profissionalizante, processamento do Vestibular da Polícia Militar, Sextão de Informática, recordes da rede, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CURSO DE INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA
No período de 16 a 27 de setembro, Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, Diretora da Divisão de Usuários, estará dando um curso de Introdução à Microinformática, para pessoal administrativo do Hospital das Clínicas. Serão duas turmas de 12 alunos, com aula na instalação do Núcleo de Computação do HC, utilizando microcomputadores PC XT.
Além de conceitos básicos de microinformática, será apresentado o processador de texto Facil, que está sendo adotado como padrão pelo Hospital das Clínicas.


 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Haroldo Cançado Rolfs, no dia 17; Luiz Henrique Loureiro dos Santos (ECI), Carla Oliveira Bechelane e Ricardo Yokoyama, no dia 18; Ênio Fernando Vilela e André Luís Cioffi, no dia 19; Gustavo Campos Ferreira Guimarães, Edésio Costa e Silva e Maria do Carmo Viegas, no dia 20; Heloísa Helena Pimenta e Marlene de Almeida Marques, no dia 21; e Gabriel Vítor de Souza Furtado, no dia 22.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático de 01/12/1994 publicou o seguinte: “Hoje, o CECOM amanheceu enfeitado. Os enfeites das portas foram colocados no 8o andar e subsolo e montadas as árvores de Natal. Além dos habituais enfeites, este ano os ceconianos ganharam um presente: a casa do Papai Noel, confeccionada na Redação do Sistemático. Como todos acompanharam a confecção da casa, vai a explicação. A casa tem 5 cômodos: sala. cozinha, quarto, closet e sótão. Na sala, está o Papai Noel dormindo, pois são só 22h10 e ele precisa descansar. Na cozinha, a Mamãe Noel prepara a ceia de Natal. No sótão, um duende, ajudante do Papai Noel, dá continuidade à descida dos inúmeros presentes que lá estão armazenados (para todos do CECOM), passando-os para o quarto, onde outro duende recolhe os mesmos. Vai começar a Noite de Natal!” As fotos são de autoria da Lelé e Renato Righi.