Sistemático: Edição 1540 – 19/01/2012


Notícias


PORTAL MINHA UFMG E MATRÍCULA DA GRADUAÇÃO SUPORTAM BEM O VOLUME DE ACESSO DO FINAL DO SEMESTRE

Durante o segundo semestre de 2011, a DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação – executou ações com o intuito de melhorar a disponibilidade, a qualidade e o desempenho do portal minhaUFMG e do sistema de Matrícula da Graduação.
Quanto ao portal, foi planejada e executada a migração de sua gestão e infraestrutura do LCC para o CECOM. Isto foi concluído cerca de um mês antes do período de pico de utilização dos Sistemas de Matrícula, tanto da Graduação quanto da Pós-graduação, e do uso concentrado do Diário de Classe pelos docentes.
Com relação à Matrícula da Graduação foram introduzidas melhorias para eliminar gargalos de desempenho e aumentar aspectos de segurança. Neste caso, algumas novas funcionalidades introduzidas serão reavaliadas para o próximo e último processo, já que a matrícula deverá migrar para o novo sistema, que se encontra em desenvolvimento, para o segundo semestre de 2012.
O período crítico de uso dos Sistemas de Matrícula e do Diário, no 2º semestre de 2011, aconteceu entre os dias 5 e 16 de dezembro. No início deste período, especificamente nos dias 5 e 6, alguns problemas relacionados a quedas de energia no Campus e mau funcionamento de equipamentos causaram momentos de indisponibilidade da infraestrutura que atende os sistemas.
Apesar disso, quando ativa, o que aconteceu normalmente no restante do período, a infraestrutura suportou adequadamente o volume de acesso, que pode ser visto no gráfico abaixo.

CLUSTER SISTEMAS ATENDE COM SUCESSO A LIBERAÇÃO DO RESULTADO DA 1º ETAPA DO VESTIBULAR

Idealizado para suportar o acesso da comunidade aos principais sistemas de informação da Universidade, o cluster Sistemas é constituído por 4 servidores de porte adequado e parametrizados conforme as demandas atuais da UFMG.
Seu planejamento de crescimento, seja demandado pela implantação de novos sistemas e serviços ou pela evolução do volume de acesso, garante escalabilidade e a oportunidade de se investir gradativamente. É desta forma que, para 2012, já está previsto um crescimento em sua capacidade de cerca do dobro do desempenho atual.
Uma das características de um cluster é sua capacidade de manter o fornecimento do serviço apesar de parte de sua infraestrutura não estar operacional. Foi isso o que ocorreu quando da liberação do resultado da 1ª etapa do Vestibular. Funcionando com apenas 75% de sua capacidade, já que um dos servidores não estava ativo, o cluster suportou com tranqüilidade picos de 6.000 acessos simultâneos, a partir das 16h30 do dia 22 de dezembro, quando o resultado foi publicado. A carga continuou pesada e, ao final do dia 22, à meia noite, o cluster computou o atendimento a cerca de 500.000 acessos em busca do resultado, todos eles ocorridos em um intervalo de apenas 7 horas e 30 minutos.

PRIMEIRA EDIÇÃO DO ANO DE 2012

Após 4 semanas sem ser editado, devido às festas de final de ano e trabalhos no Vestibular, O Sistemático retorna com novidades. A Redação espera continuar contando com a colaboração de todos na divulgação das atividades do CECOM e com todo o apoio e carinho que sempre recebeu de seus leitores, ceconianos, ex-ceconianos, amigos e novos amigos.

 

CECOM RECEBE NOVA FUNCIONÁRIA

Desde o dia 11 de janeiro, o CECOM está contando com mais um Assistente em Administração em seu quadro. Trata-se de Maíra de Souza Borges, lotada na Divisão de Apoio Administrativo (DAA).
Maíra Borges é funcionária da UFMG desde o ano de 2004, quando passou em Concurso Público e foi lotada no Hospital das Clínicas, onde sempre trabalhou na Vice-Diretoria do Setor de Recursos Humanos. No ano passado, surgiu a oportunidade e ela solicitou a sua remoção para o CECOM, o que ocorreu em janeiro deste ano.
No CECOM, Maíra já iniciou seus trabalhos na DAA, na área de contratos de estagiários e Fundep e apoio na área financeira.
Ela é formada em Pedagogia, pela UEMG, com pós-graduação em Gestão de Pessoas (FACE/UFMG) e Gestão Hospitalar (Escola de Saúde Pública de MG).


Maíra Borges

 

 

SAÍDA DE ESTAGIÁRIOS

Os estagiários Hugo de Souza Vellozo e Daniele Labanian de Souza saíram do CECOM no início de janeiro de 2012.
Hugo Vellozo entrou para o CECOM em 1o de setembro/2011, lotado na Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), onde permaneceu até 02/02/2012. Daniele Labanian entrou para o CECOM em 1o de novembro/2011, lotada na Divisão de Atendimento e Consultoria, onde permaneceu até 04/01/2012.


