Sistemático: Edição 1550 – 19/04/2012


Notícias


DIRETORES DE TI PARTICIPAM DE NOVO TREINAMENTO EM GOVERNANÇA

Os três diretores da DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação estarão na próxima semana, de segunda a quarta-feira, dias 23 a 25, em Cuiabá, participando de mais um módulo de treinamento promovido pela ESR/RNP – Escola Superior de Redes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em temas ligados à governança em Tecnologia da Informação.

Desta vez, os professores Luciano de Errico (DTI) e Márcio Luiz Bunte de Carvalho (LCC) e o analista Carlos Alfeu Furtado da Fonseca (CECOM), cursarão o módulo “Gerenciamento de Serviços em TI”.

Em 2011, eles concluíram dois outros módulos “Introdução à Governança em TI” e “Gerenciamento de Projetos de TI”.


Prof. Luciano de Errico


Carlos Alfeu


Prof. Márcio Bunte

CECOM E LCC AJUSTAM SUAS EQUIPES

Após as decisões tomadas pela administração da Universidade, que redefiniram a distribuição de atribuições e atividades entre o Cecom – Centro de Computação e o LCC – Laboratório de Computação Científica, os dois órgãos já realizaram a transferência do portal minhaUFMG para o CECOM e estão em andamento com o processo de migração do serviço de correio.

A premissa destas mudanças é centralizar serviços e sistemas institucionais no Cecom, recuperando o papel do LCC de desenvolvimento e suporte a serviços e ferramentas de software utilizados em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Para viabilizar as mudanças analistas do LCC serão transferidos, gradativamente, à medida que as mudanças forem sendo implantadas. A primeira chegada ao CECOM foi do analista Daniel Angelo Avelino.

Daniel está na equipe do LCC desde 2004 tendo como principais atividades o suporte de infraestrutura e redes. Ele foi lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, enquanto não são criadas as novas divisões de Infraestrutura e Serviços – DIS e Segurança da Informação – DSI, conforme noticiado em O Sistemático da semana passada.


Daniel Avelino

PROEX PROMOVE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E ATUALIZAÇÃO

Teve início no dia 18 de abril mais uma turma do curso Metodologias de Monitoramento e Avaliação de Extensão Universitária, nas modalidades aperfeiçoamento e atualização. O curso é destinado aos profissionais da UFMG, de diversas áreas, que atuem na gestão da política de extensão, na Pró-reitoria de Extensão (Proex) e nos Centros de Extensão (Cenex) das unidades.

As aulas serão realizadas às quartas-feiras, de 8 às 12 h, na Escola de Ciência da Informação e se estenderão até o dia 21/11/2012.

O curso Metodologias de Monitora-mento e Avaliação de Extensão Universitária, com carga horária de 188 horas, é uma iniciativa das pró-reitorias de Extensão e de Recursos Humanos, em parceria com o Departamento de Ciência Política (DCP) da Fafich. Entre os candidatos selecionados para o curso encontra-se a funcionária da DAA, Mary Takeda Barbosa.

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE MARÇO/2012

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de março/2012, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.548.942
548
751.929
2.301.419
15.711.170
18.012.589

As médias diárias durante o mês de março foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
49.966
18
24.256
74.239
506.812
581.051


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

Veja as imagens em alta resolução da Nasa no flickr.

– Blog do ebook homônimo, produzido colaborativa e voluntariamente por pesquisadores e profissionais da área. O ebook é gratuito e traz textos curtos que abordam temas transversais ao universo das redes de relacionamento, com o objetivo de estimular o debate e o compartilhamento de boas práticas. Saiba mais.

– Revision3 é a principal rede de televisão para a geração internet. São criados e produzidos todos os programas comunitários originais com episódicos dirigidos assistidos por uma base de fãs. Clique aqui. (Site em Inglês)

– Saiba tudo sobre o mundo dos games e as reclamações feitas por usuários dos jogos. Conteúdo incomparável, incluindo uma amostra dos jogos e comentários ao vivo de eventos de cobertura, com qualidade de cinema, vídeos, entrevistas exclusivas, guias de estratégia, programas originais e muito mais. Leia mais. Para reclamações, clique aqui.

