Sistemático: Edição 1548 – 29/03/2012


Notícias


FUNCIONÁRIOS DE CECOM PARTICIPAM DE CURSO NA PLANSIS

Dando continuidade a política de capacitação dos analistas de tecnologia da informação da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), os servidores do CECOM e do LCC estão participando de mais um treinamento oficial da IBM: IBM Lotus Domino 8.5 System Administration Bootcamp. Neste curso são apresentados os conceitos básicos e avançados necessários para a execução das tarefas de administração do serviço de correio eletrônico utilizando a versão 8.5 do Lotus Domino.

O treinamento está organizado em 2 turmas de 4 pessoas. A primeira turma, de 26 a 30 de março, está contando com a presença dos analistas: Emerson Henrique Kfuri Pereira e Márcio da Costa Viana, pelo CECOM e Daniel Angelo Avelino e Paulo Henrique de Araújo Abreu, pelo LCC.

Da segunda turma, de 09 a 13 de abril, participarão: Antônio Eustáquio Rodrigues, Fábio Luiz de Morais, Wallison Fabiano de Araújo e Karina Flaviana Ribeiro.

O treinamento é oferecido pela Plansis Planejamento e Sistemas Ltda., em suas instalações, na cidade de Nova Lima.


Márcio Viana


Emerson Kfuri

CECOM CANCELA PREGÃO PARA CONTRATAÇÃO DE TELEFONIA CELULAR

O CECOM realizou, esta manhã, um pregão eletrônico visando registrar preços para contratação de acessos de voz e dados móveis (telefonia celular + 3g). Devido a problemas na apresentação das propostas por parte das operadoras, o processo foi cancelado. A DAA – Divisão de Apoio Administrativo – já está trabalhando na formulação de novo edital para realização da contratação dos serviços.

A equipe responsável por esta licitação é composta por: Márcia Regina Lemos, Fernando Frota Machado de Morais, Renato Adriano Pires Domingos e Elizeba Henrique Januário.

CECOM ABRE PROCESSO DE DESFAZIMENTO DE BENS

O CECOM deu início, na última reunião de diretoria do dia 26, ao processo de desfazimento de bens. Foi apresentado aos diretores de divisão o cronograma das atividades do processo e definida a composição da Comissão. São membros da Comissão: Haroldo Alves, Presidente (DAA), Márcio da Costa Viana (DAC), Maximiliano Luiz Souza Guimarã\es (DAS), Elza Guedes Rozinholi (DCP), David Eustáquio da Silva e Antônio Carlos Soares (DRC).

O Presidente da Comissão marcou a primeira reunião para o dia 03 de abril, próxima terça-feira, às 10h, na Sala de Reuniões do 8o andar, que contará também com a presença do Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

Durante a reunião está prevista a entrega do cronograma do processo aos membros e os relatórios de Bens por Local de Guarda para auxiliar no processo.

A presença de Carlos Alfeu foi solicitada para que ele possa falar da importância da realização deste processo com os membros da comissão. Cada membro, por sua vez, deverá conscientizar os funcionários de sua divisão sobre a importância em deixar em seu local de guarda somente bens que são realmente úteis e necessários.

O desfazimento de bens consiste no processo de exclusão de um bem do acervo patrimonial da instituição, de acordo com a legislação vigente e expressamente autorizada pelo dirigente da unidade gestora.

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– DasPlus completa um mês em grande estilo. Conheça o blog.

– O OpenStreetMap possui dados abertos, licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição e Compartilhamento pela mesma Licença 2.0 (CC-BY-SA). Você está livre para copiar, distribuir, transmitir e adaptar os mapas e dados, desde que dê crédito ao OpenStreetMap e seus colaboradores. Se você alterar ou criar sobre os mapas ou dados, você deve distribuir os resultados apenas sobre a mesma licença. A licença jurídica explica seus direitos e responsabilidades. Veja.

– Está com tédio? então venha se divertir no bored.com, a sua casa para os jogos gratuitos que irão curar o seu tédio. São milhares de jogos que você pode jogar gratuitamente todos os dias! Não está interessado em jogos? Confira! Você pode passar o tempo todo jogando. Clique.

– O site “Transfer Markt” escreve sobre futebol pelo mundo. Campeonatos, transferências, valores dos jogadores, gastos por campeonatos e não poderia faltar a Liga dos Campeões da Europa. Saiba mais. (Inglês)

– Programe-se antes de sair. Saiba quando o próximo ônibus poderá passar, a velocidade e o tempo de viagem nos principais corredores da cidade de São Paulo. Veja.

– Ensine e aprenda através de uma comunidade da Web. O Aprenda Comigo funciona como uma plataforma mediadora que reúne e exibe conteúdos (no formato de vídeos) produzidos por pessoas que desejam compartilhar conhecimento. Visite.

– Dica da Cláudia Oliveira: A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. Veja.


COMUNICADO PARA O IMPOSTO DE RENDA

A Secretaria do Tesouro Nacional enviou mensagem SIAFI informando que os valores recebidos pelos servidores, a título de diárias em 2011, não estão incluídas na Declaração de Rendimentos gerada pelo SIAPE e recebida pelo servidor.

