Sistemático: Edição 1544 – 16/02/2012


Notícias


CECOM INICIA AQUISIÇÕES PARA MELHORIA DE INFRAESTRUTURA

Em dezembro de 2011 o CECOM realizou processo de licitação para aquisição de equipamentos e materiais utilizados na infraestrutura computacional e de rede, visando incrementar a capacidade de processamento de seu parque de servidores e aumentar a capacidade de tráfego, assim como implementar novas funcionalidades, na Rede UFMG. Através de um processo de Registro de Preços, foram licitados servidores, no-breaks, switches, roteadores e cordões óticos.
Neste mês, a DAA efetuou contato com as empresas vencedoras e está assinando os contratos para aquisição de parte dos itens.
Neste momento, o destaque fica por conta da melhoria da infraestrutura central da Rede UFMG, que terá no-breaks e parte dos roteadores substituídos. Os novos no-breaks, de 6 kVA, têm o dobro da capacidade dos equipamentos atualmente em uso na infraestrutura de redes. Este aumento de capacidade deve garantir que tanto os ativos principais da rede, quanto os sistemas de monitoramento, mantenham seu funcionamento por mais tempo durante períodos de falta de energia. Os novos roteadores têm portas de comunicação com velocidade de 10 Gbps, que aumentará em 10 vezes a capacidade de tráfego dentro da Rede UFMG. Mas este aumento de velocidade somente acontecerá em uma segunda etapa de aquisições.
O ponto mais importante na evolução da Rede UFMG, entretanto, é a possibilidade de implantação do protocolo de rede IPv6, que deve substituir o protocolo atual, IPv4, em um futuro não muito distante. A característica mais visível da mudança de protocolo é a capacidade de endereçamento de sistemas: enquanto com IPv4 a UFMG consegue utilizar até 64.000 endereços, no IPv6 esta disponibilidade sobe para 120.890.000.000.000.000.000.000. Embora na UFMG o número de endereços IPv4 não esteja esgotado, já que seus endereços foram alocados antes do início da popularização da internet. A maioria das empresas e instituições possuem faixas IP com apenas 256, o que exige a utilização de mecanismos de compartilhamento de Ips, o que é muito comum nos populares roteadores wireless domésticos.
Na UFMG, o DCC/ICEx já conta com acesso à internet através de IPv6. O objetivo do CECOM é que em breve os serviços prestados pela Diretoria de Tecnologia da Informação, através do CECOM e LCC, estejam disponíveis tanto por meio do protocolo IPv4 quanto pelo IPv6.
A Divisão de Redes de Comunicação do CECOM – DRC, está trabalhando para que a UFMG consiga participar do IPv6 World Launch Day, que acontecerá em 06 de junho de 2012, quando empresas de todo o mundo habilitarão, de maneira permanente, o IPv6 em seus produtos e serviços.

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 31 de janeiro/2012, foram registrados 13.225 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.
A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.

MICHELE DESPEDE-SE DO CECOM

A Secretária da Diretoria Geral do CECOM, Michele Marie Ribeiro Perpétuo, pediu demissão no dia 14 de fevereiro.
Nos quase 10 anos em que trabalhou no CECOM, Michele teve uma trajetória especial. Entrou no CECOM em junho de 2002, por meio do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, prestando serviços na DGE.
Em março de 2004, com o término do convênio, Michele continuou no CECOM. Em agosto daquele ano foi contratada como Assistente Administrativo, permanecendo na DGE, como Secretária da Diretoria do CECOM.
Ao longo desses anos, Michele desempenhou papel importante junto à Diretoria, sendo também responsável por contratos de estagiários e de funcionários terceirizados.


Michele Ribeiro

 


Informativo



EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Devido ao Carnaval, O Sistemático não circulará na próxima semana, retornando no dia 1º de março.


