Sistemático: Edição 1537 – 24/11/2011


Notícias


SINDITELEBRASIL ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA COMBATER ENVIO DE SPAMS

As prestadoras de serviços de telecomunicações, representadas pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), firmaram, no dia 23/11/2011, um acordo de cooperação para combater o envio indiscriminado de mensagens indesejadas por e-mail, como os chamados spams.
A redução desse tipo de e-mail diminuirá, consequentemente, o congestionamento de caixas postais e a contaminação de computadores com vírus eletrônicos. Com a medida, a operação de envio de e-mails se torna mais segura, o que amplia a confiabilidade sobre a origem das mensagens recebidas pelos usuários.
O acordo de cooperação, que também foi assinado pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem, entre outros objetivos, o de implantar o bloqueio da chamada Porta 25, que é uma das saídas de e-mail por onde trafega a maioria desses spams, que vão diretamente para o destinatário sem a exigência de autenticação pelo servidor.
O acordo, que conta com o apoio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, e de outros órgãos de defesa do consumidor, tem também o objetivo de garantir a segurança e a estabilidade do serviço e das redes que dão suporte ao tráfego de internet. O bloqueio restringirá a entrega direta de mensagens a partir da máquina do cliente.
Essa interferência se tornou necessária diante do aumento abusivo de envio de spams e da propagação de códigos maliciosos e de fraudes por e-mail. Além de dificultar o uso da infraestrutura da internet para atividades ilícitas, a medida tem o objetivo também de aumentar a rastreabilidade de fraudadores e dos responsáveis pelo envio de spams.
Segundo dados do CGI.br, 90% dos e-mails enviados no mundo são spams e golpes. Grande parte desses e-mails usa os chamados computadores zumbis, máquinas infectadas que enviam spams automaticamente sem conhecimento do usuário.
A expectativa do SindiTelebrasil com esse trabalho é reduzir, em um ano, o tráfego de spams em até 90% e adicionalmente melhorar a imagem do Brasil, que é apontado como uma das maiores fontes de spam do mundo.
Segundo levantamento do CGI.br, o Brasil foi o quarto no ranking mundial dos países que mais enviaram spams no período de janeiro a março de 2011, com 6,4% do total mundial.
Ainda de acordo com o Comitê, mais de 90% dos spams são destinados a redes de outros países. Neste caso, o bloqueio deverá também contribuir para desafogar a infraestrutura brasileira de banda larga, impedindo que mensagens indesejadas consumam banda destinada ao usuário. Segundo levantamento do CGI.br, para cada spam consome-se duas vezes a banda internacional, para entrada no Brasil e volta ao exterior.
Além de gerar uma economia de banda, a medida evita também aumento dos custos operacionais, como, por exemplo, os gastos com equipamentos de proteção. O acordo permitirá ainda uma melhora para o consumidor final tanto no uso de recursos do computador quanto nas condições de utilização da rede, beneficiando a sociedade como um todo.”
(Fonte: SINDITELEBRASIL Em Foco – Notícias – TeleBrasil/SindTeleBrasil; e-mail:sinditelebrasil@sinditelebrasil.org.br)

FUNCIONÁRIO DA DRC FAZ VISITA TÉCNICA AO ICA

Nos dias 21 e 22 de novembro, o funcionário Paulo Couto Lessa, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC), fez uma visita técnica ao Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, em Montes Claros, no intuito de auxiliar a equipe local a detectar deficiências no desempenho da rede e encaminhar soluções. A visita permitiu uma integração maior entre as equipes de informática do ICA e do CECOM.
O crescimento do número de edificações no Campus Montes Claros, a mudança de destinação de outras existentes e o crescimento vertiginoso no número de alunos e professores fizeram que, como acontece em praticamente todas as unidades da UFMG, a rede de dados tenha se expandido de maneira desordenada, o que gera a necessidade de reorganização da rede, preferencialmente com a adoção de cabeamento estruturado.
Também foi realizado um trabalho de orientação quanto ao planejamento das redes de dados nos novos prédios em construção.
Outro ponto abordado foi a substiuição da rede sem fio existente, montada sobre roteadores e com grandes restrições de velocidade de acesso. Foram configurados e testados três Pontos de Acesso (APs) para possibilitar testes de conexão à Rede Sem Fio da UFMG. Embora os testes tenham corrido bem, o ICA conta atualmente com circuitos de conexão à internet que não permitem a liberação do acesso à rede sem fio sem que as atividades acadêmicas e administrativas sejam prejudicadas. A comunidade local, entretanto, vai ser orientada a seguir os passos definidos em http://www.rede.ufmg.br/semfio para configurar o acesso.
O ICA atualmente é atendido por dois circuitos de dados, um de 2 Mbps contratado pela UFMG e outro, também de 2 Mbps, contratado pela RNP. O CECOM está analisando soluções rápidas para elevação da velocidade do acesso contratado junto à Oi. A partir de julho do próximo ano, a RNP deve quadruplicar velocidade do circuito atual, que passará de 2 Mbps para 8 Mbps.
O relatório de visita apresentado por Paulo Lessa servirá de base para as ações que a Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI e o CECOM tomarão visando elevar a qualidade do acesso à rede em Montes Claros.

