Sistemático: Edição 1535 – 03/11/2011


Notícias


PORTARIA DE CRIAÇÃO DO CECOM COMPLETA 41 ANOS

Amanhã, dia 04 de novembro, o CECOM completa 41 anos de existência. Nesta data saiu a Portaria no 569, de 04/11/1970, criando o Centro de Computação, em substituição ao antigo Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967.
Os parabéns para todos os ceconianos e ex-ceconianos, principalmente os pioneiros, como o prof. Antônio Mendes Ribeiro, primeiro diretor do CECOM, Gestão 1970-1980. Os parabéns, também, para os diretores que se seguiram: Maria Miriam Arruda Salvador (Gestão agosto/1980 a outubro/1984), prof. João Carlos Pires Bauer (Gestão novembro/1984 a abril/1986), Eduardo Henrique Lima (Gestão abril/1986 a março/1994) e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca (Gestão março/1994 até o momento).
Não se pode esquecer a outra data especial que é o dia 1o de fevereiro, dia em que, em 1971, o CECOM teve as suas instalações inauguradas no subsolo do prédio da Reitoria.
Novamente, publicamos uma foto do álbum de inauguração do CECOM com a presença do Reitor Prof. Marcelo de Vasconcelos Coelho, Gestão 1969-1973, e do então Diretor do Centro de Computação, Prof. Antônio Mendes Ribeiro.


Inauguração do CECOM em 01/02/1970

CECOM ASSUME GERÊNCIA E INFRAESTRUTURA DO PORTAL minhaUFMG

A DTI, Diretoria de Tecnologia da Informação da UFMG, está procedendo a um realinhamento de atribuições e responsabilidades entre seus dois órgãos, o CECOM, Centro de Computação, e o LCC, Laboratório de Computação Científica.
Um dos objetivos é ajustar o foco de atuação dos dois órgãos. Como cabe ao CECOM cuidar das demandas corporativas de tecnologia da informação, ele assumirá gradativamente atividades com este contorno, que vinham sendo executadas pelo LCC. Este, por sua vez, se dedicará a demandas de TI para fins essencialmente acadêmicos (ensino, pesquisa e extensão).
A primeira etapa desse realinhamento foi o planejamento e execução da migração da gerência e da infraestrutura do portal minhaUFMG para o CECOM. Este desafio, colocado para as equipes dos dois órgãos em agosto de 2011, precisaria ser encerrado até o final deste semestre letivo. Isto para que se evitassem problemas de indisponi-bilidade e queda de desempenho do portal, como ocorrido no final dos dois últimos semestres, devido ao pico simultâneo de uso dos sistemas de matrícula, diários e afins.
Felizmente, devido à atuação sincronizada e eficiente das duas equipes e ao sucesso obtido na implantação das propostas técnicas apresentadas, foi possível migrar o ambiente no último final de semana (29 a 31/outubro), praticamente um mês antes do prazo previsto.
As atividades realizadas contaram com o apoio de membros das equipes de desenvolvimento e de infraestrutura dos dois órgãos. À frente do processo atuaram Emerson Henrique Kfuri Pereira e Márcio da Costa Viana, pelo CECOM, e Daniel Ângelo Avelino e Renato Antonio Veneroso da Fonseca, pelo LCC.
Ajustes finais ainda estão sendo feitos pelas duas equipes. Todos eles buscando ampliar as condições de segurança, disponibilidade e desempenho do ambiente.
Os testes de carga de acesso realizados apontaram um cenário otimista de eliminação dos gargalos que vinham ocorrendo, o que permitirá um final de semestre letivo mais tranqüilo para os usuários da comunidade que acessarem o portal.

MANUTENÇÃO NO PORTAL MINHAUFMG DEIXA SISTEMAS INDISPONÍVEIS

Nesta sexta-feira, dia 04/11, serão realizadas atividades de manutenção nos sistemas de informação da UFMG, disponíveis no portal minhaUFMG. O período de indisponibilidade irá das 17h às 24h.
Serão afetados Diário de Classe, Consultas Acadêmicas, Sistema da Pós-graduação, Siex e Conhecimento e Cultura.
Estas atividades não afetarão o Moodle, o Portal Capes, a Biblioteca e o Correio Eletrônico.

FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DEVEM SER ENTREGUES ATÉ O DIA 04

Segundo comunicado do DRH, amanhã, dia 04 de novembro, encerra o prazo para envio das planilhas de Avaliação de Desempenho 2010 e 2011dos funcionários da UFMG.
Nas planilhas devem constar as médias dos servidores dos anos de 2010 e 2011 e os formulários de avaliação dos funcionários e respectivas chefias, serão encaminhados mais tarde.

 

NOVA ESTAGIÁRIA DO CECOM

Com a saída da estagiária Camila Cristina de Lima Pimenta, o CECOM contratou para ocupar a vaga, Daniele Labanian de Souza, aluna do curso de Biblioteconomia.
Daniele foi admitida no dia 1o de novembro, lotada na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC). Ela já iniciou seus trabalhos na Operação de Rede, no atendimento aos usuários da Rede Administrativa.