MUDANÇAS NO ACESSO AO CAMPUS UFMG PAMPULHA SÃO ALVO DE CAMPANHA DA BHTRANS

A equipe da BHTrans Educa iniciou hoje, 16 de fevereiro, a distribuição de folhetos informativos orientando sobre as mudanças nos acessos e saída do campus UFMG Pampulha. Faixas de pano serão afixadas indicando as alterações e Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans e Polícia Militar) irão monitorar e orientar o tráfego na região.
A BHTrans informou que, devido às obras do BRT na Avenida Antônio Carlos, foram realizadas alterações no acesso e saída do campus da UFMG. Foram desativadas as conversões de acesso/saída à UFMG que cruzavam a pista exclusiva de ônibus da Avenida Antônio Carlos.
Acessos – Sentido Centro / UFMG – Os veículos devem seguir na Avenida Antônio Carlos (sentido Centro/Bairro), acessar o Viaduto José Alencar (Av. Antônio Abrahão Caram) e optar por uma das duas entrada do campus – Na Avenida Antônio Carlos (Sentido Bairro/Centro) ou na Avenida Antônio Abrahão Caram.
Saída – Sentido UFMG / Pampulha – Ao sair do campus, em direção à Pampulha, opte pela portaria 2 da Avenida Antônio Abrahão Caram, acesse o Viaduto José Alencar (Av. Antônio Abrahão Caram) seguindo assim a Avenida Antônio Carlos (sentido Centro/Bairro) ou para o Aeroporto da Pampulha.
Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTrans (31) 3379-5510
(Fonte: CEDECOM – Assessoria de Imprensa – 15/02/2012)


COLTEC OFERECE A SERVIDORES 50 BOLSAS EM CURSOS DE IDIOMAS

O Cenex do Colégio Técnico (Coltec) repassou 50 bolsas em seus cursos de inglês e espanhol para serem distríbuidas entre docentes e servidores técnicos e administrativos. Há turmas de diversos níveis, em diferentes dias e horários.
As candidaturas devem ser apresentadas por meio de requerimento que deve ser entregue na secretaria da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) – entrada pelo lado direito do prédio da Biblioteca Universitária -, juntamente com carta da chefia imediata e cópia do contracheque (frente e verso). Os servidores só poderão solicitar uma bolsa e não devem estar vinculados a outras bolsas de cursos de línguas patrocinadas pela Universidade. As inscrições serão aceitas das 9h às 17h, de 14 a 27 de fevereiro (apenas em dias úteis e com exceção do período de carnaval). Se o número de inscritos for maior que o número de bolsas, será realizado sorteio às 17h do dia 28 de fevereiro.
Informações sobre horários das aulas e testes de nivelamento para o nível básico podem ser obtidas pelos telefones 3409-4587 e 3409-4192.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/022706.shtml – 14/02/2012).


HORÁRIO DE VERÃO

UFA! Não se esqueçam de que o horário de verão termina à meia-noite do dia 26 de fevereiro de 2012, após o Carnaval.


CARNAVAL

Caiam na folia ou descansem bastante!
Um bom carnaval para todos
!


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 07, de 20/02/1992, publicou notícias sobre decisões da Comissão de Administração de Dados, visita do Diretor do CECOM, Eduardo Henrique Lima, à Universidade Federal do Ceará, testes no software de processamento cooperativo, novo fax do CECOM, paradas do Sistema A10, Concurso Público da UFMG, admissão de novo estagiário para o Núcleo de Computação do Hospital das Clínicas, entre outras.


 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Kissyla Duarte Magalhães Mansur, no dia 17; Márcio da Costa Viana, no dia 18; Rafael Rocha, no dia 20; Mary Takeda Barbosa, no dia 22; Luiz Alberto Borges Júnior, no dia 24; e Gustavo Henrique Lopes Machado, no dia 26. Os parabéns para os ex-ceconianos: Bráulio César de Oliveira, no dia 16; Jane Marie Teichman, no dia 18; Mário Luís Terenzi, no dia 19; Hélio Yoshida e Aline Toledo Silva, no dia 20; Artur Oliveira Rodrigues, no dia 24; Blair Bianchini, no dia 25; Maria das Graças Melo e Almada (Mariinha), no dia 27; e Tiago Alisson Xavier da Silva, no dia 1o de março.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Antecipando-se à saída de Michele Marie Ribeiro Perpétuo do CECOM, a festa surpresa de despedida ocorreu no dia 02 de fevereiro, na Sala de Convivência do 8o andar. A festa contou com a presença de quase todos os ceconianos, que fizeram questão de abraçá-la nesta despedida e desejar boa sorte no novo emprego.
As fotos são de autoria de Álvaro Antônio.

 


A chegada da Michele à Sala de Convivência, ao lado do Gerson


Carlos Alfeu, Michele e Márcia Lemos


Início de festa com Nélia, Carlos Alfeu e Márcia Lemos


A mesa com os salgados e os bolos


Michele


Frota, Michele e Vicentina (responsável pela organização da festa)