– Estão abertas as chamadas de trabalho, com reuniões preparatórias, para mais uma etapa do Festival Latino Americano de instalação de Software Livre: o Flisol Guarulhos e Alto Tietê 2012. O evento será realizado no dia 28 de Abril de 2012, das 8 h às 17 h, no Adamastor, e será realizado por iniciativa do Movimento Software Livre e pela Prefeitura de Guarulhos, com outros apoiadores públicos e privados. Não deixe de visitar o endereço.

– SugarSync é uma ferramenta que você pode usar para, automaticamente, fazer backup e sincronizar seus arquivos entre computadores. Você pode editar um documento de trabalho no seu PC Windows, depois descobrir que o documento aparece em seu Mac em casa, usando a sincronização automática através da Internet. Se você estiver na estrada e desligar sua máquina de trabalho, você pode entrar em sua conta SugarSync, acessar os arquivos e documentos que você tenha sincronizado com sua conta e faça o download para o seu laptop. Veja.


AGÊNCIA DOS CORREIOS NA PRAÇA DE SERVIÇOS ENCERRA ATIVIDADES

A agência franqueada dos Correios na Praça de Serviços do campus Pampulha (ACF Pampulha) encerrou, no dia 22 de maço, suas atividades, por força de rescisão contratual com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

A administração central da UFMG está negociando junto à ECT a abertura de uma agência própria na Praça de Serviços.

Já os serviços administrativos – recolhimento de correspondências a serem postadas e troca de malotes – para unidades e órgãos continuarão sendo executados pelos empregados da antiga franquia.

Outras informações pelos telefones 3409.4664/4369 ou pelo e-mail corresponde@dsg.ufmg.br.
(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/023131.shtml – 22/03/2012)


FUMP ESCLARECE SOBRE FILAS NOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS

A implantação do novo sistema de acesso aos restaurantes universitários (RUs) da UFMG, nesta segunda-feira, 9, provocou filas maiores do que as habituais para entrada nos estabelecimentos. Em comunicado oficial, a Fump esclareceu que o problema ocorreu devido ao tempo natural de aprendizado dos operadores de caixa e a usuários que ainda não providenciaram a documentação exigida. A Fump prevê que em poucos dias o tempo de espera seja reduzido.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/023364.shtml – 10/04/2012).



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 12, de 09/04/1992, publicou notícias sobre dualização do Sistema A10, palestra da Itautec, I Encontro Unisys/Embratel, Concurso Público da UFMG, paradas do A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

MATRÍCULA ON-LINE

Concluindo a implantação da matrícula on-line nas unidades da UFMG, desta vez o ICEx estará realizando sua matrícula através do Sistema EGM – Ensino/Graduação/Matrícula.
Devido ao significativo número de transações operadas neste período, de 10 a 15 de abril, a matrícula terá um acompanhamento especial, tendo prioridade maior que os demais serviços processados nestas datas.
Na verdade, o que se fará é puramente uma análise do desempenho do Sistema EGM no usuário, garantindo um bom tempo de resposta no ICEx.
Esta análise e acompanhamento estará a cargo da DST, que gerenciará o A10 durante as atividades de matrícula.s. ….

 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: "O Sistemático” envia os parabéns para Cristina Maria de Queiroz, no dia 22. E os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Alberto Henrique Frade Laender, no dia 20; Patrícia Aninger de Barros, no dia 21; Wallace de Almeida Rodrigues, no dia 22; Felipe de Castro Louback Rocha e Geísa Pereira de Souza, no dia 23; Beatriz Josephina Perrela e Paulo César Cortez Júnior, no dia 25; Cleto Boechat Véo e Tânia Cristina Teixeira, no dia 26.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais fotos da festinha surpresa de aniversário e despedida de Leonardo Barroso de Araújo, da DAA. As fotos são de autoria de Vicentina Maria Queiroz.



O Parabéns prá você com Nélia, Leonardo, Carlos Alfeu, Dôra e Eliz


Carlos Roberto, Lelé (de costas), Carol, Ronaldo, Dôra, Guilherme, Carlos Alfeu e Eliz


Todos aguardando a Márcia cortar o bolo: Dôra, Maíra, Carol, Ronaldo, Guilherme, Carlos Alfeu e Eliz


Renato Adriano e Takeda


Leonardo, Lelé, Emerson e Carlos Alfeu