Daniele Labanian

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 31 de outubro/2011, foram registrados 13.152 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.
A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.

 

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE SETEMBRO/2011

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.
.
No mês de outubro/2011, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.483..826
430
779.251
2.263.507
14.691.805
16.955.312

As médias diárias durante o mês de outubro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
47.865
14
25.137
73.016
473.929
546.946



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as sguintes dicvas:

– Entretenimento mais original, em breve, no canal YouTube. Os canais serão criados por personalidades conhecidas e produtores de conteúdo, bem como alguns dos mais inovadores produtores de empresas de mídia e de alguns parceiros do YouTube. No endereço está uma prévia do que está por vir, a começar no próximo mês e continuar durante o próximo ano. Para ser o primeiro a conhecer esses canais e seus lançamentos, inscreva-se agora.

– Em 24 de julho de 2010, milhares de pessoas em todo o mundo enviaram ao YouTube vídeos sobre suas vidas para participar de “o mundo em um dia”. Foi uma experiência cinematrográfica histórica que deu origem a um documentário sobre um único dia na terra. Assista.

– Começando em fotografia 3D é fácil. Basta ter duas fotos lado a lado com 7 centímetros de distância e dar upload deles para o site. Eles fazem a magia.

– 3Defy é um grupo de engenheiros apaixonados, designers e entusiastas de 3D. No endereço existem ferramentas on line para a comunidade em 3D que são divertidos e fáceis de usar, além de outras opções.

– O volume II do Guia para Jornalistas Cidadãos Amigos de Januária aborda o acesso a informações sobre o município em sites oficiais na Internet, como por exemplo, o Portal da Transparência e o IBGE Cidades. O primeiro capítulo traz informações sobre a Lei da Transparência e o dever dos órgãos da administração pública de publicar dados na Internet. Os demais capítulos mostram em detalhes como acessar dados municipais em diferentes áreas: orçamento municipal, políticos e saúde, educação, população, economia. Download no volume I. Download no volume II.

– No site do Senado, o cidadão já pode conferir os integrantes dos órgãos do Executivo e do Judiciário que foram aprovados pelo Senado, no passado e na atualidade. A secretária geral da Mesa, Cláudia Lyra, explica que agora todas as informações sobre esse assunto estão disponíveis para pesquisa num mesmo lugar. Leia mais.


ProRH REALIZA LEVANTAMENTO SOBRE EXAMES PERIÓDICOS

A ProRH disponibilizou em seu site, para todos os funcionários da UFMG, um questionário sobre exames periódicos, com o objetivo de realizar um levantamento prévio da demanda de serviços a serem utilizados, referentes à proteção da saúde do trabalhador. A realização de exames periódicos dos servidores públicos, ainda que opcional, é prevista em lei (Art. 206-A, da lei 8.112/90, que estabeleceu o Regime Jurídico Único para os servidores públicos). Eles se destinam a preservar a saúde do trabalhador, a partir de avaliações médicas subsidiadas pela realização de exames laboratoriais e de imagens.
O questionário inicia a prática, na UFMG, dos procedimentos previstos em lei. Ele permitirá uma primeira avaliação do quantitativo de servidores que pretendem se beneficiar desse programa, visto que, a realização dos exames não é obrigatória. Ao respondê-lo, o funcionário não estará assumindo o compromisso de realizar ou não os exames. Apenas estará informando sobre a sua disposição atual em relação a eles.
Os exames começarão a ser realizados em fevereiro próximo, no mês de aniversário do funcionário.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 29, de 31/10/1991, publicou notícias sobre participação do CECOM no ENANUNI, Vestibular de 1992 da UFMG, Matrícula on line, recordes da rede, entre outras. A notícia que se destacou foi:

TREINAMENTO DA MSA
Foi marcada para a semana de 25 a 29 de novembro a realização do treinamento de Modelagem de Sistemas para a segunda turma do CECOM.
Deverão constituir esta turma funcionários da Divisão de Sistemas Acadêmicos, Divisão de Suporte Técnico e Divisão de Usuários.


 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para o CECOM, no dia 04; e Nélia Neiva Zille, no dia 06; para os ex-ceconianos: Ângelo de Moura Guimarães e Helton Fábio de Matos (DCC). no dia 03; Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, no dia 04; Natália Arantes Jerônimo, Rafael Braga Soares Righi e Hélio Marques Sobrinho, no dia 05; Márcio Alexandre Moraes, no dia 06; Efigênio Vieira de Ataíde e Maria Tereza Camargo Diniz França, no dia 07; e Thiago de Souza Ribeiro, no dia 09.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Relembrando os enfeites de Natal do CECOM no ano passado, O Sistemático publica fotos de presépios expostos na entrada do 8o andar. s fotos são de autoria de Ana Carolina.