Sistemático: Edição 1543 – 09/02/2012


Notícias


REGISTRO ACADÊMICO DOS CALOUROS 2012 VAI ATÉ 10 DE FEVEREIRO

Desde o dia 02 de fevereiro e até o próximo dia 10, o DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico – recepciona, no auditório da COPEVE, na Unidade Administrativa III, os candidatos aprovados no processo seletivo para Transferência e Obtenção de Novo Título e no Vestibular 2012, que estão fazendo seu registro acadêmico na universidade. Nesta semana, está sendo feito o registro dos 3.846 candidatos aprovados para 1a. entrada, sendo 3.606 em Belo Horizonte e 240 em Montes Claros.
O registro acadêmico dos candidatos aprovados para 2a. entrada será realizado no período de 11 a 15 de junho de 2011.
O registro é realizado seguindo uma escala de atendimento aos diversos cursos, o que distribui os calouros ao longo da semana. São atendidos diariamente cerca de 800 calouros, entre 9h e 16h.
Nas atividades do registro, a equipe, coordenada pela diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, conta com cerca de 85 pessoas, entre funcionários e estagiários do DRCA, Centro de Computação – CECOM, Comissão Permanente do Vestibular – COPEVE, Laboratório de Computação Científica – LCC, Fundação Universitária Mendes Pimentel – FUMP, Vigilância e Conservação.



A recepção dos calouros 2012


O acompanhamento dos trabalhos vendo-se Carlo Alfeu, Diretor do CECOM; Ana Lúcia, Diretora do DRCA; Sirlene e Roberto do DRCA

BRASIL ESTÁ REALIZANDO A SEMANA IPV6

A Semana IPv6 é um grande teste da nova versão do protocolo de comunicação na Internet, coordenado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC-BR), responsável pela implementação das decisões do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Realizada entre 06 a 12 de Fevereiro de 2012, serão testadas a conectividade entre equipamentos e servidores de portais Web, provedores de conteúdo, provedores de acesso e serviços Internet, bem como de usuários finais. Empresas e instituições como: Globo, iG, KingHost, Locaweb, Mastercard, RNP, Tecla, Telefônica, Terra, UOL e USP estão participando do evento.
Os milhares de participantes da Campus Party em São Paulo, o maior acontecimento tecnológico nas áreas de inovação, ciência, cultura e entretenimento digital, terão oportunidade de participar dos testes, já que o acesso à internet no local conta tanto com conectividade IPv4 quanto IPv6.
Em Belo Horizonte a Prodabel, empresa de processamento de dados da Prefeitura de BH, ativou uma página especialmente para o evento.
Na UFMG, o DCC/ICEx já conta com acesso à internet através de IPv6. A infraestrutura central da Rede UFMG está em processo de atualização tecnológica, o que permitirá que em breve os serviços prestados pela Diretoria de Tecnologia da Informação, através do Cecom e LCC, estejam disponíveis tanto por meio do protocolo IPv4 que será desativado, quanto em IPv6.
A Divisão de Redes de Comunicação do CECOM – DRC, está trabalhando para que a UFMG consiga participar do IPv6 World Launch Day, que acontecerá em 06 de junho de 2012, quando empresas de todo o mundo habilitarão, de maneira permanente, o IPv6 em seus produtos e serviços.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

A estagiária Alyne Carvalho Oliveira, da Divisão de Redes de Comunicação, pediu demissão do quadro do CECOM no último dia 06.
Alyne entrou para o CECOM em setembro de 2010, lotada da DRC, onde permaneceu até a sua saída.


Alyne Carvalho

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

DAdyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Sebrae-SP criou uma série de cursos on-line com o objetivo de melhorar a sua capacitação, facilitar o acesso a informações atualizadas e ajudar ainda mais no desenvolvimento do seu negócio. Saiba mais.

 – Escola Virtual e Educação a Distância do Bradesco Instituto de Tecnologia. Confira os vários cursos oferecidos.

