Sistemático: Edição 1533 – 20/10/2011


Notícias


PORTAL minhaUFMG TERÁ NOVIDADES NO FINAL DO MÊS

No período de 28, 29 e 30 de outubro de 2011 (sexta, sábado e domingo) serão realizadas intervenções técnicas de manutenção no portal minhaUFMG. Estas intervenções tem por finalidade o aumento dos níveis de segurança, desempenho e disponibilidade do portal. Em consequência, o minhaUFMG poderá apresentar instabilidade temporária de funcionamento, apenas nestes dias.
Concluídos estes procedimentos, o portal passará a ser acessado pelos endereços http://minha.ufmg.br ou www.minhaufmg.br.
Como há usuários que acessam o portal por meio de um atalho armazenado na seção “Favoritos” do navegador (browser), a Diretoria de Tecnologia da Informação solicita que esse atalho seja verificado e atualizado, apontando para o novo endereço. Desta forma, evita-se o problema de erro no acesso, causado por um atalho direcionado para um endereço antigo, já inativo, do portal.
Na edição da última semana de outubro, O Sistemático trará maior detalhamento destas atividades que visam mudar a infraestrutura e as responsabilidades de gestão do Portal.

REDE SEM FIO DA UFMG PARTICIPARÁ DO PROJETO EDUROAM-BR

Eduroam (education roaming, http://www.eduroam.org) é um serviço de acesso seguro a redes sem fio desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. O Projeto Eduroam permite que estudantes, pesquisadores e a equipe de instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio quando visitam as instituições parceiras. O projeto começou na Europa e atualmente existem três confederações regionais, localizadas na Europa, América do Norte e a Ásia/Oceania.
O Eduroam-br é no momento um projeto piloto, uma tentativa de criar uma confederação Eduroam em universidades brasileiras, sendo o primeiro esforço para disponibilizar o serviço na América Latina. As universidades pioneiras do projeto são a UFF – Universidade Federal Fluminense, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e UFMS – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que contam atualmente com a companhia da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas.
A UFMG participa como provedora de identidade do projeto CAFe – Comunidade Acadêmica Federada, da RNP. Isto significa que os membros da comunicade universitária com conta no minhaUFMG possam usar esta conta, no formato "conta@ufmg.br", para acessar qualquer serviço oferecido à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento. É isto que acontece, por exemplo, na nova forma de acesso ao Portal Capes.
O fato de a UFMG contar com uma base de dados de usuários consolidadada dentro do minhaUFMG e a implantação em curso da rede sem fio nos espaços da UFMG motivaram o CECOM a entrar em contato com os membros do projeto Eduroam-br para solicitar adesão ao projeto. Com a resposta positiva dos membros do grupo, a Divisão de Redes de Comunicação começou a efetuar os passos necessários à participação efetiva no processo. No momento, o analista Gustavo Aurélio dos Santos Diniz está realizando a configuração de um servidor de autenticação para atender aos testes necessários antes da efetiva implantação do serviço.
Hoje, a rede sem fio da UFMG está com 201 pontos de acesso instalados, o que corresponde a pouco mais que 23% da quantidade estimada para cobrir as construções existentes nos diversos campi. A média de usuários por dia útil passou de 1.230, na semana passada, para 1.518 nos dois primeiros dias desta semana e o número recorde de 1.599 na segunda-feira dia 17, que bate os 1.358 obtidos exatamente uma semana antes, no dia 10 de outubro. Instituto de Ciências Exatas, Escola de Ciência da Informação, Instituto de GeoCiências e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas são as escolas que estão instalando a maior parte dos Pontos de Acesso durante esta semana. Com a instalação de um Ponto de Acesso na Praça de Serviços, praticamente toda a área central do Campus Pampulha, formada por CAD 1, Reitoria, Biblioteca Universitária, Faculdade de Letras, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Escola de Ciência da Informação, Faculdade de Ciências Econômicas, Instituto de Geo-Ciências, Escola de Engenharia e Instituto de Ciências Exatas está coberta pela rede. No centro da cidade, a Faculdade de Direito está fazendo a instalação da rede, enquanto que Conservatório, Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina estão em estágio avançado de instalação. Em breve, a Escola de Belas Artes, a Faculdade de Farmácia e a Faculdade de Odontologia receberão os equipamentos configurados para instalação.

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Conforme Portaria nº 735, de 1º de dezembro de 2010, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o dia 28 de outubro de 2011, sexta-feira, dia do servidor público, será considerado ponto facultativo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

A estagiária Camila Cristina de Lima Pimenta, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), saiu do CECOM no último dia 5.
Camila Pimenta entrou para o CECOM em outubro de 2009, lotada na DAC, onde atuou na Operação de Rede, até a sua saída.


Camila Pimenta

 

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Mais que um site de Xadrez o “Xadrez Online” é um clube para quem curte este maravilhoso esporte. Com ele, você vai poder jogar Xadrez com pessoas de todas as regiões do Brasil e do Mundo sem sair de casa,  ter uma posição no Ranking do site, participar de disputadíssimos torneios  e animadas sessões de bate-papo entre os associados. Além destes eventos de rotina, o site também promove simultâneas e sessões de bate-papo com expoentes do esporte. Veja.