Neste sentido, é preciso atenção do servidor ao declarar à Receita Federal, pois os valores das diárias estão disponíveis no Portal Siapnet e precisam ser agregadas à declaração.


UFMG DIVULGA EDITAL PARA PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO VESTIBULAR 2013

Está disponível no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), da UFMG (www.ufmg.br/copeve) o edital do Programa de Isenção da Taxa de Inscrição ao Vestibular (PITV) UFMG 2013. O período de inscrição ao programa será de 2 a 20 de abril de 2012 e os candidatos poderão ser beneficiados com isenção integral ou de 50% do valor da taxa.

Segundo o edital do programa, somente poderá requerer o benefício da isenção da taxa o candidato que já tenha concluído o Ensino Médio ou esteja cursando a última série desse nível; esteja inscrito no Ensino Médio por Exame Supletivo e possa comprovar aprovação em, no mínimo, quatro matérias desse curso; esteja cursando o Ensino Médio por Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e possa comprovar a conclusão do primeiro ano desse curso.

A inscrição será feita no site (www.ufmg.br/copeve) e toda a documentação necessária e critérios para a seleção estão descritos no edital.

Para o candidato que não dispuser de computador e/ou de acesso à Internet, durante o período de inscrição previsto – ou seja, de 02 a 20 de abril de 2012, haverá um posto de atendimento disponibilizado para esse fim, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na sede da Copeve/UFMG (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, – Unidade Administrativa III, 2º andar, Campus Pampulha, em Belo Horizonte).

O resultado geral do Programa será divulgado, a partir do dia 13 de julho de 2012, pela Internet, no endereço www.ufmg.br/copeve ou pelos telefones (31) 3409-6700 ou (31) 3409-4408, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 26/03/2012).


CAMPUS PAMPULHA RECEBE CAMPANHA DE VACINAÇÃO PARA ASSOCIADOS DA CASU

Pelo 11º ano consecutivo, a Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu) realiza sua campanha de vacinação contra gripe e pneumonia. O evento acontece até o mês de abril em Belo Horizonte, Diamantina, Rio Pomba, Montes Claros e Teófilo Otoni. Hoje, amanhã e no sábado, dia 31, a vacinação está sendo feita na Praça de Serviços do campus Pampulha, das 9h às 16h.

Devem se imunizar contra gripe todas as pessoas com mais de seis meses de idade. Crianças de até 8 anos que nunca se vacinaram deverão tomar, posteriormente, uma 2ª dose do antígeno. A vacina previne tanto a gripe sazonal quando a H1N1.

Já contra pneumonia devem ser imunizadas todas as pessoas com mais de 55 anos. Indivíduos na faixa de 2 a 54 anos que apresentem alguma doença crônica podem receber a dose, mediante indicação médica por escrito.

É imprescindível a apresentação do cartão de identificação Casu e do cartão de vacinação. As doses são contra-indicadas a pessoas que tenham alergia a ovo ou que tenham tomado alguma vacina nos últimos 15 dias. Gestantes serão imunizadas mediante prescrição médica.

Outras informações pelo telefone 3499.7200.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/023196.shtml – 29/03/2012)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 11, de 02/04/1992, publicou notícias sobre planejamento semestral do Centro de Computação, reunião da CAD – Comissão de Administração de Dados, estatísticas do CECOM em fevereiro/92, participação de Eugênio Pacelli Pereira de Souza no curso Básico de Organização e Métodos, nova estrutura do DP, entre outras.

 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Solange Teixeira de Oliveira, no dia 02 de abril; Geovane Ferreira Piccinin, no dia 03; Eugênio Pacelli Pereira de Souza, no dia 05; e para os ex-ceconianos: Renato Vaz de Melo Espechit, no dia 29 de março; Alda Batista, Maria Eugênia Melo da Cunha e Milton Pifano Soares Ferreira,no dia 31; Hélio Teixeira da Costa, César de Almeida Correia e Assahaf Geçary Lescano de Oliveira, no dia 1o de abril; Elizabeth Gomes Oliveira Clementino e Pedro Henrique Silvestre dos Santos, no dia 03; Eduardo Rodrigues Cunha, no dia 04.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Foi realizada, no dia 27, a comemoração dos aniversários dos ceconianos do primeiro trimestre do ano. A festa que contou com a presença de muitos funcionários e convidados foi organizada pela Vicentina. O Sistemático, em nome de todos os aniversariantes, agradece à Vicentina o carinho com que organizou o evento. Correu tudo bem e todos gostaram.

As fotos são de autoria da Vicentina (serviço completo!).



A foto oficial dos aniversariantes: Ronaldo, Selma, Gustavo Henrique, Leandro Campos, Helvécio, Charles, Maíra, Carlos Alfeu (agachado), Mário, Takeda, Max, Lelé, Adalthon e Diego Jessé


O bolo de pêssego


Ronaldo, Antônio Carlos, Luiz, Renato Adriano e Gustavo Henrique


Prof. Luciano, Selma, Carolina, Adalthon, Lelé e Diego Jessé


Xina, Rosa, Diego Jessé, Carlos Alfeu, Tatiana, Luiz, Adalthon, Lelé, Edgar, Carol Santos e Cristina Queiroz