– O English4Smart é um curso da língua inglesa gratuito que foi elaborado com a consultoria da União Cultural Brasil Estados Unidos, uma fundação sem fins lucrativos que tem como meta aproximar as culturas dos dois países, através da promoção de cursos da língua inglesa em todos os níveis. Veja.

 – Conheça o blog do Eduardo Machado, Sobre Todas as coisas! Vale a pena conferir! Leia mais.

– O Grupo Gol tem como foco principal, a criação, produção e distribuição de conteúdos multimedia em entretenimento, conhecimento e saber. Com forte presença na área educacional é distribuidor de produtos da Fundação Roberto Marinho há dez anos. Esta parceria também contempla ações com a Fundação Vale do Rio Doce e a Fundação Paula Souza. Veja.

– A Televisão Universitária Unesp já está no ar, em caráter experimental. A transmissão, inicialmente analógica, é em sinal aberto e pode ser captada em Bauru pelo canal 45 UHF. Em breve, a emissora passará a transmitir em sinal digital, com som e imagem em alta definição. Na Internet, já pode ser acessada.

– Lindas imagens da Terra, gravadas através da janela da estação orbital internacional. Visite o endereço.

– Setor 33! – Um novo jogo de controle de tráfego aéreo móvel para iPad, iPhone e iPod touch. Você já se perguntou como é o Controlador de Tráfego Aéreo? Download.


UNIVERSIDADE INSCREVE SERVIDORES PARA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Estão abertas até 16 de fevereiro as inscrições para o curso de especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (Gifes). Destinado a servidores efetivos, com curso de graduação, vinculados diretamente às atividades técnicas e administrativas da UFMG, o curso é oferecido pela Pró-reitoria de Recursos Humanos, em parceria com Faculdade de Educação (FaE).
O curso, de pós-graduação lato sensu (carga de 360 horas), na modalidade a distância, está estruturado em eixos temáticos que articulam as disciplinas: iniciação à administração pública; desenvolvimento profissional; desenvolvimento profissional 2; e projeto de intervenção.
São oferecidas cem vagas, para ingresso no primeiro semestre deste ano. Os interessados devem preencher ficha de inscrição e formulário com dados do currículo, disponíveis no site do curso. Informações podem ser obtidas nesta página e pelo telefone (31) 3409-7489.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/022641.shtml – 7/02/2012)


FACULDADES DE LETRAS INSCREVE PARA CURSOS DE IDIOMAS

O Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras está recebendo matrículas para cursos de línguas que dispensem pré-requisitos. Haverá turmas de alemão, espanhol, francês, grego, húngaro, inglês, italiano, latim, libras, mandarim, português e japonês. As inscrições estão abertas até o dia 16 de março, pelo site da Fundep, ou pessoalmente, no posto da Fundação – localizado na Praça de Serviços do campus Pampulha.
Já para cursos que necessitem de pré-requisitos, a matrícula deve ser feita a partir do dia 16 de março, também pela internet, ou no site da Fundep. Interessados devem ficar atentos às datas dos testes de nivelamento, marcados para os dias 4 de fevereiro e 8 de março.
Os cursos de línguas clássicas e modernas do Cenex são abertos a qualquer pessoa da comunidade, a partir de 15 anos de idade.
Outras informações pelo site http://www.letras.ufmg.br/cenex/cursos.html ou pelo telefone (31) 3409-4220.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/022651.shtml – 8/02/2012).


ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL DE VERÃO DA UFMG

O campus Pampulha e o Centro Cultural UFMG vão receber, entre 17 e 21 de fevereiro, a sexta edição do Festival de Verão da UFMG, que terá como tema Folia da poesia. Serão 319 vagas em 14 oficinas, quatro delas preparadas para receber cegos, surdos e cadeirantes.
As inscrições tiveram início nesta segunda-feira, 6, e se estendem até o início do evento (ou até que não haja mais vagas). No caso das oficinas com vagas inclusivas, os portadores de deficiências devem se inscrever até 13 de fevereiro, para que possa ser feito planejamento adequado. A taxa única é de R$ 20.
Segundo a coordenadora do festival este ano, a professora da Faculdade de Letras Lucia Castello Branco, o objetivo é utilizar a poesia como “elemento transdiscipli-nar que poderá dialogar com as ciências da vida, as exatas e da terra, e ainda as artes e a filosofia”.
A lista completa das atividades, um resumo de cada oficina e a programação cultural estão disponíveis no hotsite www.ufmg.br/festivaldeverao. Outras informações pelo endereço eletrônico da Fundep (suporte.extensao@ fundep.tufmg.br) e pelo telefone (31) 3409-4220.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/022594.shtml – 6/02/2012)



UFMG OFERECE CURSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS

Jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola, que não sabem ler e escrever ou que têm dificuldades na leitura e na escrita podem se inscrever até 10 de março no curso de alfabetização do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos (Proef-1). O projeto está a cargo da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG.
O curso corresponde às primeiras séries do ensino básico (1ª à 4ª série, na estrutura antiga). Além da leitura, da escrita e da interpretação de textos, os alunos do Proef-1 também aprendem noções de informática. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira e há turmas funcionando tanto no período da tarde quanto à noite.
Para se inscrever, é preciso apresentar duas fotos 3×4, fotocópia da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de endereço. A secretaria do projeto fica na sala 530 do prédio antigo da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha, e funciona de segunda a sexta-feira, entre 14h e 18h30.
Informações pelo telefone (31) 3409-6232 e pelo email proef1@fae.ufmg.br.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/022622.shtml – 6/02/2012)


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 06, de 13/02/1992, publicou notícias sobre visita de Eduardo Henrique Lima, diretor do CECOM, à Universidade Federal do Ceará, implantação do Sistema EGL – Ensino/Graduação/Licenciatura, 8o Encontro Nacional dos Usuários Unisys, recordes da rede, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SENHAS SADS
A partir do mês de março/92, a Gerência de Senhas SADS será repassada como atribuição para a Operação de Rede. O objetivo é centralizar em um único ponto quase todo o serviço de Help-Desk, que hoje é feito pelo CECOM. Desta forma, a Operação de Rede, além do atendimento normal de problemas de comunicação de dados, cobrirá a gerência de senhas.
Assim, apenas o Hermes permanecerá como atribuição da Diretoria.
Para preparar o processo de transferência da Gerência de Senhas para a Operação de Rede, está sendo realizada manutenção geral no cadastro, padronizando acessos, nomes de empresas e áreas, utilização de níveis, bloqueios e afastamentos. …


 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Adalthon de Paula Souza, no dia 12; Paula Letícia Miranda, no dia 13; e para os ex-ceconianos Maria Ivana da Mata Machado Fernandes, no dia 09; Alri Gonçalves de Oliveira e Guilherme Mattar Bastos, no dia 10; Maria Alice Capobiango de Vasconcelos, no dia 12; Antônio Roberto Lana Chaves, no dia 13; Newton José Vieira (DCC) e Cristiane Maria Nunes, no dia 14; Daniel Lemos de Morais e Daniel Borges de Figueiredo Santos (LCC), no dia 15; e Bráulio César de Oliveira, no dia 16.

NASCIMENTO: Kissyla já é mamãe. Nasceu Sofia na segunda-feira, dia 06 de fevereiro. O Sistemático, em nome de todos, envia os parabéns para a Kissyla e o Gerson.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A memória fotográfica desta semana pertence ao grupo envolvido no registro acadêmico dos calouros da UFMG 2012. O registro acadêmico teve início no dia 06, encerrando seus trabalhos na sexta-feira, dia 10. As fotos são de autoria de Guilherme Viegas.

 


O registro acadêmico dos calouros


Carlos Alfeu, Ana Lúcia e Sirlene


Os trabalhos da equipe do DRCA


Charles no serviço de identificação digital


A equipe de conferência


O registro dos calouros