Hugo Velloso


Daniele Labanian

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 31 de dezembro/2011, foram registrados 13.200 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.
A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE DEZEMBRO/2011

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.
.
No mês de dezembro/2011, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.273.872
448
551.538
1.825.858
12.049.497
13.875.355

As médias diárias durante o mês de outubro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
41.093
14
17.792
58.899
388.693
447.592



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sitesm enviou as seguintes dicas:

– Evento da WBI Brasil em Santa Catarina irá abordar o potencial do Facebook na geração de negócios e as etapas e processos de um projeto de e-commerce, de que forma as empresas podem se valer das plataformas digitais para aumentar as vendas online e as ações de marketing na web indicadas para as operações online. Data de ínicio é 09 de fevereiro de 2012. Saiba mais.

– O YouTube para Escolas fornece acesso a centenas de milhares de vídeos educativos livres do YouTube EDU. Estes vídeos vêm de organizações conhecidas como Stanford,PBS e TED. Clique.

– Conheça o site “The Museum of Me”. Um arquivo visual de sua vida social. A conexão é feita pelo FACEBOOK. Você terá uma surpresa! Veja.

– “Bell” vídeo game. Como exemplo, entre com nome e um número e jogue prá valer! Não deixe de visitar o endereço.

– Muito louco este som japonês. Conexão de várias câmeras fotográficas e um jogo de luz incrível. Assista.

– Para os cientistas. Conectar-se com pesquisadores faz o seu trabalho mais visível, permanente e atual. Vá até o endereço.

– Google Maps no seu telefone celular torna mais fácil para ir do ponto A ao ponto B, com o passo a passo e rastreamento GPS. Selecione as rotas para a condução, andando de transporte público e bicicleta para ir onde quiser, como quiser, direto e preciso. Saiba mais.

– MakeBadge é uma aplicação web livre para fazer crachás, cartões de visita etc. A aplicação permite criar cartões. Assim, cada pessoa tem a chance de projetar crachás personalizados e cartões de visita, sem habilidades de design. Leia mais. (Site em Inglês).


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 03, de 23/01/1992, publicou notícias sobre Vestibular da UFMG de 1992, número 900 do Boletim Informativo da UFMG, saída do funcionário Alexandre Inácio de Moura, justificativa para acumulação de férias, entre outras. A notícia que se destacou foi:

REUNIÃO GERAL
Já está marcada para o dia 11 de março, às 14h, na Sala de Aulas do subsolo, a reunião geral semestral do CECOM, com a participação de todos os funcionários. Na reunião, além de assuntos de interesse geral, será consolidado o planejamento do CECOM para os meses de abril a outubro deste ano.


 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Diego Jessé de Pinho Tomás, no dia 09; João Cloves Coelho, no dia 10, e para os ex-ceconianos: Prof. João Carlos Pires Bauer, no dia 08; Rodolfo Sérgio Ferreira de Rezende (DCC), no dia 12; Adriana Heloísa Lima Bitterncourt, Lindaura Rosa dos Santos e Luiz Flaviano dos Santos, no dia 14; prof. José Nagib Cotrim Árabe e Joaquim Lopes Júnior, no dia 15; Helen Lan Kwai Wah, no dia 16; Maria de Lourdes Moreira Braga e Marli de Freitas Gomes, no dia 17; Ilza Maria Morais Diniz e Simone Valéria Borges, no dia 18. Os parabéns em dia para: Elizeba Henrique Januário, no dia 25; Selma de Paoli Loureiro Damascena, no dia 26; e os ex-ceconianos: Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo, no dia 20; Djim de Andrade Martins, Geraldo Correis de Moura Baptista, André Nogueira Sousa e Edson Barbosa Duarte, no dia 21; Ana Paula Lima Figueiredo e Renato Baumgratz Viotti, no dia 22; Bárbara Coelho Alves Pereira, no dia 23;; e Izilda Costa Chaves, no dia 26.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa de Natal dos funcionários do CECOM foi realizada no dia 15 de dezembro, no Clubinho, região da Pampulha, debaixo de muita chuva e muita animação de todos. Foi uma tromba d’água que caiu em BH naquela manhã que parecia que iria acabar com a festa. Ainda bem que os ânimos não se esfriaram, deixando a festa acontecer da forma sempre esperada. Só não teve o futebol tanto aguardado.
Nas próximas semanas serão publicadas mais fotos da festa com os ganhadores das cestas de guloseimas e outros brindes.
As fotos são de autoria de Ana Carolina.


Uma vista do salão da festa


Carlos Alfeu, Thiago Diniz, Diogo, Samuel, Max, Charles, Kissyla, Leandro Pio e Leandro Cunha


Ainda faltava muita gente para chegar!


Thomas, Daniel, Alyne, Paulo, Gabriel, David, Nathália, Vítor e Frota


Leonardo, Márcia Lemos, Alice e Cristina Andrade


Marcelo, Carlos Roberto, Vicentina e Bárbara


A mesa mais animada da festa: Álvaro, Cláudia, Wallison, Solange, Cristina Queiroz, Carol Alves, Josemar, Pedro, Euler, Carol Diniz, Diego Jessé e Fábio