Sistemático: Edição 1531 – 29/09/2011


Notícias


REDE SEM FIO DA UFMG ATINGE MAIS DE 1.300 USUÁRIOS POR DIA

O processo de implantação da rede sem fio da UFMG continua. Às 17h desta quinta-feira estavam ativos 170 Pontos de Acesso e 241 equipamentos clientes. Os pontos de acesso fazem a ponte entre a Rede UFMG já existente, que funciona sobre cabos de fibra ótica e par metálico, e os notebooks, tablets e celulares com capacidade de acesso a redes wireless. A quantidade de APs ativos está próximo a 20% do total previsto.
Apesar de ainda não haver divulgação pública do recurso e de como configurar equipamentos para sua utilização, o número de usuários diários tem aumentado em aproximadamente 200 a cada semana. Entre 22 de agosto e 2 de setembro, a média foi de 467 usuários diários, com o máximo de 568 na quinta-feira. Na semana seguinte, atípica por causa do feriado da Independência, os valores foram respectivamente 683 e 790, valor máximo também obtido na quinta-feira. Entre 12 e 16 de setembro, a média de usuários diários foi de 871 e o máximo 954, novamente na quinta-feira. Fugindo ao padrão, a semana entre 19 e 23 de setembro atingiu a média de 1065 usuários diferentes por dia, com o máximo na quarta-feira, 1184. Nesta semana, até as 17h desta quinta, a média diária foi de 1192 usuários, com o máximo de 1396 usuários na terça-feira.
O número de equipamentos que usam a rede sem fio é ainda maior, já que alguns usuários conectam mais de um equipamento, como celular ou tablet e notebook. Na terça-feira, 27, dia do record desta semana, 1396 usuários e 1503 equipamentos diferentes fizeram acesso à rede sem fio.

FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE CONFERÊNCIA EM PORTO ALEGRE

Os funcionários Emerson Henrique Kfuri Pereira e Wallison Fabiano de Araújo, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), estarão, no período de 4 a 7 de outubro, participando da Conferência Global AppSec Latin America 2011. Este ano, a conferência será realizada na cidade de Porto Alegre, RS.
A conferência será uma reunião de líderes latino-americanos na área de Segurança da Informação, e irá apresentar temas e ideias de vanguarda sobre o assunto. Serão ralizados cursos nos dias 4 e 5 de outubro, e as sessões plenárias estão marcadas para os dias 6 e 7 de outubro.
Os cursos escolhidos por Emerson Kfuri e Wallison Araújo são: ModSecurity Training e OWASP Top 10 + Java EE.


Emerson e Wallison

DIOGO MAGALHÃES PARTICIPA DE CONGRESSO EM BELO HORIZONTE

O Analista de Tecnologia da Informação, Diogo Freitas Duarte Magalhães, da DAS (Divisão de Aplicativos e Sistemas), participou do 6o Congresso de Gerencia-mento de Projetos. O congresso foi promovido pelo PMI – Project Management Institute, nos dias 19 e 20 de setembro, no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte.
O evento teve a proposta de apresentar e analisar a gestão de projetos com diretrizes de sustentabilidade que serão exploradas e debatidas em mais um evento promovido pelo PMI-MG. Os dois dias do evento tiveram uma série de atividades práticas e palestrantes de alto nível visando também a troca de experiência e a ampliação de network.
Diogo Magalhães ressaltou as palestras: Mais Tempo – Como conseguir mais equilíbrio e produtividade, por Christian Barbosa, da TRIAD PS; Como melhorar a maturidade do gerenciamento de projetos, programas e portfólio em sua empresa?, por Carlos Magno Xavier, da Beware Consultoria; Gerente também é gente, por André Barcaui, da B&B Brothers; e Lições aprendidas em projetos de alto risco: mitigando ameaças e ampliando as oportunidades de sucesso, por Amyr Klink.


Diogo Magalhães

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus retornou, mas Ana Carolina quer também enviar dicas de sites. Quem vai lucrar, somos nós! As dicas do Adyr são:

– Um presente da banda Pink Floyd para os seus fãs. Assista gratuitamente, no youtube.com, vários shows da banda. Eles estão relançando todos os álbuns remasterizados, incluindo músicas inéditas dos arquivos. Vá até o endereço.

– O Observatório da Corrupção será um instrumento para que a sociedade exerça seu insistente interesse no rápido julgamento de casos de corrupção, acompanhando os andamentos e pleiteando os julgamentos em todas as instâncias. A Ordem dos Advogados está de olho no Brasil. Saiba mais.

