Sistemático: Edição 1530 – 22/09/2011


Notícias


DIRETORES DE TI FARÃO CURSOS DE GOVERNANÇA

Nos últimos anos, por ações promovidas pelo Ministério do Planejamento e orientações dadas pelo Tribunal de Contas, os órgãos públicos estão sendo estimulados a avançar em políticas, normas e ações que promovam a Governança em Tecnologia da Informação.
O objetivo da Governança em TI é assegurar que as ações de TI estejam alinhadas com o negócio das organizações e que seu desempenho possa ser avaliado, seus recursos possam ser bem investidos e seus riscos operacionais possam ser mitigados.
Para que estejam capacitados a viabilizar o planejamento, a concepção, a estruturação e a implantação de políticas, normas, técnicas e ações que promovam e viabilizem melhorias na gestão das TICs na universidade, com base em boas práticas de governança, os diretores da DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação, do CECOM – Centro de Computação e do LCC – Laboratório de Computação Científica, começarão a participar de programa de treinamento estruturado pela RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
O primeiro módulo deste treinamento será ministrado em Porto Alegre, nas instalações da UFRGS e é denominado "Fundamentos de Governança de TI". Ele acontecerá nos próximos dias 26 e 27 de setembro e dele estarão participando Prof. Luciano de Errico, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho.
Outros módulos estão previstos e serão realizados ao longo dos próximos meses, em outras sedes. Eles cobrirão assuntos relacionados a:
– Planejamento e Gestão Estratégica.
– Governança.
– Gerenciamento de Serviços.
– Itil.
– Gerenciamento de Projetos.
– Gestão de Segurança da Informação.
– Gestão de Riscos.



Prof. Luciano


Carlos Alfeu


Prof. Márcio Bunte

 

 

 

NÚMERO DE USUÁRIOS DA REDE SEM FIO SUPERA EXPECTATIVA

A rede sem fio da UFMG, que ainda está em estágio inicial de implantação e nem foi oficialmente inaugurada, com apenas 163 Pontos de Acesso ativos e nenhuma campanha de divulgação, já apresenta alguns números que superam a expectativa inicial do CECOM:
– o número médio de usuários simultâneos já passa de 200, sendo que às 11h desta quinta-feira, dia 22, 235 equipamentos estavam conectados e às 14h45, 221;
– em 24 horas, 1.673 equipamentos utilizaram a rede;
– na quarta-feira, dia 21, 1.147 usuários diferentes utilizaram os recursos da rede e hoje, até as 14h45, 834 usuários já haviam se autenticado;
– os usuários que utilizaram a rede, desde a manhã de quarta-feira, até às 14h45 desta quinta, somam 1.465 pessoas.
A diferença entre o número de usuários e de equipamentos se explica por que alguns deles se conectam com mais de um dispositivo, como celular e notebook.

CECOM ENCERRA ENCONTRO COM NOVOS AGENTES DE INFORMÁTICA E ESTAGIÁRIOS DA REDE ADMINISTRATIVA DA UFMG

O CECOM encerrou, no último dia 19, o programa de capacitação dos novos estagiários ou agentes de informática da Rede Administrativa. Foram 5 encontros para apresentação da estrutura administrativa da UFMG e das rotinas utilizadas na manutenção dos softwares de suas estações de trabalho.
Os encontros foram realizados nos dias 6, 08, 13, 16 e 19 de setembro, na sala de aulas 2 do CECOM. localizada no subsolo do prédio da Reitoria.
A coordenação dos encontros foi de responsabilidade de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), com a participação de: Adalthon de Paula Souza (CECOM), Cleiton Márcio Assis Santos (Prograd), Eugênio Godinho Ferreira (Imprensa), João Alves de Carvalho (BU), Luís Henrique Mesquita Silveira Cunha (IEAT), Marco Aurélio Zeferino (DAP), Pollyana Faria Moraes (Prograd), Sérgio Giudicelli (Prograd), Thiago Brandão Vilar (CECOM) e Vander Camargos Pinto Costa (ProRH).


Os participantes do programa de capacitação

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Na ausência de Adyrus, o caçador de sites, Ana Carolina, da DAA, enviou as seguintes dicas:

– Blip FM é uma rede social de músicas. Neste site, você cria o seu perfil de DJ, posta as músicas com uma breve descrição, e compartilha com seus amigos em sua página principal. Confira.

 – Todo mês você tem aquela sensação que o seu dinheiro acabou e você não sabe com o que gastou? Você tem o controle financeiro da sua familia em dia? Conheça o Manubia. No site, você poderá, de maneira fácil e rápida, controlar seus gastos, e aí sim, entender suas finanças pessoais.

– Assista ao vivo aos jogos do Brasileirão 2011 e fique ligado em todas as novidades de campeonatos de futebol do mundo em imagens de alta resolução. Entre no site.

– O portal da Globo, vai transmitir o Rock in Rio ao vivo, durante os sete dias do Festival, para todo o Brasil. Os shows terão início às 14h30 no Palco Sunset e às 19h no Palco Mundo. Confira a programação no site do evento.

– Com tantas obras pela cidade, os engarrafamentos estão se tornam inevitáveis. Antes de sair de casa, consulte as câmeras da BH Trans para escolher o melhor trajeto. Clique.


UFMG ANUINCIA IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIA E BICICLETÁRIOS

A UFMG anunciou hoje, 22 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial sem Carro, a implantação de bicicletários e ciclovia no campus Pampulha, “além de, mais no futuro, investir em sistema de transporte elétrico”, de acordo com o pró-reitor de Administração, Márcio Baptista. As novidades foram divulgadas na chegada das quatro pessoas que foram convidadas a partir da Praça da Estação e se dirigir ao Campus Pampulha, cada uma realizando o trajeto de uma maneira diferente – bicicleta, carro, ônibus e a pé. A atividade integrou a programação da UFMG para o Dia Mundial sem Carro.
As quatro pessoas saíram da Praça da Estação pouco depois das 8 horas. Ex-aluno da Escola de Belas-Artes, José Álvaro Teixeira fez o percurso a pé e chegou ao ponto final do percurso em 1h17. Ele é defensor do deslocamento a pé e de bicicleta, porém frisou que o fato de as ruas serem pensadas só para os automóveis e a má educação dos condutores dificultam a utilização desses meios. “Uma das maiores dificuldades é o mau costume dos motoristas de não darem seta. Mas com calma e atravessando na faixa de pedestres, tudo dá certo”, salienta. Ele também aponta que falta mais segurança, melhoria e limpeza das calçadas. “Essas medidas são necessárias porque é preciso ter prazer na caminhada. Com lixo e buracos fica chato”, frisa.
Maria Aparecida Costa de Oliveira, aluna do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas da UFMG, gastou 35 minutos vindo de bicicleta. Em sua fala, Maria deixou claro que sua vontade seria realmente vir todos os dias para a UFMG utilizando esse meio de transporte. “Já vim muito de bicicleta para o campus, mas o trânsito ficou pesado e tenho preferido evitar. Mas, quando estou no transporte coletivo fico triste porque penso que se estivesse de bicicleta eu já teria chegado”, expõe. Além disso, ela acredita que enquanto pedala está melhorando seu condicionamento físico e evitando doenças psicológicas e físicas que, para ela, são provocadas pelo trânsito caótico. No percurso realizado para a ação do Dia Mundial sem Carro, ela diz que o único problema é ter que passar pela passarela do metrô, com “bicicleta no lombo”. “Usei a passarela porque não quis atravessar o viaduto da Lagoinha por ser perigoso”, afirma.
O primeiro a chegar ao campus, em frente à reitoria da universidade, local em que foi feita praça de convivência para receber a comunidade acadêmica, foi o professor do departamento de Comunicação Social Delfim Afonso Jr. O professor, que utilizou o ônibus, chegou ao campus em 13 minutos. Segundo ele, o trânsito hoje e, nos outros dias também, do Centro à universidade, é tranquilo. “Estou na direção contrária ao intenso fluxo de trânsito, que é aquele que parte de Venda Nova e Pampulha em direção à região central”. Para ele, o ônibus é o melhor transporte porque ele não demanda a atenção do passageiro às condições do trânsito, como é o caso dos motoristas de carro. “É ruim já começar o dia enfrentando trânsito pesado, cheio de manobras e tensões. Você já começa o dia em um nível de adrenalina que não valeria a pena”, destaca. Embora satisfeito com o transporte coletivo, Delfim levanta o problema das linhas de ônibus que operam com excesso de lotação e que, muitas vezes, não param nos pontos por conta disso, gerando o atraso daqueles que dependem de seus serviços. “Eu tenho a vantagem de poder escolher linhas alternativas, mas nem todos podem”, aponta.
Com deslocamento feito em 28 minutos, Marcos Vinícius dos Santos, jornalista da Faculdade de Medicina da UFMG, veio de carona para chegar ao campus. Ele não registrou problemas de trânsito até a universidade. “Acho o carro mais confortável, mas existe o problema de encontrar lugar para estacionar”, diz. Quando questionado se ele prefere um meio de transporte em detrimento dos demais, ele responde que depende do trajeto a ser feito. “Quando o caminho é mais curto eu costumo ir a pé. Nos mais longos, caminhar é complicado porque você precisa chegar apresentável, então lanço mão dos demais. Geralmente, uso o táxi”, explica.
Pesquisa – A UFMG promove até hoje, 22 de setembro, em seu site, o questionário Dia Mundial Sem Carro, para saber qual o transporte mais utilizado pelos estudantes e servidores e qual a alternativa que eles vislumbram para a melhoria do acesso ao campus Pampulha. Até a noite do dia 21, participaram da enquete 6.369 alunos e os resultados obtidos foram:
48.74% utilizam veículo próprio
35.85% usam o transporte público
7.33% vêm de carona
6.64% se dirigem à universidade a pé
1,44% usam a bicicleta
Das soluções apontadas para resolver o problema, 56.43% defendem a criação de estações de metrô mais próximas das unidades da UFMG, outros 16.82% acreditam que a saída é o aumento do número de linhas do transporte coletivo, 15.25% defendem a diminuição dos intervalos entre os ônibus e 6.41% pedem a construção de ciclovias.
De acordo com o pró-reitor Marcio Baptista, a comunidade universitária “tem sofrido muito com o trânsito crescente dentro do campus. São cerca de 35 mil veículos que passam pela universidade todos os dias e uma média de 60 mil pessoas”. Para tentar melhorar a situação, o pró-reitor diz que têm sido pensadas maneiras de incrementar o serviço dos ônibus internos, além de gestões junto à BHTrans no sentido de melhorar o acesso ao campus; a elaboração de projeto de ciclovias e bicicletários e o investimento em sistema de transporte elétrico no futuro.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 22/09/2011)


FUNDAÇÃO DA UFMG RECEBE DOAÇÕES PARA CAMPANHA DO LIVRO CIRCULANTE

A Campanha Livro Circulante, lançada no primeiro semestre pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) da UFMG com o objetivo de estimular o hábito da leitura no ambiente acadêmico, inicia uma nova etapa de arrecadação. Quem quiser aderir à campanha pode doar os livros na sede da Fump (avenida Antônio Abrahão Caram, 610, sala 601), na unidade da fundação no campus Pampulha (ao lado do Restaurante Universitário Setorial II) ou na coordenadoria localizada no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros. Os exemplares serão catalogados e disponibilizados nos campi da UFMG.
O projeto já disponibilizou, nos campi da UFMG, centenas de títulos literários que são compartilhados por estudantes e servidores da universidade. A pessoa que encontra um livro identificado com a marca da campanha se torna proprietária dele por alguns dias e, depois de lê-lo, deve fazê-lo circular no meio acadêmico para que outros tenham acesso à obra.
Outras informações pelo telefone (31) 3409-8481 ou no site http://ww2. fump.ufmg.br/conteudo.aspx?pagina =169 .
(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 21/09/2011)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 23, de 20/09/1991, publicou notícias sobre o treinamento sobre o Sistema AAP – Administração/Apoio/Processo, prazo de retenção de correspondências no Correio Eletrônico Hermes, Concurso Público da UFMG, ampliação da central de atendimento da MSA Infor, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

TREINAMENTO INTERNO
Está marcado para hoje, dia 23, o treinamento que a Divisão de Sistemas Acadêmicos vai realizar para seus analista e programadores. Essa primeira troca de conhecimentos vai abordar o Sistema de Matrícula, desenvolvido na DSA.
O treinamento está marcado para o horário de 9h, na Sala de Aulas, no subsolo.
Os demais sistemas desenvolvidos pela DSA serão repassados em outras apresentações a serem marcadas.


 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes da semana: Mateus Andrade Rezende, amanhã, dia 23; e Gino Ottoni Durante, no dia 29; e para os ex-ceconianos: Gabriel Vítor de Souza Furtado, no dia 22; Janer Olinto de Andrade, no dia 26; Antônio Carlos Souza Lima Júnior, no dia 27; e Aléxia Maria Müller de Gouveia, no dia 29.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram tiradas em novembro de 1995, logo após uma reforma sofrida no 8o andar. Antes da reforma, no espaço mostrado abaixo, existiam uma mini copa e a sala do Hardware. Após a reforma, a copa ocupou todo o espaço tornando-se um local de intensa convivência dos ceconianos. As fotos são de autoria da Lelé.


Dôra preparando um suco


Detalhes da copa


Muitos ceconianos sentaram nestes banquinhos para conversar!


Um espaço que foi muito bem utilizado por todos do CECOM