– Confira o novo Google Shopping e faça pesquisa de preços e produtos. Repare a indicação do seu local, capital do país de onde você está conectado e a loja mais próxima. Isto acontece quando é clicado no botão Comprar preços. Confira.

– Saiba quem foi campeão de futebol em cada ano, torneios, amistosos, goleadas, rankings e muito mais. É só clicar.

– Conheça o Portal da Copa 2014. O Portal da Copa 2014 é um veículo de informações concebido pela Editora Mandarim e pelo Sinaenco – Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia, para estimular e divulgar todas as ações que levem ao sucesso da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil. Saiba mais no endereço.

– Quer ler um livro no formato PDF que está em outro idioma? O texto é extraido do arquivo PDF e feita a tradução. O site Zoho Viewer e o Google Translator faz isso. Visite o endereço.

– Pandeiro Montagem. O projeto consiste na apresentação de uma peça audio-visual produzida ao vivo, onde o Pandeiro controla por meio do som a projeção de vídeos e bases eletrônicas. Este projeto é parte do espetáculo ChoroFunk. Um exemplo de peça que já foi apresentado neste contexto de show é o vídeo. Veja.

– Dica do Eugênio Pacelli Pereira de Souza (DAC): Clique em uma bandeira para ver ou baixar o jornal Metro em formato PDF com as últimas notícias nacionais e internacionais. Clique no botão “Get Your Metro” para carregar o arquivo PDF. O arquivo será salvo no seu disco rígido para ler em off-line. Você pode usar o Acrobat Reader ou qualquer outro visualizador de PDF. Saiba mais.


GOOGLE APRESENTA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO DART

Ronaldo Araújo Costa, da Divisão de Aplicativos e Sistemas, resumiu para O Sistemático a notícia Google apresenta linguagem de programação Dart, publicada neste endereço.

A empresa Google apresentou na segunda-feira, dia 10/10, as primeiras informações sobre uma nova linguagem de programação: Dart. A tecnologia foi pensada para produzir aplicativos para web de forma mais rápida. De acordo com a gigante da web, Dart é uma linguagem de programação para web “estruturada porém flexível”. Com ela daria para escrever toda a aplicação do Google Docs ou mesmo do Gmail, dois serviços altamente complexos que o Google construiu com JavaScript e HTML5. Segundo a empresa, a Dart é uma opção ao JavaScript e está em fase de testes. Código em Dart pode ser executado numa máquina virtual ou com a ajuda de um compilador que traduz o código Dart para JavaScript. Com isso aplicações web escritas em Dart podem ser compiladas para serem executadas em qualquer navegador moderno. A máquina virtual Dart ainda não está integrada no navegador Chrome, mas isto poderá acontecer em breve.



Há 20 anos…

Nas edições 26 e 27 de O Sistemático, de outubro de 1991, foram publicadas notícias sobre treinamento da MSA, Concurso da UFMG, ampliação d rede na Engenharia, adaptação da biblioteca do CECOM, encontro de Teleinformática, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CHEGADA DA LEITORA ÓTICA
Chegou, esta semana, a terceira e última leitora ótica. modelo PICSIS LMO-68R, para evolução do parque de leitura do Centro de Computação.
Atualmente, o CECOM tem as seguintes implantações das leitoras PICSIS: uma, conectada a um PC; outra, conectada ao A10, via NSP4. A terceira será conectada ao A10 via NSP2000. Com isso, espera-se que, até o Concurso Vestibular da UFMG todos os três equipamentos estejam conectados via NSP2000, o que vai possibilitar a evolução dos processos de leitura e revisão de provas, que passarão a ser on line.
(Ano XV, no 26 – 10/10/1991)


 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Vítor Fonseca de Melo, no dia 16; Antônio Eustáquio Rodrigues, no dia 19; e para os ex-ceconianos: Mário Fernando Montenegro Campos (DCC), no dia 14; Adriana Aparecida de Melo, Rômulo Chaves Mendes e Geraldo Robson Mateus (DCC), no dia 15; Lucas Marcel Fernandes Goulart e Wesley Augusto Araújo Ribeiro, no dia 16; Wanderson Machado Horta, no dia 18; e Maria Helena Caldeira dos Reis, no dia 19. Os parabéns, em dia, para os ex-ceconianos: José Diz Ramos e Patrícia Lage, no dia 21; Alexandre Henrique Cardoso, Clayton Ricardo Santos e José Marcos Silva Nogueira (DCC), no dia 22; Otto Hilário de Campos Cardoso e Alexandre Castor de Oliveira Pires, no dia 23; Carlos Rafael Quevedo Aguilar, no dia 24; Camila Cristina de Lima Pimenta, no dia 25; e Margareth Alves de Almeida, no dia 27.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Há alguns meses, o gramado em frenteà Reitoria serviu de abrigo para um casal de Quero-Quero que, logo arrumou o local para um ninho. O nascimento dos filhotes foi acompanhado pela maioria dos funcionários do prédio que sempre prestava atenção àqueles que tentavam chegar próximos à família ou espantar os filhotinhos. Para alegria de muitos, o casal é bem bravo e fez muita gente correr. Na última semana, Renato Righi fotografou os novos filhotinhos do casal. E a história se repete com passantes tentando espantar a família de Quero-Quero e gente correndo de medo com o casal voando atrás, atraindo para longe o perigo para os filhotes.