CECOM RECEBE NOVO FUNCIONÁRIO

Desde o dia 21 de novembro, o CECOM está contando com mais um Assistente em Administração em seu quadro de funcionários. Trata-se de Renato Adriano Pires Domingos, lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), que passou no Concurso Público da UFMG em 2010.
Antes de vir para a UFMG, Renato Pires foi funcionário público estadual, durante 3 anos, ocupando o cargo de Agente Governamental, na Ouvidoria Geral do Estado.
Ele ainda não se formou no curso de Turismo da UFMG e em 2007 e 2008 foi estagiário da Copeve e do DRCA.
Na DAA, Renato está se familiarizando com os trabalhos da área de Compras.


Renato Pires

ANALISTAS DO CECOM PARTICIPAM DE CURSO DA IBM

Os Analistas de TI do CECOM, Fábio Luiz de Morais e Wallison Fabiano de Araújo, estão, desde o dia 21, participando do treinamento IBM WebSphere Application Server V7 Administration on Windows, em São Paulo/SP.
O WebSphere Application Server (WAS) é o software de infraestrutura para integração e gerenciamento de aplicações JAVA, que é utilizado para disponibilizar vários sistemas desenvolvidos pelo CECOM.
O curso, que é um treinamento oficial da IBM Training, faz parte do programa de capacitação da equipe da Divisão de Atendimento e Consultoria, que visa dar condições para que sua equipe técnica possa estar capacitada a atender às necessidades cotidianas e também permanecer sempre atualizada.
O curso será encerrado amanhã, dia 25.

ALUNOS DE PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL DO CAMPUS SAÚDE VISITAM O CECOM

Os alunos do curso de Informática Sênior da AFAMED (Associação dos Técnicos e Administrativos Aposentados do Campus Saúde) -Turma de 2011, estiveram visitando o CECOM no dia 11 de novembro, com o objetivo de conhecer o funcionamento da infraestru-tura do Centro, localizada no subsolo do prédio da Reitoria. Os alunos foram recepcionados por Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), que também é o instrutor do curso.
Além de conhecerem as instalações e os equipamentos do CECOM, os alunos tiveram uma aula com Eugênio Pacelli sobre VoIP e Internet.
Estiveram presentes os alunos: Anna Maria do Nascimento Faria, Edith Mathias Siqueira, José dos Anjos, Maria das Graças Araújo e Maria Neuza da Silva.
O curso de Informática Sênior teve início em junho deste ano e será encerrado em 30 de novembro/2011. As aulas são realizadas às quartas e quintas-feiras, no horário de 8h às 10h, no Laboratório de Informática do 6o andar da Faculdade de Medicina.
.


Eugênio e seus alunos do curso de Informática

 

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Google Music – Loja de Música Digital. Descobrir, comprar e compartilhar música, onde você quiser, quando quiser. Encontrar a música que você ama. Confira no Android Market os artistas em ascensão e grandes bandas de seus gêneros favoritos. Enquanto isso, o Google Music funciona perfeitamente com o Android Market para oferecer recomendações personalizadas baseadas no que você ouve mais. E quando você não está comprando novas músicas, redescobrir sua própria biblioteca através da criação de um Mix instantânea. Veja.

– Em Porto Alegre, houve o lançamento do #FIMLivre, Festival Internacional de Música Livre . O evento ocorrerá no final de janeiro de 2012, paralelo ao Fórum Social Mundial (FSM), que acontecerá parcialmente em Porto Alegre, divulgando a música livre e a arte independente. Saiba mais.

– Presente personalizados e bonitos, você encontra no Faces Personalizações. Adesivos, caneco de chopp, copo de acrílico jateado, copo acrílico silk, copo de alumínio, copo de cachaça, copo lagoinha, copo de porcelana etc. Visite o site e conheça o trabalho que você pode usar até em casamento. Visite o endereço.

– No Project Gutenberg, você pode descarregar mais de 30.000 livros eletrônicos grátis para ler no seu computador, iPhone, Kindle, Sony Reader ou outros dispositivos portáteis. Saiba mais.

– Nova edição, maiores desafios. Sai o Guia de Eletrônicos Verdes, que avalia marcas de equipamentos em critérios como gasto de energia, uso de materiais tóxicos e reciclagem. Vá até o endereço.