– O Liane TTS, um sintetizador de voz para leitura de tela, está disponível para download no portal do Serpro e já está sendo usado em centenas de telecentros em todo o país. Desenvolvido em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ, cujas pesquisas orientaram o Serpro na execução do projeto, o Liane TTS transforma texto em áudio, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão tenham acesso ao conteúdo exibido na tela. Leia mais. Para download Linux ou Windows, clique.

– Fotos da Segunda Guerra Mundial. As Ilhas do Pacífico. Cuidado! Tem imagens chocantes. Veja.

– O FGV Online, membro do OCWC, oferece cursos gratuitos abertos a todos, sem pré-requisitos, e em diferentes áreas de conhecimento. Saiba mais.

– Se você tem interesse em montar um robô, o site vai dar todas as dicas para você ter o seu próprio robô. (Site em Inglês)

– Stellarium é um software livre para instalar no seu computador. Ela mostra um céu em 3D, assim como o que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio. Ele está sendo usado em projetos planetários. Basta definir suas coordenadas e ir. Disponível em Linux, Windows e Mac. Veja mais(Site em Inglês)

– Dica da Ana Carolina, da DAA:
Newspaper Map é um serviço web que mostra, por meio do Google Maps, as primeiras páginas de 10 mil jornais de todo o mundo. Ao clicar, aparecerá uma aba com a edição atual do jornal, diário ou semanário, e as línguas disponíveis para a tradução.Os leitores também podem sugerir e submeter novos jornais ao projeto. Acesse.


A WEB PARALELA DO FACEBOOK

O Globo Tecnologia publicou, no dia 26/09/2001, o artigo intitulado A Web paralela do Facebook, de Pedro Doria (pedro.doria@oglobo.com.br), transcrita abaixo. A colaboração é de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM.

Na semana passada, o Facebook anunciou uma série de mudanças na maneira como funciona e em sua aparência. O noticiário das próximas semanas é previsível. Usuários vão reclamar, acusações de quebra de privacidade circularão, uns tantos vão deixar o sistema em protesto. E aí tudo voltará a ser como dantes. Não é que os infelizes não tivessem suas razões. Tinham. Mas já aconteceu e essas coisas se repetem. Enquanto isso, mais um passo foi dado para a criação de uma internet paralela.
Pois existem duas maneiras de enxergar o que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, está fazendo. A primeira é justamente a de uma internet paralela. Ela é organizada, bem acabada e absolutamente fechada. Já tem mais de 700 milhões de usuários. A segunda é a de que ele está construindo sobre a internet livre que todos usamos uma nova camada. Esta camada melhora a rede, facilita nossa vida e nos transforma a todos em dependentes do Facebook.
O Google já é assim. Dependemos dele. A rede é inimaginável sem o Google. Ser o segundo a conquistar tal status não é trivial. O Facebook está quase lá.
Para chegar lá, porém, algumas mudanças se fizeram necessárias. A primeira é mudar a alma por trás do botão “curtir”. Espalhado por toda a rede, presente em quase todo site, serve para que o usuário recomende em sua página de perfil no Facebook uma foto, um artigo. O “curtir” mudará. Quem faz programinhas para o Facebook poderá usar qualquer verbo. Um site de fotos poderá ter o selo “eu vi uma foto”, o jornal seu “li este artigo”.
A mudança parece sutil, porém, ao implantar linguagem natural, algo de fundamental muda. No seu Facebook, tudo aparecerá como uma lista de atividades lógica e humana. Agradável.
É uma mudança fundamental porque também a home pessoal no Facebook mudará. Vira uma linha do tempo, com a lista de todas as atividades recentes até os muitos anos passados. Tudo o que você comentou, aquilo que leu na internet, as fotos das quais gostou e as que publicou. As amizades que fez. De repente, a home no Facebook deixa de ser um retrato da atividade recente e vira história de vida. Um histórico de quem somos mas também de quem fomos. Quase um ensaio de biografia, com o registro não apenas daquilo que fizemos dentro do Facebook mas também do que pinçamos no resto da rede.
O Facebook cria uma camada social na internet toda. Contamos nossa história através da rede e a apresentamos para os amigos que fizemos nela. No mesmo compasso, o sistema traz para dentro de si informação. O britânico “The Guardian” e o “New York Times” são apenas dois exemplos de sites que toparam construir uma versão de seus sites dentro do Facebook.
Conforme a lista de parceiros se amplia, o que era um site, uma rede social, passa a ser um universo paralelo dentro da rede. Tudo terá a cara do Facebook, limpo e organizado e fechado, protegido daquele mundo caótico lá fora.
Ao passo que cria uma camada na internet maior, busca replicar uma versão selecionada dela lá dentro.
O Facebook é a internet que o Google não vê. Totalmente fechado, não é indexado pelo site de busca. Juntos, e rivais, transformam-se nos nomes mais poderosos da rede. O que está em jogo é dinheiro. Conforme usamos sua busca e muitos serviços, o Google acompanha nossos passos pela web e transforma nossos padrões de comportamento em propaganda. O Facebook criou um sistema que tem o potencial de replicar o poder do Google e ir além. Porque, lá dentro, ele não sabe apenas parte do que fazemos online. Sabe tudo.
Quando usamos porque é útil e lúdico, damos algo em troca: nossas identidades. Elas viram dinheiro fácil, seja para um, seja para o outro.
(Fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/09/26/a-web-paralela-do-facebook-925451035.asp)


UFMG OFERECE VAGAS PARA CURSO DE INFORMÁTICA

A UFMG está com inscrições abertas para seis novas turmas do curso de Windows, Word, Excel e Internet e para duas turmas do curso de Montagem e Manutenção de Redes de Microcompu-tadores, integrantes do projeto Informá-tica e Tecnologia. As aulas são realizadas no laboratório de informática do Colégio Técnico (Coltec), no campus Pampulha, que dispõe de equipamentos de última geração.
O objetivo do curso de Windows, Word, Excel e Internet é ensinar os alunos a utilizarem o computador, tornando-os preparados para o futuro e independentes no uso do micro. A idade mínima para matrícula é de 14 anos. Cada uma das seis turmas oferece 24 vagas. O investimento é de R$ 280, em parcela única. Será disponibilizado um computador por aluno e utilizado projetor multimídia para otimizar as aulas. Os estudantes receberão material didático e, ao final do curso, certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Todos os alunos serão presenteados com uma webcam e um headfone.
Outras informações e matrículas pelo telefone 3409-4220 ou no site
http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=4633.
Redes – Também será oferecido o curso de Montagem e Manutenção de Redes de Microcomputadores, cujo objetivo é ensinar o funcionamento técnico e prático de uma pequena rede de computadores – de dez a 20 máquinas – desde sua história até a conceituação funcional dos principais elementos que a constituem. Serão utilizadas arquiteturas ponto-a-ponto Windows e princípios de redes cliente-servidor. O curso abordará os principais tópicos necessários ao entendimento da complexidade das redes, tais como cabeamento, equipamentos, configurações no Windows, utilização de redes sem fio e compartilhamento de banda larga. Além disso, os alunos terão contato com princípios de virtualização e outros sistemas operacionais como o GNU-Linux.
A idade mínima para matrícula é de 14 anos. Cada uma das duas turmas oferece 16 vagas. O investimento é de R$ 320, em parcela única. Os estudantes receberão apostila e kit de ferramentas de redes e, ao final do curso, certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Outras informações e matrículas pelo telefone 3409-4220 ou no site
http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=4409
(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 29/09/2011)


MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL INAUGURA PROGRAMAÇÃO DE PRIMAVERA NESTE FIM DE SEMANA

O Museu de História Natural da UFMG (MHNJB) abre neste final de semana o Projeto Quatro Estações, com a programação da Primavera no Museu.
O tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) é Mulheres, museu e memórias, e no sábado, 1º de outubro, às 10h, o MHNJB prestará homenagem à museóloga Célia Maria Corsino, diretora de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e às professoras da UFMG Maria das Graças Ribeiro, diretora do Museu de Ciências Morfológicas, e Maria das Graças Lins Brandão, diretora do Banco de Dados e Amostras de Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas da UFMG (Dataplamt). As homenageadas farão relatos de suas experiências na mesa-redonda Mulheres da cultura, pesquisa e museu.
Após a homenagem, será inaugurado o Centro de Referência em Patrimônio Geológico, com a abertura da exposição Quadrilátero Ferrífero: do Desbravamento ao Geopark. Haverá também visitas guiadas ao Dataplamt.
Às 12h, no Anfiteatro da Mata, acontecerá a apresentação do Grupo de Trompetes da Escola de Música da UFMG. Criado em agosto de 2010, o grupo terá regência dos professores Sérgio Cascateira, da USP, e Anor Luciano Junior, da Escola de Música.
À tarde, oficina de dança de salão será ministrada pelos professores Rodrigo Costa e Andréa de Cássia Pinheiro, da Mimulus Cia. de Dança. A atividade acontecerá no Espaço Arte e Educação.
Domingo – No domingo, 2 de outubro, às 10h, será aberta a exposição Serpentes no Museu, na sala de exposições temporá-rias. Logo depois, serão iniciadas as oficinas Brincando com papel, no Espaço Arte Educação; Encadernação, na Praça do Presépio; Plantio de árvores na nascente do Museu e Rocha amiga do Quadrilátero Ferrífero, esta última no Centro de Referência em Patrimônio. As oficinas serão repetidas à tarde.
A Cantina do Museu servirá almoço ao som de chorinho do Grupo Chora Pronobis, quinteto formado por Thiago Balbino (bandolim), Marcelo Issa (violão de 7 cordas), Luiz Lobo (pandeiro) e Andre Luiz (clarinete).
A programação prossegue com os seguintes eventos:
11 de outubro, 14h, Auditório Pau-Brasil – 2º Workshop Museu em Debate: Vocações, Diretrizes e Metas
8 a 16 de Outubro (Semana das Crianças)
Dias 8 e 9, 15 e 16, 10h30 às 12h e 14h30 às 17h, Espaço Arte Educação Brincando de brincar no Museu, com Dirlaine Maire da Silva. Oficina no Centro de Referência em Patrimônio Geológico: Rocha amiga do Quadrilátero Ferrífero.
Dias 11, 13, 14 – Oficinas, 10h30 e 14h30, Espaço Arte Ambiental Jogos de memória e cartão ecológico (dia 11), Papel reciclado e Encadernação (dia 13), Quebra-cabeça (dia 14). 10h 30 e 14h30, Jardim sensorial
Jardineira (dia 14). 17 a 23 de Outubro (Semana de Ciência e Tecnologia)
Dias 18 a 21, 9h e 14h, Auditório Pau Brasil, Ciclo de palestras “Mudanças Climáticas: no passado e no presente”
Dias 17 a 21, 10h às 17h. Exposição: O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG e a Sustentabilidade: Mudanças Climáticas (Av. José Cândido da Silvei-ra, canteiro central, em frente do posto da Polícia Militar).
O Museu fica na rua Gustavo da Silveira, 1035, bairro Santa Inês. A entrada custa R$ 4,00. Informações: Cenex do MHNJB (31-3461-4204 e cenex@mhnjb.ufmg.br).
(Assessoria de Comunicação do MHNJB)
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/021035.shtml – 29/09/2011)


DIA DA SECRETÁRIA

Amanhã, dia 30 de setembro, é o DIA DA SECRETÁRIA. O Sistemático envia os parabéns para Michele, secretária da Diretoria; Rosa, secretária da ATI; e também para as recepcionistas do CECOM, Cristina Queiroz e Carolina.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 24, de 26/09/1991, publicou notícias sobre reunião da Comissão de Administração de Dados, dicas SADS, evento Teleinformática, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi::

CAIXA POSTAL CEC-CAD
A Caixa Postal CEC-CAD sofreu modificações em sua estrutura de composição e utililzação, estando agora assim:
Marcos Aurélio: Responsável
Carlos Alfeu: Usuário
Frota: Usuário
Com o novo perfil, a caixa passa a ser utilizada para reportar, interna e externamente, questões relativas tanto à CAD quanto a problemas SADS.


 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático envia os parabéns para Gino Ottoni Durante, hoje, dia 29; Rosa Amélia Santos Froeseler, amanhã, dia 30; Thiago Gabriel Diniz e Daniel Alves de Araújo Martins, no dia 04 de outubro; Jader Santos, no dia 05; Luiz Cláudio Ferreira Santos e Carolina Diniz Cunha, no dia 06. Os parabéns para os ex-ceconianos: Aléxia Maria Müller de Gouveia, no dia 29; Alexandre Francisco Fonseca de Morais e Allan Ibrahim Peron, no dia 1o de outubro; Paulo Inácio Sobrinho, no dia 03; Érica Fernanda da Silva e Igor de Carvalho Ferreira, no dia 06.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No último dia 21, o prof. Luciano de Errico, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Fernando Frota Machado de Morais, participaram de uma reunião na Fundep – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, onde a mesma apresntou sua área de TI. Eles foram recebidos pelos responsáveis pela equipe da Fundep: professor Henrique Leite, Diretor de Operações; Antônio Eugênio Faraci, Superintendente de Operações; Ramon Dias de Azevedo, Gerente de Tecnologia da Informação; Admir Ribeiro, Superintendente de Desenvolvimento Institucional; Washington Soares, Analista de Rede; e José Augusto Cruz Toledo, Analista de Sistemas Pic. As fotos são de Max Barroso e foram cedidas por Mariana Sousa Conrado, da Assessoria de Comunicação Social da Fundep.