– Themeefy.com é uma forma legal e nova para descobrir, compilar e publicar o conhecimento a partir da web criando sua revista temas pessoais. Veja.

– Uma brincadeira no site do google.com. Digite www.google.com ou google.com.br e digite “do a barrel roll” ou “z or r twice” sem aspas. Fique de olho quando o site é mostrado. tecle Enter e veja o que acontece.

– Precisa de algo divertido para fazer este fim de semana? Quer entrar na pele de um super-herói e brigar contra supervilões do mal (ou vice-versa)? DC Universe Online é um jogo multi usuário online construída em torno de personagens de histórias em quadrinhos. Até alguns dias atrás, o acesso iria custar-lhe $ 14,99 por mês, mas agora você pode jogar DC Universe Online absolutamente livre. Veja.

– O portal Máquinas fotográficas é um site para você vender, comprar ou trocar tudo relacionado a sua máquina fotográfica. O site não existe limite de anúncios então você pode criar quantos quiser. Os anúncios são bem completos  com todos os dados técnicos. Além disso, você pode adicionar até 3 fotos. Visite o endereço.

– Maior foto do mundo tem 111 bilhões de pixels. A imagem possui 613.376 pixels de largura por 171.248 pixels de altura, e foi concebida através da composição de 9.750 imagens tiradas a mais de 60 metros de altura, sobre a Torre Schindler. Confira a imagem.

– Dois joguinhos para relaxar um pouco se encontram no endereço.

– Coloque todas as caixas no trem utilizando o guincho e depois controle o trem e não deixe as caixas caírem! Veja.

– “Nós acreditamos que você tem boas histórias para contar. No entanto, para a maioria de nós as ferramentas que estão disponíveis para expressar são muito limitadas. GoAnimate fornecer uma saída para a criatividades de todos e idéias. Saiba mais no endereço.


SEMINÁRIO DISCUTE TEMAS CONTEMPORÂNEOS SOB PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Cultura clássica, nanotecnologia, genômica, perspectivas da universidade brasileira e desenvolvimento econômico. Esses são alguns dos temas a serem debatidos durante o 1º Seminário do Fórum de Estudos Contemporâneos na quarta, dia 30, e quinta-feira, 1º de dezembro, no Centro de Atividades Didáticas (CAD1). Serão seis mesas-redondas e duas conferências que colocarão face a face pesquisadores de várias áreas do conhecimento. O evento é aberto ao público e dispensa inscrições.
O objetivo do seminário é promover a discussão de questões contemporâneas e que estão na vanguarda do conhecimento, numa perspectiva transdisciplinar. “Esperamos que desses debates surjam propostas que subsidiem o planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade”, afirma o professor João Antonio de Paula, pró-reitor de Planejamento e organizador do evento.
Mais informações pelo telefone 3409-4090 ou pelo e-mail info@proplan.ufmg.br.
Programação do seminário:
30/11 (quarta-feira) – 8h: Abertura pelo reitor Clélio Campolina
8h15 às 10h15: Mesa-redonda: A universidade brasileira: balanço e perspectivas:
Coordenadora: Antônia Vitória Soares Aranha (UFMG). Participantes: Luiz Antônio Cunha (UFRJ), Carlos Roberto Jamil Curi (PUC MInas) e Maria Lúcia Malard (UFMG)
10h30 às 12h30: Mesa-redonda: Prospectando o desenvolvimento científico e tecnológico I:TIC’s. Coordenador: Jaime Arturo Ramirez (UFMG). Participantes: Virgílio Almeida (UFMG/MCT), Gustavo Torres ( PUC Minas/Serpro) e Francisco Marinho (UFMG)
14h às 16h: Mesa-redonda: Universidades, agências de fomento e desenvolvimento científico e tecnológico. Coordenador: Clélio Campolina Diniz (UFMG). Participantes: José Galisia Tundisi (ABC), João de Negri (Finep) e Paulo Sérgio Beirão (CNPq)
16h15 às 17h45: Conferência: Os clássicos e nós. Mediador: Maurício Campomori (UFMG). Conferencista: Jacyntho Lins Brandão (UFMG)
01/12 (quinta-feira) – 8h15 às 10h15: Mesa-redonda: Qual economia, qual desenvolvimento, qual sociedade? Coordenador: João Antônio de Paula (UFMG). Participantes: Ricardo Bielschowsky (Cepal/UFRJ), Hugo Eduardo Cerqueira (UFMG) e Ramon Garcia Fernandez (UFABC)
10h30 às 12h30: Mesa-redonda: Pros-pectando o desenvolvimento científico e tecnológico II: Nanotecnologia. Coordenador: Márcio Soares (UFMG). Participantes: Marcos Pimenta (UFMG), Eduardo Albuquerque (UFMG) e Fernando Galembeck (Unicamp)
14h às 16h: Mesa-redonda: Artes, ciências e humanidades. Coordenador: Ricardo Takahashi (UFMG). Participantes: Luciano Figueiredo (UFF), Bernardo Jefferson de Oliveira (UFMG) e Sérgio Alcides Mendes (UFMG)
16h15 às 17h45: Conferência: Genômica e saúde humana. Mediadora: Rocksane de Carvalho Norton (UFMG). Conferencista: Sérgio Danilo Pena (UFMG)
17h45 às 18h: Encerramento. Coordenador: João Antônio de Paula (UFMG).
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/021799.shtml – 22/11/2011)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 31, de 14/11/1991, publicou notícias sobre ligação das leitora ao A10, alteração das leitura nas PICSIS, recordes da rede, avaliação de desempenho, entre outras. As notí-cias que se destacaram foram:

VISITA AO CECOM
Na segunda-feira, dia 11, o CECOM recebeu a visita da equipe da MATEC-BH, e do engenheiro da fábrica em São Paulo, Manuel Correia, que proferiu uma palestra sobre “Redes, mercado, tendências e solução MATEC”.
Participaram dessa reunião, funcionários do DM, DCC e CECOM. Não houve uma maior divulgação da palestra, uma vez que estava prevista somente uma reunião.
O engenheiro Manuel Correia, além de ter trabalhado em diversas enmpresas internacionais, atuou durante algum tempo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especificamente na área de comunicação de dados.


II ENCONTRO RENPAC DE MG
O analista William Andalécio, da DST, esteve no último dia 12, participando do II Encontro RENPAC de Minas Gerais, no Hotel Real Palace, em Belo Horizonte.
Nesse encontro, a EMBRATEL apresentou os serviços prestados pelo RENPAC e alguns usuários (USIMINAS, General Motors, CDL de Vitória e BANRISUL) apresentaram suas experiências e as vantagens advindas da utilização do RENPAC.


 


Eventos


   

FESTA DE NATAL DO CECOM

Os preparativos para a Festa de Natal dos funcionários do CECOM já se encontram em andamento. A data foi marcada para o dia 15 de dezembro, a partir das 12h, no Clubinho, local conhecido de quase todos os ceconianos e familiares.
Haverá um churrasco de confraternização e, durante o evento, serão sorteadas as já famosas cestas de guloseimas. Para a confecção das cestas, a Redação de O Sistemático solicita a colaboração de todos, como tem ocorrido nos últimos anos. O recebimento dos itens está marcado para início em 1o de dezembro, quando será colocada a cesta no corredor ao lado da sala 8038.
Quanto à ornamentação do 8o andar, os trabalhos estão previstos para os próximos dias. Aguardem!

 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Como O Sistemático não foi publicado na semana passada, os parabéns atrasados para Fernando Frota Machado de Morais, no dia 18; Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (Leão), no dia 20; e para os ex-ceconianos: Maria Cristina Lima Borges, no dia 18; Ana Paula Lobato Ribeiro, Solange Guimarães e Renato Mintz, no dia 19; Vinícius de Souza Santos, no dia 21; José Monteiro da Mata (DCC), Igor Campos Leal e Caio Henrique Galli dos Santos, no dia 22; Vinícius Henrique Aguilar Silva Teixeira, no dia 23. Os parabéns, em dia, para os ex-ceconianos: Alex Alves de Souza e Nei Renato Koetz, no dia 24; Paulo César de Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto, no dia 25; Álvaro César Leão Teixeira e Frederico Torres Fonseca, no dia 27; Maria Laura Baptista Rodrigues e Pedro Schettini Cunha, no dia 28; Clélia Camargo Cardoso, no dia 29; Frederico Faleiro Viegas, no dia 30; e prof. Ivan Moura Campos, no dia 1o de dezembro.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Após a visita realizada ao CECOM no dia 11 de novembro/2011, dos participantes do curso de Informática Sênior do Campus Saúde, uma das alunas, Sra. Anna Maria do Nascimento Faria, enviou e-mail para a Diretoria do Centro de Computação “agradecendo a oportunidade que tiveram com aula e visita muito importantes.” Ela comentou ainda que, “os alunos esperam ter outras oportunidades iguais a esta para que possam se familiarizar mais e mais com os avanços da Tecnologia da Informação.”
As fotos são de autoria de Ana Carolina..



Graça, Neuza, Ana Maria e José


Graça, Edith, Neuza e José


O instrutor Eugênio Pacelli na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria